Author Topic: Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)  (Read 7923 times)

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)
« on: December 12, 2012, 01:58:12 pm »
0
Introdução:
Da “II Conjunta Cella - "O Regresso das Amêndoas!"” vieram Cella e Vitos Extra, sabões que eu considerei não serem nada de especial e ficaram esquecidos durantes meses na gaveta. Quando voltei a utilizar o Cella, este mostrou o seu valor e mudei de opinião.
Levado pelo conceito “os sabões italianos moles com aroma de amêndoa são bons”, decidi experimentar todos os que são vendidos ao litro e que conseguisse arranjar.

Arranjei mais alguns sabões: "La Saponeria  Artigiana - Sapone da Barba Vegetale alla Mandorla" , " Tcheon Fung Sing - Barbe Rosse" e " Laboratorio Natura SRL  - 3P - Sapone  vegetale alla Mandorla ".
Ainda ponderei mandar vir o “P160 1kg Shave Cream - Tipo Morbido” (preço $9,999.99) do Italian Barber mas só têm um kilo.




Metodologia:
De forma a minimizar a variação causada por fatores externos, utilizei sempre o mesmo material (excetuando o sabão) e o mesmo procedimento (pre barbear, no barbear e pos barbear).
Pincel: Semogue 1305
Máquina: Edwin Jagger DE89
Lâmina: Croma Diamant
Pós: Thayers - Peach + Vichy Sessi-Baume Mineral
Espuma: na taça utilizando a técnica explica pelo Marco “My lathering technique with Italian soft soaps”




Produtos em comparação:
Características comuns:
Tipo de produto: Sabão mole, adquiríveis a litro / kilo
Pais de origem: Itália
Suposto aroma: Amêndoa


Cella
Produto: Cella – Crema Sampone Extra Extra Purissima
Composição: Cocos Nucifera Oil, Tallow, Stearic Acid, Potassium Hydroxide, Sodium Hydroxide, Aqua, Potassium Carbonate, Parfum
Preço: €22.95 (1 litro) – Barbiere di Fígaro

Vitos Extra
Produto: Susan Darnell - Vitos Sapone Extra Super
Composição: Stearic acid, hidrogenated tallow, aqua, potassium hydroxide,glycerin, sodium hydroxide, sodium hexametaphosphate, talc, benzaldehide
Preço: £10.80 (1 litro) – Connaught Shaving

La Saponeria  Artigiana
Produto: La Saponeria  Artigiana - Sapone da Barba Vegetale alla Mandorla
Composição:  aqua, stearic acid, tallow, cocos nucifera, potassium hidroxide, sodium hydroxide, potassium carbonate, parfum, tetrasodium edta.
Preço: €16.10 (1 litro) – Barbiere di Fígaro

TFS
Produto: Tcheon Fung Sing - Barbe Rosse
Composição: stearic acid, aqua, cocos nucífera, potassium hydroxide, sodium hydroxide, parfum, potassium carbonate
Preço: €16.96 (1 litro) – Barbiere di Fígaro

3P
Produto: Laboratorio Natura SRL  - 3P - Sapone  vegetale alla Mandorla
Composição: stearic acid, aqua, cocos nucífera, potassium hydroxide, sodium hydroxide, parfum, potassium carbonate
Preço: €21.95 (1 kilo) – shaving.ie




Comparação:
Espuma:
Utilizando o procedimento descrito pelo Marco, não tive dificuldade a fazer espuma com qualquer um dos sabões a não ser a nota relativamente à água.

Prefiro os sabões com tallow sobre os sem porque:
Os sabões sem tallow foram menos permissivos a água a mais.
Não sei se é resultante do ponto anterior, mas nos sabões sem tallow pareceu-me que a espuma vai-se esvanecendo mais rápido, mas permite fazer 3 passagens + retoques.


Sensação pós barba:
Neste ponto o  La Saponeria  Artigiana destacou-se, até parece que o aftershave não é necessário.


Aroma:
Adorei o do 3P. Como gosto de amêndoa, dá mesmo vontade de comer um bocado.
Para mim o Vitos Extra tem o mesmo aroma do sabão azul (se calhar não é mesmo amêndoa) e o Cella traz-me à memória as bolachas com recheio de cereja.


Considerações finais:
Dos sabões experimentados considero que o La Saponeria  Artigiana foi superior aos demais.
Gostei mais dos sabões com com tallow.

No final da experiência cheguei à seguinte ordem de preferência:
1º - La Saponeria  Artigiana
2º - Cella
3º - Vitos Extra
4º - 3P
5º - TFS





Aviso de Isenção: O texto reflete a minha opinião, tendo por base a minha experiencia e pode ser alvo de alteração no futuro.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)
« Reply #1 on: December 12, 2012, 02:14:44 pm »
0
Este post está excepcional :)

E o tópico foi movido para a secção das reviews - fica lá muito bem :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline SLB04

  • Trade Count: (+3)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1780
  • Respect: +27
Re:Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)
« Reply #2 on: December 12, 2012, 04:13:00 pm »
0
Este post está excepcional :)


+1

Mas continuo achar estranho chamarem um sabão "Vegetale" se contem tallow. Eu sei que é o que estava no rótulo (até me lembrou da tua foto), mas neste Shop também tem outra lista de composição: http://www.dieperfekterasur.com/epages/63754726.sf/de_DE/?ObjectPath=/Shops/63754726/Products/RS0003

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)
« Reply #3 on: December 12, 2012, 04:39:17 pm »
0
Mas continuo achar estranho chamarem um sabão "Vegetale" se contem tallow. Eu sei que é o que estava no rótulo (até me lembrou da tua foto), mas neste Shop também tem outra lista de composição: http://www.dieperfekterasur.com/epages/63754726.sf/de_DE/?ObjectPath=/Shops/63754726/Products/RS0003

A foto não era dele :)

Na minha opinião acho que o Emanuel tem razão, devem ter alterado a formulação e não mudaram o rótulo.
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)
« Reply #4 on: December 12, 2012, 11:02:03 pm »
0
Adorava poder experimentar o P160. Toda a gente fala maravilhas, de como é feito ao som de harpas de anjos e com o mais puro néctar de amêndoa dos deuses.
É o sabão que mais me chama neste momento. Óh Gil, não se arranja aí umas 100g? :) Pretty pleezze?
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)
« Reply #5 on: December 12, 2012, 11:12:49 pm »
0
Parabéns pelo artigo.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)
« Reply #6 on: December 12, 2012, 11:15:09 pm »
0
Adorava poder experimentar o P160. Toda a gente fala maravilhas, de como é feito ao som de harpas de anjos e com o mais puro néctar de amêndoa dos deuses.
É o sabão que mais me chama neste momento. Óh Gil, não se arranja aí umas 100g? :) Pretty pleezze?

Já experimentei, por cortesia do Islander. Gostei muito, especialmente do P160 tipo morbido. Era um bom sabão, sem dúvida.
Mas o "hype" deve-se mais ao factor "unobtanium" do que a outra coisa!

Falta aí o Valobra amêndoas. Também existe em embalagens de 1Kg. Mas essas são difíceis de encontrar (apenas em Itália), e além disso são caras. No entanto, gosto muito desse sabão, apesar de não ser tão falado nos fóruns como outros sabões moles italianos.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re:Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)
« Reply #7 on: December 13, 2012, 12:41:56 am »
0
Mas continuo achar estranho chamarem um sabão "Vegetale" se contem tallow. Eu sei que é o que estava no rótulo (até me lembrou da tua foto), mas neste Shop também tem outra lista de composição: http://www.dieperfekterasur.com/epages/63754726.sf/de_DE/?ObjectPath=/Shops/63754726/Products/RS0003

Também estranhei, mas apesar do nome a composição que vem no sabão é a que coloquei.





Adorava poder experimentar o P160. Toda a gente fala maravilhas, de como é feito ao som de harpas de anjos e com o mais puro néctar de amêndoa dos deuses.
É o sabão que mais me chama neste momento. Óh Gil, não se arranja aí umas 100g? :) Pretty pleezze?

Se quiseres mesmo experimentar o P160  - Tipo Morbido ainda se consegue comprar (125ml por $13.99)  ,  o que me levou a não o adquirir foi estar descontinuado e a inflação que sofreu, quem sabe um dia.




Falta aí o Valobra amêndoas. Também existe em embalagens de 1Kg. Mas essas são difíceis de encontrar (apenas em Itália), e além disso são caras. No entanto, gosto muito desse sabão, apesar de não ser tão falado nos fóruns como outros sabões moles italianos.

Os que ponderei mas acabei por não arranjar foram:
  • Valobra, pensava que não se vendia ao quilo, afinal estava enganado  . Não sei porque devo ter alguma coisa contra a marca, tenho um stick há mais de 6 meses e ainda não tive qualquer curiosidade em experimentar.
  • “Vitos Supercrema finíssima emoluente” – não o arrajei porque li que a única diferença para o seu irmão “Vitos Sapone Extra Super” era não ter glicerina, como não morro de amores pelo aroma do outro este poderia ser igual


E acabava com estes dois porque não tenho conhecimento de mais nenhum.  ;)

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)
« Reply #8 on: December 13, 2012, 04:21:23 am »
0
Parabéns, pelo review!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)
« Reply #9 on: December 13, 2012, 10:21:55 am »
0

Falta aí o Valobra amêndoas. Também existe em embalagens de 1Kg. Mas essas são difíceis de encontrar (apenas em Itália), e além disso são caras. No entanto, gosto muito desse sabão, apesar de não ser tão falado nos fóruns como outros sabões moles italianos.

Os que ponderei mas acabei por não arranjar foram:
  • Valobra, pensava que não se vendia ao quilo, afinal estava enganado  . Não sei porque devo ter alguma coisa contra a marca, tenho um stick há mais de 6 meses e ainda não tive qualquer curiosidade em experimentar.
  • “Vitos Supercrema finíssima emoluente” – não o arrajei porque li que a única diferença para o seu irmão “Vitos Sapone Extra Super” era não ter glicerina, como não morro de amores pelo aroma do outro este poderia ser igual


E acabava com estes dois porque não tenho conhecimento de mais nenhum.  ;)

Apesar de existirem pacotes de kilo de Valobra amêndoas, não vale a pena: são raros, difíceis de encontrar e dispendiosos.

Experimenta o Valobra stick, olha que vale a pena. È consenso geral que é um melhor sabão que os sabões moles italianos. O mesmíssimo sabão (com outros aromas) é vendido sob a marca Art of Shaving ou Czech&Speake a preços bem mais inflaccionados (é a Valobra quem fabrica os sabões AoS e C&S).
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)
« Reply #10 on: December 13, 2012, 10:52:30 am »
0
Se quiseres mesmo experimentar o P160  - Tipo Morbido ainda se consegue comprar (125ml por $13.99)  ,  o que me levou a não o adquirir foi estar descontinuado e a inflação que sofreu, quem sabe um dia.

Pois mas 14$ por 125ml (ainda se fosse gramas...) é um bocado puxado. Ainda por cima a IB está no Canadá, portanto ainda são uns portes valentes.
É um sabão que fica para sonhar.
Agora a próxima compra saponácea, estou em dúvida se o MWF ou se vou para o TFS Barbe Rosse. Acho que as "amostras" que a Barbiere vende estão com um excelente preço e graças ao Cella e TFS Zagara e etc, estou muito fã de sabões italianos.
« Last Edit: December 13, 2012, 10:54:07 am by FatSlim »
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)
« Reply #11 on: December 13, 2012, 11:04:22 am »
0
Os que ponderei mas acabei por não arranjar foram:
  • Valobra, pensava que não se vendia ao quilo, afinal estava enganado  . Não sei porque devo ter alguma coisa contra a marca, tenho um stick há mais de 6 meses e ainda não tive qualquer curiosidade em experimentar.

Com todo o respeito, e por favor entende que estou a brincar, mas era queimar-te numa fogueira herética!  ;) :D ;D
Experimentaste tantos sabões italianos e estás a deixar o melhor (e para mim por larga margem) a ganhar pó.


  • “Vitos Supercrema finíssima emoluente” – não o arrajei porque li que a única diferença para o seu irmão “Vitos Sapone Extra Super” era não ter glicerina, como não morro de amores pelo aroma do outro este poderia ser igual

Já tive esse (acho que o ofereci ao confrade RA) e não achei nada de especial, mais um sabão italiano igual aos outros. Aliás tive ou tenho todos os que não experimentaste e para mim só acho que deverias experimentar os dois P.160, especialmente o Tipo Duro que foi um sabão que usei durante muito tempo até o acabar e além de o achar superior ao Cella, tenho a certeza que as 100g de Tipo Duro que tinha duraram 2 ou 3 vezes mais tempo (e escanhoados) que as ~150g de Cella que estou a tentar acabar agora! Sinceramente não me recordo se já cheguei a utilizar o P.160 Tipo Mórbido, até acho que não, mas tenho ambos os Valobra (amêndoas e mentol) e não sou louco por nenhum deles.
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)
« Reply #12 on: December 14, 2012, 05:20:32 pm »
0
Bom apanhado mas faltam aí uns que considero interessantes: os TFS da gama superior(sei que não são de kilo mas tinha curiosidade de ver como se comparavam...) e os P160.

Pessoalmente, e dos que experimentei, a minha escala seria mais do género:
-P160 Morbido
-P160 Duro
-Cella
-Vito´s

Sim, sou um dos que não considera o P160 um hype...  :-[  ;D

Houve hype como acontece com vários produtos quando deixam de ser fabricados, mas para mim foi o melhor dos Croaps que experimentei: nem consigo chamar espuma, será mais um creme muito agradável que é gerado com ele.

Fico com curiosidade de experimentar esse da La Saponeria...

RF, se quiseres rever isto daqui a uns tempos e incluir os P160 posso cedê-los para esse fim, diz-me algo.. ;)
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re:Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)
« Reply #13 on: December 16, 2012, 02:39:12 am »
0
Como já estreei o sitck  Valobra já posso voltar, ele é bom mas quando o cheirei lembrei-me logo do motivo que me levou a não usa-lo
Nota mental: Não comentar mais nenhum sabão que tenho e que nunca utilizei.


Agora a próxima compra saponácea, estou em dúvida se o MWF ou se vou para o TFS Barbe Rosse. Acho que as "amostras" que a Barbiere vende estão com um excelente preço e graças ao Cella e TFS Zagara e etc, estou muito fã de sabões italianos.
Se já tivesse o Cella,  e estive-se indeciso entre o MWF e o TFS Barbe Rosse, escolhia o MWF também é bom e é diferente.


Bom apanhado mas faltam aí uns que considero interessantes: os TFS da gama superior(sei que não são de kilo mas tinha curiosidade de ver como se comparavam...) e os P160.

Pessoalmente, e dos que experimentei, a minha escala seria mais do género:
-P160 Morbido
-P160 Duro
-Cella
-Vito´s

Sim, sou um dos que não considera o P160 um hype...  :-[  ;D

Houve hype como acontece com vários produtos quando deixam de ser fabricados, mas para mim foi o melhor dos Croaps que experimentei: nem consigo chamar espuma, será mais um creme muito agradável que é gerado com ele.

Fico com curiosidade de experimentar esse da La Saponeria...

RF, se quiseres rever isto daqui a uns tempos e incluir os P160 posso cedê-los para esse fim, diz-me algo.. ;)
Eu tenho mais dois TFS (Cuore di Lavanda Fougère con olio de Noccioli  eo Zagara & Gelsomino Aroma Intenso) não sei estão incluídos nos de gama superior. Quase não os utilizei, vou-lhes dedicar um tempo e depois refaço o teste e crio uma lista em que os incluo.


Se me poderes ceder os P160, com prazer que refaço o teste e revejo a lista em que incluo os P160.

Offline Michele

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 102
  • ..os leming tambem fazem a barba...:-)
  • Respect: 0
Re:Comparação de sabões italianos (a litro / kilo)
« Reply #14 on: December 20, 2012, 10:07:48 pm »
0

Falta aí o Valobra amêndoas. Também existe em embalagens de 1Kg. Mas essas são difíceis de encontrar (apenas em Itália), e além disso são caras. No entanto, gosto muito desse sabão, apesar de não ser tão falado nos fóruns como outros sabões moles italianos.

Os que ponderei mas acabei por não arranjar foram:
  • Valobra, pensava que não se vendia ao quilo, afinal estava enganado  . Não sei porque devo ter alguma coisa contra a marca, tenho um stick há mais de 6 meses e ainda não tive qualquer curiosidade em experimentar.
  • “Vitos Supercrema finíssima emoluente” – não o arrajei porque li que a única diferença para o seu irmão “Vitos Sapone Extra Super” era não ter glicerina, como não morro de amores pelo aroma do outro este poderia ser igual


E acabava com estes dois porque não tenho conhecimento de mais nenhum.  ;)
[/quote]

Experimentai um dos Valobra do meu Pai , o Crema di Sapone purissima do Emporio Valobra e sendo a minha experiência "curta" só me atrevo a dizer que gostai, mas a opinião dos restantes membros da família é favorável e dizem ser um sabão que também adapta-se muito bem a misturas.
..os leming tambem fazem a barba...:-)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal