Café Central > Desporto e Passatempos

O que fazer com os estaduais?

(1/7) > >>

Gago:
Senhores, muito devem estar percebendo do QUANTO vem se falando acerca dos campeonatos estaduais do Brasil, especialmente o Carioca e o Paulista.

O carioca então está na alça de mira de 9 entre 10 pessoas, por motivos que não precisam ser debatidos neste momento. O intuito aqui é ouvir de vocês o que fazer com os estaduais, que, para o bem ou para o mal, são praticamente uma exclusividade do Brasil.

Tem jornalista que diz que estadual tem que acabar. Mas opinião do que fazer com os times pequenos na falta destes que é bom, nada.... é o jornalismo-apocalíptico.  ;D

Mauricio SuperShaveMan:
Tem que ser um mini estadual, só que tem um negocio o campeonato Paulista da mais dinheiro em premiação do que a Libertadores ai que a porca entorta o rabo.

Gago:

--- Quote from: Mauricio SuperShaveMan on April 08, 2015, 07:19:53 pm ---Tem que ser um mini estadual, só que tem um negocio o campeonato Paulista da mais dinheiro em premiação do que a Libertadores ai que a porca entorta o rabo.

--- End quote ---

Acho que a premiação grande é uma boa, ajuda a valorizar o campeonato, os times disputam com mais afinco. O problema do paulista, pelo que entendi é a quantidade de datas.

Gozado é que aqui no Rio temos menos times, e já achamos ruim. Tanto que ano que vem, caem 4 times ao invés de dois, no intuito de diminuir o estadual, que até 2018 vai ter 12 times ao invés de 16.

Pessoalmente, eu não queria ver os estaduais acabando. Acho que o Brasil foi pentacampeão do mundo com campeonatos estaduais, então não são eles o problema. Além do mais, todo ano os times grandes buscam reforços nesses times pequenos, que, sem um campeonato com times grandes para "aparecer", simplesmente investiriam menos na captação de atletas, e aí começaria um colapso nessa relação.

O que não pode, na minha concepção, é o estadual ser inchado, com muitas datas e jogos desinteressantes, e aí quando termina, ter time que só vai ter atividade no ano que vem. O Volta redonda encara o Vasco hoje, e precisa vencer para assegurar uma vaga na série D do brasileiro, caso contrário, todos os atletas são dispensados.

Eu acho que as séries B e C do estadual tinham de durar vários meses, e os 2 primeiros da B disputar a série A com outros mais bem colocados do ano anterior. Só que aí vem outro problema; os times pequenos que oferecem, por exemplo, 5 mil de salário para um jogador durante 3 meses de contrato... não ofereciam os mesmos 5 mil para 12 meses de contrato para fazer uma quantidade semelhante de jogos.

mosca:
Não sei no RJ, mas em SP os times considerados grandes perderam o interesse no estadual. Não tem interesse em levar o título, colocam muitas vezes o time reserva, etc... o Corinthians, por exemplo, já foi campeão paulista 27 vezes (acho). Fica meio difícil motivar o clube a valorizar o campeonato estadual..

Gago:

--- Quote from: mosca on April 08, 2015, 07:44:29 pm ---Não sei no RJ, mas em SP os times considerados grandes perderam o interesse no estadual. Não tem interesse em levar o título, colocam muitas vezes o time reserva, etc... o Corinthians, por exemplo, já foi campeão paulista 27 vezes (acho). Fica meio difícil motivar o clube a valorizar o campeonato estadual..

--- End quote ---

Uma vez me disseram que o estadual tinha de ser no fim do ano, ao invés de no início.

No início todo mundo joga assim, meia-boca, porque não adianta ser campeão de um negócio que ninguém dá valor. Agora, se fosse no fim do ano, o time que disputou uma libertadores, uma copa do Brasil (ou nenhuma das duas) e não fez um bom brasileiro, ia suar sangue para ganhar o estadual e "salvar o ano".

Na oportunidade eu achei absurdo, mas começo a mudar de ideia. Realmente os estaduais perderam apelo, só os clássicos lotam (quando muito) os estádios. Por outro lado, se eles acabam, como diabos estaremos fomentando um futebol de base, como estaríamos impedindo o fechamento de centenas de clubes pequenos que, mais do que tudo, oferecem a prática desportiva à milhares de atletas profissionais e semi-profissionais?

Dizem que o Rio-São Paulo tinha de voltar. Eu digo mais; tinha de voltar, e ser disputado TAMBÉM, além dos estaduais. Sendo o estadual um tiro curto.

Impossível? Poxa, antigamente os times brasileiros jogavam; Copa de prata, libertadores, regionais, estaduais, e ainda achavam tempo para fazer excursões ao exterior e disputar Teresa herrera, Ramón de Carranza, etc. O que matou o calendário foi esse tal brasileirão de pontos corridos, numa tentativa de imitar os europeus, que inchou o calendário de todos os times com jogos pouco importantes.

Isso me deixa "chateado", para não dizer outra coisa. Essa mania de brasileiro de achar que tudo que é feito "lá fora" é melhor e tentam imitar, sendo que o que devíamos imitar sim, são coisas muito mais sérias, como códigos penais e etc.

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version