Author Topic: Como proteger meu cabo de madeira de jerusalém ( e não só) da ação da água.  (Read 16356 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Visto no tópico parece fácil. Vamos ver se me animo a dar uma envernizada de proteção nos meus Semogues este Verão.

Eu também vou aproveitar que sobrou verniz diluído, e envernizar meu soc cerdas. :)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Bom trabalho! :)

Foi mais ou menos assim que fiz com o meu cabo de Jerusalem,  a diferença é que já tinha o nó colado, o que dificultou o processo! :D

Esse verniz marítimo parece ser muito diferente do Bondex, no que toca à proporção do diluente. Atentar sempre nas instruções de cada fabricante, e adaptar a partir daí, se necessário. :)

Por alguma razão já ouvi várias pessoas (vendedores e carpinteiros) dizer que Bondex até uma mulher o aplica. A razão da expressão deve ser precisamente pela facilidade.

Eu também vou aproveitar que sobrou verniz diluído, e envernizar meu soc cerdas. :)

Depois mostre o antes e o depois, por favor.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Eu não conheço bondex,como vocês podem imaginar, mas aqui não é só esse verniz que é demasiado grosso e precisa ser bem diluído, é algo que a maioria me passa a impressão.

Flávio,pode deixar que posto

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Os dois cabos que tenho usei o verniz marítimo duas vezes e esperei secar para colocar o nó.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Martius

  • Trade Count: (+11)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 682
  • Respect: +3
Excelente tópico @Gago. No entanto fiquei com duas questões. Quantas camadas de verniz são necessárias para se ficar com o pincél relativamente bem protegido? É aconselhável envernizar também o buraco onde vai ser colocado o knot?

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email

Outra coisa que dá um bom aspecto fosco é cera de abelha. Mas não sei se isso oferece alguma proteção à madeira contra a ação da água. (não sei mesmo, não estou dizendo que não seja o caso)


A cera de abelha oferece proteção à umidade (não é à prova d'água). O problema é que só o calor da mão a faz derreter. A cera de carnaúba seria melhor nesse sentido.

Há ceras especiais também (esta é boa para preservar metal e anti UV também):

http://www.conservart.com.br/conservart/conservart-produtos.php?idproduto=254&categoria=ferramentas

Mas a cera, independentemente de que tipo for, não é à prova d'água e deve ser reaplicada periodicamente. Presta-se mais para móveis e objetos de decoração. O verniz é mais definitivo. Só se deve prestar atenção que alguns são à prova d'água e outros são apenas resistentes à água, o que é bem diferente.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Excelente tópico @Gago. No entanto fiquei com duas questões. Quantas camadas de verniz são necessárias para se ficar com o pincél relativamente bem protegido? É aconselhável envernizar também o buraco onde vai ser colocado o knot?

Uma camada bem aplicada é suficiente, desde que você não deixe "falhas". Assim fica um acabamento bonito e bem-feito, a partir daí já se corre risco de ficar com aspecto de "grosso".

É bom aplicar no buraco do nó sim. Não fiz isso ontem porque estava ali o parafuso que coloquei para segurar o cabo de ponta cabeça no torno, mas hoje se estiver seco e puder pousar o cabo na mesa, vou passar verniz na parte de dentro também. Só que tem que ser uma camada bem de leve, ali não tem saída para escorrer o verniz então se pode fazer uma "poça" se errar a mão. Quando fizer isso vou tirar fotos e incluir no tópico original para ficar mais completo.  ;)

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Bondex é uma linha de vernizes com cianoacrilato na composição, aqui no Brasil encontramos o tal cianoacrilato no SUPER BONDER.

Lembro de ter visto videos que a pessoa passa óleo de linhaça na madeira e depois aplica em seguida o Super Bonder para impermeabilizar.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Excelente tópico @Gago. No entanto fiquei com duas questões. [...] É aconselhável envernizar também o buraco onde vai ser colocado o knot?

É bom aplicar no buraco do nó sim. [...]

Em princípio não é necessário, quanto muito aplicar apenas na borda.  Porquê?

Bom, se a colagem do nó ficar bem feita, a cola epóxi é ela própria impermeável e resistente à humidade, e torna desnecessária qualquer impermeabilização do interior do nó.

Podes aplicar na mesma, se quiseres, mas tal não é necessário.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Em princípio não é necessário, quanto muito aplicar apenas na borda.  Porquê?

Bom, se a colagem do nó ficar bem feita, a cola epóxi é ela própria impermeável e resistente à humidade, e torna desnecessária qualquer impermeabilização do interior do nó.

Podes aplicar na mesma, se quiseres, mas tal não é necessário.

Nas laterais da abertura não vai haver cola, por isso digo que é bom passar na abertura do nó inteira. Acho que falta não faz, mas é uma segurança a mais e já que estamos com a mão na massa....

Offline GFellizzardo

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 742
  • Respect: +11
    • Flickr
    • Email
Bom trabalho, xará!
Ficou de primeira  :) ;)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Bom trabalho, xará!
Ficou de primeira  :) ;)

étóisss  ;D

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email


Depois mostre o antes e o depois, por favor.

Não é um "depois", mas por enquanto é um "durante". Segunda posto a foto disto seco, que por enquanto está pendurado secando:



(Semogue SOC Cerdas, para quem não reconhecer)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Não é um "depois", mas por enquanto é um "durante". Segunda posto a foto disto seco, que por enquanto está pendurado secando:

(Image removed from quote.)

(Semogue SOC Cerdas, para quem não reconhecer)

Obrigado  :)

Não protegeu a anilha?

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Obrigado  :)

Não protegeu a anilha?

Na foto parece que não, mas eu dei duas voltas com fita de teflon na anilha. Depois de molhada com o verniz, de branco ficou transparente  :P

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal