Author Topic: Vale a pena restaurar uma Gillette?  (Read 4580 times)

Offline Rodbabaloo

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 3
  • Respect: 0
    • Email
Vale a pena restaurar uma Gillette?
« on: March 06, 2015, 12:11:34 pm »
0
Bom dia!
Venho sanar esta dúvida, já que quero entrar neste mundo iniciando pelas safety razors. Andei pesquisando alguns modelos e estou bem tendencioso a comprar uma Edwin Jagger DE89. Tenho pesquisado onde comprar, inclusive enviei PM para o Gil - Lamina.
Mas durante a pesquisa encontrei alguns modelos antigos da Gillette. Alguns modelos TTO e também os de 3 partes. Minha pergunta: é fácil encontrar um aparelho que ainda esteja adequado para o uso? Existe possibilidade de estar empenado ou desalinhado de alguma maneira que seja inviável realizar um barbear decente?
Pelo preço é bem tentador alguns modelos antigos como Gillette Speed e o Gillette Tech, mas quero que seja funcional e não somente decorativo. Tenho um amigo em Gramado-RS que se prontificou a fazer a restauração, só não sei atpe qu ponto vale a pena.
Obrigado!

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Vale a pena restaurar uma Gillette?
« Reply #1 on: March 06, 2015, 12:38:51 pm »
+1
É fácil encontrar um aparelho que ainda esteja adequado para o uso?

RESPOSTA: Sim. Como a Gillette fabricou em larga escala um produto feito para "durar uma vida", não é tão dificil achar SRs da marca em boas condições.

Existe possibilidade de estar empenado ou desalinhado de alguma maneira que seja inviável realizar um barbear decente?

RESPOSTA: A possibilidade de estar empenada existe, principalmente nas TTO que possuem um mecanismo preciso para fechar a tampa. Com as máquinas de 3 peças é mais dificil encontrar problemas. Se for comprar via internet sempre peça ao vendedor fotos de todos os lados da SR (inclusive a parte debaixo do cabeçal).

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Vale a pena restaurar uma Gillette?
« Reply #2 on: March 06, 2015, 02:07:03 pm »
0
No Mercado Livre sempre tem alguma coisa. As vezes melhor cuidado, as vezes menos bem cuidado.

Se vale a pena? Depende. Um bem cuidado, livre de ferrugem, de bom aspecto, sempre vale a pena. Se consegue barato, e sai por uma fração do valor de importar outro.

Agora, se o aparelho estiver mal conservado, vai depender muito. Muitas vezes o problema é meramente estético; o metal está coberto com uma camada de sujeira acumulada pelos anos, e uma boa esfregada com escova e pasta de dentes resolve. Para brilhar ainda mais, se usa o Silvo.

Quando o revestimento estiver totalmente comprometido, o jeito é mandar refaze-lo, e isso custa por volta de 50 mangos (fora frete quando aplicável), e mesmo assim vale a pena quando não se pagou muito pelo aparelho.

E quando o barbeador apresentar defeitos físicos, como dentes empenados (no caso de open combs) ou o mecanismo da borboleta não abrindo ou fechando, aí depende mais ainda! Dente empenado é fácil de resolver com um alicate,porque esses aparelhos geralmente eram feitos de latão, um metal "macio". Já consertar um mecanismo de borboleta (twist to open) é outra conversa...

De maneira geral, uma Gillette vintage em bom estado é sempre ótima compra.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vale a pena restaurar uma Gillette?
« Reply #3 on: March 06, 2015, 02:27:42 pm »
0
Mesmo no caso de open-combs com dentes tortos, muitas vezes o risco de partir o dente ao tentar desempenar é grande.

Isto é como tudo... Já tive boas surpresas, já tive más surpresas.
Já cheguei a encontrar Gillettes que pouca esperanças tinha de as recuperar, no entanto uma simples limpeza revelou ser suficiente.
Já encontrei outras que me pareceram com boas perspectivas, mas que revelaram ter eixos partidos e coisas do género, que as tornaram irrecuperáveis.

Geralmente os modelos de três peças são mais fáceis de avaliar (e até de manter), mas mesmo nesses pode haver surpresas, como cabeçais empenados, etc..
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Vale a pena restaurar uma Gillette?
« Reply #4 on: March 06, 2015, 02:38:31 pm »
0
Alguns modelos da Gillette serão relativamente fáceis de serem encontrados no  Brasil, como as Techs, mas a grande maioria dos modelos são bem difíceis de conseguir, seja pelo mau estado de conservação, seja pelo alto preço alcançado nos leilões.
But the tigers come at night

Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
  • Respect: +36
    • Email
Re: Vale a pena restaurar uma Gillette?
« Reply #5 on: March 06, 2015, 03:23:32 pm »
0
Eu dei sorte, pois comprei uma Gillette Tech dos anos 50 sem uma única falha, parece nova. E totalmente funcional, é o aparelho que tenho usado com mais frequência.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Vale a pena restaurar uma Gillette?
« Reply #6 on: March 06, 2015, 04:37:38 pm »
0
Os riscos sempre existem, garantia só comprando aparelho NOVO. (e ainda assim ás vezes dá zebra)

Via de regra, se algo me parece muito bom para ser verdade, geralmente é. Aparelhos sujos, feios, com aspecto de muito batidos, só compro se forem MUITO MUITO baratos, como a Aristocrata britânica que em foi 20 merréis na feira e não fechava o TTO. Comprei...porque era uma Aristocrat, estava com o revestimento quase perfeito, e o homem me fez barato.

Graças aos céus, consegui resolver o problema 90%. Não está 100%, mas pelo que paguei e pela sorte de achar uma Aristocrat no Brasil, acho que está bom DEMAIS.

Por outro lado, uma vez comprei uma Gillette black tip, que o mecanismo TTO não fechava nem abria. Estava emperrado de tanta ferrugem por dentro e foi o Ó para limpar, quase destruí a máquina. O aspecto dela estava muito bom, não pensei que fosse me dar problemas. No final fiquei satisfeito porque resolvi o pepino e ela me custou 5 dólares no ebay, se fosse pro lixo, o prejuízo era pouco.

Acho que é essa a dica que eu deixo. Aparelhos Gillette vintage em bom estado são sempre boas compras, porque são robustos, barbeiam muito bem, e temos por aqui mesmo por uma fração do que custaria mandar vir de fora (novo ou usado).

MAS, se você não tem jeito pra restaurar aparelhos com problemas, faça o seguro; compre só o que estiver 100%.

Um bom preço para Gillettes Tech de cabo de aluimínio, é por volta de 40,50 reais. Fat handles e ball-end  techs, 60-70 e Mono-Techs entre 80 e 100, porque são TTO e geralmente mais novas que as outras (a D1 é de 51 e a T3 de 73).

Ás vezes encontramos Milords e aristocrats, e podem pagar 120-150 nelas que está justo. Isso tudo claro, estou falando em aparelhos em BOM ou ÓTIMO estado. A presença do estojo original sempre é "um plus a mais" e isso se reflete no preço.

Já aparelhos que precisem passar por uma re-cromagem tem que ter desconto de pelo menos 50-60 reais, que é o que custa para fazer isso por aí.

Por isso que, quando me perguntam por MP se vale a pena comprar este ou aquele aparelho, que ás vezes não está em grande estado, eu sempre digo; olha, esse aparelho não vai te custar X, vai custar X + Y (frete) + Z (re-cromagem).
E é sempre bom comprar essas coisas aqui no fórum, ou preferecialmente em feiras, que se possa ter em mãos. Na internet ficamos reféns da boa índole (ou ás vezes simplesmente o conhecimento) dos vendedores e eu já fui surpreendido negativamente.

Antiquários normalmente tem o péssimo hábito de cobrar muito caro pelos aparelhos. Gozado é que muitas vezes esses caras levam os produtos para vender em feiras por uma fração do preço que cobram nas lojas deles. Acho que o "filé" eles guardam pra vender nos antiquários, e o resto nas feiras.  :P


Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Vale a pena restaurar uma Gillette?
« Reply #8 on: March 06, 2015, 04:57:54 pm »
0
E vale a pena comprar uma Gillette?

Parece-me tão arriscado, que só mesmo com espirito de aventura, ou para coleccionadores.

Se for unicamente para satisfazer a necessidade de fazer a barba existem muitas opções, de máquinas novas em produção, no mercado e com preços para todos os gostos.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Vale a pena restaurar uma Gillette?
« Reply #9 on: March 06, 2015, 05:18:48 pm »
0
Por sua conta e risco:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-619117297-antigo-barbeador-da-marca-gillete-_JM (cara, mas parece em perfeito estado)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-622761524-barbeador-gillette-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-631121612-oantigo-estojo-de-barba-necessaire-masculina-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-630681015-gillette-barbeador-antigo-_JM

http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/arte-e-decoracao/gillette-estojo-de-luxo-69124757?xtmc=barbear&xtnp=2&xtcr=10

A fat handle do 1º me parece uma boa compra, e olha que nem gosto desse cabo que acho feio pra caramba. O revestimento parece Ótimo, e é ainda mais difícil encontrar máquinas douradas em bom estado, do que prateadas.

A segunda me parece um preço normal.

o Estojo da 3º é um grande negócio. Só a tech de alumínio já estaria num valor mais ou menos normal, e o estojo sempre se arruma uma utilidade.

No 4º, a ball-end me parece um pouco acima do preço.

O 4ª anúncio me parece também um ótimo negócio. O preço está um pouquinho puxadote, mas tem que se levar em conta que tem o estojo original e tanto ele como o aparelho está em GRANDE estado (até onde se pode ver nas fotos). Se eu não tivesse já uma mono-tech, comprava essa fácil fácil.

E vale a pena comprar uma Gillette?

Parece-me tão arriscado, que só mesmo com espirito de aventura, ou para coleccionadores.

Se for unicamente para satisfazer a necessidade de fazer a barba existem muitas opções, de máquinas novas em produção, no mercado e com preços para todos os gostos.

Talvez aí em Portugal, onde se encomenda do Gil ou outro sítio e chega em mãos em poucos dias, não faça mesmo sentido.

Aqui, a coisa é diferente. São poucos as lojas que vendem aparelhos novos, e quando tem, pagamos todo tipo de imposto. De modo que as Gillette são, por seu baixo custo e facilidade de encontrar, a porta de entrada no wetshaving para muita gente.  :)

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Aprendiz de enabler.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Vale a pena restaurar uma Gillette?
« Reply #11 on: March 06, 2015, 08:13:12 pm »
0
tem essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-623974605-antigo-aparelho-de-barbear-marca-gillette-no-estojo-_JM

Eu já tinha visto isso, e o mais interessante é que o pote não é da "Gillette", mas da "Gillet"  ;D

Não me parece nada fora do normal, pelo conjunto.

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Vale a pena restaurar uma Gillette?
« Reply #12 on: March 06, 2015, 09:17:00 pm »
0
Eu já tinha visto isso, e o mais interessante é que o pote não é da "Gillette", mas da "Gillet"  ;D

Não me parece nada fora do normal, pelo conjunto.

As Apollos que adquiri vieram desse vendedor.
Aprendiz de enabler.

Offline Rodbabaloo

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 3
  • Respect: 0
    • Email
Re: Vale a pena restaurar uma Gillette?
« Reply #13 on: March 06, 2015, 09:24:30 pm »
0
Obrigado a todos pelas considerações, principalmente Gago, Dude e Cardoso. Realmente acho importante ter um aparelho novo, como o Edwin Jagger DE89 que irei adquirir. Pensei no Gillette por ter encontrado essas ofertas atrativas para um marinheiro de primeira viagem. Hoje mesmo liguei pro meu pai querendo saber do arsenal que ele possuia; infelizmente se desfez de tudo.  :'(
Tudo bem, agora é minha vez de começar a ter meus "brinquedos", hehehe.
Primeiramente quero comprar o EdJagger DE89 para ter um oficial e algum Gillette como reserva ou viagem, ou mesmo decorativo se não der pra usar.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Vale a pena restaurar uma Gillette?
« Reply #14 on: March 06, 2015, 10:20:11 pm »
0
E vale a pena comprar uma Gillette?
...

Para mim não há dúvidas: vale a pena!  ;)
But the tigers come at night

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal