Author Topic: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?  (Read 7433 times)

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #15 on: February 14, 2015, 10:14:47 pm »
0
Só para relembrar, que estou curioso  :D
Eu não me esqueci FML. Tenho andado bastante atarefado e nao tenho AutoCad instalado no meu PC. Vou ver se consigo encontrar um esquema dos ângulos de corte.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #16 on: February 14, 2015, 11:01:48 pm »
0
Primeiro o que é importante. Não te sintas pressionado  :)

Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
  • Respect: +36
    • Email

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #18 on: February 16, 2015, 12:30:58 pm »
+1
Cortes Positivos e Cortes Negativos.

Os cortes positivos são os mais usados, até nem me lembro de usar os cortes negativos.

os esquemas que aqui coloco são esquemas de ferramentas de corte, (área onde trabalhava) mas pelo que tenho visto, equipara-se muito ao corte do pelo.



Como de pode ver, este tipo de lâmina usa apenas um lado de corte e não dois como as lâminas DE, por isso, os ângulos de saída deste tipo de ferramentas tem de ser diferentes das laminas DE.

Coloquei o esquema de corte negativo, para se poder ver a diferença do ângulo de saída da lâmina.

Tipo de corte


Aqui mostro os tipo de corte, que acho que são em tudo idênticos ao corte do pelo.

Cada sentido, uma facilidade / dificuldade.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #19 on: February 16, 2015, 12:44:08 pm »
0
Cortes Positivos e Cortes Negativos.

Os cortes positivos são os mais usados, até nem me lembro de usar os cortes negativos.

os esquemas que aqui coloco são esquemas de ferramentas de corte, (área onde trabalhava) mas pelo que tenho visto, equipara-se muito ao corte do pelo.

(Image removed from quote.)

Como de pode ver, este tipo de lâmina usa apenas um lado de corte e não dois como as lâminas DE, por isso, os ângulos de saída deste tipo de ferramentas tem de ser diferentes das laminas DE.

Coloquei o esquema de corte negativo, para se poder ver a diferença do ângulo de saída da lâmina.

Tipo de corte
(Image removed from quote.)

Aqui mostro os tipo de corte, que acho que são em tudo idênticos ao corte do pelo.

Cada sentido, uma facilidade / dificuldade.

 :P :P

 Excelente, não tive a ver em detalhe (ainda), mas está muito bem. 8)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #20 on: February 21, 2015, 12:20:16 am »
0
Cortes Positivos e Cortes Negativos.

Os cortes positivos são os mais usados, até nem me lembro de usar os cortes negativos.

os esquemas que aqui coloco são esquemas de ferramentas de corte, (área onde trabalhava) mas pelo que tenho visto, equipara-se muito ao corte do pelo.

(Image removed from quote.)

Como de pode ver, este tipo de lâmina usa apenas um lado de corte e não dois como as lâminas DE, por isso, os ângulos de saída deste tipo de ferramentas tem de ser diferentes das laminas DE.

Coloquei o esquema de corte negativo, para se poder ver a diferença do ângulo de saída da lâmina.

Tipo de corte
(Image removed from quote.)

Aqui mostro os tipo de corte, que acho que são em tudo idênticos ao corte do pelo.

Cada sentido, uma facilidade / dificuldade.

O sentido de corte parece-me bastante pertinente no barbear, mas andei a coçar a cabeça estes dias e não consegui perceber o que o ângulo de saída pode influenciar no barbear. No que pesquisei, o ângulo de saída tem mormente a ver com a fricção e o aquecimento da ferramenta de corte. Claro que um ângulo pequeno pode dar mais apoio à superfície de corte e repercutir-se na duração da lâmina, mas não sei até que ponto isso pode influenciar o barbear em si.

Quanto aos ângulos de ataque, o corte negativo é usado para trabalhos mais meticulosos (estraga menos) e certos materiais/serras. Apercebi-me que há máquinas de barbear que usam corte negativo ou perto disso. Essas máquinas costumam amansar lâminas mais afiadas e agressivas como Feather e BIC. Agora percebo porque não ferem tanto a pele. O corte negativo não tem tendência a escavar na pele.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #21 on: February 21, 2015, 09:59:24 am »
0


O sentido de corte parece-me bastante pertinente no barbear, mas andei a coçar a cabeça estes dias e não consegui perceber o que o ângulo de saída pode influenciar no barbear. No que pesquisei, o ângulo de saída tem mormente a ver com a fricção e o aquecimento da ferramenta de corte. Claro que um ângulo pequeno pode dar mais apoio à superfície de corte e repercutir-se na duração da lâmina, mas não sei até que ponto isso pode influenciar o barbear em si.

Quanto aos ângulos de ataque, o corte negativo é usado para trabalhos mais meticulosos (estraga menos) e certos materiais/serras. Apercebi-me que há máquinas de barbear que usam corte negativo ou perto disso. Essas máquinas costumam amansar lâminas mais afiadas e agressivas como Feather e BIC. Agora percebo porque não ferem tanto a pele. O corte negativo não tem tendência a escavar na pele.

Nas ferramentas, se o ângulo de saída for mais pequeno, o que pode acontecer é que pode marcar a peça a ser cortada, marca essa que fica queimada na Madeira. O ângulo de saída tem de deixar escapar a apara cortada.

O ângulo de saída mais pequeno vai fazer que além do fio da lâmina, mais um pouco de lâmina vai estar em contacto com a pele e pode irritar.

Para materiais mais abrasivos até já nem se usa o mesmo tipo de lâmina porque perde o fio muito facilmente e tem um maior ângulo de ataque e de saída. O material até fica empapado na zona do ângulo de ataque.

Tem tudo muito a ver com o afiamento também. Tinhamos lá ferramentas, que bastava um afiamento com uma mó diferente para conseguirem cortar outros tipos de materiais. Afiamento esse que visto ao microscópio se via menos rugosidade no fio e a olho número estava espelhado.

O corte negativo é muito usado em serras circulares (discos) para cortar por baixo da Madeira quando é pra cortar melanina ( fórmica, ou Folha de madeira ) que assim não esmilha.

Gostava muito de ver uns desenhos técnicos de algumas SR. Devem ser bem interessantes.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #22 on: February 21, 2015, 10:28:48 am »
0
 Era interessante (se possível), corresponder diferentes maquinas a diferentes tipos de corte.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #23 on: February 21, 2015, 10:34:30 am »
0
Era interessante (se possível), corresponder diferentes maquinas a diferentes tipos de corte.
Como se tem visto, é muito cada um cada qual. A mesma combinação de máquina / lâmina para mim, pode ser muito diferente para ti.

Lembrei me de procurar informações técnicas de máquinas e entretanto lembro-me que se tiver informações suficientes, tenho possibilidade de mandar imprimir uma em 3D. Mas já se fala disso lá fora desde 2010.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #24 on: February 21, 2015, 06:05:06 pm »
0
O ângulo de saída mais pequeno vai fazer que além do fio da lâmina, mais um pouco de lâmina vai estar em contacto com a pele e pode irritar.

Gostava muito de ver uns desenhos técnicos de algumas SR. Devem ser bem interessantes.

O contato de metal com a pele parece-me negligenciável, pois não atinge velocidade, atrito, nem temperatura suficiente para irritar. Mais depressa irritaria o pente ou a tampa da máquina.

Desenhos técnicos de máquinas não se consegue, o melhor que se consegue arranjar são desenhos de patentes. A impressão 3D de certos modelos seria bastante interessante.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #25 on: February 21, 2015, 10:53:12 pm »
0
O contato de metal com a pele parece-me negligenciável, pois não atinge velocidade, atrito, nem temperatura suficiente para irritar. Mais depressa irritaria o pente ou a tampa da máquina.

Desenhos técnicos de máquinas não se consegue, o melhor que se consegue arranjar são desenhos de patentes. A impressão 3D de certos modelos seria bastante interessante.
Certo dia pensava nisso. Quanto vai demorar para aparecer barbeadores feitos em impressora 3D ?

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #26 on: February 21, 2015, 11:55:28 pm »
0
Certo dia pensava nisso. Quanto vai demorar para aparecer barbeadores feitos em impressora 3D ?
Não é difícil... ao preço que as impressoras 3D estão e a relativa facilidade em se poder mandar fazer peças. É ate já se fazem em casa... este tipo de impressora ainda não tem muita qualidade, mas conseguiria-se usar..

www.bitmovel.pt ;) é de um amigo.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #27 on: February 21, 2015, 11:58:18 pm »
0
O contato de metal com a pele parece-me negligenciável, pois não atinge velocidade, atrito, nem temperatura suficiente para irritar. Mais depressa irritaria o pente ou a tampa da máquina.

Desenhos técnicos de máquinas não se consegue, o melhor que se consegue arranjar são desenhos de patentes. A impressão 3D de certos modelos seria bastante interessante.
A irritação no barbear pode vir de tudo menos do angulo de saída, afinal de contas não nos barbeamos a 1500rpm.

Já andei a dar uma vista de olhos. Quando tiver um bocado de tempo ainda desenho uma simples e mando imprimir.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #28 on: February 22, 2015, 12:06:22 am »
0
Se quiseres patentes interessantes ou que faça medições a alguma máquina, basta mandares uma PM.

Ainda se vai conseguir maneira de toda a gente conseguir uma slant Lutz (aka Merkel)  ;D

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #29 on: February 22, 2015, 12:27:49 am »
0
Se quiseres patentes interessantes ou que faça medições a alguma máquina, basta mandares uma PM.

Ainda se vai conseguir maneira de toda a gente conseguir uma slant Lutz (aka Merkel)  ;D
Se tiveres alguma patente interessante envia-me para o meu e-mail sff. Bninho@gmail.com.

As patentes devem ter desenhos à escala. Era estupidez mas acontecia frequentemente.

Obrigado pela tua disponibilidade. :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal