Author Topic: Manutenção das roscas das SR  (Read 12813 times)

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #60 on: February 20, 2014, 09:54:34 pm »
0
Mas gostava que me explicassem como pensam que o WD40 remove ferrugem, senao por um processo de abrasao quimica, magia talvez...


nuclearblast, achas que consegues remover ferrugem só com WD40? Tens mesmo a certeza disso? Eu não teria...Mas já vais perceber o porquê de eu dizer isto.

E em minha opinião acho que devias rever melhor as tuas fontes. o "e-how" não é propriamente o melhor site para procurar informação fidedigna. Tal como o Wikipédia.

Eu vou fazer uma pesquisa rápida. Ora, vamos ao site do WD40, perguntas frequentes:

Pergunta: "Em que é que o WD40 se distingue do 3-em-um (que é um outro produto da marca)"

Resposta: "O WD-40 é o produto multiusos definitivo capaz de solucionar todo o tipo de problemas. O WD-40 limpa/desengordura, penetra para afrouxar as peças bloqueadas, evita a corrosão e é um lubrificante leve. No caso do 3-EM-UM, o seu aplicador de gotas especial permite-lhe lubrificar sem salpicaduras ou pulverização excessiva. O 3-EM-UM é ideal para ferramentas, rolamentos, dobradiças, patins em linha, rodas... praticamente quase tudo o que se mova."

Pergunta: "Que é que o WD40 faz?"

Resposta:"O WD-40 tem 5 funções básicas: 1. LIMPA: WD-40 atravessa a sujidade e a gordura para as eliminar totalmente. Também dissolve os adesivos, permitindo que se removam facilmente etiquetas, fita adesiva e o excesso de adesivo. 2. DESLOCA A HUMIDADE: Dado que o WD-40 desloca a humidade, seca rapidamente os sistemas eléctricos para evitar os curto-circuitos induzidos pela humidade. 3. PENETRA: O WD-40 afrouxa a união do óxido/material e desbloqueia as peças metálicas bloqueadas, obstruídas ou oxidadas. 4. LUBRIFICA: Os ingredientes lubrificantes do WD-40 dispersam-se amplamente e aderem tenazmente a todas as peças móveis. 5. PROTEGE: O WD-40 protege as superfícies metálicas com ingredientes resistentes à corrosão que formam um escudo contra a humidade e outros agentes corrosivos."

Pergunta: "Posso utilizar o WD40 nos meus equipamentos desportivos?"

Resposta:"O WD-40 pode ser utilizado de forma segura e eficiente em todo o tipo de material desportivo. Utilize o WD-40 na sua bicicleta para limpar, desengordurar e lubrificar a corrente, engrenagens, descarrilador, dentes de engrenagens e peças móveis[/b]. Ajuda a retirar etiquetas. Utilize o WD-40 para limpar e proteger a sua espingarda de caça. Impede a corrosão e a podridão da madeira. Pulverize-o sobre as bicicletas de montanha para proteger as peças e evitar que o barro se cole. Utilize-o nas embarcações para proteger as superfícies metálicas contra a corrosão e expulsar a humidade. O WD-40 também é ideal para limpar tacos de golfe e impedir a corrosão das lâminas dos patins de gelo."

Em suma, o WD40 não é removedor de ferrugem e eu sei bem disso pois uso o produto à muito tempo, antes mesmo de saber para o que servia. Ele impede a corrosão, não a remove. Para isso tens um produto diferente, os chamados "removedores de ferrugem" que são ácidos. Encontras em qualquer drogaria ou até hipermercado, junto às tintas.
O WD40 é lubrificante, não o mais indicado para as SR, mas é lubrificante. Há bem melhor, sim. Mas ele lubrifica.

fontes: http://www.wd40.pt/faq.aspx
Hay que barbear cada dia mas!

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #61 on: February 20, 2014, 11:44:31 pm »
0
Tambem nao considero que o site do WD40 seja a fonte mais fidedigna para me informar. Logico que eles so falam maravilhas.
O que esta aqui em causa e que o WD40 nao e nem de perto nem de longe o melhor para usar nas roscas, seja pela sua fraca capacidade de lubrificar,e se lubrifica sera apenas temporariamente, como pela sua composicao.
Isto nao e preciso ser nenhum entendido, nem coisa que se pareca, basta o senso comum... vale o que vale, mas fiz esta pergunta no B&B e toda a gente que respondeu disse que existem N produtos para lubrificar roscas, o WD40 e o que faz menos sentido deles todos. Oleo mineral, azeite, oleo de bebes ate, tudo bem, mas WD40?? Tenham santa paciencia!! Isto comecou comigo a dizer que o WD40 seria pouco ou nada recomendavel para uma safety razor... e acabamos a discutir quao bom ou mau o WD40 e, ou se lubrifica ou nao.

Para mim, nao lubrifica, e ate mesmo no site da WD40 se procurarem ha avisos sobre o contacto prolongado ou repetido com a pele, agora voces facam ao que quiserem, para mim e me igual.
Ja nem falo do cheiro....lol

Voces nao me conhecem e ate certo ponto entendo o espirito de camaradagem que ja existia entre voces, mas isso nao invalida a minha opiniao pessoal, e os Portugueses teem muito esta mania de tentar convencer os outros.
Engracado como aqui ha dias alguem dizia que no B&B nao se aceitam opinioes diferentes...haha Nunca vi nada disto acontecer la.
Doravante vou apenas ignorar este topico, porque nao me tras nada de novo.
Ja agora, quando mencionou DEs feitas de aco... estava a falar de que modelo para ser mais exacto? Que eu saiba Gillette nao ha nenhuma.

EDIT; E tenho de ser honesto por isso vou acrescentar que aparentemente, a opiniao geral e de que apenas afectara o acabamento caso haja uma falha no acabamento em si, e ai sim, pelas suas propriedades penetrantes, chegara facilmente ao Zamak. De resto, em geral a minha opiniao e partilhada por todos, WD40 numa DE? REALLY??
Comentario engracado de um deles, so por brincadeira:

I once went duck hunting with my favorite double barrel Savage, it got wet and gritty. So when I got home I thought I would use WD-40 to get the moisture out of my shotgun, and liberally sprayed that crap all over it. It took all the blueing off. I won't ever try to use that stuff on anything again. As far as razors go, I use Rem-Oil, or Olive oil. Rem oil on my sticky TTO's, and Olive oil in very minute drops on the threads of my 3 and 4 piece razors. I have not had any plate loss with either of these two items.
« Last Edit: February 21, 2014, 12:40:23 am by nuclearblast »

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #62 on: February 21, 2014, 12:07:26 am »
0

Voces nao me conhecem e ate certo ponto entendo o espirito de camaradagem que ja existia entre voces, mas isso nao invalida a minha opiniao pessoal, e os Portugueses teem muito esta mania de tentar convencer os outros.
Engracado como aqui ha dias alguem dizia que no B&B nao se aceitam opinioes diferentes...haha Nunca vi nada disto acontecer la.

 Caro Nuclear, falando por mim, eu sempre escrevi as minhas opiniões (ás vezes de uma forma "crua"...), mesmo que seja contra o "mais pintado cá do sitio" e penso que grande parte dos confrades do forum tambem o faz...
 Mas neste caso especifico (WD40), parece que a frase "nao se aceitam opinioes diferentes" é um pouco excessiva...aliás neste tópico existem confrades que pensam de maneira semelhante á tua. ;)

 

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #63 on: February 21, 2014, 12:31:20 am »
0
Caro Nuclear, falando por mim, eu sempre escrevi as minhas opiniões (ás vezes de uma forma "crua"...), mesmo que seja contra o "mais pintado cá do sitio" e penso que grande parte dos confrades do forum tambem o faz...
 Mas neste caso especifico (WD40), parece que a frase "nao se aceitam opinioes diferentes" é um pouco excessiva...aliás neste tópico existem confrades que pensam de maneira semelhante á tua. ;)

 

Uma coisa e certa, as vezes tenho de me lembrar a mim proprio que estamos apenas a falar de barbear, e nao de salvar o mundo!  :)

Offline ZECA

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 993
  • Shepherd Neame IPA
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #64 on: February 21, 2014, 12:37:07 am »
0
Alguém tentou usar pó de grafite para reduzir o desgaste das
roscas das safety razors?
Zeca (BarbaCabeloeBigode)
Londrina, PR - Brasil

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #65 on: February 21, 2014, 12:39:16 am »
0
Alguém tentou usar pó de grafite para reduzir o desgaste das
roscas das safety razors?

Ouvi dizer que funciona muito bem tambem!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #66 on: February 21, 2014, 12:56:05 am »
0
O "mais pintado cá do sítio"? Confesso que fiquei boiando!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #67 on: February 21, 2014, 08:06:57 am »
0
O "mais pintado cá do sítio"? Confesso que fiquei boiando!

 JL

Não me referi a ninguém em especial, utilizei uma "força de expressão"... :)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #68 on: February 21, 2014, 11:32:01 am »
0
Não conheço essa expressão, Caramelo! O que significa?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #69 on: February 21, 2014, 12:21:39 pm »
0
Alguém tentou usar pó de grafite para reduzir o desgaste das
roscas das safety razors?

Será? O grafite é um lubrificante sólido, qual o resultado de usá-lo num local que terá água?  ???
But the tigers come at night

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #70 on: February 21, 2014, 12:28:51 pm »
0
Tambem nao considero que o site do WD40 seja a fonte mais fidedigna para me informar. Logico que eles so falam maravilhas.
O que esta aqui em causa e que o WD40 nao e nem de perto nem de longe o melhor para usar nas roscas, seja pela sua fraca capacidade de lubrificar,e se lubrifica sera apenas temporariamente, como pela sua composicao.
Isto nao e preciso ser nenhum entendido, nem coisa que se pareca, basta o senso comum... vale o que vale, mas fiz esta pergunta no B&B e toda a gente que respondeu disse que existem N produtos para lubrificar roscas, o WD40 e o que faz menos sentido deles todos. Oleo mineral, azeite, oleo de bebes ate, tudo bem, mas WD40?? Tenham santa paciencia!! Isto comecou comigo a dizer que o WD40 seria pouco ou nada recomendavel para uma safety razor... e acabamos a discutir quao bom ou mau o WD40 e, ou se lubrifica ou nao.

Para mim, nao lubrifica, e ate mesmo no site da WD40 se procurarem ha avisos sobre o contacto prolongado ou repetido com a pele, agora voces facam ao que quiserem, para mim e me igual.
Ja nem falo do cheiro....lol

Voces nao me conhecem e ate certo ponto entendo o espirito de camaradagem que ja existia entre voces, mas isso nao invalida a minha opiniao pessoal, e os Portugueses teem muito esta mania de tentar convencer os outros.
Engracado como aqui ha dias alguem dizia que no B&B nao se aceitam opinioes diferentes...haha Nunca vi nada disto acontecer la.
Doravante vou apenas ignorar este topico, porque nao me tras nada de novo.
Ja agora, quando mencionou DEs feitas de aco... estava a falar de que modelo para ser mais exacto? Que eu saiba Gillette nao ha nenhuma.

EDIT; E tenho de ser honesto por isso vou acrescentar que aparentemente, a opiniao geral e de que apenas afectara o acabamento caso haja uma falha no acabamento em si, e ai sim, pelas suas propriedades penetrantes, chegara facilmente ao Zamak. De resto, em geral a minha opiniao e partilhada por todos, WD40 numa DE? REALLY??
Comentario engracado de um deles, so por brincadeira:

I once went duck hunting with my favorite double barrel Savage, it got wet and gritty. So when I got home I thought I would use WD-40 to get the moisture out of my shotgun, and liberally sprayed that crap all over it. It took all the blueing off. I won't ever try to use that stuff on anything again. As far as razors go, I use Rem-Oil, or Olive oil. Rem oil on my sticky TTO's, and Olive oil in very minute drops on the threads of my 3 and 4 piece razors. I have not had any plate loss with either of these two items.

Confrade nuclearblast,

Os membros são naturalmente livres de simplesmente discordar, seja qual for o assunto. A pluralidade é bem-vinda e enriquecedora para a comunidade. Quanto à tua opinião, como todas as outras, podes estar descansado. Deves partilhá-la sempre que entenderes, sobre qualquer assunto e será respeitada. As regras do fórum servem também para garantir isso mesmo, quem não respeitar as opiniões alheias estará a colocar-se em "trabalhos" com a moderação. :)

Por favor, por uma questão de respeito, apenas te peço que evites comparações despropositadas com outros fóruns e generalizações desagradáveis como "os Portugueses teem muito esta mania de tentar convencer os outros".

Esse tipo de argumento não acrescenta nada de bom à discussão e pode mesmo acabar por desviar os tópicos.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #71 on: February 21, 2014, 01:15:06 pm »
0
Será? O grafite é um lubrificante sólido, qual o resultado de usá-lo num local que terá água?  ???

...desastre?  ;D

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #72 on: February 21, 2014, 08:06:31 pm »
0
Será? O grafite é um lubrificante sólido, qual o resultado de usá-lo num local que terá água?  ???

Interesante essa interrogação, principalmente vinda de um engenheiro mecânico. Quando andei a pesquisar para comprar a minha primeira Gillette ajustável deparei-me com a questão da lubrificação, na altura julgo que foi o B&B que me alertou para esse problema. Depois de ver umas quantas opiniões e sabendo como funcionava o interior da máquina, pensei para mim, tudo muito bem, mas aqui funcionava bem era grafite. Mas logo a seguir ocorreram-me dois problemas, a possibilidade de abrasão quando misturado com água e sabão e a corrosão galvânica (as super ajustáveis devem ser especialmente sensíveis uma vez que o cabo é alumínio). Mas ficou a dúvida...

É certo que já li sobre o grafite perder a capacidade lubrificante e tornar-se abrasivo quando não é usado como lubrificante seco, mas não passará isso de um mito ou erro propagado? Conheço a polémica que foi o aditivo ao óleo de motor Slick 50 nos EUA por causa dos lubrificantes sólidos, penso que na altura se tratava do PTFE e não do grafite que, salvo erro, fora abandonado pela marca nos anos 80, mas mesmo assim pode-se traçar o paralelismo. Só que, por uma lado, os EUA são pródigos em arquitetar famas destruidoras de reputação como nenhum outro lugar no mundo, para citar alguns exemplos no mundo automobilístico, lembro-me agora do Corvair ou dos depósitos de combustível da Ford que explodiam e, por outro lado, sei que o grafite é usado conjuntamente com massas/graxas para lubrificar rolamentos sujeitos a temperaturas elevadas, por exemplo.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #73 on: February 21, 2014, 08:39:59 pm »
0
O grafite é insubstituível em certas aplicações e, na época que me formei, era o único lubrificante sólido conhecido.

Mas realmente nunca me ocorreu uma aplicação cuja lubrificação fosse grafite, em meio aquoso. Já usei graxa grafitada, mas sempre em locais isentos de água.

Eu, sem nenhuma base experimental, tenho para mim que o grafite irá embora na água.  :-\
But the tigers come at night

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #74 on: February 21, 2014, 08:42:50 pm »
0
O grafite é insubstituível em certas aplicações e, na época que me formei, era o único lubrificante sólido conhecido.

Mas realmente nunca me ocorreu uma aplicação cuja lubrificação fosse grafite, em meio aquoso. Já usei graxa grafitada, mas sempre em locais isentos de água.

Eu, sem nenhuma base experimental, tenho para mim que o grafite irá embora na água.  :-\

Eu concordo contigo Mota. No entanto se falarmos de massas grafitadas aí já a conversa é outra. :P
Hay que barbear cada dia mas!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal