Pois já vi que são muitos os confrades que não querem participar do fórum, ou estão limitando suas participações, ou mesmo se limitando à um ou outro tópico.Desculpem, mas embora respeite, discordo. Para o fórum melhorar - e diria até mais; sobreviver, é preciso a participação de todos, e em todos os lugares. O nosso espaço só se cura e progride com a vossa colaboração.Por isso me deixa triste, cada vez que vejo uma atualização neste tópico, de gente dizendo que não vão mais participar ou se fizerem será muito pouco. É especialmente triste quando se trata de pessoas com muito tempo de casa, que aqui aprenderam muito e deveriam colaborar com o espaço que tanto fez por eles, e não dar-lhe as costas.Desculpem lá se pareço chato, insensível, etc, mas acho que o fórum já passou por outros momentos ruins ( e olha que só estou aqui a três anos, vai saber quantos outros existiram antes de mim!) e permaneceu de pé porque houveram aqueles que, ao invés de dar as costas aos problemas, encararam de frente e resolveram fazer melhor. Já pensaram se todos resolvem "dar um tempo" do fórum? Com quem se vai falar aqui, e sobre o quê? Com aqueles que só aparecem para postar o SOTD? Fóruns são feitos para trocar ideias, é a razão de ser destes!Senhores, tudo se resolve, há solução para tudo, menos para a morte! (e eu ainda espero que até o momento da minha, já tenham resolvido esta também ) Para estes "probleminhas" cessarem, basta, primeiro, uma maior ... "gentileza" (na falta de uma palavra melhor ao momento) dos confrades para com outros, e segundo, a aplicação das penalidades previstas nas regras do fórum. Simples. E obviamente, ninguém está livre de errar. Atire aqui a primeira pedra quem nunca se arrependeu de dizer algo. Até boas pessoas tem dias ruins... então tão importante quando a reflexão sobre nossos erros, é a compreensão alheia com eles.E para a vossa consideração deixo a seguinte reflexão: Para quem pensa que isto aqui está mal, fiquem sabendo que, em três anos, só presenciei UM banimento. No mesmo período no fórum BravaClub, se passaram mais de uma dezena.
É com muita pena que depois de alguns anos frequentando esta casa chegue a hora de despedir-me.Mas são diversas situações que não posso concordar de modo algum.Evitei a todo custo comentar nos próprios tópicos de modo a não contribuir com o prosseguimento da confusão.Infelizmente hoje vejo muito desrespeito a membros do fórum e nenhuma desculpa pública é dada. Para mim esta casa sempre foi um cantinho de refúgio dos problemas do dia a dia. Falta de cortesia já vejo demais por aí.Agora implica-se com tudo por aqui. Com o tipo de mate que se toma, a lâmina que se prefere, a formatação de texto que se usa. Um iniciante se entusiasma com um conjunto de produtos e quer partilhar com a comunidade, já vem a patrulha implicar. Isto para ficar nos episódios mais recentes. Sem falar no bairrismo desrespeitoso muitas vezes visto e que ficou por isso mesmo.Outros não conseguem conviver com as opiniões diversas. Se fala em certos tópicos de bebida e charutos (sou usuário de álcool e tabaco), mas não se pode também abordar os malefícios que esses produtos trazem a saúde que já vem a patrulha. É chamado inclusive de "melga", que para os que não sabem, em Portugal significa, além de mosquito (pernilongo), uma pessoa chata. Isto só porque quer deixar também o seu lado da história. Deixo este fórum com a certeza de ter aprendido muito neste hobby que nunca deixarei de lado, ter feito boas amizades e ajudado alguns a encontrar um bom caminho no barbear.Grande abraço a todos.
Gabriel,Respeito a sua posição e compreendo perfeitamente o que vc pensa. Aliás, os motivos que vc enumerou são praticamente os mesmos do meu afastamento do forum.A vida nos impõe obrigações das mais variadas e por vezes fica dificil entrar aqui e ver o que se passa.Mas há muito tempo tenho verificado que o forum de 2 ou 3 anos atrás não é mais o mesmo.Confesso meu completo desânimo com os debates, a falta de respeito com a opinião alheia sobre determinado tema.O fórum passa sim por uma "crise" de qualidade nos debates. Só não enxerga isso quem não quer.Essa minha opinião é partilhada com outro membro que também tinha uma participação ativa e não posta mais...Enfim, vida que segue...
Senhores, tudo se resolve, há solução para tudo, menos para a morte! (e eu ainda espero que até o momento da minha, já tenham resolvido esta também ) Para estes "probleminhas" cessarem, basta, primeiro, uma maior ... "gentileza" (na falta de uma palavra melhor ao momento) dos confrades para com outros, e segundo, a aplicação das penalidades previstas nas regras do fórum. Simples.
Acredito que o Cláudio tenha se referido à mim.De fato, há muito tenho conversado com ele sobre os "novos tempos" deste Fórum e a intolerância e falta de urbanidade que vem tomando conta. Não culpo, de forma alguma, a moderação por tal, porquanto penso que o comportamento geral depende dos membros, cabendo às autoridades apenas aparar as arestas.A mudança foi tanta, que a expulsão do Callega - se tivesse ocorrido hoje - sequer teria sentido, já que seu comportamento, embora fora dos limites para a época, encontra paralelo com outros que vemos por aqui.A própria sobrevivência do Fórum, enquanto espaço para a discussão de produtos de barbear, já encontra dificuldades suficientes nas sofríveis situações econômicas em que se encontram os países irmãos Portugal e Brasil, não havendo necessidade de serem criados maiores embaraços ou empecilhos ao convívio sadio dos frequentadores.Quanto a ti, Gabriel, saiba da admiração que tenho por você, adquirida nestes aproximadamente 3 anos de convívio virtual, de modo que peço que reconsidere sua decisão.
Quanto a mim, minhas responsabilidades atuais no que tange a minha vida pessoal impedem uma participação mais efetiva e some-se o fato de que a qualidade, de uma forma geral, precisa ser melhorada.