Author Topic: Abandonei as SR  (Read 15444 times)

Offline Barra Pronada

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 44
  • Respect: 0
    • Email
Abandonei as SR
« on: April 27, 2014, 08:38:16 pm »
0
Boa tarde a todos.

No tópico “Gillette Sensor Excel (Primeiras Impressões)”, que está no link http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6363.165, eu comentei que já faz alguns meses que eu abandonei as SR. Algumas pessoas ficaram curiosas e pediram para eu fizesse um tópico sobre o porquê disso. Tentarei ser o mais organizado e direto possível, apesar de ser uma história relativamente grande.

1. Premissas:
Eu sou uma pessoa metódica, principalmente com o que se relaciona a atos rotineiros, como o de dirigir, fazer barba, etc. Tento para tudo conseguir o “melhor método possível” para fazer as coisas e, depois de conseguir, o repito e o aprimoro pelo resto da vida. Assim sendo, fazer e experimentar coisas diferentes só são úteis para mim se for para testar coisas que eu acho que têm potencial para substituir o meu método atual de fazer determinada atividade; e com o barbear não foi diferente. Eu entrei no Barbear Clássico porque não estava feliz com o meio pelo qual eu fazia barba. E hoje posso dizer: foi uma das melhores coisas que eu fiz porque eu levo barba e aparência pessoal muito à sério e aprendi muito com isso. Eu corto o cabelo duas vezes por mês, por exemplo. Gosto da ideia de estar sempre alinhado, sabe? Acho que isso passa credibilidade em uma série de coisas, como trabalho, como relacionamento interpessoal, etc.

2. Aprendendo o BC:
Entrei no BC de cabeça e aprendi muito MESMO! Li e vi uma quantidade muito grande de material, que envolveu vários vídeos e textos, principalmente aqui no fórum. Tenho uma família por parte de pai muito conservadora, quase toda da roça, e alguns deles usam SR; a minha madrinha, por exemplo, se depila desde a mais tênue idade com SR, inclusive. Em resumo: após adquirir muito conhecimento e, PRINCIPALMENTE, fazer vários e vários testes, eu conclui que o melhor meio PARA MIM seria o seguinte:

- Água fria
- Três passagens: a favor, 90 graus e contra.
- Barba todos os dias, sem exceção, de manhã, inclusive aos sábados e domingos
- Espuma Bozzano feita com um pincel em um recipiente à parte
- Lâmina Gillette Azul aço inox
- Bálsamo Nivea branco
- SR Matador El Gordo

Com certeza não é o melhor para todos, mas foi o que melhor apresentou resultado para mim. Com exceção da SR, todo o resto eu troquei e testei o máximo de opções possíveis para concluir isso.

3. Utilizando a SR e os resultados:
Logo me tornei bom nisso. Claro que não cheguei aos pés dos veteranos que aqui estão, mas humildemente falando eu sinto que tinha alguma habilidade para tal hábito. De forma geral, conseguia bons resultados utilizando a SR. Porém, alguns problemas: o pescoço e o bigode nunca ficavam 100% o que eu queria que ficassem; o pescoço SEMPRE ficava um pouco áspero, como se não tivesse tirado o pelo totalmente (apesar de visivelmente estar lindo, inclusive dito pela minha própria namorada) e, mais seriamente, o bigode, que eu nunca conseguia ir contra o pelo, só “transversalmente”, o que deixava a área um pouco escura, o que me irritava um pouco. Nesse contexto, utilizei esse hábito por meses, todos os dias, sem nunca conseguir solucionar estes dois problemas.

4. A curiosidade e a “confirmação” de que a SR é a melhor opção:
Fiquei curioso se utilizar as habilidades adquiridas pelo Barbear Clássico em uma multilâmina, como a mach3, não traria resultados melhores ainda e, talvez, solucionaria os meus problemas citados no item 3 (acima). Aí resolvi comprar a mach3 turbo do Senna... Nossa, que aparelho lindo: leve, bonito, imponente. Tentei me forçar a gostar só para ter uma desculpa para utilizá-lo pelo resto da vida... Mas a verdade é que eu achei a mach3 muito ruim. Pra falar a verdade, a mach3 é EXCELENTE para aqueles que fazem a barba raramente; aí, quando fazem, a pele já está super restaurada e o pelo está longo, o que facilita muito. Mas para quem faz todo dia é bem ruim. A minha teoria é que aparelhos com a cabeça móvel não são tão bons para quem faz a barba todos os dias porque seria mais útil ter uma cabeça fixa para algo tão rotineiro. Enfim, foi algo que eu conclui, mas não pensei ainda sobre o assunto. Em resumo, continuei a utilizar a minha El gordo feliz da vida, apesar de sentir, lá no fundo, que ainda não tinha chegado no melhor método possível.

5. A inesperada surpresa:
Um dia fui à casa do meu pai para visitá-lo. Depois de muito insistir, ele me convenceu a dormir lá para lembrar os velhos tempos de quando morávamos juntos. Porém, como foi de surpresa, eu não tinha levado meu equipamento de fazer barba. Assim sendo, o perguntei se teria algo para me emprestar para fazer a barba e ele, que é um advogado clássico que faz a barba todos os dias, sem exceção, me deu um de seus prestobarbas baratos e simples que ele utiliza todos os dias: o ULTRAGRIP AZUL DA GILLETTE, DESCARTÁVEL. Existem dois: o verde e o azul. O verde tem a cabeça móvel, enquanto o azul não. Ele utiliza este há muitos e muitos anos... Amigos, tive uma grande surpresa pelo fato de que, para mim, a solução de tudo estava em um aparelho extremamente simples: tem cabeça fixa, tem apenas duas lâminas e tem aquela espécie de fita que hidrata e que auxilia muito. O aparelho é assertivo, leve e pouco agressivo, o que me deixa solucionar o problema do pescoço e do bigode. No caso do bigode, por exemplo, eu consigo agora fazer de baixo para cima, deixando esta área muito mais certinha. E o preço é bem acessível.

6. Conclusão:
Faço a barba todos os dias com o seguinte método:

- Água fria
- Duas passagens: a favor  e contra.
- Barba todos os dias, sem exceção, de manhã, inclusive aos sábados e domingos
- Espuma Bozzano feita com um pincel em um recipiente à parte
- Bálsamo Nivea branco
- Gillette Ultragrip Azul descartável e de cabeça fixa

O resultado é muito melhor para mim. Viajei recentemente coma minha namorada e sua família e todos os dias eu fazia a barba com água gelada e esses equipamentos, e todos os dias, por mais de 10 dias, tive ótimos resultados. Em minha opinião, a Ultragrip apresenta as mesmas vantagens que uma SR apresenta, e ainda mais algumas outras.

7. Pós conclusão:
Dois “problemas” novos surgiram e eu estou tentando solucioná-los: (I) como eu faço a barba todos os dias, gostaria de utilizar um aparelho não descartável porque acho “triste” descartar tanto plástico à toa; (II) gostaria de utilizar um aparelho com as mesmas características, mas que fosse mais bonito, porque acho esse ultragrip um tanto quanto feio, considerando que gostaria ter algo preto ou branco, sei lá. Estou pesquisando para ver se resolvo essas questões.

Bom, é isso. Apesar de ter largado as SR, continuo acompanhando os tópicos aqui do fórum. Além disso, é claro, ainda posso voltar a utilizá-las, mas preciso ter um bom motivo para isso.

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Abandonei as SR
« Reply #1 on: April 27, 2014, 09:12:40 pm »
0
O Ultragrip descartável é uma versão descartável do Gillette GII.

Ele tem a cabeça fixa, mas não possuí fita lubrificante.
Há a versão GII Plus que nada mais é o mesmo aparelho com lâmina equipada com fita lubrificante.

Talvez se comporte igual ao descartável para você.


Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Abandonei as SR
« Reply #2 on: April 27, 2014, 09:13:51 pm »
0
O importante é estar satisfeito confrade, e se isto funciona pra ti, fico feliz por ter "se achado".

Para mim, desde o primeiro barbear com SR a coisa fluiu bem e não tive nunca vontade ou necessidade de voltar atrás. É claro que o BBS não veio imediatamente, e quando veio,até tornar isso habitual, também me exigiu dedicação e pratica, como tudo na vida, não foi em qualquer três meses que consegui aperfeiçoar algo que fazia "errado" a doze anos.

Nada me convence que uma boa SR não seja melhor que qualquer multilamina, mas como tudo na vida, é questão de gosto e jeito pra coisa,então cada um se serve de acordo com a fome,como dizia papai. :)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Abandonei as SR
« Reply #3 on: April 27, 2014, 09:23:00 pm »
0
A espuma que fala é em lata?

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Abandonei as SR
« Reply #4 on: April 27, 2014, 09:30:14 pm »
0
O importante é estar satisfeito confrade, e se isto funciona pra ti, fico feliz por ter "se achado".

Isto é o que verdadeiramente importa! Até porque como já li por aqui, só o usar um bom pincel e uma boa espuma já vai melhorar muito o barbeado!!






A espuma que fala é em lata?

Penso que não. O confrade fala aqui em usar pincel, parto do principio que o Bozzano é em creme...

- Espuma Bozzano feita com um pincel em um recipiente à parte
« Last Edit: April 27, 2014, 10:00:17 pm by goaman »
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Abandonei as SR
« Reply #5 on: April 27, 2014, 09:41:25 pm »
0
Parabéns pela caminhada, por descobrir o método indicado para si, pela coragem de o partilhar aqui... Por acaso, este post apanha-me a meio de uma caminhada semelhante, apesar de não inteiramente igual, e ainda ir a meio caminho. O importante é no destino descobrir o ideal para nós, conseguir "aquele" escanhoado sempre sem problemas, ou como dizem os americaines: "first time, every time", seja recorrendo a SR, ML, navalhas ou facas de mato.
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Abandonei as SR
« Reply #6 on: April 27, 2014, 09:48:40 pm »
0
Rui, uma coisa eu falo com total convicção; o maior vilão desse barbear moderno, não é nem o aparelho (ainda que o seja para o meio ambiente) e sim a espuma enlatada.

Certa vez fui dormir na casa dos meus sogros e esqueci o creme, (mas não o pincel,vejam só...) então usei a lata de Nivea Silver protect espuma, que havia dado ao pai de minha mulher, quando me livrei dessas coisas enlatadas.
Mesmo já sendo calejado nessa de barbear clássico,o resultado usando espuma em lata e SR foi uma lastima.
Por sinal, as ML trazem uma fita lubrificante justamente para compensar a falta (de) na espuma enlatada.


Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Abandonei as SR
« Reply #7 on: April 27, 2014, 09:54:51 pm »
0
É um milagre entrar no BC e não ser picado pelo bicho da aquisição :D

Por falar nisso vai colocar a SR a venda?
Aprendiz de enabler.

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Abandonei as SR
« Reply #8 on: April 27, 2014, 09:57:04 pm »
0
Rui, uma coisa eu falo com total convicção; o maior vilão desse barbear moderno, não é nem o aparelho (ainda que o seja para o meio ambiente) e sim a espuma enlatada.

Certa vez fui dormir na casa dos meus sogros e esqueci o creme, (mas não o pincel,vejam só...) então usei a lata de Nivea Silver protect espuma, que havia dado ao pai de minha mulher, quando me livrei dessas coisas enlatadas.
Mesmo já sendo calejado nessa de barbear clássico,o resultado usando espuma em lata e SR foi uma lastima.
Por sinal, as ML trazem uma fita lubrificante justamente para compensar a falta (de) na espuma enlatada.

Nisso concordo 110%, Gago. Troquei a espuma porque o sabão/creme é muito melhor; troquei a ML porque a SR parece ser ligeiramente melhor (para mim, em algumas situações) e é muito mais barata.
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Abandonei as SR
« Reply #9 on: April 27, 2014, 10:03:06 pm »
0
Eu ainda acho que o maior vilão do barbear moderno é a falta de técnica, ou técnica errada.
« Last Edit: April 27, 2014, 10:36:20 pm by FML »

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Abandonei as SR
« Reply #10 on: April 27, 2014, 10:19:05 pm »
0
 concordo plenamente com o FML. Alias acho mesmo que o meu sucesso com as SR´s se deve a ter técnica de navalhete, nunca tive qualquer problema com as maquinas que tenho. Ontem ela primeira vez fiz uma última passagem a favor do pelo, com a Futur na agressividade máxima da maquina, para experimentar e correu lindamente e acho que vou fazê-lo sempre.

Offline Barra Pronada

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 44
  • Respect: 0
    • Email
Re: Abandonei as SR
« Reply #11 on: April 27, 2014, 10:28:19 pm »
0
O Ultragrip descartável é uma versão descartável do Gillette GII.

Ele tem a cabeça fixa, mas não possuí fita lubrificante.
Há a versão GII Plus que nada mais é o mesmo aparelho com lâmina equipada com fita lubrificante.

Talvez se comporte igual ao descartável para você.

(Image removed from quote.)

Sim, fiquei obcecado atrás deste aparelho, mas não o achei em lugar nenhum aqui no Brasil. Li na internet que saiu de linha, mas não tenho certeza. Se souber de algum lugar, por favor, me indique.

A espuma que fala é em lata?

Não, não. Nunca. É com o creme da bozzano que foi o que melhor se comportou para mim.

É um milagre entrar no BC e não ser picado pelo bicho da aquisição :D

Por falar nisso vai colocar a SR a venda?


Não porque gostei do aparelho e se um dia voltar atrás, o terei em mãos. Mas como eu disse, acho difícil eu voltar atrás porque o resultado que eu ando tendo está muito bom e muito estável.

~~

Não sei se é frescura minha, mas foi muito difícil eu admitir que para mim o melhor seria a ultragrip. Utilizar a SR era legal, sabe? Existe toda uma "mística" por trás dessa ideia. O aparelho é lindo, é antigo, quem sabe que você faz barba utilizando uma SR acha interessante... Mas eu sou meio assim mesmo; depois que eu finalmente conclui que SR's não me dão o melhor barbear possível, e sim um prestobarba descartável da gillette, eu admito e pronto.

Mas reitero: tenho dois problemas que estou louco para solucionar. Quero um aparelho mais bonito e não descartável. Comprei pela internet (não achei pessoalmente, nem no walmart) um sensor excel prata para ver como é. Apesar de ter a cabeça móvel, se não for muito, às vezes pode ser bom. Não sei. Mas se não for, continuarei com os prestobarbas ultragrip azuis até surgir algo do tipo que não seja descartável.

Qualquer dúvida me perguntem que eu respondo.


Offline paulosantoro

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 151
  • Carpe diem (e o barbear também)
  • Respect: +11
Re: Abandonei as SR
« Reply #12 on: April 27, 2014, 10:38:39 pm »
0
Eu ainda acho que o maior vilão do barbear moderno é a a falta de técnica, ou técnica errada.

Mais uma vez concordo com o confrade e peço licença para pegar um gancho:

Como a maioria dos que se iniciam no Barbear Clássico, fui usuário de aparelhos multilâminas por muitos anos, destacando o Mach3. Uma das coisas que me permitiu ir melhorando gradualmente a técnica no BC foi a compreensão da diferença entre os aparelhos multilâminas e os SR. Essa compreensão começa pelo reconhecimento de que, embora não sejam tão prazerosos como os Safety Razors, os aparelhos multilâminas são um primor em ergonomia e design, a começar pela leveza e pela disposição das lâminas, que são praticamente emolduradas em uma cabeça em forma de retângulo, na qual estão precisamente fixadas no ângulo correto para atacar os pelos, além de a cabeça ser móvel.



Essa configuração permite que as lâminas passem pelo rosto no ângulo certo, pois o assentamento do cabeçal retangular "plano" no rosto não permite qualquer outro ângulo entre as lâminas e o rosto que não seja o ângulo correto. Outro mérito é que a moldura retangular encosta em nossa pele antes das lâminas, de modo que um pouco mais ou um pouco menos de pressão que se possa aplicar não faz muita diferença. No Mach3 há até um reforço em alumínio nos tramos laterais para esse fim, além de facilitar o deslize, claro.

Assim, com o tempo o usuário de aparelhos multilâminas tende a entrar no "piloto automático" e "esquecer" que é necessário um determinado ângulo e uma determinada pressão corretos para que as lâminas cortem os pelos com eficiência e sem lesionar a pele.

Já os aparelhos Safety Razor, bem como as Navalhas, exigem do usuário o controle do ângulo e da pressão aplicados à lâmina. Em outras palavras, técnica. Creio que é justamente a técnica, combinada com as incontáveis variações possíveis de materiais e equipamentos, claro, que tornam o BC atraente a muitos, a ponto até de ser um hobby.
« Last Edit: June 23, 2014, 04:35:00 pm by paulosantoro »

Offline Barra Pronada

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 44
  • Respect: 0
    • Email
Re: Abandonei as SR
« Reply #13 on: April 27, 2014, 10:52:28 pm »
0
Mais uma vez concordo com o confrade e peço licença para pegar um gancho:

Como a maioria dos que se iniciam no Barbear Clássico, fui usuário de aparelhos multilâminas por muitos anos, destacando o Mach3. Uma das coisas que me permitiu ir melhorando gradualmente a técnica no BC foi a compreensão da diferença entre os aparelhos multilâminas e os SR. Essa compreensão começa pelo reconhecimento de que, embora não sejam tão prazerosos como os Safety Razors, os aparelhos multilâminas são um primor em ergonomia e design, a começar pela leveza e pela disposição das lâminas, que são praticamente emolduradas em uma cabeça em forma de retângulo, na qual estão precisamente fixadas no ângulo correto. E a cabeça é móvel em relação ao cabo.

(Image removed from quote.)

Essa configuração permite que as lâminas passem pelo rosto no ângulo certo, pois o formato retangular "plano" da cabeça móvel não permite qualquer outro ângulo com o rosto que não seja o ângulo correto. Outro mérito é que a moldura retangular encosta em nossa pele antes das lâminas, de modo que um pouco mais ou um pouco menos de pressão que se possa aplicar não faz muita diferença. No Mach3 há até um reforço em alumínio nos tramos laterais para esse fim, além de facilitar o deslize, claro.

Assim, com o tempo o usuário de aparelhos multilâminas tende a entrar no "piloto automático" e "esquecer" que é necessário um determinado ângulo e uma determinada pressão corretos para que as lâminas cortem os pelos com eficiência e sem lesionar a pele.

Já os aparelhos Safety Razor, bem como as Navalhas, exigem do usuário o controle do ângulo e da pressão aplicados à lâmina. Em outras palavras, técnica, que quanto mais se vai apurando, melhores os escanhoados vão ficando. Creio que é justamente a técnica, combinada com as incontáveis variações possíveis de materiais e equipamentos, claro, que tornam o BC atraente a muitos, a ponto até de ser um hobby.

Eu também concordo que o maior ganho é a técnica. Eu utilizo as Ultragrip praticamente da mesma forma que eu utilizava as SR - o que seria impossível se eu estivesse utilizando uma mach3 da vida. Se não fosse o meu longo tempo fazendo a barba diariamente com as SR, eu não conseguiria fazer o que eu faço hoje com as Ultragrip.

Em paralelo: acho um defeito muito grande da mach3 a questão de onde a cabeça está. Eu simplesmente não consigo ir contra o pelo na área do bigode porque não tem como. É estranho, a cabeça meio que é reta em relação ao resto, aí fica sem jeito de ir contra o pelo na área do bigode porque o cabo bate no nariz. Não sei se consegui explicar. Ela teria que ser um pouco mais "pontuda" para esse fim, em minha opinião, assim como é a ultragrip. Mas mesmo que este problema fosse solucionado, a cabeça móvel e as três lâminas prejudicam o barbear, em minha opinião.

- Mach3: https://www.google.com.br/search?q=mach3&espv=2&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=m3tdU66ICeG_sQSu4YCIBQ&ved=0CAgQ_AUoAQ#q=mach3+gillette&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=vM0Pu-1svy3gNM%253A%3BLM4hI0BLJ0Vr4M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.the-vu.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2006%252F11%252FMach-3-Razor.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.the-vu.com%252F2006%252F11%252Fbecoming-un-gorilla-finding-the-best-razor-for-body-shaving%252F%3B2650%3B1050

- Outra: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fwww.apetogentleman.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2009%2F10%2Fanthony-logistics-gillette-mach-3-set-295x300.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.apetogentleman.com%2Fbrands%2F5-of-the-best-luxury-razors-to-use-gillette%25C2%25AE-mach3%25C2%25AE-blades%2F&h=300&w=295&tbnid=KWj9eyMdtDVCOM%3A&zoom=1&docid=dAi2vCEWhZlnOM&ei=xXtdU9-xB6bh2AWAuYC4Aw&tbm=isch&ved=0CA4QMygGMAY4ZA&iact=rc&uact=3&dur=685&page=9&start=104&ndsp=14
« Last Edit: April 27, 2014, 10:55:26 pm by Barra Pronada »

Offline paulosantoro

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 151
  • Carpe diem (e o barbear também)
  • Respect: +11
Re: Abandonei as SR
« Reply #14 on: April 27, 2014, 11:15:07 pm »
0
Eu também concordo que o maior ganho é a técnica. Eu utilizo as Ultragrip praticamente da mesma forma que eu utilizava as SR - o que seria impossível se eu estivesse utilizando uma mach3 da vida. Se não fosse o meu longo tempo fazendo a barba diariamente com as SR, eu não conseguiria fazer o que eu faço hoje com as Ultragrip.

Em paralelo: acho um defeito muito grande da mach3 a questão de onde a cabeça está. Eu simplesmente não consigo ir contra o pelo na área do bigode porque não tem como. É estranho, a cabeça meio que é reta em relação ao resto, aí fica sem jeito de ir contra o pelo na área do bigode porque o cabo bate no nariz. Não sei se consegui explicar. Ela teria que ser um pouco mais "pontuda" para esse fim, em minha opinião, assim como é a ultragrip. Mas mesmo que este problema fosse solucionado, a cabeça móvel e as três lâminas prejudicam o barbear, em minha opinião.

Bem, concordamos que o centro da questão é a técnica. E a melhor técnica não é a mesma para todos, nem poderia ser haja vista que as barbas, peles e habilidades são diferentes. No meu caso a Mach3 sempre funcionou bem, mas devo dizer que minha barba não é cerrada, não faço o contra-pelo na região do bigode e barbeio-me dia sim, dia não. Até hoje uso Mach3 quando estou com pressa e obtenho um barbear rápido e eficiente, não tão apurado quanto o BC, porém mais rápido. Não conheço aparelho que agrida menos a pele que a Mach3.
 
« Last Edit: April 27, 2014, 11:50:39 pm by paulosantoro »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal