Author Topic: Primeiras experiências com Navalhete  (Read 1460 times)

Offline João C.

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 140
  • Respect: +4
    • Email
Primeiras experiências com Navalhete
« on: March 06, 2015, 08:00:57 pm »
0
Boa tarde!

Venho relatar as minhas (duas) experiências com o navalhete que adquiri há uns dias. Em ambas utilizei uma lâmina Derby Extra (vertical).
A primeira foi uma desgraça. Mal encostei o navalhete à pele na primeira passagem fiz um corte. A única passagem que correu bem foi na parte do pescoço exclusivamente abaixo do queixo (atenção, eu só faço a barbar no pescoço). Tive de terminar o barbeado com a minha 38C. Mais tarde, vim a aperceber-me que a lâmina não estava bem posta: mais exposta num extremo que no outro. Também terei feito cortes por não ter acompanhado o contorno do famoso músculo de Vasco Santana (o "esterrrnocleidomastoideu).
A segunda experiência não correu tão mal. A passagem a favor do pêlo foi bem feita, sem cortes. A partir daí pensei "Por hoje, já chegou bem. Se quiser fazer contra-pêlo, faço com a SR." Mas ignorei-me, e aventurei-me a fazer o moneypass. Desgraça! Nunca tinha corrido tanto sangue ao fazer a barba. Não que tenha feito cortes profundos, mas a combinação de tantos pequenos cortes deu naquilo. O ASB Nívea Sensitive ajudou muito a curar. Além do problema do ângulo no contra-pêlo, senti que a lâmina puxava um pouco os pêlos. Para a próxima usarei uma mais afiada. Talvez uma Croma. E completarei o contra-pêlo com a SR. Pelo menos, para já.

Alguns conselhos para que o contra-pêlo não faça de mim novamente vítima de vampiro?  :P

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Primeiras experiências com Navalhete
« Reply #1 on: March 06, 2015, 08:11:15 pm »
0
O conselho é: Não faça. Ao menos, não por hora, tente fazer apenas a passagem lateral, e pronto.

Eu também estou tentando fazer o contra-pelo, mas com a navalha. Com o navalhete, faço a passagem lateral e desenrasco-me.

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Primeiras experiências com Navalhete
« Reply #2 on: March 07, 2015, 03:40:56 pm »
0
Pessoalmente aconselho um qualquer a começar com os chamados Hair Shapers, pelo simples facto de terem guardas. Literalmente dummy proof.

Vê mais aqui

Dentro destes aconselho os Sextoblade, equivalentes a uma navalha 7/8" e o Dubl Duck equivalente a uma 6/8''.

Encontras lâminas Fromm e Persona nas lojas "Carlos Santos".

Cumps


Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Primeiras experiências com Navalhete
« Reply #3 on: March 07, 2015, 05:12:35 pm »
0
Esta tudo dentro do normal ...

Não faça o contra-pelo agora ... pegue o jeito da pegada primeiro ... para que não faça pressão ... faça uso da rabeta/rabo da navalhete ... para que ela fique com movimentos mais isométricos e menos centrífugos ... dai a lamina passará sobre a pele sem muitas lesões e micro- lesões ... evitando muita liberação de fluidos e diminuindo a sensação de ardência ...  mas caso queira tentar o contra -  pelo ... e só girar o navalhete e os dedos que estavam em cima da rabeta/rabo ... passará a ficar por cima ... faça o mesmo movimento ... só que mais curtos ... pelos menos até adquirir mais destreza  ... e mais com mas cautela ... sem pressa ... bem devagar ... em relação a laminas mais afiadas ... isto continua a ser um grande paradoxo ... pois precisará primeiro aprender a ter o controle sobre a pressão ... e a firmeza correta dos punhos ... então no navelhete ... procure laminas suaves e afiadas ... sempre indico a Laser ... dai para frente e pratica ...pratica e  pratica!!

Offline Amaral

  • Trade Count: (+4)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Alea jacta est!
  • Respect: 0
    • Email
Re: Primeiras experiências com Navalhete
« Reply #4 on: April 08, 2015, 03:52:30 am »
0
Iniciei no barbear clássico a pouco tempo e de fato na minha primeira experiência com o navalhete foi terrível  muito sangue e cortes mas após algumas tentativas notei que os velhos hábitos adquiridos com os "match 3" estavam acabando comigo, principalmente no que diz respeito a força, outra coisa importante é o quanto de lâmina deixar exposta no navalhete, deixo apenas o "fio" dai quando ocorrem cortes são bem superficiais, na primeira vez não quebrei a "orelhinha" da lamina e deixe uma parte grande para fora.. foi terrivel hahaha. Mais sorte, calma e paciência das próximas.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal