Author Topic: Hoje morreu um dos meus melhores amigos...  (Read 8546 times)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Hoje morreu um dos meus melhores amigos...
« Reply #45 on: March 25, 2015, 09:47:48 pm »
0
Eu sempre tive cachorros, cresci com cachorros (num bom sentido) e adoro cachorros.
Minha avó paterna sempre dizia: "Quanto mais conheco as pessoas, mais gosto dos meus cachorros." Ela sempre teve vira-latas que pegava na rua (eram 5 ou 6 se me lembro bem).

Lamento pela sua perda Celso. Como já escreveram antes: arruma outro para ocupar o vazio deixado pelo seu amigo de fé.

 Obrigado.

Sim, os cachorros nunca nos enganam, são sempre fieis. :)

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Hoje morreu um dos meus melhores amigos...
« Reply #46 on: March 25, 2015, 10:07:27 pm »
0


Que má noticia, lamento muito.

Cães são companheiros maravilhosos! Está na altura de ir à associação local/canil municipal e adoptar outro. Um cachorrinho "anónimo" sem raça definida que devido à grande mistura de genes são os mais espertos e os que vivem mais.

Cães de raça são tão apurados e criados entre eles sob uma pretensa "raça pura" que acabam cheios de doenças genéticas, diz um amigo meu veterinário.

Boa sorte!!  :)




Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Hoje morreu um dos meus melhores amigos...
« Reply #47 on: March 25, 2015, 10:13:07 pm »
0

Que má noticia, lamento muito.

Cães são companheiros maravilhosos! Está na altura de ir à associação local/canil municipal e adoptar outro. Um cachorrinho "anónimo" sem raça definida que devido à grande mistura de genes são os mais espertos e os que vivem mais.

Cães de raça são tão apurados e criados entre eles sob uma pretensa "raça pura" que acabam cheios de doenças genéticas, diz um amigo meu veterinário.

Boa sorte!!  :)

 Obrigado Gil.

Por acaso, hoje falei com uma pessoa cujo o pai cria cães de caça e referiu-me esse detalhe negativo das raças puras.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Hoje morreu um dos meus melhores amigos...
« Reply #48 on: April 18, 2015, 02:19:27 pm »
0
As ditas “raças puras” são, nada mais, que uma mistura de outras raças para formar um padrão! Um “puro” é filhote de outros dois “puros”, e assim sucessivamente! E mesmo assim, há os “padrões" da raça. Um dos meus filhotes é yorkshire puro, com até, onde sabemos, a quarta geração ascendente, de puros e é completamente fora do padrão no tocante a peso, que deve ficar até 2,5 kg. Ele tem 6! Mas isso o deixa fora da raça? Não, absolutamente!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Hoje morreu um dos meus melhores amigos...
« Reply #49 on: April 18, 2015, 03:02:34 pm »
0

Não compreendi bem o seu raciocinio JL...

No geral, é todo o conceito "puro" que está errado. Fazem-se "tropelias" aos bichos nesses cruzamentos e o conceito de "pureza" por parte de homens e mulheres em relação aos seus bichos é garante de maus resultados.

Se virmos a História, e à escala humana, sob o conceito de "Pureza" tiveram lugar as maiores tragédias: Cortez em Tenochtitlan, a Inquisição, os Judeus expulsos de Portugal do séc XVI, nó sec. XX com Hitler e tantas outras.

Assim tb com os animais e um simples caso: vêem-se fotos de gatos persas do inicio de século, todos eles têm focinho alongado e gatos activos. Que se fez? Sob uma pretensa "Estética" e para agradar ao "gout du jour" cruzaram-se tão intensamente que conseguiram que o focinho deles recuasse e fosse plano com todas as maleitas daí advenientes: aparelho respiratório/laringe/ouvidos com problemas graves, cérebro mais pequeno com consequências neuronais graves, falta de paladar e olfacto, não conseguem correr pq respiram mal e fizeram isso não com uma linhagem mas com todos os que, de perto ou longe, tinham antecedentes persas.

Tudo isto é uma má deriva, e no meu caso, quando ouço falar de "pure breeder" afasto-me. Primeiro, pelo saúde do animal (e vejam o caso dos shar-peis por exemplo) que não cauciono atitudes de violência para com os animais, e "forced breeding", depois pelos preços, inenarráveis para dizer o menos num bicho que tem 99% de hipoteses de ter uma vida curta e cheio de doenças graves, fisicas e genéticas. Mas simples desabafo tudo isto que vejo animais tão maltratados... :-\


Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Hoje morreu um dos meus melhores amigos...
« Reply #50 on: April 18, 2015, 03:07:05 pm »
0
O que não entendeste, Gil?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re: Hoje morreu um dos meus melhores amigos...
« Reply #51 on: April 18, 2015, 03:14:26 pm »
0


"Mas isso o deixa fora da raça? Não, absolutamente!"

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Hoje morreu um dos meus melhores amigos...
« Reply #52 on: April 18, 2015, 03:33:17 pm »
0
Ele tem todas as características da raça, só tem o peso um pouco avantajado. Já vi outra casos. E, antigamente, os Yorkshire Terrier tinham até 10 kg. E foram “artificialmente” diminuídos através de cruzamentos entre exemplares pequenos. Olhe esta foto, em que estão ele e irmã adotiva, com 2kg.



O padrão da raça é para concursos e exposições. Mas o meu é o do amor! Esses dois são preciosos!
« Last Edit: April 18, 2015, 03:36:55 pm by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Hoje morreu um dos meus melhores amigos...
« Reply #53 on: April 18, 2015, 04:33:31 pm »
0


Eita!! Bichos lindos!!  :D

Pois a questão é mesmo essa. O bicho é que está correcto, tudo isso de "padrão da raça", "standard", "parametro de cor, pêlo e peso" é errado e simples construção humana (muito recente aliás com os Ingleses do inicio do séc. XX) para "sistematizar" animais.

E a Natureza não segue padrões, simplesmente é, na miríade de possibilidades que os genes trazem, pretos ou cobres, brancos ou pintalgados, pequenos e grandes...  ;)


Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Hoje morreu um dos meus melhores amigos...
« Reply #54 on: April 18, 2015, 06:16:22 pm »
0
 Hoje adquiri um puro (Jack Russel Terrier); http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=9753.msg269811#new 

Offline Fialho

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 704
  • Brasil - Rio de Janeiro
  • Respect: +20
    • Email
Re: Hoje morreu um dos meus melhores amigos...
« Reply #55 on: April 18, 2015, 08:02:31 pm »
0
Acho esta questão, de animais de raça pura, bastante complexa.

A princípio sou a favor.

Historicamente, as raças surgiram por seleção não natural mas, por intervenção do homem na busca de auxílio nas suas atividades diárias. Os terriês foram criados para caçar animais de toca. Tem uma atividade grande e uma coragem exacerbada. Os yorkshires,  em particular, eram criados para caçar ratos nas minas de carvão em York.
Não vejo problemas com isto.

Então, onde começaram os problemas? Como disse antes, é um assunto bastante complexo. Arriscaria dizer que começou com os cães de companhia. Nenhuma raça foi desenvolvida para ser cão de companhia. Com esta mudança, veio um padrão de beleza que não existia nos padrões "funcionais" buscados pelos criadores e aí vemos os gatos persas com narizes encurtados. Nos cães temos os boxers, pugs, buldogues, etc. e outros com diferentes problemas.

Estes problemas não existiam quando da padronização das raças levando em consideração a funcionalidade para a qual estavam sendo desenvolvidas. Só que estas necessidades estão sendo supridas de outra forma que não envolvem mais os animais. O que fazer com eles agora?
É bastante complexo.  Os padrões de "beleza" não são a resposta.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Hoje morreu um dos meus melhores amigos...
« Reply #56 on: April 21, 2015, 02:49:52 am »
0
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Hoje morreu um dos meus melhores amigos...
« Reply #57 on: April 22, 2015, 04:32:34 pm »
0
Lindo, lindo, parabéns!
Obrigado GADREL.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal