Author Topic: Como proteger meu cabo de madeira de jerusalém ( e não só) da ação da água.  (Read 16354 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Aqui vai um pequeno tutorial de como proteger, e até mesmo dar um toque ainda mais especial no teu cabo de pincel em madeira:


Material necessário:

1 Pincel com cabo em madeira, ou mesmo o cabo sem rama.

1 pincel pequeno, de pontas o mais macias possível (geralmente sintética). Na dúvida, peça ao vendedo um pincel para verniz, que ele sabe o que é preciso. Essa suavidade da ponta é necessária, uma vez que ao aplicar o verniz, as cerdas não criam rastro.

- Aguarrás para diluir o verniz, e também limpar o pincel.

- Verniz marítimo, de qualquer marca, fosco ou brilhante.

- Um copo velho ou similares, para misturar o verniz.

- Café para manter o ânimo  :P


O processo é simples, qualquer um consegue, desde que tenha calma e capricho:

Idealmente deverás prender um parafuso no centro do interior do pincel, de modo que o fundo fique para o alto e escorra qualquer excesso para fora do cabo. Daí prendo em um torno para facilitar a pintura.

Preparo o verniz, que é basicamente misturar uma porção de verniz e uma de aguarrás, na teoria. Digo "na teoria" porque é o que dizem na embalagem do verniz, mas eu acho que assim fica demasiado grossa e cria bolhas, daí eu ponho uma porção E MEIA de aguarrás.



Dicas:

-Não ponha todo o pincel dentro da lata de verniz.

-Ao abrir a lata de verniz, possivelmente haverá uma separação de material. Misture o verniz sem movimentos bruscos para não criar bolhas que serão muito difíceis de tirar da madeira.

-Não esfregue o pincel na borda da lata de verniz para tirar o excesso, apenas dê algumas batidinhas.

-Para que o resultado fique melhor, trabalhe sempre de forma horizontal.

-Nunca deixe o trabalho pela metade. Quando comece a envernizar alguma superfície, vá até o fim porque senão se notará a diferença entre as pinceladas.

-Trabalhe com firmeza e rapidez. Você tem de espalhar bem o verniz úmido por toda a superfície, porque quando começar a secar já não será possível espalhá-lo, pois se forma uma espécie de camada.

-Deixe secar completamente cada camada de verniz antes de aplicar uma segunda camada. Não "retocar" aquela parte onde o verniz já está quase seco, com verniz umido. Se precisar fazer algum retoque, espere a secagem total do verniz.

-Eu fiz duas demãos neste pincel, e em todos os meus pincéis com cabo de madeira. É importante deixar o trabalho secar numa área livre de rajadas fortes de vento ou poeira no ar (na medida do possível,claro).


Se você fizer tudo certo, o teu cabo passará disso:





Para isso:




(notem que ficou ali uma pequena bolha que mais tarde corrigi)


Pronto. Após secagem, seu pincel vai estar protegido da ação da água e vai te servir por muitos e muitos anos, e de quebra ficou com um aspecto ainda melhor.

Embora o verniz marítimo NÃO seja a única forma de proteger madeira da ação da água, é algo que eu sempre recomendo pois é barato (ao menos a latinha, você não precisa de uma embalagem grande como essa que eu tenho!), tem em qualquer casa de materiais de construção, e a aplicação é simples.

E para provar que dá certo, aqui uma deste pincel de hoje, mais de 1 ano depois:

« Last Edit: October 16, 2015, 10:49:24 pm by Gago »

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Gabriel, sua contribuição para o fórum está em grande!! Parabéns!!

Este cabo depois de seco, fica brilhante assim? Tenho um cabo deste a caminho ... e gosto mais de algo fosco para madeiras. 

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Essa foi a minha dificuldade Daniel... nunca envernizei o meu porque perdia o brilho natural que tanto me agrada... fiz 2 tentativas diferentes e ainda não acertei... mas não desisto. Ainda vou encontrar uma solução que não o verniz!!  ;D

Bom trabalho Gabriel! Isso penso que foi exactamente o que o Emanuel fez no dele!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Gabriel, sua contribuição para o fórum está em grande!! Parabéns!!

Este cabo depois de seco, fica brilhante assim? Tenho um cabo deste a caminho ... e gosto mais de algo fosco para madeiras.

Então, esse verniz que usei é brilhante. Se você usar o fosco, fica fosco  :P

Há que se pesar também que tirei a foto com o verniz úmido, depois de seco não tem o mesmo aspecto. Amanhã posto uma foto da coisa depois de seca.

Outra coisa que dá um bom aspecto fosco é cera de abelha. Mas não sei se isso oferece alguma proteção à madeira contra a ação da água. (não sei mesmo, não estou dizendo que não seja o caso)

E obrigado  :)

Essa foi a minha dificuldade Daniel... nunca envernizei o meu porque perdia o brilho natural que tanto me agrada... fiz 2 tentativas diferentes e ainda não acertei... mas não desisto. Ainda vou encontrar uma solução que não o verniz!!  ;D

Bom trabalho Gabriel! Isso penso que foi exactamente o que o Emanuel fez no dele!

Obrigado. Ouvi dizer algo assim, mas nunca perguntei-lhe sobre o assunto.  :P
« Last Edit: July 17, 2014, 10:01:28 pm by Gago »

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Gabriel, sua contribuição para o fórum está em grande!! Parabéns!!

Este cabo depois de seco, fica brilhante assim? Tenho um cabo deste a caminho ... e gosto mais de algo fosco para madeiras.

Daniel,

Existe verniz marítimo com alto brilho e fosco.
O meu cabo de oliveira (idêntico ao do gago) chegou na semana passada e ainda não trabalhei nele. Acho que nesse fim de semana irei mexer nele.


Gago,

Obrigado por compartilhar esses detalhes, pois hoje mesmo após o almoço estava na internet a procurar qual a melhor solução para impermeabilizar o cabo. E como já imaginava acabei no verniz marítimo como melhor alternativa.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
@Goama @Gago @marcodelima

Alinho com o Rui ... minha duvida ... além do brilho ... e cor natural do cabo ... pensei em algo como resina.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email

Gago,

Obrigado por compartilhar esses detalhes, pois hoje mesmo após o almoço estava na internet a procurar qual a melhor solução para impermeabilizar o cabo. E como já imaginava acabei no verniz marítimo como melhor alternativa.

Ora, não há de quê  :)

Quando comecei a "fazer" pinceis também tinha dúvidas sobre o que utilizar. Desconfiava que seria verniz marítimo, pois certa vez ajudei o meu cunhado a "pintar" um piso da lancha dele com isso, mas quem me confirmou mesmo que era verniz marítimo foi o ClaudioBP, então créditos pra ele  :)

@Goama @Gago @marcodelima

Alinho com o Rui ... minha duvida ... além do brilho ... e cor natural do cabo ... pensei em algo como resina.

Mas você quer manter a cor natural como eu fiz, ou muda-la?

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
@Goama @Gago @marcodelima

Alinho com o Rui ... minha duvida ... além do brilho ... e cor natural do cabo ... pensei em algo como resina.

Até onde sei a cera de abelha protege, mas precisa de reaplicações com o passar do tempo porque ela saí com o contato das mãos na madeira. Não acho que seria uma solução definitiva.

Resina acrílica é uma alternativa, mas mesmo a resina fosca tem um "leve brilho". Não sei se ficaria exatamente como no aspecto natural da madeira.

Offline Kravocks

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 917
  • PT - Lisboa
  • Respect: +333
Parabéns. Mais um excelente trabalho, e uma grande contribuição para o forum.  ;)
Poupe $10 na sua 1ª compra no iHerb.com
iHerb Code: CPL782.

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Os cavalheiros já esqueceram da minha experiencia neste cabo com cera? Foi a minha 1ª opção... dei umas 3 passagens de cera entre cada secagem e não resultou...
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Sugestão: verniz em spray. Usei nos meus suportes das DEs e ficou muito bom! Evitou muita sujeira!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
 O verniz não deve apanhar correntes de ar para não enrugar, não convém usar pincéis que deixem pelo ao aplica-lo, por isso a cerda está fora de questão  ;D. Convém aplicar numa zona sem sujidades no ar pelo que uma sítio pequeno e fechado seria ideal.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Visto no tópico parece fácil. Vamos ver se me animo a dar uma envernizada de proteção nos meus Semogues este Verão.

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
 Pois parece. Só quem nunca meteu uma pelicula na tela de uma PDA ou smartphone é que não faz ideia da poeirada que anda pelo ar.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Bom trabalho! :)

Foi mais ou menos assim que fiz com o meu cabo de Jerusalem,  a diferença é que já tinha o nó colado, o que dificultou o processo! :D

Esse verniz marítimo parece ser muito diferente do Bondex, no que toca à proporção do diluente. Atentar sempre nas instruções de cada fabricante, e adaptar a partir daí, se necessário. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal