Author Topic: Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...  (Read 12002 times)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...
« Reply #15 on: April 20, 2011, 06:09:03 pm »
0
Caro Barbeiro,
Já testei o método e está aprovado! Funciona muito bem!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...
« Reply #16 on: April 20, 2011, 10:22:04 pm »
0
Mudando um pouco de assunto mas ainda dentro desse contexto, muitas vezes se questiona a melhor forma de deixar o pincel secar. Há sempre aquele dilema de deixar com as cerdas viradas para baixo para que a ação da gravidade escoa a água ou deixá-las viradas para cima...

Dividindo o banheiro com a minha esposa, e com ela secando os cabelos (com secador) tive a idéia de secar o pincel com o secador de cabelos. Nada muito agressivo. O ar não estava tão quente nem deixei a boca do secador tão próxima ao pincel. O resultado foi excelente e não notei mudanças no pêlo.

Parando para pensar um pouco agora pela manhã, isso faz sentido. Quando levamos cachorros ao "pet shop" para tomarem banho, os bichos são secados por secadores de cabelo e nem por isso ocorre qualquer dano, certo?

Onde moro é uma cidade com dois períodos básicos de tempo: parte do ano é bem chuvoso e parte do ano é bem seco. Talvez em locais onde a umidade se faz mais constante, a utilização de um secador de cabelos para secar o pincel seja eficiente. O que acham?

Obrigado!


-Barbeiro

Já usei meu semogue 1530 por mais de 6 meses diariamente e sempre deixei secar com os pêlos pra cima, nunca tinha feito nenhuma limpeza nem nada e não tive problema algum.

Francamente, acho que pode influenciar no futuro, mas com tantos pincéis bons para comprar e testar não acho que seja preocupante.

Abraço!

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...
« Reply #17 on: April 21, 2011, 06:39:05 am »
0
Penso que pelos para cima ou para baixo, tanto faz, o que importa é usá-los!!! ;D ;D ;D
Abraços.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...
« Reply #18 on: April 22, 2011, 07:33:25 pm »
0
Desisti da ideia de usar o borato depois de ver este guia do confrade mdunn no B&B. Fiz apenas algumas adaptações nos produtos e métodos usados:

- Usei champô em vez de detergente da loiça. Usei o mais forte que tinha aqui, o Pantene Purificante. E ainda por cima tem cheiro a maçãs (já explico porque isto é importante ;D).
- Na segunda passagem usei vinagre de sidra, que tem um cheiro menos desagradável que o vinagre normal.
- No passo final passei por água, mas depois fiz mais uma "espuminha" com o champô para remover o odor do vinagre.

Finalmente, foi só passar por água e secar bem. Usei este método no Omega e no Semogue 830, e as cerdas ficaram mais suaves e voltaram a ter um aspecto mais semelhante ao original, com algum brilho e reflexos dourados (quem já viu um Semogue 830 novo sabe do que eu estou a falar).

O Semogue levou um tratamento mais profundo, por isso o cheiro é a maçãs (champô+vinagre) mas ainda tem um certo travo amargo (vinagre) ainda que não seja completamente desagradável.
Quando o usar pela primeira vez logo vejo se vou precisar de por uma mola da roupa no nariz!
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...
« Reply #19 on: April 23, 2011, 08:40:32 am »
0
Desisti da ideia de usar o borato depois de ver este guia do confrade mdunn no B&B. Fiz apenas algumas adaptações nos produtos e métodos usados:

- Usei champô em vez de detergente da loiça. Usei o mais forte que tinha aqui, o Pantene Purificante. E ainda por cima tem cheiro a maçãs (já explico porque isto é importante ;D).
- Na segunda passagem usei vinagre de sidra, que tem um cheiro menos desagradável que o vinagre normal.
- No passo final passei por água, mas depois fiz mais uma "espuminha" com o champô para remover o odor do vinagre.

Finalmente, foi só passar por água e secar bem. Usei este método no Omega e no Semogue 830, e as cerdas ficaram mais suaves e voltaram a ter um aspecto mais semelhante ao original, com algum brilho e reflexos dourados (quem já viu um Semogue 830 novo sabe do que eu estou a falar).

O Semogue levou um tratamento mais profundo, por isso o cheiro é a maçãs (champô+vinagre) mas ainda tem um certo travo amargo (vinagre) ainda que não seja completamente desagradável.
Quando o usar pela primeira vez logo vejo se vou precisar de por uma mola da roupa no nariz!
Parabéns pelo post, gostei e concordo.
Abraços. :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...
« Reply #20 on: April 23, 2011, 01:11:31 pm »
0
Tenho a reportar que o cheiro a vinagre nem se notou na primeira utilização!
Só aconteceu uma coisa estranha: a 1ª espuma feita com O Melhor ficou um pouco seca, na 2ª passagem praticamente tinha desaparecido. Tive que ir buscar o La Toja e recarregar o pincel, e aí sim saiu uma boa espuma. Não sei se atribuo isto a efeitos da limpeza ou ao creme, já que o tubo de O Melhor está quase no fim e o creme pode já não estar nas melhores condições.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...
« Reply #21 on: April 23, 2011, 01:16:18 pm »
0
Tenho a reportar que o cheiro a vinagre nem se notou na primeira utilização!
Só aconteceu uma coisa estranha: a 1ª espuma feita com O Melhor ficou um pouco seca, na 2ª passagem praticamente tinha desaparecido. Tive que ir buscar o La Toja e recarregar o pincel, e aí sim saiu uma boa espuma. Não sei se atribuo isto a efeitos da limpeza ou ao creme, já que o tubo de O Melhor está quase no fim e o creme pode já não estar nas melhores condições.

Também noto isso, logo após a limpeza, o pincel come um pouco a espuma na primeira utilização.
Mas nos escanhoados seguintes, já fica como novo.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...
« Reply #22 on: April 24, 2011, 08:49:26 am »
0
Tenho a reportar que o cheiro a vinagre nem se notou na primeira utilização!
Só aconteceu uma coisa estranha: a 1ª espuma feita com O Melhor ficou um pouco seca, na 2ª passagem praticamente tinha desaparecido. Tive que ir buscar o La Toja e recarregar o pincel, e aí sim saiu uma boa espuma. Não sei se atribuo isto a efeitos da limpeza ou ao creme, já que o tubo de O Melhor está quase no fim e o creme pode já não estar nas melhores condições.

Também noto isso, logo após a limpeza, o pincel come um pouco a espuma na primeira utilização.
Mas nos escanhoados seguintes, já fica como novo.
Tal fato deve ocorrer pela reação entre as moléculas do ácido acético, que ainda estão no pincel, e as moléculas do sabão, pois o ácido acético em solução aquosa ioniza, liberando Hidrogênio H(+), que por sua vez ataca as cadeias saponificadas. Com a posterior adição de sabão e água, as reações dessa natureza cessam, pois não há mais moléculas de ácido acético. Deve ser por isso.
Abraços.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...
« Reply #23 on: April 24, 2011, 02:57:06 pm »
0
É isso mesmo!
Por isso é que o ácido acético (e por consequência, o vinagre) é tão eficaz a limpar os restos de sabão.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...
« Reply #24 on: April 24, 2011, 07:44:32 pm »
0
Os químicos do fórum disseram de sua justiça! Foi um paradoxo, porque o pincel ficou mesmo ensopado, como já não o via há muito. Porém a primeira espuma, como se costuma dizer, é dos pardais...
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...
« Reply #25 on: April 25, 2011, 12:22:00 am »
0
Com o meu 830 notei uma grande perda de performance a certa altura e confirmo que o método vinagre+borax funcionou bem, como já referi noutro tópico.
Hg.neto, também devo dizer que o 830 foi o único pincel até agora que notei perda de performance e necessidade de limpar. A própria textura dos pelos estava diferente, talvez tenha a ver com o tipo de pelo, a sua densidade, quem sabe? Fiquei com a sensação de que o pelo estaria coberto por restos de ingredientes dos sabões/cremes, talvez a lanolina, por exemplo.

O secador não me parece que seja prejudicial desde que não se use altas temperaturas, eu quando tinha apenas o 830 era complicado pois o mesmo não seca de um momento para o outro.
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...
« Reply #26 on: April 25, 2011, 07:40:31 am »
0
Também já usei o secador, moderadamente, e funcionou perfeitamente.
Abraços.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Mengao

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 899
  • Respect: +1
Re:Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...
« Reply #27 on: April 26, 2011, 05:10:16 am »
0
Alguem ja viu os videos desse cara?

ele tem um de como limpar um pincel, eu achei meio agressivo demais

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=8NMhYtrCovI" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=8NMhYtrCovI</a>
life's too short to shave with poor shaving soap

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...
« Reply #28 on: April 26, 2011, 06:16:23 am »
0
Não gostei da técnica de limpeza, é mais simples usar o ácido acético (vinagre) e/ou o Borato de Sódio (Borax). Não entendi porque no final ele usou um creme condicionador nos pelos do pincel!!! Depois de remover a apolaridade dos pelos ele a devolve!?!
O que ele usou que realmente limpa, foi o detergente com Oxy, que deve ter Peróxido de Hidrogênio (água oxigenada) na sua composição, penso que o resto seja desnecessário.
Abraços. :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Limpeza do Pincel ao trocar de sabão...
« Reply #29 on: April 26, 2011, 11:26:08 am »
0
Alguem ja viu os videos desse cara?
ele tem um de como limpar um pincel, eu achei meio agressivo demais

Caro Mengao,
Assisti todos os vídeos do geofatboy! São excelentes!
A limpeza até que está pouco agressiva! Se ele usasse água sanitária, até compreenderia teu espanto!
Tenho um pincel que a base do nó estava com pequenas concreções calcárias, de acúmulo de resíduos dos cremes e sabões, então fiz a limpeza com o bórax (1 colher de sopa diluída em 100ml de água morna) e após vinagre (mesma proporção que o bórax) e voltou a ficar como novo. Precisar ver como saíram as soluções! Turvas e com muito resíduo!
Estou pensando em usar água oxigenada para ver se sai mais sujeira!
Abaixo, postei vídeo do Mantic59 mostrando a limpeza.
Solicito opinião aos químicos do fórum!
Agradeço antecipadamente!

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=7dRVZz83ago" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=7dRVZz83ago</a>

« Last Edit: April 26, 2011, 11:39:55 am by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal