Author Topic: Caneta de tinta permanente - recomendações?  (Read 35952 times)

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #15 on: March 27, 2015, 11:46:23 pm »
0
The Monk,
caso consigas esticar ligeiramente o valor (+/- €70) aconselho vivamente uma Kaweco Dia.
Excelente qualidade e escrita. Não fica nada a dever a outras marcas bem mais caras e de "renome" (como se a Kaweco também não fosse).
Confesso que a início estava um pouco relutante mas depois de pesquisar e ler reviews avancei para a compra mais confiante e a verdade é que nunca me deixou ficar mal no meu dia-a-dia.

Abraços
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #16 on: March 27, 2015, 11:47:28 pm »
0
Como escreveu o FML, tens que gostar da caneta.
Podes ler umas reviews na FPN.

O meu exemplo:
Marca de canetas que gosto: Waterman, Pelikan, Montblanc e Parkers antigas (não gosto das minhas Parkers modernas).
Gosto de canetas de ebonite porque são leves, se é para escrever muito as canetas pesadas podem tornar-se cansativas, e a sensação na mão é excelente.
Não gosto das canetas que têm recortes na secção para "forçar" a posição dos dedos, que faz a caneta não assente bem na minha mão, apesar de ser apreciado por muitos.


Canetas baratas lembro-me das chinesas e as indianas, mas em termos de aspeto pode não ser o que procuras. Por exemplo as canetas chinesas que tenho tem carateres chineses.



Ah, a Parker, para além de ter cartuchos próprios
Relativamente aos cartuchos / conversores proprietários, não é uma exclusividade da Parker. A Sheaffer, Lamy, Pilot entre outras também usam cartuchos proprietários.



Lojas seguras online ou físicas quais recomendam ?

 Confesso que tenho alguma curiosidade neste assunto, até poruqe estou a "desaprender" a escrever à mão já que pouco o faço.
Não sabes de nenhuma loja da especialidade na tua zona?
Acho melhor comprar canetas em lojas físicas da especialidade assim posso ver e sentir antes de a comprares.

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #17 on: March 28, 2015, 12:08:10 am »
0
 Conheço a loja do Colombo. Ss preços das canetas que vejo na montra é que me têm afastado de lá entrar  :o

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #18 on: March 28, 2015, 12:31:37 am »
0
... Parkers antigas (não gosto das minhas Parkers modernas).
...
Não gosto das canetas que têm recortes na secção para "forçar" a posição dos dedos, que faz a caneta não assente bem na minha mão, apesar de ser apreciado por muitos.
...
Relativamente aos cartuchos / conversores proprietários, não é uma exclusividade da Parker. A Sheaffer, Lamy, Pilot entre outras também usam cartuchos proprietários.

Referes-te ao aparo das Parker modernas? Ou à qualidade geral?

Também não gosto que me mandem nos dedos  :P

Obrigado pela correção quanto aos cartuchos, porque pelo que escrevi acima parecia que só a Parker tinha estes cartuchos.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #19 on: March 28, 2015, 09:31:55 pm »
0
Conheço a loja do Colombo. Ss preços das canetas que vejo na montra é que me têm afastado de lá entrar  :o
Entra e pede para ver o que têm dentro do teu orçamento.
Se é para experimentar, podes sempre comprar na net uma caneta Hero, tenho a 616 e estou contente com ela.

Referes-te ao aparo das Parker modernas? Ou à qualidade geral?
Da Parkers mais modernas,  tenho uma Parker Frontier e por último uma Parker Vector e não fiquei fã de ambas, não gosto da escrever com elas. No caso da Sonnet também é a qualidade do material, a secção está marcada pela forma que seguro na caneta.
Não tenho e não conto ter a Parker Urban ou a Sonnet porque o design da Urban é-me algo "estranho" e a Sonnet não consegue despertar-me interesse.
Como disse inicialmente, falo dos meus gostos. Exemplo: há muitos membros do fórum que gostam das Parker Frontier.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #20 on: March 28, 2015, 10:37:46 pm »
0
A Hero 616 tem sido o meu cavalo de batalha. É uma caneta espetacular para o dia a dia. Cumpridora e relativamente discreta, só me deixou ficar mal uma vez. Borrou-me as mãos de tinta que saiu pelo topo da tampa (saiu por baixo do clipe). Mas foi um caso isolado em que estava bastante frio fora, muito quente na sala para onde fui e, para agravar a situação, eu estava entusiasmado a argumentar e usei a caneta como se fosse uma batuta. Felizmente só sujei as mãos, não salpiquei roupa nem mais ninguém.

Tirando o facto de ter furado um saco e alguns aparos serem algo ásperos, estou bastante contente com a caneta. Pena não haver mais opções de aparo e o original ser tão fino que não dá para grande "tunning".

Claro que o plástico ou os caracteres chineses podem incomodar, mas como não se emprestam canetas de aparo, não passam de meros detalhes.

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #21 on: March 29, 2015, 06:25:55 pm »
0
Bem, eu espero que a Parker Frontier não seja assim tão má ;D, vi um bom negócio no eBay e comprei uma por 10€ e portes gratuitos:




Sendo Parker, esta leva cartuchos próprios, certo? Onde posso ver quais são?
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #22 on: March 29, 2015, 07:33:24 pm »
0
Por um preço desses não pode ser má compra. Localmente, dúvido que conseguisses comprar uma Parker Vector de entrada por preço semelhante. Qual foi o modelo?

Os cartuchos (costumam ser maiores) e conversores são próprios da marca, por isso não há que enganar na hora de comprar, têm um formato característico e a marca Parker. As Parker costumam vir com um cartucho quando são novas, por isso deves aprender a identificar logo o cartucho. Exemplo de cartuchos.

De qualquer das formas, eu recomendo a compra de um conversor para usar com tinta de frasco. Não é que a tinta Parker seja má, longe disso, mas o frasco fica mais barato e dá mais opções a quem escreva bastante. O único inconveniente é ser mais sujo na altura de encher a caneta.

Não sei se existem outros fabricantes de cartuchos ou conversores para a Parker. Se houver, eu recomendo a compra de um conversor de rosca pois não sou muito apologista dos de seringa como vende a Parker. A vantagem dos conversores de seringa é a rapidez e a velocidade de limpeza.

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #23 on: March 29, 2015, 08:36:27 pm »
0
Por um preço desses não pode ser má compra. Localmente, dúvido que conseguisses comprar uma Parker Vector de entrada por preço semelhante. Qual foi o modelo?

Os cartuchos (costumam ser maiores) e conversores são próprios da marca, por isso não há que enganar na hora de comprar, têm um formato característico e a marca Parker. As Parker costumam vir com um cartucho quando são novas, por isso deves aprender a identificar logo o cartucho. Exemplo de cartuchos.

De qualquer das formas, eu recomendo a compra de um conversor para usar com tinta de frasco. Não é que a tinta Parker seja má, longe disso, mas o frasco fica mais barato e dá mais opções a quem escreva bastante. O único inconveniente é ser mais sujo na altura de encher a caneta.

Não sei se existem outros fabricantes de cartuchos ou conversores para a Parker. Se houver, eu recomendo a compra de um conversor de rosca pois não sou muito apologista dos de seringa como vende a Parker. A vantagem dos conversores de seringa é a rapidez e a velocidade de limpeza.

O modelo é o Parker Frontier Matte Black CT. Quanto aos cartuchos e conversores de rosca vs. seringa, acho que vais ter que me trocar isso por miúdos. :P
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #24 on: March 29, 2015, 11:30:50 pm »
0
Pois, por algum motivo, a imagem da Parker não apareceu quando respondi anteriormente...

Ora, vamos lá ver se me consigo explicar.

Os cartuchos Parker são isto. Costumam levar mais tinta que os "internacionais" e até são mais fáceis de encontrar nas lojas que os outros.

Os conversores (ver mais aqui) são uns cartuchos (cilindros) com um mecanismo de vácuo que lhes permite carregar tinta de um frasco. Maior parte tem um pistão no interior que expulsa o que está no interior do cartucho quando desce e suga tinta/água/ar para dentro do cartucho quando sobe. Funcionam como o interior de uma seringa.

Existem basicamente dois tipos de accionamento do pistão. Um deles, puxando e empurrando o pistão como se fosse uma seringa através de uma haste (tipo seringa) e outro com accionamento parecido com o castelo de uma torneira (tipo rosca), isto é, gira-se o topo num sentido e o pistão desce, gira-se no sentido inverso e o pistão sobe.

Nesta página aparecem um conversor tipo seringa (maioritariamente plástico) e outro de rosca (com algum metal) lado a lado.

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #25 on: March 30, 2015, 05:49:59 pm »
0
Percebido, obrigado Flávio! E a tua opção seria um conversor de rosca, em vez dos mais habituais cartuchos?
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #26 on: March 30, 2015, 06:26:39 pm »
0
Os cartuchos não são maus e ficas bem servido. Os da Parker até são bem fáceis de encontrar.
Mas ficas restrito a tinta Parker.

Com um conversor adicionas versatilidade, ou seja, podes usar a tinta que te apetecer, basta comprar o tinteiro e ires enchendo o conversor sempre que necessário. Além disso, os tinteiros acabam por sair mais baratos que as recargas/cartuchos Parker.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #27 on: March 30, 2015, 07:07:53 pm »
0
É como escreveu o oversaturn   ;)

Eu não descartava ter cartuchos em casa para uma viagem ou assim, são muito fáceis de usar e limpos. Para quem escreve esporadicamente, os cartuchos fazem bastante sentido.

Mas eu prefiro conversor e tinta de frasco porque:
- existem imensas opções de tinta de várias marcas, atualmente para cartuchos Parker só existe preto, azul e azul-preto;
- a tinta fica mais barata, por exemplo, um frasco Parker de 57ml custa em torno de €6, cinco cartuchos (1,1ml cada?) custam cerca de €3;
- a tinta de frasco dá para misturar com outras tintas ou água destilada, criando tintas com caraterísticas e cores diferentes;
- usa-se a tinta conforme a necessidade, enche-se a quantidade que se quer e se sobrar pode ser vertida novamente no frasco;
- o conversor pode ser usado para ejetar água com alguma pressão através do alimentador e aparo lavando-os melhor;
- o conversor pode ser usado para forçar tinta para o aparo;
- gosto do ritual de encher a caneta no frasco  :D.

Mas existem inconvenientes:
- existe sempre o risco de entornar tinta na roupa, chão ou pele (não é raro andar com os dedos manchados de tinta  :P);
- o aparo e secção ficam com tinta ao serem mergulhados no frasco e é preciso ter à mão um pano ou papel absorvente para os limpar depois de encher a caneta;
- existe algum desperdício de tinta nos enchimentos;
- o frasco pode não ser muito prático de transportar;
- a tinta pode secar na tampa do frasco e prender a mesma;
- a tinta pode-se ir deteriorando, criando depósitos que depois entopem a caneta.

Quanto ao conversor, eu prefiro os de rosca porque geralmente são mais robustos e precisos na quantidade de tinta enchida ou forçada para o aparo. Os conversores de seringa são mais rápidos e permitem maiores pressões que são úteis quando se está a lavar a caneta mas que, por outro lado, podem gerar inadvertidamente salpicos ou esguichos de tinta.

Os conversores não são muito caros e podem ser intercambiados com cartuchos. O único problema é que de meter e retirar o conversor da caneta muitas vezes pode-se desgastar o bocal e criar folga suficiente para verter tinta (tal como acontece quando se reutilizam cartuchos muitas vezes).

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #28 on: March 30, 2015, 08:23:28 pm »
0
Obrigado a ambos pelas explicações! :)


- existe sempre o risco de entornar tinta na roupa, chão ou pele (não é raro andar com os dedos manchados de tinta  :P);

Estava decidido pelo conversor + tinta de frasco, mas esta tua afirmação deixou-me um pouco apreensivo. Eu viajo bastante, portanto preciso de alguma robustez no material, sem estar sempre preocupado com entornar tinta.
Já agora, quais são os principais motivos para a tinta entornar?
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #29 on: March 30, 2015, 11:01:36 pm »
0
Caramba pá, vocês deviam ser proibidos de colocar aqui essas fotos ;D ;D ;D.
Eu como escrevo bastante (o raio do trabalho ;D) por motivos €€€ só uso BIC  ;D ;D ;D
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal