Poll

Votação para a escolha da dureza do sabão

Duro e muito pouco maleável.
22 (48.9%)
Macio e malável.
23 (51.1%)

Total Members Voted: 45

Author Topic: Sabão Artesanal brasileiro quase lá  (Read 76778 times)

Offline Inga Saboaria Artesanal

  • Vendedor
  • Trade Count: (+15)
  • Sir Edwin Jagger
  • *
  • Posts: 282
  • Sabões de BArbear Artesanais
  • Respect: +5
    • Ingá Saboaria Artesanal
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #300 on: March 14, 2014, 05:05:48 pm »
0

PS. A gralha ficou ótima!

Bom né. Meu eterno agradecimento à sua idéia.
Ingá Saboaria Artesanal
Saúde da pele e da mente
www.ingasaboaria.com.br
ingasaboaria@ingasaboaria.com.br
Whatsapp: +55 (44) 988092619

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #301 on: March 14, 2014, 05:31:47 pm »
0
Só para informar os confrades PT que acabei de fazer o pagamento ao Ivan de €18,25 (€17 + taxas Paypal) de portes de envio de 500g de sabão. Quando for a altura de fazer a distribuição por cá, acertamos tudo.

Fico à espera :)

Quantos somos?

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #302 on: March 14, 2014, 07:02:29 pm »
0
Fico à espera :)

Quantos somos?


PT

  • goaman
  • oversaturn
  • pgp
  • secretum
  • caramelo
  • FatSlim
  • Bninho
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #303 on: March 14, 2014, 07:03:47 pm »
0
Como é a embalagem? Vem em algum pote?

Offline Inga Saboaria Artesanal

  • Vendedor
  • Trade Count: (+15)
  • Sir Edwin Jagger
  • *
  • Posts: 282
  • Sabões de BArbear Artesanais
  • Respect: +5
    • Ingá Saboaria Artesanal
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #304 on: March 14, 2014, 07:20:41 pm »
0
Como é a embalagem? Vem em algum pote?

Ingá Saboaria Artesanal
Saúde da pele e da mente
www.ingasaboaria.com.br
ingasaboaria@ingasaboaria.com.br
Whatsapp: +55 (44) 988092619

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #305 on: March 14, 2014, 07:40:12 pm »
0
Legal. Parece ser um pote de boa aparencia.

Bom que assim o nivel das fotos do SOTD se mantem alto.  ;D

Offline Fernando

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 396
  • Respect: +1
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #306 on: March 15, 2014, 03:58:59 pm »
0
Colega Ingá, usei novamente hoje o sabão e pude perceber que o aroma já não é tão forte e senti um aroma forte (aquele característico da saponificação) não sei se há algo a ser feito quanto a fixação do óleo essencial junto ao sabão. e a questão da hidratação? foi resolvida? sua pergunta quanto a limpeza, eu acho que o sabão de barba não tem que ter esse fator, pois acaba por ressecar a pele. o sabão de barba é usado exclusivamente para o barbear, ritual que, na maioria das vezes, já estamos devidamente higienizados antes de começar =)

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #307 on: March 15, 2014, 09:59:36 pm »
0
Como prometido, está aqui meu passo a passo com este sabão, desculpem a imagem, mas tentei.

Primeiro usei o pincel (Semogue 1800) não escorrido com 1 (um) scoop de mais ou menos 5 ml de água no fundo da bowl, não deu muito certo, mas eu sabia que poderia melhorar, vejam:







Lavei  o pincel e escorri bem, adicionei 1 (um) scoop de mais ou menos 3 ml de água no fundo da bowl e foi ficando assim:





Adicionei mais 1 (um) scoop de mais ou menos 3 ml.





Para terminar o preparo, adicionei mais 1 (um) scoop de mais ou menos 3 ml.





Fiz meu escanhoado com mais ou menos uns 50 (cinquenta) minutos com todos o acabamentos, e sobrou espuma.






Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #308 on: March 15, 2014, 10:53:02 pm »
0
Daniel, da próxima experimenta construir a espuma por cima do próprio sabão, e só transpassa para o bowl quando já estiver armada. Também começas com o pincel menos carregado d'água, e vai adicionando aos poucos. Acho que assim, vai fazer uma espuma mais densa, embora em menos quantidade. (e pelo que tudo indica, sobrou neste caso)

Tenho certeza que vais gostar mais assim  ;)

Offline Inga Saboaria Artesanal

  • Vendedor
  • Trade Count: (+15)
  • Sir Edwin Jagger
  • *
  • Posts: 282
  • Sabões de BArbear Artesanais
  • Respect: +5
    • Ingá Saboaria Artesanal
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #309 on: March 15, 2014, 10:59:48 pm »
0
Colega Ingá, usei novamente hoje o sabão e pude perceber que o aroma já não é tão forte e senti um aroma forte (aquele característico da saponificação) não sei se há algo a ser feito quanto a fixação do óleo essencial junto ao sabão. e a questão da hidratação? foi resolvida? sua pergunta quanto a limpeza, eu acho que o sabão de barba não tem que ter esse fator, pois acaba por ressecar a pele. o sabão de barba é usado exclusivamente para o barbear, ritual que, na maioria das vezes, já estamos devidamente higienizados antes de começar =)

Olá Fernando,
Os óleos essenciais puros são voláteis por natureza. Dentre estes, os cítricos (laranja, limão, tangerina, lima, etc.) são muito leves e com maior taxa de evaporação. Existem os óleos essenciais "pesados" com composição mais viscosa que servem de âncora para os mais voláteis que são os extraídos de madeira e aqueles extraídos de glândulas animais tais como o almíscar e o musk. Os dois últimos custam uma fortuna e são usados somente na indústria de perfumaria fina. Desta forma aqueles com maior taxa de evaporação resistem melhor.
Com outras composições de óleos essenciais que trabalho isso não acontece.

As essências são sintéticas e já contém os seus fixadores que são moléculas pesadas de origem petroquímica. Por isso elas são mais fortes, doces e seu aroma demora para acabar.

Podem estar ocorrendo algumas coisas:
1. Você deixou o sabão no pote aberto - nesse caso o aroma vai enfraquecendo com o tempo mesmo. Nos sabões em barra que faço o aroma demora muito para acabar porque a dureza dele cria uma barreira, porém como esse é pastoso-cremoso, os óleos essenciais tendem a evaporar mais rápido.
2. Deixando o pote aberto ou cheirando sempre, você se acostumou com o cheiro, logo a sua percepção dele será menor com o tempo.

Vou usar o óleo de copaíba bálsamo para ancorar melhor o de laranja. Assim ele irá dura muito mais tempo. Fiquem tranquilos que os cremes ainda não estão aromatizados. Eles serão aromatizados e embalados amanhã.

Eu convivo com esses óleos essenciais todo dia e para sentir realmente o cheiro tenho que aproxima-lo no nariz. Pessoas que vem à saboaria dizem que o cheiro aqui é fantástico, mas eu não sinto tanto porque já me acostumei.
Essa é a magia dos óleos essenciais. Sinta com moderação, cuide para que ele não evapore e seja feliz.

Ingá Saboaria Artesanal
Saúde da pele e da mente
www.ingasaboaria.com.br
ingasaboaria@ingasaboaria.com.br
Whatsapp: +55 (44) 988092619

Offline Inga Saboaria Artesanal

  • Vendedor
  • Trade Count: (+15)
  • Sir Edwin Jagger
  • *
  • Posts: 282
  • Sabões de BArbear Artesanais
  • Respect: +5
    • Ingá Saboaria Artesanal
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #310 on: March 15, 2014, 11:07:46 pm »
0
Já ia me esquecendo.

Nas avaliações alguns acharam que hidrata e outros não, logo reformulei para que haja mais hidratação além de outras coisas ;D.
Não sei se você viu o descritivo, mas agora tem Manteiga de Karitè e cacau, além de Tallow Goat (este não está explicitamente no descritivo, mas é um lubrificante excepcional)
« Last Edit: March 15, 2014, 11:12:09 pm by Inga Saboaria Artesanal »
Ingá Saboaria Artesanal
Saúde da pele e da mente
www.ingasaboaria.com.br
ingasaboaria@ingasaboaria.com.br
Whatsapp: +55 (44) 988092619

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #311 on: March 15, 2014, 11:09:00 pm »
0
Daniel, da próxima experimenta construir a espuma por cima do próprio sabão, e só transpassa para o bowl quando já estiver armada. Também começas com o pincel menos carregado d'água, e vai adicionando aos poucos. Acho que assim, vai fazer uma espuma mais densa, embora em menos quantidade. (e pelo que tudo indica, sobrou neste caso)

Tenho certeza que vais gostar mais assim  ;)

Fazer a espuma no próprio sabão vou tentar, ma fiz o carregamento com o pincel bem escorrido, praticamente só úmido e comecei bater e fabricar a espuma na bowl.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #312 on: March 15, 2014, 11:44:30 pm »
0
Já ia me esquecendo.

Nas avaliações alguns acharam que hidrata e outros não, logo reformulei para que haja mais hidratação além de outras coisas ;D.
Não sei se você viu o descritivo, mas agora tem Manteiga de Karitè e cacau, além de Tallow Goat (este não está explicitamente no descritivo, mas é um lubrificante excepcional)

Ivan...
O que vou dizer é uma impressão pessoal, sem nenhum conhecimento do assunto; minha pele é oleosa por natureza. Após usar o teu sabão, sinto que fica uma camada de "algo", resíduo de algum óleo, não sei o que é, mas deixa uma película que hidrata a pele. No primeiro uso, acostumado com o processo, simplesmente passei um pós-barba (com glicerina), e no dia seguinte, minha pele estava com algumas espinhas. Bom, eu sou parte daqueles 10% da população que sofrerá com acne a vida inteira, mas já fazia um tempo que não tinha isso.

No segundo uso, após o barbear,limpei a pele do rosto com um algodão embebido em Thayers ( é uma solução de água/hammamélis/álcool) e depois um pós-barba sem glicerina. Dessa vez não houve nenhuma reação. bem, não me incomodo de fazer isso, ( e sei que quem tem a pele seca/normal nao vai precisar) é algo que faço sempre que lembro. Mas não sempre.

Por que digo isto tudo? É preciso cuidado no quanto de hidratação está adicionando à fórmula, porque quem tem a pele oleosa pode não ser beneficiado a partir de certo ponto, e sim prejudicado.

Enfim, tenho certeza que sabes o que está fazendo, mas achei pertinente mencionar isto.

Offline Inga Saboaria Artesanal

  • Vendedor
  • Trade Count: (+15)
  • Sir Edwin Jagger
  • *
  • Posts: 282
  • Sabões de BArbear Artesanais
  • Respect: +5
    • Ingá Saboaria Artesanal
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #313 on: March 16, 2014, 12:02:50 am »
0
Não se preocupe Gabriel, essa hidratação que melhorei não é uma super mega hiper.
Não sei se é, mas vou dar um palpite. Se você não enxágua o rosto após o uso do seu pós-barba com glicerina, talvez seja ela que esteja bloqueando os poros da sua face.

Tente a seguinte receitinha par acabar ou amenizar a acne, inclusive marcas: Faça uma pasta com bicarbonato de sódio (comprado na farmácia e não no mercado) com água e um pouco de azeite de oliva. O azeite é um golinho.
Tem que ficar uma pasta maleável. Esfregue no rosto e deixe agir por uns 3-5 minutos e depois enxágue.
Depois você me conta.
Ingá Saboaria Artesanal
Saúde da pele e da mente
www.ingasaboaria.com.br
ingasaboaria@ingasaboaria.com.br
Whatsapp: +55 (44) 988092619

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Sabão Artesanal brasileiro quase lá
« Reply #314 on: March 16, 2014, 02:07:52 am »
0
Não se preocupe Gabriel, essa hidratação que melhorei não é uma super mega hiper.
Não sei se é, mas vou dar um palpite. Se você não enxágua o rosto após o uso do seu pós-barba com glicerina, talvez seja ela que esteja bloqueando os poros da sua face.

Tente a seguinte receitinha par acabar ou amenizar a acne, inclusive marcas: Faça uma pasta com bicarbonato de sódio (comprado na farmácia e não no mercado) com água e um pouco de azeite de oliva. O azeite é um golinho.
Tem que ficar uma pasta maleável. Esfregue no rosto e deixe agir por uns 3-5 minutos e depois enxágue.
Depois você me conta.

Sempre enxáguo o rosto antes de passar Thayers, e uso esse por ser adstringente. Como disse, sempre que lembro passo algodão embebido neste para limpar os poros e evitar seu "entupimento", mas as vezes falho. Mesmo assim, é difícil que me aconteça isso. Mas, sendo suscetível a sofrer desse mal, sua receita foi devidamente anotada para testes  ;)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal