Poll

Qual será o artigo do fórum 2016

Pincel
27 (50.9%)
Sabão
7 (13.2%)
Máquina
8 (15.1%)
Suporte
4 (7.5%)
Outro (especificar no tópico)
7 (13.2%)

Total Members Voted: 53

Voting closed: March 14, 2016, 12:03:36 pm

Author Topic: Artigo do forum 2016  (Read 131627 times)

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #285 on: March 22, 2016, 04:01:41 pm »
0
Da pouca experiência de sintéticos que tenho, posso dizer que também prefiro um nó mais largo. Isto porque o pêlo sintético, regra geral, tem pouca (ou nenhuma) tendência a abrir, não "floresce", como acontece com a cerda ou o texugo. Ou seja, um pincel sintético dá a sensação na cara de ser um pincel menor do que realmente é, isto se comparado com um pincel de cerda ou de texugo. Daí que um nó um pouco mais largo, para mim, faz sentido.

Sem dúvida que o ideal era um nó de 24-25mm. Menos do que isso seria muito reduzido, especialmente para os padrões actuais.

O Plisson tem um nó de aproximadamente 22mm, mas também um formato de nó bem diferente da Semogue.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #286 on: March 22, 2016, 04:04:57 pm »
0
Sem dúvida que o ideal era um nó de 24-25mm. Menos do que isso seria muito reduzido, especialmente para os padrões actuais.

O Plisson tem um nó de aproximadamente 22mm, mas também um formato de nó bem diferente da Semogue.

Esqueci-me de referir , que queria dizir o da L ' Occitanne.
Este Plisson parece-me um produto muito concensual .
Se podermos fazer melhor  ....
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Martius

  • Trade Count: (+11)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 682
  • Respect: +3
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #287 on: March 22, 2016, 04:41:59 pm »
0
Pela minha experiência o tipo de rama sintética do Plisson, suporta melhor um nó de 22mm do que as fibras da Muhle. Já tive um pincél Muhle de 23mm e aquilo não permitia movimentos circulares de forma satisfatória. É certo que os nós da Semogue são mais fan shape, mas tendo em conta que a maioria dos Semogues têm a cola alta acho que 22 em sintético é pouco.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #288 on: March 22, 2016, 05:05:47 pm »
0
Esqueci-me de referir , que queria dizir o da L ' Occitanne. Este Plisson parece-me um produto muito concensual . Se podermos fazer melhor ....

O L'Occitane é fabricado pela Plisson, de maneira que falar num é o mesmo que falar no outro, NoName. :)
Apenas os que saem com a marca Plisson têm cabos mais "refinados" e um preço bem mais "gordo"! :D


Pela minha experiência o tipo de rama sintética do Plisson, suporta melhor um nó de 22mm do que as fibras da Muhle. Já tive um pincél Muhle de 23mm e aquilo não permitia movimentos circulares de forma satisfatória. É certo que os nós da Semogue são mais fan shape, mas tendo em conta que a maioria dos Semogues têm a cola alta acho que 22 em sintético é pouco.


Exactamente o que penso do meu Mühle 33K252.
(Felizmente não sou adepto por aí além de movimentos circulares...! :D)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #289 on: March 22, 2016, 05:20:10 pm »
0
O L'Occitane é fabricado pela Plisson, de maneira que falar num é o mesmo que falar no outro, NoName. :)
Apenas os que saem com a marca Plisson têm cabos mais "refinados" e um preço bem mais "gordo"! :D

Exactamente o que penso do meu Mühle 33K252.
(Felizmente não sou adepto por aí além de movimentos circulares...! :D)
Por acaso faço a espuma na cara 95% das vezes, gosto mais da sensação. Sempre me pareceu mais fácil e intuitivo fazer os movimentos circulares no inicio, e depois de ter espuma, espalhar de forma uniforme com os tais movimentos laterais de pintor. 

Também confesso que nunca experimentei fazer a espuma com os movimentos de pintor, nunca me pareceu um movimento "natural" mas vou experimentar, atá pode ser melhor.

Sobre o nó, só falamos em diâmetro, eu com zero experiencia em sintéticos, apontava para o meio 22/24mm, mas e a altura ou mesmo a forma, também devem ter influencia ? A minha opinião seria dentro do diâmetro possível de obter, procurar a forma e a altura que desse mais versatilidade ao pincel, fosse para fazer a espuma na cara ou na tigela.

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #290 on: March 22, 2016, 05:27:47 pm »
0
Eu achava legal fazer uma outra votação já que saiu oque será... Talvez para ver os cabos dentre os que podem ser, e claro, a rama dentre as opcoes. 

Vou até perguntar se podemos pensar em fazer variadas ou apenas sinteticas? Nao me oponho a nenhuma... Mas se for possivel duas ou tres opcoes de pelos podemos ter mais atraidos. 

Acho que é isso.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #291 on: March 22, 2016, 10:29:53 pm »
0
Eu tenho o FS Texugo com 28mm e o Plisson.

O FS, tal cono qualquer cerda, abre e bem. O Plisson, apesar de muito bom não abre. O FS passou para o dobro do tamanho, tal como o SOC ou o 830 ou o 1305, mas o Plisson mantivesse inalterado.

Assim sendoa, acho que faz muito sentido ter um sintético com um no maior que o Plisson. E desta vez, sendo um sintético, acho que não devia haver outras ramas tal como na edição anterior.

O cabo do 2040 é muito bonito, podia era ser de outra cor. Ate acho que fosse qual fosse o cabo, deveria ser de uma cor diferente, e ate talvez como disse o NunoR, aquele amarelo melão ou o Cor de Laranja tornava o pincel UNICO. :)

Eu alinhava no cor de laranja. Acho que era brutal.
« Last Edit: March 22, 2016, 10:33:38 pm by Bninho »

Offline rveladas

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1609
  • Respect: +603
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #292 on: March 22, 2016, 10:55:10 pm »
0
Eu não tendo qualquer experiência com sintéticos, tenho que me guiar pelas vossas opiniões, se o sintético não abre, o nó deve ser maior.

Quanto ao cabo está decidido o acrílico, agora que cabo e que cor? Sempre fica o do 605?

Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #293 on: March 22, 2016, 11:16:04 pm »
0
Eu não sei se a cor do cabo pode ser manipulada, mas hoje ia no carro a conduzir e comecei a idealizar o pincel do forum, então, pegando na ideia de um dos confrades de usar as cores da bandeira nacional, assim fazia-se uma mescla, do género daquilo que no brasil fizeram com aquele pincel da the grooming company que o Gago promoveu um pouco. Isso seria mesmo maravilhoso, alguem está comigo?

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #294 on: March 22, 2016, 11:30:48 pm »
0
O processo de fabrico desse que falas é um processo diferente deste. Não me parece que a cola dê para fazer isso.
« Last Edit: March 22, 2016, 11:57:24 pm by Bninho »

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2715
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #295 on: March 22, 2016, 11:32:34 pm »
0
Por acaso faço a espuma na cara 95% das vezes, gosto mais da sensação. Sempre me pareceu mais fácil e intuitivo fazer os movimentos circulares no inicio, e depois de ter espuma, espalhar de forma uniforme com os tais movimentos laterais de pintor. Também confesso que nunca experimentei fazer a espuma com os movimentos de pintor, nunca me pareceu um movimento "natural" mas vou experimentar, atá pode ser melhor. Sobre o nó, só falamos em diâmetro, eu com zero experiencia em sintéticos, apontava para o meio 22/24mm, mas e a altura ou mesmo a forma, também devem ter influencia ? A minha opinião seria dentro do diâmetro possível de obter, procurar a forma e a altura que desse mais versatilidade ao pincel, fosse para fazer a espuma na cara ou na tigela.

É exactamente o que sinto com o meu EJ XL de 25 mm. Dificuldade em executar movimentos circulares. Pensei que um nó mais pequeno fosse mais propenso a abrir nestes movimentos, como estou habituado a fazer. Se mesmo assim não abrir então percebo que se sinta mais pequeno na cara do que é. Mas será mesmo assim?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #296 on: March 23, 2016, 10:06:24 am »
0
Eu não sei se a cor do cabo pode ser manipulada, mas hoje ia no carro a conduzir e comecei a idealizar o pincel do forum, então, pegando na ideia de um dos confrades de usar as cores da bandeira nacional, assim fazia-se uma mescla, do género daquilo que no brasil fizeram com aquele pincel da the grooming company que o Gago promoveu um pouco. Isso seria mesmo maravilhoso, alguem está comigo?

Era uma excelente ideia, no entanto penso que não é possível fazer isso com a "cola", ou seja, com o método de produção que a Semogue utiliza. Mas posso estar errado.

Eu não tendo qualquer experiência com sintéticos, tenho que me guiar pelas vossas opiniões, se o sintético não abre, o nó deve ser maior. Quanto ao cabo está decidido o acrílico, agora que cabo e que cor? Sempre fica o do 605?

Se o nó for de 21-22mm, é possível usar o cabo do 605 ou uma das suas variantes.

Se o nó for mais largo, será difícil. Nesse caso, teria que ser o cabo do 2040, ou outro cabo assim mais alargado.
Lembrei-me do cabo do LE2010, esse era bastante bonito, mas ao que parece, não é um cabo de produção regular na Semogue, o que dificultaria a coisa.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #297 on: March 23, 2016, 10:19:19 am »
0
Eu não tendo qualquer experiência com sintéticos, tenho que me guiar pelas vossas opiniões, se o sintético não abre, o nó deve ser maior.

Quanto ao cabo está decidido o acrílico, agora que cabo e que cor? Sempre fica o do 605?
Para mim o cabo do 605 , facetado ,
Igual ao que o Bruno apresentou, para
mim é algo unico.
Tirando alguns confrades da velha guarda quem tem cabos como esse?
Se querem exclusividade aí teem...
Penso eu de que ...

"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline rveladas

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1609
  • Respect: +603
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #298 on: March 23, 2016, 11:24:41 am »
0
Pelo que percebi se for o cabo do 605 o nó terá que ser de 21/22 mm o que alguns confrades dizem ser pouco para um sintético

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #299 on: March 23, 2016, 12:13:26 pm »
0
Já experimentei sintéticos de 19, 20, 24 e 26mm. Curiosamente, o que mais gostei para espumar na face foi o rafeiro (como escreve o MC) :D de 19mm. 
De longe o pior para mim foi o de 20mm, um HJM black Fiber. Por isso conclui que, em ultima instância, mais importante que o diâmetro será o fabricante e a forma como monta o nó.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal