Author Topic: Jinhao X450  (Read 11513 times)

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8212
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Jinhao X450
« Reply #15 on: August 05, 2015, 03:05:31 am »
0
Que coisa ruim :(
A que tenho aqui -a da foto -está perfeita até agora e a tenho utilizado bastante.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Jinhao X450
« Reply #16 on: December 05, 2015, 12:58:39 pm »
0
Noutro tópico alguém pediu para colocar fotos da minha tentativa de nibmeister no meu jinhao marado com o aparo e alimentador desalinhado com a secção, então aqui segue:

Aqui podem ver que se mantenho a secção direita (é triangular), o aparo fica inclinado para a esquerda.
P_20151204_144453 by João Carlos Soares, no Flickr

e para ter o aparo em posição correcta tinha que inclinar a secção para a direita, o que com a forma triangular não dá jeito nenhum.
P_20151204_144134 by João Carlos Soares, no Flickr

Peguei numas pedras de afiar e tirei a ponta redonda
IMG_20151204_230100 by João Carlos Soares, no Flickr

e fui limando na posição natural de escrita com a secção triangular até ficar um left footed oblique
IMG_20151204_230231 by João Carlos Soares, no Flickr

IMG_20151204_225651 by João Carlos Soares, no Flickr

Como com o desbastar da ponta para oblique ficou uma linha mais larga do que o medium, desbastei também um pouco as laterais para a ponta ficar com menos largura. O resultado de linha larga agrada me mas gostaria que escrevesse a linha fina ainda mais fina. No futuro ainda vou trabalhar mais um pouco na espessura do aparo para que a linha fina fique ainda mais fina. Neste momento consigo escrever na posição natural da secção e o resultado da escrita é este:

IMG_20151204_225455 by João Carlos Soares, no Flickr

Abraço a todos deste "nibmeister" amador hehehe :)

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8212
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Jinhao X450
« Reply #17 on: December 05, 2015, 01:49:03 pm »
0
Não ficou a arranhar/raspar o papel quando fazes o traço?

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Jinhao X450
« Reply #18 on: December 05, 2015, 02:59:28 pm »
0
Não ficou a arranhar/raspar o papel quando fazes o traço?

Apenas um pouco quando faço traço numa certa direcção. Tive o cuidado de arredondar um pouco as pontas e limar também um pouco com posição de escrita mais alta e mais baixa. Já dá para escrever bem mas ainda há espaço para melhorar o deslizo em papel. Quando em breve tentar desbastar mais um pouco a espessura da ponta  vou tentar arredondar e polir melhor. Estou a pensar após a pedra de 10000 usar um dremel com disco de polir em pano com oxido de crómio que uso também para polir as navalhas. Mais polido que isso não vou conseguir. A primeira tentativa foi um pouco à pressa para ver no que dava e se não resultasse também não perdia nada ... caneta pelo defeito de cor recebi de borla e para fazer nova experiência a afiar para oblique se correr mal posso encomendar dois aparos iguais por menos de 1 euro ou uma caneta toda nova pelo mesmo preço ... gasto 1 euro e estou entretido hehehe :-)

Outra aventura recente foi comprar um aparo flex numa loja local que vende material para caligrafia etc. e tentar colocar no alimentador duma jinhao x450. Já vi fazer no youtube com um aparo Zebra G mas com o aparo que comprei infelizmente não resultou, creio que porque a ponta do alimentador fica afastado do aparo e tinha que aquecer o alimentador em plastico e dobrar para cima para ficar em contacto com o aparo flex e assim fazer correr a tinta. Mas essa é outra historia que ainda vou tentar de novo assim que arranjar outra caneta destas por 1 euro porque não tenho mais nenhuma destas para fazer experiências :-) Esta x450 oblique ficou para mim e a outra que tinha a secção e aparo medium a escrever normal ofereci a minha filha que finalmente consegui convencer a usar também caneta de tinta permanente. Meu filho toda vida usou canetas de tinta permanente e nunca quis outra coisa ... eu quando tinha aí uns 12 anos deixei de usar e agora voltei a gostar.
« Last Edit: December 05, 2015, 03:02:33 pm by jctsoares »

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8212
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Jinhao X450
« Reply #19 on: December 05, 2015, 05:30:03 pm »
0
Opa, que legal.
Com um pouco de paciência vai ficar bom :)
Hmmm, bem interessante o uso deste aparo flex com uma 450.
Será que há um aparo destes com a curvatura ou tamanho que funcione com o alimentador dela sem ter de aquecer o alimentador e dobrá-lo?
Parece-me que o aparo - não sei se é impressão -da 450 é mais longo que os outros.
Fiquei muito curioso com suas experiências e que bom que os filhos seguem em mesma senda :)

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Jinhao X450
« Reply #20 on: December 05, 2015, 06:27:45 pm »
0
A modificação que vi foi com um aparo Zebra G que encaixa na perfeição no alimentador da x450 e o autor do video avisa que poderá ser necessário aquecer e dobrar o alimentador.  

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=v68CYLAVPOA" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=v68CYLAVPOA</a>

Mas descobri que com um aparo "Brause Rose" também é possível e o efeito é espectacular.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=uIWdD7-Ffz0" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=uIWdD7-Ffz0</a>

Eu comprei um aparo flex qualquer aqui na esquina por 1,50 euros para experimentar e não resultou porque tem o tal espaço na ponta ... mas como não tenho mais x450 (só tenho dois, um tem a minha filha e o outro tenho eu com o tal aparo oblique). por isso vou ter que ver se arranjo mais um por 1 ou 2 € max. :))  para depois continuar a experimentar mudar para um flex.
« Last Edit: December 05, 2015, 06:44:15 pm by jctsoares »

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8212
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Jinhao X450
« Reply #21 on: December 06, 2015, 02:34:57 am »
0
:)

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Jinhao X450
« Reply #22 on: December 06, 2015, 09:22:26 pm »
0
Bom trabalho, no ajuste do aparo!
Não era necessário arredondares as pontas, escrevo com diversos aparo de bico cortado (broad edge pen) e não tenho problemas com arranhar, também escrevo devagar porque escrevo com a mão direita quando a minha mão dominante na escrita é a esquerda).

Já tinha visto a técnica de aquecer o alimentador para o ajustar em alimentadores de ebonite, até no manual da Parker comenta essa técnica, nunca num alimentador de plástico.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Jinhao X450
« Reply #23 on: December 06, 2015, 09:29:15 pm »
0
A da jinhao de certeza que é plástico e para aquecer o melhor é colocar em água a ferver.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal