Barbear Clássico

Geral => Geral => Topic started by: Barra Pronada on April 27, 2014, 08:38:16 pm

Title: Abandonei as SR
Post by: Barra Pronada on April 27, 2014, 08:38:16 pm
Boa tarde a todos.

No tópico “Gillette Sensor Excel (Primeiras Impressões)”, que está no link http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6363.165, eu comentei que já faz alguns meses que eu abandonei as SR. Algumas pessoas ficaram curiosas e pediram para eu fizesse um tópico sobre o porquê disso. Tentarei ser o mais organizado e direto possível, apesar de ser uma história relativamente grande.

1. Premissas:
Eu sou uma pessoa metódica, principalmente com o que se relaciona a atos rotineiros, como o de dirigir, fazer barba, etc. Tento para tudo conseguir o “melhor método possível” para fazer as coisas e, depois de conseguir, o repito e o aprimoro pelo resto da vida. Assim sendo, fazer e experimentar coisas diferentes só são úteis para mim se for para testar coisas que eu acho que têm potencial para substituir o meu método atual de fazer determinada atividade; e com o barbear não foi diferente. Eu entrei no Barbear Clássico porque não estava feliz com o meio pelo qual eu fazia barba. E hoje posso dizer: foi uma das melhores coisas que eu fiz porque eu levo barba e aparência pessoal muito à sério e aprendi muito com isso. Eu corto o cabelo duas vezes por mês, por exemplo. Gosto da ideia de estar sempre alinhado, sabe? Acho que isso passa credibilidade em uma série de coisas, como trabalho, como relacionamento interpessoal, etc.

2. Aprendendo o BC:
Entrei no BC de cabeça e aprendi muito MESMO! Li e vi uma quantidade muito grande de material, que envolveu vários vídeos e textos, principalmente aqui no fórum. Tenho uma família por parte de pai muito conservadora, quase toda da roça, e alguns deles usam SR; a minha madrinha, por exemplo, se depila desde a mais tênue idade com SR, inclusive. Em resumo: após adquirir muito conhecimento e, PRINCIPALMENTE, fazer vários e vários testes, eu conclui que o melhor meio PARA MIM seria o seguinte:

- Água fria
- Três passagens: a favor, 90 graus e contra.
- Barba todos os dias, sem exceção, de manhã, inclusive aos sábados e domingos
- Espuma Bozzano feita com um pincel em um recipiente à parte
- Lâmina Gillette Azul aço inox
- Bálsamo Nivea branco
- SR Matador El Gordo

Com certeza não é o melhor para todos, mas foi o que melhor apresentou resultado para mim. Com exceção da SR, todo o resto eu troquei e testei o máximo de opções possíveis para concluir isso.

3. Utilizando a SR e os resultados:
Logo me tornei bom nisso. Claro que não cheguei aos pés dos veteranos que aqui estão, mas humildemente falando eu sinto que tinha alguma habilidade para tal hábito. De forma geral, conseguia bons resultados utilizando a SR. Porém, alguns problemas: o pescoço e o bigode nunca ficavam 100% o que eu queria que ficassem; o pescoço SEMPRE ficava um pouco áspero, como se não tivesse tirado o pelo totalmente (apesar de visivelmente estar lindo, inclusive dito pela minha própria namorada) e, mais seriamente, o bigode, que eu nunca conseguia ir contra o pelo, só “transversalmente”, o que deixava a área um pouco escura, o que me irritava um pouco. Nesse contexto, utilizei esse hábito por meses, todos os dias, sem nunca conseguir solucionar estes dois problemas.

4. A curiosidade e a “confirmação” de que a SR é a melhor opção:
Fiquei curioso se utilizar as habilidades adquiridas pelo Barbear Clássico em uma multilâmina, como a mach3, não traria resultados melhores ainda e, talvez, solucionaria os meus problemas citados no item 3 (acima). Aí resolvi comprar a mach3 turbo do Senna... Nossa, que aparelho lindo: leve, bonito, imponente. Tentei me forçar a gostar só para ter uma desculpa para utilizá-lo pelo resto da vida... Mas a verdade é que eu achei a mach3 muito ruim. Pra falar a verdade, a mach3 é EXCELENTE para aqueles que fazem a barba raramente; aí, quando fazem, a pele já está super restaurada e o pelo está longo, o que facilita muito. Mas para quem faz todo dia é bem ruim. A minha teoria é que aparelhos com a cabeça móvel não são tão bons para quem faz a barba todos os dias porque seria mais útil ter uma cabeça fixa para algo tão rotineiro. Enfim, foi algo que eu conclui, mas não pensei ainda sobre o assunto. Em resumo, continuei a utilizar a minha El gordo feliz da vida, apesar de sentir, lá no fundo, que ainda não tinha chegado no melhor método possível.

5. A inesperada surpresa:
Um dia fui à casa do meu pai para visitá-lo. Depois de muito insistir, ele me convenceu a dormir lá para lembrar os velhos tempos de quando morávamos juntos. Porém, como foi de surpresa, eu não tinha levado meu equipamento de fazer barba. Assim sendo, o perguntei se teria algo para me emprestar para fazer a barba e ele, que é um advogado clássico que faz a barba todos os dias, sem exceção, me deu um de seus prestobarbas baratos e simples que ele utiliza todos os dias: o ULTRAGRIP AZUL DA GILLETTE, DESCARTÁVEL. Existem dois: o verde e o azul. O verde tem a cabeça móvel, enquanto o azul não. Ele utiliza este há muitos e muitos anos... Amigos, tive uma grande surpresa pelo fato de que, para mim, a solução de tudo estava em um aparelho extremamente simples: tem cabeça fixa, tem apenas duas lâminas e tem aquela espécie de fita que hidrata e que auxilia muito. O aparelho é assertivo, leve e pouco agressivo, o que me deixa solucionar o problema do pescoço e do bigode. No caso do bigode, por exemplo, eu consigo agora fazer de baixo para cima, deixando esta área muito mais certinha. E o preço é bem acessível.

6. Conclusão:
Faço a barba todos os dias com o seguinte método:

- Água fria
- Duas passagens: a favor  e contra.
- Barba todos os dias, sem exceção, de manhã, inclusive aos sábados e domingos
- Espuma Bozzano feita com um pincel em um recipiente à parte
- Bálsamo Nivea branco
- Gillette Ultragrip Azul descartável e de cabeça fixa

O resultado é muito melhor para mim. Viajei recentemente coma minha namorada e sua família e todos os dias eu fazia a barba com água gelada e esses equipamentos, e todos os dias, por mais de 10 dias, tive ótimos resultados. Em minha opinião, a Ultragrip apresenta as mesmas vantagens que uma SR apresenta, e ainda mais algumas outras.

7. Pós conclusão:
Dois “problemas” novos surgiram e eu estou tentando solucioná-los: (I) como eu faço a barba todos os dias, gostaria de utilizar um aparelho não descartável porque acho “triste” descartar tanto plástico à toa; (II) gostaria de utilizar um aparelho com as mesmas características, mas que fosse mais bonito, porque acho esse ultragrip um tanto quanto feio, considerando que gostaria ter algo preto ou branco, sei lá. Estou pesquisando para ver se resolvo essas questões.

Bom, é isso. Apesar de ter largado as SR, continuo acompanhando os tópicos aqui do fórum. Além disso, é claro, ainda posso voltar a utilizá-las, mas preciso ter um bom motivo para isso.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: marcodelima on April 27, 2014, 09:12:40 pm
O Ultragrip descartável é uma versão descartável do Gillette GII.

Ele tem a cabeça fixa, mas não possuí fita lubrificante.
Há a versão GII Plus que nada mais é o mesmo aparelho com lâmina equipada com fita lubrificante.

Talvez se comporte igual ao descartável para você.

(http://i265.photobucket.com/albums/ii207/nickuniquestore/SNC13488.jpg)
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Gago on April 27, 2014, 09:13:51 pm
O importante é estar satisfeito confrade, e se isto funciona pra ti, fico feliz por ter "se achado".

Para mim, desde o primeiro barbear com SR a coisa fluiu bem e não tive nunca vontade ou necessidade de voltar atrás. É claro que o BBS não veio imediatamente, e quando veio,até tornar isso habitual, também me exigiu dedicação e pratica, como tudo na vida, não foi em qualquer três meses que consegui aperfeiçoar algo que fazia "errado" a doze anos.

Nada me convence que uma boa SR não seja melhor que qualquer multilamina, mas como tudo na vida, é questão de gosto e jeito pra coisa,então cada um se serve de acordo com a fome,como dizia papai. :)
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: FML on April 27, 2014, 09:23:00 pm
A espuma que fala é em lata?
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: goaman on April 27, 2014, 09:30:14 pm
O importante é estar satisfeito confrade, e se isto funciona pra ti, fico feliz por ter "se achado".

Isto é o que verdadeiramente importa! Até porque como já li por aqui, só o usar um bom pincel e uma boa espuma já vai melhorar muito o barbeado!!






A espuma que fala é em lata?

Penso que não. O confrade fala aqui em usar pincel, parto do principio que o Bozzano é em creme...

- Espuma Bozzano feita com um pincel em um recipiente à parte
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: phoenix on April 27, 2014, 09:41:25 pm
Parabéns pela caminhada, por descobrir o método indicado para si, pela coragem de o partilhar aqui... Por acaso, este post apanha-me a meio de uma caminhada semelhante, apesar de não inteiramente igual, e ainda ir a meio caminho. O importante é no destino descobrir o ideal para nós, conseguir "aquele" escanhoado sempre sem problemas, ou como dizem os americaines: "first time, every time", seja recorrendo a SR, ML, navalhas ou facas de mato.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Gago on April 27, 2014, 09:48:40 pm
Rui, uma coisa eu falo com total convicção; o maior vilão desse barbear moderno, não é nem o aparelho (ainda que o seja para o meio ambiente) e sim a espuma enlatada.

Certa vez fui dormir na casa dos meus sogros e esqueci o creme, (mas não o pincel,vejam só...) então usei a lata de Nivea Silver protect espuma, que havia dado ao pai de minha mulher, quando me livrei dessas coisas enlatadas.
Mesmo já sendo calejado nessa de barbear clássico,o resultado usando espuma em lata e SR foi uma lastima.
Por sinal, as ML trazem uma fita lubrificante justamente para compensar a falta (de) na espuma enlatada.

Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Cardoso on April 27, 2014, 09:54:51 pm
É um milagre entrar no BC e não ser picado pelo bicho da aquisição :D

Por falar nisso vai colocar a SR a venda?
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: phoenix on April 27, 2014, 09:57:04 pm
Rui, uma coisa eu falo com total convicção; o maior vilão desse barbear moderno, não é nem o aparelho (ainda que o seja para o meio ambiente) e sim a espuma enlatada.

Certa vez fui dormir na casa dos meus sogros e esqueci o creme, (mas não o pincel,vejam só...) então usei a lata de Nivea Silver protect espuma, que havia dado ao pai de minha mulher, quando me livrei dessas coisas enlatadas.
Mesmo já sendo calejado nessa de barbear clássico,o resultado usando espuma em lata e SR foi uma lastima.
Por sinal, as ML trazem uma fita lubrificante justamente para compensar a falta (de) na espuma enlatada.

Nisso concordo 110%, Gago. Troquei a espuma porque o sabão/creme é muito melhor; troquei a ML porque a SR parece ser ligeiramente melhor (para mim, em algumas situações) e é muito mais barata.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: FML on April 27, 2014, 10:03:06 pm
Eu ainda acho que o maior vilão do barbear moderno é a falta de técnica, ou técnica errada.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Nuno Sá on April 27, 2014, 10:19:05 pm
 concordo plenamente com o FML. Alias acho mesmo que o meu sucesso com as SR´s se deve a ter técnica de navalhete, nunca tive qualquer problema com as maquinas que tenho. Ontem ela primeira vez fiz uma última passagem a favor do pelo, com a Futur na agressividade máxima da maquina, para experimentar e correu lindamente e acho que vou fazê-lo sempre.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Barra Pronada on April 27, 2014, 10:28:19 pm
O Ultragrip descartável é uma versão descartável do Gillette GII.

Ele tem a cabeça fixa, mas não possuí fita lubrificante.
Há a versão GII Plus que nada mais é o mesmo aparelho com lâmina equipada com fita lubrificante.

Talvez se comporte igual ao descartável para você.

(http://i265.photobucket.com/albums/ii207/nickuniquestore/SNC13488.jpg)

Sim, fiquei obcecado atrás deste aparelho, mas não o achei em lugar nenhum aqui no Brasil. Li na internet que saiu de linha, mas não tenho certeza. Se souber de algum lugar, por favor, me indique.

A espuma que fala é em lata?

Não, não. Nunca. É com o creme da bozzano que foi o que melhor se comportou para mim.

É um milagre entrar no BC e não ser picado pelo bicho da aquisição :D

Por falar nisso vai colocar a SR a venda?


Não porque gostei do aparelho e se um dia voltar atrás, o terei em mãos. Mas como eu disse, acho difícil eu voltar atrás porque o resultado que eu ando tendo está muito bom e muito estável.

~~

Não sei se é frescura minha, mas foi muito difícil eu admitir que para mim o melhor seria a ultragrip. Utilizar a SR era legal, sabe? Existe toda uma "mística" por trás dessa ideia. O aparelho é lindo, é antigo, quem sabe que você faz barba utilizando uma SR acha interessante... Mas eu sou meio assim mesmo; depois que eu finalmente conclui que SR's não me dão o melhor barbear possível, e sim um prestobarba descartável da gillette, eu admito e pronto.

Mas reitero: tenho dois problemas que estou louco para solucionar. Quero um aparelho mais bonito e não descartável. Comprei pela internet (não achei pessoalmente, nem no walmart) um sensor excel prata para ver como é. Apesar de ter a cabeça móvel, se não for muito, às vezes pode ser bom. Não sei. Mas se não for, continuarei com os prestobarbas ultragrip azuis até surgir algo do tipo que não seja descartável.

Qualquer dúvida me perguntem que eu respondo.

Title: Re: Abandonei as SR
Post by: paulosantoro on April 27, 2014, 10:38:39 pm
Eu ainda acho que o maior vilão do barbear moderno é a a falta de técnica, ou técnica errada.

Mais uma vez concordo com o confrade e peço licença para pegar um gancho:

Como a maioria dos que se iniciam no Barbear Clássico, fui usuário de aparelhos multilâminas por muitos anos, destacando o Mach3. Uma das coisas que me permitiu ir melhorando gradualmente a técnica no BC foi a compreensão da diferença entre os aparelhos multilâminas e os SR. Essa compreensão começa pelo reconhecimento de que, embora não sejam tão prazerosos como os Safety Razors, os aparelhos multilâminas são um primor em ergonomia e design, a começar pela leveza e pela disposição das lâminas, que são praticamente emolduradas em uma cabeça em forma de retângulo, na qual estão precisamente fixadas no ângulo correto para atacar os pelos, além de a cabeça ser móvel.

(https://lh6.googleusercontent.com/K3A2WeZTNYd3zciSduzA7yZc3ocqJoFfLI-urrLemwU=w240-h207-p-no)

Essa configuração permite que as lâminas passem pelo rosto no ângulo certo, pois o assentamento do cabeçal retangular "plano" no rosto não permite qualquer outro ângulo entre as lâminas e o rosto que não seja o ângulo correto. Outro mérito é que a moldura retangular encosta em nossa pele antes das lâminas, de modo que um pouco mais ou um pouco menos de pressão que se possa aplicar não faz muita diferença. No Mach3 há até um reforço em alumínio nos tramos laterais para esse fim, além de facilitar o deslize, claro.

Assim, com o tempo o usuário de aparelhos multilâminas tende a entrar no "piloto automático" e "esquecer" que é necessário um determinado ângulo e uma determinada pressão corretos para que as lâminas cortem os pelos com eficiência e sem lesionar a pele.

Já os aparelhos Safety Razor, bem como as Navalhas, exigem do usuário o controle do ângulo e da pressão aplicados à lâmina. Em outras palavras, técnica. Creio que é justamente a técnica, combinada com as incontáveis variações possíveis de materiais e equipamentos, claro, que tornam o BC atraente a muitos, a ponto até de ser um hobby.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Barra Pronada on April 27, 2014, 10:52:28 pm
Mais uma vez concordo com o confrade e peço licença para pegar um gancho:

Como a maioria dos que se iniciam no Barbear Clássico, fui usuário de aparelhos multilâminas por muitos anos, destacando o Mach3. Uma das coisas que me permitiu ir melhorando gradualmente a técnica no BC foi a compreensão da diferença entre os aparelhos multilâminas e os SR. Essa compreensão começa pelo reconhecimento de que, embora não sejam tão prazerosos como os Safety Razors, os aparelhos multilâminas são um primor em ergonomia e design, a começar pela leveza e pela disposição das lâminas, que são praticamente emolduradas em uma cabeça em forma de retângulo, na qual estão precisamente fixadas no ângulo correto. E a cabeça é móvel em relação ao cabo.

(https://lh6.googleusercontent.com/K3A2WeZTNYd3zciSduzA7yZc3ocqJoFfLI-urrLemwU=w240-h207-p-no)

Essa configuração permite que as lâminas passem pelo rosto no ângulo certo, pois o formato retangular "plano" da cabeça móvel não permite qualquer outro ângulo com o rosto que não seja o ângulo correto. Outro mérito é que a moldura retangular encosta em nossa pele antes das lâminas, de modo que um pouco mais ou um pouco menos de pressão que se possa aplicar não faz muita diferença. No Mach3 há até um reforço em alumínio nos tramos laterais para esse fim, além de facilitar o deslize, claro.

Assim, com o tempo o usuário de aparelhos multilâminas tende a entrar no "piloto automático" e "esquecer" que é necessário um determinado ângulo e uma determinada pressão corretos para que as lâminas cortem os pelos com eficiência e sem lesionar a pele.

Já os aparelhos Safety Razor, bem como as Navalhas, exigem do usuário o controle do ângulo e da pressão aplicados à lâmina. Em outras palavras, técnica, que quanto mais se vai apurando, melhores os escanhoados vão ficando. Creio que é justamente a técnica, combinada com as incontáveis variações possíveis de materiais e equipamentos, claro, que tornam o BC atraente a muitos, a ponto até de ser um hobby.

Eu também concordo que o maior ganho é a técnica. Eu utilizo as Ultragrip praticamente da mesma forma que eu utilizava as SR - o que seria impossível se eu estivesse utilizando uma mach3 da vida. Se não fosse o meu longo tempo fazendo a barba diariamente com as SR, eu não conseguiria fazer o que eu faço hoje com as Ultragrip.

Em paralelo: acho um defeito muito grande da mach3 a questão de onde a cabeça está. Eu simplesmente não consigo ir contra o pelo na área do bigode porque não tem como. É estranho, a cabeça meio que é reta em relação ao resto, aí fica sem jeito de ir contra o pelo na área do bigode porque o cabo bate no nariz. Não sei se consegui explicar. Ela teria que ser um pouco mais "pontuda" para esse fim, em minha opinião, assim como é a ultragrip. Mas mesmo que este problema fosse solucionado, a cabeça móvel e as três lâminas prejudicam o barbear, em minha opinião.

- Mach3: https://www.google.com.br/search?q=mach3&espv=2&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=m3tdU66ICeG_sQSu4YCIBQ&ved=0CAgQ_AUoAQ#q=mach3+gillette&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=vM0Pu-1svy3gNM%253A%3BLM4hI0BLJ0Vr4M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.the-vu.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2006%252F11%252FMach-3-Razor.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.the-vu.com%252F2006%252F11%252Fbecoming-un-gorilla-finding-the-best-razor-for-body-shaving%252F%3B2650%3B1050

- Outra: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fwww.apetogentleman.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2009%2F10%2Fanthony-logistics-gillette-mach-3-set-295x300.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.apetogentleman.com%2Fbrands%2F5-of-the-best-luxury-razors-to-use-gillette%25C2%25AE-mach3%25C2%25AE-blades%2F&h=300&w=295&tbnid=KWj9eyMdtDVCOM%3A&zoom=1&docid=dAi2vCEWhZlnOM&ei=xXtdU9-xB6bh2AWAuYC4Aw&tbm=isch&ved=0CA4QMygGMAY4ZA&iact=rc&uact=3&dur=685&page=9&start=104&ndsp=14
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: paulosantoro on April 27, 2014, 11:15:07 pm
Eu também concordo que o maior ganho é a técnica. Eu utilizo as Ultragrip praticamente da mesma forma que eu utilizava as SR - o que seria impossível se eu estivesse utilizando uma mach3 da vida. Se não fosse o meu longo tempo fazendo a barba diariamente com as SR, eu não conseguiria fazer o que eu faço hoje com as Ultragrip.

Em paralelo: acho um defeito muito grande da mach3 a questão de onde a cabeça está. Eu simplesmente não consigo ir contra o pelo na área do bigode porque não tem como. É estranho, a cabeça meio que é reta em relação ao resto, aí fica sem jeito de ir contra o pelo na área do bigode porque o cabo bate no nariz. Não sei se consegui explicar. Ela teria que ser um pouco mais "pontuda" para esse fim, em minha opinião, assim como é a ultragrip. Mas mesmo que este problema fosse solucionado, a cabeça móvel e as três lâminas prejudicam o barbear, em minha opinião.

Bem, concordamos que o centro da questão é a técnica. E a melhor técnica não é a mesma para todos, nem poderia ser haja vista que as barbas, peles e habilidades são diferentes. No meu caso a Mach3 sempre funcionou bem, mas devo dizer que minha barba não é cerrada, não faço o contra-pelo na região do bigode e barbeio-me dia sim, dia não. Até hoje uso Mach3 quando estou com pressa e obtenho um barbear rápido e eficiente, não tão apurado quanto o BC, porém mais rápido. Não conheço aparelho que agrida menos a pele que a Mach3.
 
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: brg on April 27, 2014, 11:31:10 pm
Eu confesso que em termos de MLs falo muito e pratico pouco :) Tenho ali a Contour alinhada para voltar a usar esta semana em kit de viagem e depois postarei os resultados.

O meu kit de hoje foi muito parecido com o seu inicial - pincel e creme (mas no rosto), cabeçal Merkur de pente fechado, água fria e bálsamo. É o que me dá melhores resultados e hoje não foi excepção. Isto varia de pessoa para pessoa, mas penso que vai gostar da Sensor. Eu sei que não faço parte da maioria, mas prefiro a Contour à GII, e a Sensor à Contour. Na minha opinião a evolução parou aí, a Mach 3 e Quattro já têm dimensão de raspador de legumes :) Fusion, nunca experimentei.

A técnica é chave, e apesar de acreditar na possibilidade de se poder ter um bom escanhoado com enlatados, nunca mais ganhei coragem para os experimentar. O impacto da mudança (antes de conhecer os fóruns, livre de influências) foi tão grande que nunca voltei atrás :)
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Caramelo on April 27, 2014, 11:36:03 pm
 Bem, pelo o menos tiveste coragem de assumir que não te dás com as SR, porque muitos que se inscreveram neste forum e desapareceram, se calhar foi por essa razão, mas como havia aquela censura :P, mas pronto, o 25 de Abril tambem chegou a este fórum ;D, agora é mais "facil" escrever sobre as ML.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Danny on April 28, 2014, 12:36:01 am
Tenho uma Sensor aqui novinha, no pacote.. Qualquer dia desse abro pra matar a saudade  ;D
A Mach3 me incomodava no contra pelo, mas a favor e através, sempre foi muito bem, não tenho do que reclamar ;)
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: bleddyn on April 28, 2014, 12:37:23 am
Essas máquinas fazem-me lembrar a Gillette Blue II Plus que se vende aqui em Portugal

(http://i1161.photobucket.com/albums/q512/ottoklismo/GilletteBlue2_zps9a3f0db0.jpg)

Pessoalmente acho que há duas diferenças fundamentais entre estas máquinas descartáveis, e as recargas que se vendem cá para a GII.
1- Não considero a faixa lubrificante das recargas da GII/Contour como intrusiva, no sentido de que não me incomoda, mas em compensação detesto a faixa lubrificante das versões descartáveis que em contato com a água fica tipo baba. No entanto para mim a faixa lubrificante não me acrescenta nada ao barbear, estar lá ou não é igual.
2- Para mim as recargas para a GII são mais afiadas e duram-me mais do que as Blue II descartáveis.

Uma alternativa às máquinas descartáveis seria comprar uma GII, que neste momento continua a ser fabricada com o nome de PII http://www.ebay.ie/itm/Gillette-7-O-Clock-PII-Twin-Blade-Shaving-Chromium-Enriched-Edges-/201080425655?pt=US_Shaving_Hair_Removal&hash=item2ed153ccb7 (http://www.ebay.ie/itm/Gillette-7-O-Clock-PII-Twin-Blade-Shaving-Chromium-Enriched-Edges-/201080425655?pt=US_Shaving_Hair_Removal&hash=item2ed153ccb7), uma Schick Super II ou mesmo um dos cabos que continuam a ser vendidos no eBay como este http://www.ebay.com/itm/RARE-FULL-METAL-RAZOR-FITS-SCHICK-SUPER-II-GILLETTE-GII-BLADES-/271446333740?pt=UK_Collectables_Barber_Shop_Collectables_LE&hash=item3f3376592c (http://www.ebay.com/itm/RARE-FULL-METAL-RAZOR-FITS-SCHICK-SUPER-II-GILLETTE-GII-BLADES-/271446333740?pt=UK_Collectables_Barber_Shop_Collectables_LE&hash=item3f3376592c)

A questão é saber se vocês têm acesso aí no Brasil a recargas para estas máquinas, porque nas descartáveis que são vendidas por cá a lâminas estão fixas ao cabo e não é possível usar a cabeça noutros cabos.


Title: Re: Abandonei as SR
Post by: oversaturn on April 28, 2014, 12:46:08 am
O fundamental é usar aquilo que mais resultados lhe dá e sentir-se bem. :)

Já agora, apenas usou uma SR? Talvez não tenha encontrado "a" safety-razor ideal para si.
Quem sabe, no futuro, venha a encontrá-la. Mas não se preocupe muito com isso, o importante é sentir-se bem.

Entretanto, boa sorte, e bons escanhoados! :)
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Gago on April 28, 2014, 01:27:14 am
Eu ainda acho que o maior vilão do barbear moderno é a falta de técnica, ou técnica errada.

Moderno....e do clássico também. Como diria meu pai ( o velho é cheio de frases!) " pra quem não saber fazer amor, até as glândulas escrotais arapalham!"

na verdade ele diz outra coisa  ::)
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Barra Pronada on April 28, 2014, 01:36:41 am
Bem, pelo o menos tiveste coragem de assumir que não te dás com as SR, porque muitos que se inscreveram neste forum e desapareceram, se calhar foi por essa razão, mas como havia aquela censura :P, mas pronto, o 25 de Abril tambem chegou a este fórum ;D, agora é mais "facil" escrever sobre as ML.

Eu concordo. É difícil assumir a derrota. Não me entendam e nem interpretem mal, eu gostei muito das SR e meus barbeares eram ótimos com elas. A questão é que eu achei uma solução MELHOR ainda, sabe? Assumo e, por enquanto, não vejo motivos para trocar.

Essas máquinas fazem-me lembrar a Gillette Blue II Plus que se vende aqui em Portugal

(http://i1161.photobucket.com/albums/q512/ottoklismo/GilletteBlue2_zps9a3f0db0.jpg)

Pessoalmente acho que há duas diferenças fundamentais entre estas máquinas descartáveis, e as recargas que se vendem cá para a GII.
1- Não considero a faixa lubrificante das recargas da GII/Contour como intrusiva, no sentido de que não me incomoda, mas em compensação detesto a faixa lubrificante das versões descartáveis que em contato com a água fica tipo baba. No entanto para mim a faixa lubrificante não me acrescenta nada ao barbear, estar lá ou não é igual.
2- Para mim as recargas para a GII são mais afiadas e duram-me mais do que as Blue II descartáveis.

Uma alternativa às máquinas descartáveis seria comprar uma GII, que neste momento continua a ser fabricada com o nome de PII http://www.ebay.ie/itm/Gillette-7-O-Clock-PII-Twin-Blade-Shaving-Chromium-Enriched-Edges-/201080425655?pt=US_Shaving_Hair_Removal&hash=item2ed153ccb7 (http://www.ebay.ie/itm/Gillette-7-O-Clock-PII-Twin-Blade-Shaving-Chromium-Enriched-Edges-/201080425655?pt=US_Shaving_Hair_Removal&hash=item2ed153ccb7), uma Schick Super II ou mesmo um dos cabos que continuam a ser vendidos no eBay como este http://www.ebay.com/itm/RARE-FULL-METAL-RAZOR-FITS-SCHICK-SUPER-II-GILLETTE-GII-BLADES-/271446333740?pt=UK_Collectables_Barber_Shop_Collectables_LE&hash=item3f3376592c (http://www.ebay.com/itm/RARE-FULL-METAL-RAZOR-FITS-SCHICK-SUPER-II-GILLETTE-GII-BLADES-/271446333740?pt=UK_Collectables_Barber_Shop_Collectables_LE&hash=item3f3376592c)

A questão é saber se vocês têm acesso aí no Brasil a recargas para estas máquinas, porque nas descartáveis que são vendidas por cá a lâminas estão fixas ao cabo e não é possível usar a cabeça noutros cabos.




São exatamente essas descartáveis que eu utilizo e consigo ótimos resultados, mas aqui no Brasil elas têm outro nome. Sobre os aparelhos que você recomendou, eu adoraria utilizá-los, mas não existem recargas para eles aqui. O que encontramos facilmente de recarga para os Gillette são mach3, fusion e sensor excel (tanto o sensor excel comum como o sensor excel 3, que eu não pretendo nem testar).

O fundamental é usar aquilo que mais resultados lhe dá e sentir-se bem. :)

Já agora, apenas usou uma SR? Talvez não tenha encontrado "a" safety-razor ideal para si.
Quem sabe, no futuro, venha a encontrá-la. Mas não se preocupe muito com isso, o importante é sentir-se bem.

Entretanto, boa sorte, e bons escanhoados! :)

Já pensei nisso. Bom, utilizei 3 SR, mas as outras dois eram vagabundinhas. Uma era da mundial, custando uns 5 reais, e a outra da sekich, custando uns 3. A terceira foi essa outra, que eu comprei online.  Acho complicado sair gastando tanto dinheiro, dando tiro para tudo quanto é lado, com a esperança de achar uma SR perfeita. Melhor eu ficar com as descartáveis que dão resultados excelentes. Minha sensor excel deve chegar até sexta, aí eu utilizo e vejo se consigo trocar pra evitar desperdiçar tanto plástico e pra ter um aparelho mais bonito.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: ZECA on April 28, 2014, 01:46:28 am
Duvida esclarecida!
Giovanni, se sentes melhor com uma ML, continues então com uma ML!
Talvez no futuro, se quiseres "brincar" com um SR, consiga encontrar
a técnica exclusiva a tua anatomia.
Como já disseram o segredo é a técnica apurada. P.e. esticas bem a
pele na região do bigode com os dedos da outra mão, no estilo barbear
com navalha?

De qualquer forma, tinhas um problema e agora encontrastes uma
solução. Parabéns!

PS. Já para mim, a ML Gillette Prestobarba é um pesadelo.


[...] mas como havia aquela censura :P, mas pronto, o 25 de Abril tambem chegou a este fórum ;D, agora é mais "facil" escrever sobre as ML.
25 de abril, seria o dia da Independência, o 7 de Setembro aqui no Brasil.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Stützel on April 28, 2014, 01:59:54 am
O importante e que esta feliz e bem com eu resultados, bons escanhoados!!
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: FML on April 28, 2014, 02:22:41 am
Moderno....e do clássico também. Como diria meu pai ( o velho é cheio de frases!) " pra quem não saber fazer amor, até as glândulas escrotais arapalham!"

na verdade ele diz outra coisa  ::)

 ;D

É preciso ir buscar o meu pai também!? Que nem criança que briga uma com a outra!?  :P ;D Pois bem, adptando uma frase proferida por ele certa vez: "é um carro que ensina a conduzir"; uma navalha, uma SR ou um navalhete ensinam a barbear. Já com uma multilâmina, o mais provável é desaprender-se.

Quem souber fazer o difícil também faz o fácil. O que pretendo dizer é que para se dominar uma ferramenta instável, desenvolve-se um conjunto de valências que melhoram o desempenho com uma ferramenta estável e permissiva.

25 de abril, seria o dia da Independência, o 7 de Setembro aqui no Brasil.

O 25 de Abril nada tem a ver com a independência, o 25 de Abril foi o dia da queda de um regime político. O dia da independência de Portugal é o dia 5 de Outubro (ou dia 1 de Dezembro - restauração da independência).
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: phoenix on April 28, 2014, 03:04:21 am
O 25 de Abril nada tem a ver com a independência, o 25 de Abril foi o dia da queda de um regime político. O dia da independência de Portugal é o dia 5 de Outubro (ou dia 1 de Dezembro - restauração da independência).

Permite-me discordar: o 5 de Outubro também não tem a ver com independência, mas sim com a "Implantação da Republica", ou seja, um regicídio e golpe de estado que culminou com a substituição de um regime monárquico fraco e decadente pelo regime republicano, decadente e corrupto em que vivemos actualmente. Troca por troca, portanto.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: FML on April 28, 2014, 03:08:18 am
5 de Outubro de 1143, reconhecimento da independência do reino de Portugal com o tratado de Zamora. Não o 5 de Outubro de 1910  ;)
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: ARABACI on April 28, 2014, 12:34:28 pm
Ultimamente há muitos hereges por aqui... falando de ML...  :) ;) :D - brincadeirinha... Mas só reforçando o que já foi bastante falado, até por ser mais velho do que boa parte dos confrades e provavelmente ter feito muito mais barbas que a maioria, até por que faço todos os dias, inclusive fins de semana, não achei ainda nada melhor do que as SR - e já usei todos os tipos de ML possíveis; não tenho coragem de usar navalhas e talvez um dia experimente as navalhetes. Respeito opiniões favoráveis às MLs, mas acho que valeria a pena tentar um pouco mais as SR, tenho dito
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Colcurinho on April 28, 2014, 01:00:27 pm
Ainda bem que encontrastes o método ideal para um barbear diário confortável :)
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: phoenix on April 28, 2014, 01:11:11 pm
5 de Outubro de 1143, reconhecimento da independência do reino de Portugal com o tratado de Zamora. Não o 5 de Outubro de 1910  ;)

Obrigado, FML! Sabia que o Tratado de Zamora fora assinado em 1143, mas não sabia da data exacta, o que é uma grande coincidência (ou talvez não?...) Aí estamos de acordo. De qualquer forma, o feriado que era festejado era mesmo o da implantação da república, infelizmente...
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Caramelo on April 28, 2014, 06:45:11 pm
Permite-me discordar: o 5 de Outubro também não tem a ver com independência, mas sim com a "Implantação da Republica", ou seja, um regicídio e golpe de estado que culminou com a substituição de um regime monárquico fraco e decadente pelo regime republicano, decadente e corrupto em que vivemos actualmente. Troca por troca, portanto.

 Tenho que comprar uma lupa... :P
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Nuno Sá on April 28, 2014, 06:46:02 pm
 Queres fazer uma conjunta ?  ;D
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: bleddyn on April 28, 2014, 06:46:30 pm
Eu concordo. É difícil assumir a derrota. Não me entendam e nem interpretem mal, eu gostei muito das SR e meus barbeares eram ótimos com elas. A questão é que eu achei uma solução MELHOR ainda, sabe? Assumo e, por enquanto, não vejo motivos para trocar.

Não acho que seja uma derrota. No meu caso encontrei o fórum porque andava igualmente à procura de uma solução para um problema, no entanto no meu caso o problema propriamente dito não eram as ML mas sim a minha (má) técnica.

São exatamente essas descartáveis que eu utilizo e consigo ótimos resultados, mas aqui no Brasil elas têm outro nome. Sobre os aparelhos que você recomendou, eu adoraria utilizá-los, mas não existem recargas para eles aqui. O que encontramos facilmente de recarga para os Gillette são mach3, fusion e sensor excel (tanto o sensor excel comum como o sensor excel 3, que eu não pretendo nem testar).

Felizmente por aqui ainda se encontram recargas para a maior parte dos sistemas, mas os meus preferidos são a GII e a Contour.
Tenho uma Sensor que comprei para matar saudades, mas para mim fica atrás das outras duas. Só por curiosidade a minha Sensor que foi comprada este ano foi fabricada aí no Brasil.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: marcodelima on April 28, 2014, 07:23:40 pm
Não acho que seja uma derrota. No meu caso encontrei o fórum porque andava igualmente à procura de uma solução para um problema, no entanto no meu caso o problema propriamente dito não eram as ML mas sim a minha (má) técnica.

Felizmente por aqui ainda se encontram recargas para a maior parte dos sistemas, mas os meus preferidos são a GII e a Contour.
Tenho uma Sensor que comprei para matar saudades, mas para mim fica atrás das outras duas. Só por curiosidade a minha Sensor que foi comprada este ano foi fabricada aí no Brasil.

Não é derrota para ninguém, mesmo porque boa parte dos confrades acabaram chegando no fórum, pois tinham problemas de pele devido ao uso de determinados sistemas de barbear.

Eu fui um caso típico de chegar ao fórum por problemas, e acabei descobrindo um mundo de coisas por trás do simples ato de fazer a barba. Vi que apesar de já praticado o BC ainda podia apurar mais a técnica e que muitas coisas que sumiram do Brasil (material de BC) ainda estão a venda em outros países.

Se esse novo passo no seu barbear está te fazendo bem, isso é ótimo. Siga seu novo rumo e seja feliz. Só não deixa de participar do BC, mesmo porque agora há uma área dedicada as MLs.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: ClaudioBP on April 28, 2014, 07:28:54 pm
Usa o que te apetece e seja feliz...isso é que importa!!!
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Danny on April 28, 2014, 07:34:27 pm
Pois eu me arrependo tremendamente de ter encontrado esse forum..
De lá pra cá já gastei um rio de dinheiro com pincel, SR, creme, sabão etc etc etc  ;D ;D ;D

To brincando ;D Mas ao confrade, das duas uma, conforme já falado aí: ou realmente não se dá bem com SR ou ainda não encontrou "a" sua SR.
Li que vc usava Mundial etc. Cara, me escuta (e escuta ao Gago também ::) ;D), o meu caso é o exemplo maior, já estava quase desistindo, de repente peguei uma EJ, foi como sair do fusquinha "queixo duro" e passar pra um Bentley, por exemplo. Eu tenho me esforçado pra me cortar e não consigo ;D
Mas tb acho que conforto é tudo. Pra mim, BBS = conforto, e não pele lisinha etc. Porque pele lisinha todo mundo fica, com um contra pelo etc. Quero ver no dia seguinte ;)
Eu tentaria mais um pouquinho com uma máquina suave como a EJ, porque seguindo a maioria esmagadora no forum, quase todos só se deram bem saindo da ML e indo pra SR...
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: marcodelima on April 28, 2014, 07:38:55 pm
Pois eu me arrependo tremendamente de ter encontrado esse forum..
De lá pra cá já gastei um rio de dinheiro com pincel, SR, creme, sabão etc etc etc  ;D ;D ;D

Danny,

Larga a mão de ser mentiroso! Ainda não gastou quase nada...  ::) ;D :P
Vai ver quando os pincéis Semogue chegarem, essa sim foi minha pior escolha porque sempre quero um diferente e ser limitado então... ai meu bolso \O/  8) :o ;D
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Danny on April 28, 2014, 08:52:54 pm
Marcão, eu to morto cara, comprei numa tacada só o 830 e o SOC (aê Gago ::)) "paus pra toda obra" e os 1438 e 1520 pra trabalharem em regime de revesamento no meu queridinho rosto  ;D ;D ;D
Vou mandar o boleto pro Gago e pro Stützel que me ajudaram a pulverizar a carteira  ;D ;D ;D
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Gago on April 28, 2014, 09:14:21 pm
Marcão, eu to morto cara, comprei numa tacada só o 830 e o SOC (aê Gago ::)) "paus pra toda obra" e os 1438 e 1520 pra trabalharem em regime de revesamento no meu queridinho rosto  ;D ;D ;D
Vou mandar o boleto pro Gago e pro Stützel que me ajudaram a pulverizar a carteira  ;D ;D ;D

Eu te falei pra comprar o SOC, o resto foi invenção da tua cabeça =P
Já tens mais pinceis de cerda que eu por exemplo  ::)
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: marcodelima on April 28, 2014, 09:18:21 pm
Eu te falei pra comprar o SOC, o resto foi invenção da tua cabeça =P
Já tens mais pinceis de cerda que eu por exemplo  ::)

Gago ele vai ver quando usar os pincéis 830, 1305, SOC e BC Mistura...

O Danny vai ter uma briga com eles para descobrir qual o melhor!  ::) ::) ::)

Adoro todos eles e sempre promovo uma rivalidade lá em casa para ver quem ganha...  ;D ;D ;D ;D ;D
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Stützel on April 28, 2014, 09:24:02 pm
Marcão, eu to morto cara, comprei numa tacada só o 830 e o SOC (aê Gago ::)) "paus pra toda obra" e os 1438 e 1520 pra trabalharem em regime de revesamento no meu queridinho rosto  ;D ;D ;D
Vou mandar o boleto pro Gago e pro Stützel que me ajudaram a pulverizar a carteira  ;D ;D ;D

Fizeste ótimas escolhas Danny!! Ira gostar muito!! O boleto envia para o Gago!!  ;D
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Danny on April 28, 2014, 09:34:37 pm
KKKKKKKKKKKKKK envia pro Gago foi ótima ;D ;D ;D

Mais pincéis Gago, mas menos técnica e saber né amigão. Mas chego lá ;)
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Gago on April 28, 2014, 09:51:04 pm
KKKKKKKKKKKKKK envia pro Gago foi ótima ;D ;D ;D

Mais pincéis Gago, mas menos técnica e saber né amigão. Mas chego lá ;)

Técnica é questão de prática e perseverança, como tudo na vida. Se você pôr na cabeça que VAI desenvolver uma boa técnica com a SR, você chega lá. Pra uns pode demorar um mês, dois, pra outros seis, doze...o negócio é perseverar, estar disposto a aprender e se for o caso, parar tudo que está fazendo, jogar as anotações pela janela e começar do zero outra vez.
O que não pode é desistir, se barbear mal dois meses e achar que não dá, que não é bom, que é difícil.

Isto posto, com a desculpa da sinceridade, você vai ter um trabalho desnecessário aí com esses tantos pincéis de cerda.
O SOC especialmente, demora bastante pra quebrar, demora muito mais que o 1305 por exemplo, aí você corre o risco de quebrar logo o 1305 e achar o SOC áspero, e pensar "fogo, o 1305 é melhor que esse SOC". E não é. Pra cada pincel de cerda você demoraria de um a três meses pra quebra-lo totalmente, dependendo do número de barbas que desfaz numa semana, e o SOC demora o dobro disso.
Então, fazer isso com quatro pinceis ao mesmo tempo... vai ser dose. O Mistura, você deve estar pensando; Ah mas é mistura, vai demorar menos. Nem por isso, meu SOC 2012 demorou mais que o 1305 pra amaciar, e de início eu não gostava nada dele até isso acontecer.

Enfim, se posso te sugerir; escolhe um e vá com ele até quebrar, porque se pegar num hoje e outro daqui a dois dias, todos vão demorar a quebrar.

Eu acho que devias ter comprado o SOC, o mistura e um texugo, te servia melhor,dando menos trabalho e gastando o mesmo.  ::)

Mas bem, isso é minha visão.  :)
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: FML on April 28, 2014, 09:56:59 pm
Técnica é questão de prática e perseverança, como tudo na vida. Se você pôr na cabeça que VAI desenvolver uma boa técnica com a SR, você chega lá. Pra uns pode demorar um mês, dois, pra outros seis, doze...o negócio é perseverar, estar disposto a aprender e se for o caso, parar tudo que está fazendo, jogar as anotações pela janela e começar do zero outra vez.
O que não pode é desistir, se barbear mal dois meses e achar que não dá, que não é bom, que é difícil.

Isto posto, com a desculpa da sinceridade, você vai ter um trabalho desnecessário aí com esses tantos pincéis de cerda.
O SOC especialmente, demora bastante pra quebrar, demora muito mais que o 1305 por exemplo, aí você corre o risco de quebrar logo o 1305 e achar o SOC áspero, e pensar "fogo, o 1305 é melhor que esse SOC". E não é. Pra cada pincel de cerda você demoraria de um a três meses pra quebra-lo totalmente, dependendo do número de barbas que desfaz numa semana, e o SOC demora o dobro disso.
Então, fazer isso com quatro pinceis ao mesmo tempo... vai ser dose. O Mistura, você deve estar pensando; Ah mas é mistura, vai demorar menos. Nem por isso, meu SOC 2012 demorou mais que o 1305 pra amaciar, e de início eu não gostava nada dele até isso acontecer.

Enfim, se posso te sugerir; escolhe um e vá com ele até quebrar, porque se pegar num hoje e outro daqui a dois dias, todos vão demorar a quebrar.

Eu acho que devias ter comprado o SOC, o mistura e um texugo, te servia melhor,dando menos trabalho e gastando o mesmo.  ::)

Mas bem, isso é minha visão.  :)

Assino por baixo.

Não adianta de nada ter muita coisa que só confunde e pouco ajuda. Eu próprio me sinto perdido quando tenho muita coisa nova ao mesmo tempo.

De resto é sempre a aprender (e por vezes a esquecer coisas importantes também), quer se esteja a iniciar quer se tenha uma vida no assunto.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Stützel on April 28, 2014, 10:03:56 pm
Eu intendo o ponto de vista dos confrades, mas eu penso alem do trabalho, vale a pena sim ter uma coleção de pinceis, já tenho alguns vindo por ai, e não me sinto confuso, como podem reparar nos meus escanhoados do dia tenho batido no 1438, agora esta uma maravilha, o 1800 e  o 1305 foram os primeiros a serem desbravados, o 1520 no segundo uso já esta um luxo, e podendo melhorar, agora com meus software, sabão e cremes, cada pincel terá seu produto, e meu banheiro esta quase pronto para receber meu material  8), pincel não tem prazo de validade, e a experiencia e magnifica, posso tirar minhas próprias conclusões.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Gago on April 28, 2014, 10:09:49 pm
Eu intendo o ponto de vista dos confrades, mas eu penso alem do trabalho, vale a pena sim ter uma coleção de pinceis, já tenho alguns vindo por ai, e não me sinto confuso, como podem reparar nos meus escanhoados do dia tenho batido no 1438, agora esta uma maravilha, o 1800 e  o 1305 foram os primeiros a serem desbravados, o 1520 no segundo uso já esta um luxo, e podendo melhorar, agora com meus software, sabão e cremes, cada pincel terá seu produto, e meu banheiro esta quase pronto para receber meu material  8), pincel não tem prazo de validade, e a experiencia e magnifica, posso tirar minhas próprias conclusões.

Não estou criticando a coleção ou não (quem seria eu!), estou dizendo que é contra-producente, é um trabalho desnecessário, ter quatro pinceis que se precisem quebrar ao mesmo tempo. Eu até compreendo que as vezes nós aqui temos que aproveitar os portes e quem sabe até compensa mandar vir vários com uma tacada só, e bem por isso dei a sugestão de quebrar um de cada vez.
Mas cada um sabe o que faz.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Stützel on April 28, 2014, 10:16:50 pm
Não estou criticando a coleção ou não (quem seria eu!), estou dizendo que é contra-producente, é um trabalho desnecessário, ter quatro pinceis que se precisem quebrar ao mesmo tempo. Eu até compreendo que as vezes nós aqui temos que aproveitar os portes e quem sabe até compensa mandar vir vários com uma tacada só, e bem por isso dei a sugestão de quebrar um de cada vez.
Mas cada um sabe o que faz.

Perfeito, concordo em absoluto em quebrar um de cada vez, e que venha os de texugo e os demais, mas depois de quebrados, poderá variar a vontade  :), que é minha intenção, fazer combinações diferentes entre meu material. :)
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Lucas on April 29, 2014, 02:08:56 pm

Boa tarde a todos.

No tópico “Gillette Sensor Excel (Primeiras Impressões)”, que está no link http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6363.165, eu comentei que já faz alguns meses que eu abandonei as SR. Algumas pessoas ficaram curiosas e pediram para eu fizesse um tópico sobre o porquê disso. Tentarei ser o mais organizado e direto possível, apesar de ser uma história relativamente grande.

1. Premissas:
Eu sou uma pessoa metódica, principalmente com o que se relaciona a atos rotineiros, como o de dirigir, fazer barba, etc. Tento para tudo conseguir o “melhor método possível” para fazer as coisas e, depois de conseguir, o repito e o aprimoro pelo resto da vida. Assim sendo, fazer e experimentar coisas diferentes só são úteis para mim se for para testar coisas que eu acho que têm potencial para substituir o meu método atual de fazer determinada atividade; e com o barbear não foi diferente. Eu entrei no Barbear Clássico porque não estava feliz com o meio pelo qual eu fazia barba. E hoje posso dizer: foi uma das melhores coisas que eu fiz porque eu levo barba e aparência pessoal muito à sério e aprendi muito com isso. Eu corto o cabelo duas vezes por mês, por exemplo. Gosto da ideia de estar sempre alinhado, sabe? Acho que isso passa credibilidade em uma série de coisas, como trabalho, como relacionamento interpessoal, etc.

2. Aprendendo o BC:
Entrei no BC de cabeça e aprendi muito MESMO! Li e vi uma quantidade muito grande de material, que envolveu vários vídeos e textos, principalmente aqui no fórum. Tenho uma família por parte de pai muito conservadora, quase toda da roça, e alguns deles usam SR; a minha madrinha, por exemplo, se depila desde a mais tênue idade com SR, inclusive. Em resumo: após adquirir muito conhecimento e, PRINCIPALMENTE, fazer vários e vários testes, eu conclui que o melhor meio PARA MIM seria o seguinte:

- Água fria
- Três passagens: a favor, 90 graus e contra.
- Barba todos os dias, sem exceção, de manhã, inclusive aos sábados e domingos
- Espuma Bozzano feita com um pincel em um recipiente à parte
- Lâmina Gillette Azul aço inox
- Bálsamo Nivea branco
- SR Matador El Gordo

Com certeza não é o melhor para todos, mas foi o que melhor apresentou resultado para mim. Com exceção da SR, todo o resto eu troquei e testei o máximo de opções possíveis para concluir isso.

3. Utilizando a SR e os resultados:
Logo me tornei bom nisso. Claro que não cheguei aos pés dos veteranos que aqui estão, mas humildemente falando eu sinto que tinha alguma habilidade para tal hábito. De forma geral, conseguia bons resultados utilizando a SR. Porém, alguns problemas: o pescoço e o bigode nunca ficavam 100% o que eu queria que ficassem; o pescoço SEMPRE ficava um pouco áspero, como se não tivesse tirado o pelo totalmente (apesar de visivelmente estar lindo, inclusive dito pela minha própria namorada) e, mais seriamente, o bigode, que eu nunca conseguia ir contra o pelo, só “transversalmente”, o que deixava a área um pouco escura, o que me irritava um pouco. Nesse contexto, utilizei esse hábito por meses, todos os dias, sem nunca conseguir solucionar estes dois problemas.

4. A curiosidade e a “confirmação” de que a SR é a melhor opção:
Fiquei curioso se utilizar as habilidades adquiridas pelo Barbear Clássico em uma multilâmina, como a mach3, não traria resultados melhores ainda e, talvez, solucionaria os meus problemas citados no item 3 (acima). Aí resolvi comprar a mach3 turbo do Senna... Nossa, que aparelho lindo: leve, bonito, imponente. Tentei me forçar a gostar só para ter uma desculpa para utilizá-lo pelo resto da vida... Mas a verdade é que eu achei a mach3 muito ruim. Pra falar a verdade, a mach3 é EXCELENTE para aqueles que fazem a barba raramente; aí, quando fazem, a pele já está super restaurada e o pelo está longo, o que facilita muito. Mas para quem faz todo dia é bem ruim. A minha teoria é que aparelhos com a cabeça móvel não são tão bons para quem faz a barba todos os dias porque seria mais útil ter uma cabeça fixa para algo tão rotineiro. Enfim, foi algo que eu conclui, mas não pensei ainda sobre o assunto. Em resumo, continuei a utilizar a minha El gordo feliz da vida, apesar de sentir, lá no fundo, que ainda não tinha chegado no melhor método possível.

5. A inesperada surpresa:
Um dia fui à casa do meu pai para visitá-lo. Depois de muito insistir, ele me convenceu a dormir lá para lembrar os velhos tempos de quando morávamos juntos. Porém, como foi de surpresa, eu não tinha levado meu equipamento de fazer barba. Assim sendo, o perguntei se teria algo para me emprestar para fazer a barba e ele, que é um advogado clássico que faz a barba todos os dias, sem exceção, me deu um de seus prestobarbas baratos e simples que ele utiliza todos os dias: o ULTRAGRIP AZUL DA GILLETTE, DESCARTÁVEL. Existem dois: o verde e o azul. O verde tem a cabeça móvel, enquanto o azul não. Ele utiliza este há muitos e muitos anos... Amigos, tive uma grande surpresa pelo fato de que, para mim, a solução de tudo estava em um aparelho extremamente simples: tem cabeça fixa, tem apenas duas lâminas e tem aquela espécie de fita que hidrata e que auxilia muito. O aparelho é assertivo, leve e pouco agressivo, o que me deixa solucionar o problema do pescoço e do bigode. No caso do bigode, por exemplo, eu consigo agora fazer de baixo para cima, deixando esta área muito mais certinha. E o preço é bem acessível.

6. Conclusão:
Faço a barba todos os dias com o seguinte método:

- Água fria
- Duas passagens: a favor  e contra.
- Barba todos os dias, sem exceção, de manhã, inclusive aos sábados e domingos
- Espuma Bozzano feita com um pincel em um recipiente à parte
- Bálsamo Nivea branco
- Gillette Ultragrip Azul descartável e de cabeça fixa

O resultado é muito melhor para mim. Viajei recentemente coma minha namorada e sua família e todos os dias eu fazia a barba com água gelada e esses equipamentos, e todos os dias, por mais de 10 dias, tive ótimos resultados. Em minha opinião, a Ultragrip apresenta as mesmas vantagens que uma SR apresenta, e ainda mais algumas outras.

7. Pós conclusão:
Dois “problemas” novos surgiram e eu estou tentando solucioná-los: (I) como eu faço a barba todos os dias, gostaria de utilizar um aparelho não descartável porque acho “triste” descartar tanto plástico à toa; (II) gostaria de utilizar um aparelho com as mesmas características, mas que fosse mais bonito, porque acho esse ultragrip um tanto quanto feio, considerando que gostaria ter algo preto ou branco, sei lá. Estou pesquisando para ver se resolvo essas questões.

Bom, é isso. Apesar de ter largado as SR, continuo acompanhando os tópicos aqui do fórum. Além disso, é claro, ainda posso voltar a utilizá-las, mas preciso ter um bom motivo para isso.
Quantas barbas você consegue fazer com este Gillette Ultragrip ?
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Danny on May 01, 2014, 02:14:51 am
Aos amigos Gago (gostei da homenagem ao nosso eterno tricampeão de F1 ;)) e Stützel, tenho uma péssima notícia: o Leon respondeu meu email afirmando não ter alguns pincéis que comprei (não disse quais), que não tem em estoque, mas que providenciaria o mais rápido possível.
Sinceramente, não gostei disso. Você faz a compra e somente depois sabe que não tem o produto... Poderia haver um controle no site que apontasse qual produto não existe em estoque, isso é básico. Além de demorar para o produto chegar no Brasil, agora nem sei quando será enviado...
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Gago on May 01, 2014, 02:23:07 am
Aos amigos Gago (gostei da homenagem ao nosso eterno tricampeão de F1 ;)) e Stützel, tenho uma péssima notícia: o Leon respondeu meu email afirmando não ter alguns pincéis que comprei (não disse quais), que não tem em estoque, mas que providenciaria o mais rápido possível.
Sinceramente, não gostei disso. Você faz a compra e somente depois sabe que não tem o produto... Poderia haver um controle no site que apontasse qual produto não existe em estoque, isso é básico. Além de demorar para o produto chegar no Brasil, agora nem sei quando será enviado...

Olha... o Bruno é um dos mais antigos e célebres usuários deste fórum, todos confiamos 110% na sua inidoneidade...mas eu compreendo a tua insatisfação. No entanto,erros acontecem, ninguém está livre, converse com ele, que se chega num acordo.  ;)
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Stützel on May 01, 2014, 02:28:51 am
Aos amigos Gago (gostei da homenagem ao nosso eterno tricampeão de F1 ;)) e Stützel, tenho uma péssima notícia: o Leon respondeu meu email afirmando não ter alguns pincéis que comprei (não disse quais), que não tem em estoque, mas que providenciaria o mais rápido possível.
Sinceramente, não gostei disso. Você faz a compra e somente depois sabe que não tem o produto... Poderia haver um controle no site que apontasse qual produto não existe em estoque, isso é básico. Além de demorar para o produto chegar no Brasil, agora nem sei quando será enviado...

Entendo sua posição, e está correta, mas comigo a compras ocorreram tudo nos conformes, seria ideal falar com o Bruno por MP, já que e ele esclareceu tudo, ele um excelente vendedor, foi o grande responsável por nosso Pincel "Semogue" BC, tenho certeza que tudo acabara bem.

Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Danny on May 01, 2014, 03:01:05 am
Claro, claro, o Bruno me atendeu super bem, muito educado e atencioso. ;) Só fiquei triste de comprar 4 pincéis e ter que esperar mais tempo por eles que o habitual ou se tivesse comprado apenas um. Mas fazer o que né?! ;)
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: marcodelima on May 01, 2014, 03:45:40 am

Claro, claro, o Bruno me atendeu super bem, muito educado e atencioso. ;) Só fiquei triste de comprar 4 pincéis e ter que esperar mais tempo por eles que o habitual ou se tivesse comprado apenas um. Mas fazer o que né?! ;)

Calma, o Bruno tem acesso fácil ao mestre Sr. Gomes (responsável pelos pincéis Semogue). Todos Semogues comprei com o Bruno e nunca tive nenhum tipo de problema.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: FML on May 01, 2014, 03:50:39 am
Aos amigos Gago (gostei da homenagem ao nosso eterno tricampeão de F1 ;)) e Stützel, tenho uma péssima notícia: o Leon respondeu meu email afirmando não ter alguns pincéis que comprei (não disse quais), que não tem em estoque, mas que providenciaria o mais rápido possível.
Sinceramente, não gostei disso. Você faz a compra e somente depois sabe que não tem o produto... Poderia haver um controle no site que apontasse qual produto não existe em estoque, isso é básico. Além de demorar para o produto chegar no Brasil, agora nem sei quando será enviado...

Será que precisa desse controle? O Leon tem a fábrica Semogue a dois passos. O confrade certamente terá os seus Semogues enviados mais rápido que julga. Aliás, considero este desabafo totalmente despropositado no tópico, ainda por cima atenta a retidão do Leon. Aposto que se ele não dissesse nada, você nem daria pela situação. Entristece-me ver alguém ser castigado por ser correto.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Nuno Sá on May 01, 2014, 03:51:45 am
 Exacto se há alguém que pode resolver isso rápido é de certo o Bruno. Estas coisas são mesmo assim, afinas de contas estamos a falar de uma produção artesanal e em quantidades pequenas de cada pincel. É preciso ter paciência que o retorno vai ser bom.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: MotaJV on May 01, 2014, 08:55:23 pm
O Bruno é 10! Fica tranquilo...
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Leon on May 02, 2014, 09:16:51 am
Olá amigos.

De facto nem sempre tenho tudo em stock, mas devido à minha proximidade da fábrica, consigo voltar a ter stock relativamente rápido. Para além disso, como tenho outro emprego e sou pai de família, não processo as encomendas todos os dias nem vou à estação de correio todos os dias. Dentro das minhas possibilidades, tento fazer as encomendas o mais rapidamente possível.
Mas o Danny como novo utilizador é natural que ainda não conheça bem os vendedores, mas para isso, implementamos recentemente uma nova métrica que ajuda os confrades a ficar com uma melhor impressão dos outros confrades antes de fazer qualquer transação: o feedback.
Ao pé de cada "avatar", temos o "Numero de Transaccoes:" e depois um numero entre parêntesis. Ao clicarmos nesse nr podemos ver que feedback essa pessoa tem tido dos outros confrades.

Pronto, já chega de "off-topic", voltemos ao tópico principal  ;)

Aos amigos Gago (gostei da homenagem ao nosso eterno tricampeão de F1 ;)) e Stützel, tenho uma péssima notícia: o Leon respondeu meu email afirmando não ter alguns pincéis que comprei (não disse quais), que não tem em estoque, mas que providenciaria o mais rápido possível.
Sinceramente, não gostei disso. Você faz a compra e somente depois sabe que não tem o produto... Poderia haver um controle no site que apontasse qual produto não existe em estoque, isso é básico. Além de demorar para o produto chegar no Brasil, agora nem sei quando será enviado...
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Danny on May 02, 2014, 01:46:06 pm
Será que precisa desse controle? O Leon tem a fábrica Semogue a dois passos. O confrade certamente terá os seus Semogues enviados mais rápido que julga. Aliás, considero este desabafo totalmente despropositado no tópico, ainda por cima atenta a retidão do Leon. Aposto que se ele não dissesse nada, você nem daria pela situação. Entristece-me ver alguém ser castigado por ser correto.
Primeiro, não castiguei ninguém. Segundo, não foi um desabafo, foi uma constatação. No site indicava que havia em estoque os produtos, como havia "fora do estoque" outros.. O tópico, de fato, não é para esse assunto, concordo. Mas qual confrade não comete o "offtopic" aqui?!
O Leon, como eu falei no meu post, me atendeu muitíssimo bem, educado, atencioso e rápido em suas respostas. Não estou nem um pouco preocupado de não receber os produtos, senão não compraríamos nada, certo?! Fiquei apenas triste de não ter em estoque..
Leon (Bruno) meu caro, me perdoe se te chateou tal colocação, mas pelo visto não.. ;)
Sem mais, abraço.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Barra Pronada on May 03, 2014, 05:51:58 am
Pois eu me arrependo tremendamente de ter encontrado esse forum..
De lá pra cá já gastei um rio de dinheiro com pincel, SR, creme, sabão etc etc etc  ;D ;D ;D

To brincando ;D Mas ao confrade, das duas uma, conforme já falado aí: ou realmente não se dá bem com SR ou ainda não encontrou "a" sua SR.
Li que vc usava Mundial etc. Cara, me escuta (e escuta ao Gago também ::) ;D), o meu caso é o exemplo maior, já estava quase desistindo, de repente peguei uma EJ, foi como sair do fusquinha "queixo duro" e passar pra um Bentley, por exemplo. Eu tenho me esforçado pra me cortar e não consigo ;D
Mas tb acho que conforto é tudo. Pra mim, BBS = conforto, e não pele lisinha etc. Porque pele lisinha todo mundo fica, com um contra pelo etc. Quero ver no dia seguinte ;)
Eu tentaria mais um pouquinho com uma máquina suave como a EJ, porque seguindo a maioria esmagadora no forum, quase todos só se deram bem saindo da ML e indo pra SR...

Eu usava a Matador El Gordo. Sair dela para ir pra uma outra mudaria tanta coisa assim? Sou cético com essas coisas.

Quantas barbas você consegue fazer com este Gillette Ultragrip ?

Quantas barbas você consegue fazer com este Gillette Ultragrip ?

Quantas barbas você consegue fazer com este Gillette Ultragrip ?


Nunca fiz o teste de ir ao máximo, mas uso metodicamente 4 barbeares por cada preetobarba. Gasto cerca de 18 reais por mês.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: bleddyn on May 03, 2014, 09:53:52 am
Eu usava a Matador El Gordo. Sair dela para ir pra uma outra mudaria tanta coisa assim? Sou cético com essas coisas.

As Matador são máquinas suaves, mas que funcionam muito bem. Podes eventualmente tentar uma máquina mais agressiva, mas não acredito que isso te traga qualquer benefício. IMHO.

Nunca fiz o teste de ir ao máximo, mas uso metodicamente 4 barbeares por cada preetobarba. Gasto cerca de 18 reais por mês.


Consigo fazer 10 barbeares (de duas passagens) com as recargas da GII, e se fosse preciso conseguia usá-las por mais alguns, mas a ideia que eu tenho é que as descartáveis duram menos tempo do que as recargas. No meu caso as descartáveis Blue II duravam-me em média 5 barbeares. 
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: runfransos on May 03, 2014, 01:18:16 pm
Onde se compram essas Matador, a partir de Portugal?

Obrigado desde ja por eventuais respostas...
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Gago on May 03, 2014, 02:30:58 pm
Onde se compram essas Matador, a partir de Portugal?

Obrigado desde ja por eventuais respostas...

"Matador" só na Razorblades&more. Cada site compra estas máquinas feitas pela Pearl na Índia e lhe dão um nome. Em PT....não penso que seja possível encontrar.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: Kravocks on May 03, 2014, 02:32:45 pm
Onde se compram essas Matador, a partir de Portugal?

Obrigado desde ja por eventuais respostas...

Pelo que alguém no forum disse acho que esta http://www.giftsandcare.com/en/maquinillas-de-afeitar-clasicas/1965-maquinilla-afeitar-clasica-peine-cerrado.html e uma Matador El gordo negro.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: bleddyn on May 03, 2014, 02:47:14 pm
Matador (http://www.razorbladesandmore.com/catalog/double-edge-safety-razors/matador-razors), Maggard (http://www.maggardrazors.com/product-category/safety-razors/maggard-razors-safety-razors/), Gifts&Care (http://www.giftsandcare.com/en/121-maquinillas-de-afeitar-clasicas).

Os cabeçais da Maggard e da Matador são a mesma coisa, as da Gifts&Care nunca experimentei mas parecem-me ser mais do mesmo, por isso se quiseres uma compra-a onde for mais barato.
As máquinas são muito suaves, mas em termos de acabamentos não têm comparação possível com a EJ ou mesmo com a Merkur. Alguns cabos como a MR1 da Maggard e similares são maciços, enquanto que outros como a Matador "El Caballero" e suponho que a "El Gordo" também, são ocos.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: runfransos on May 27, 2014, 01:03:24 am
Pois bem. Continuo a brincar com esta ideia.

Se bem entendi, bleddyn, a sua opinião é que mais vale gastar um pouco mais de dinheiro e comprar uma Merkur (no meu caso já tenho uma EJ), e que fico mais bem servido e se trata de melhor investimento.

Por outro lado, mandar vir dos EUA uma máquina feita na India, que é um artigo relativamente barato, faz-me alguma confusão. O que vale é que não ha pressa e compradores compulsivos de produtos barbisticos já ha com fartura não preciso de me juntar a esse clube...
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: FatSlim on May 27, 2014, 12:35:22 pm
Pois bem. Continuo a brincar com esta ideia.

Se bem entendi, bleddyn, a sua opinião é que mais vale gastar um pouco mais de dinheiro e comprar uma Merkur (no meu caso já tenho uma EJ), e que fico mais bem servido e se trata de melhor investimento.

Por outro lado, mandar vir dos EUA uma máquina feita na India, que é um artigo relativamente barato, faz-me alguma confusão. O que vale é que não ha pressa e compradores compulsivos de produtos barbisticos já ha com fartura não preciso de me juntar a esse clube...

Podes mandar vir a Pearl da G&C se é por isso. É a mesma máquina e vem já de aqui ao lado.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: bleddyn on May 27, 2014, 12:48:28 pm
Pois bem. Continuo a brincar com esta ideia.

Se bem entendi, bleddyn, a sua opinião é que mais vale gastar um pouco mais de dinheiro e comprar uma Merkur (no meu caso já tenho uma EJ), e que fico mais bem servido e se trata de melhor investimento.

Por outro lado, mandar vir dos EUA uma máquina feita na India, que é um artigo relativamente barato, faz-me alguma confusão. O que vale é que não ha pressa e compradores compulsivos de produtos barbisticos já ha com fartura não preciso de me juntar a esse clube...

Em termos de funcionamento não acho que a Matador, ou uma das outras, seja melhor ou pior do que a EJ.
O que estava a dizer é que os cabeçais parecem-me ser exatamente iguais, pelo que como escreveu o FatSlim mais vale encomendá-la onde ficar mais barata. Não vale a pena encomendá-la dos Estados Unidos, se depois vais pagar outro tanto pelos portes de correio.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: oversaturn on May 27, 2014, 02:10:39 pm
Basicamente o que penso é:
Para quem tem uma EJ, não sei se uma Matador/Pearl de pente fechado trará algo de realmente novo. Em termos de eficácia e do barbear, não difere muito de uma EJ ou Merkur.

Quer a EJ quer a Merkur são melhor acabadas que a Matador.

Pessoalmente só optaria pela Matador/pearl apenas se a pudesse obter a um preço significativamente mais baixo que as Merkur/EJ, portes incluídos. O pior é que a máquina até é barata, mas somando o valor dos portes, já não fica tão atractiva...
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: runfransos on May 27, 2014, 02:11:48 pm
Na G&C a máquina encontra-se esgotada, de momento. Esqueci-me de referir esse facto.

É assim, por muito que eu ambicione ter uma gillette antiga, à maneira, se for comprar uma maquina  agora tera de ser nova e daquelas que se fabricam na actualidade. Nao ha assim tanta escolha, na minha opiniao. E dou por mim a pensar: progress ou futur.

Um bocado longe do tema do topico uma vez que eu abandonei foi as multi-laminas...
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: oversaturn on May 27, 2014, 04:39:25 pm
Na G&C a máquina encontra-se esgotada, de momento. Esqueci-me de referir esse facto.

É assim, por muito que eu ambicione ter uma gillette antiga, à maneira, se for comprar uma maquina  agora tera de ser nova e daquelas que se fabricam na actualidade. Nao ha assim tanta escolha, na minha opiniao.


Existem várias hipóteses. Algumas marcas, cada uma delas com uma data de modelos á disposição:

Mühle
Edwin jagger
Merkur
Feather
iKon
Above the Tie
Standard Razors
Weber
Giesen & Forsthoff (Timor)
Pearl e derivadas
Parker, Vie-Long e derivadas
Fatip
PILS
Goodfella
...
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: FatSlim on May 27, 2014, 10:37:37 pm
Acho que o problema de "não haver tanta escolha" é que infelizmente neste fórum só se recomenda as mesmas de sempre o que leva a maioria (esmagadora!) dos "novatos" a ir apenas por essas duas ou três marcas como se todas as outras não prestassem ou não valessem o (pouco) dinheiro que custam. Já o disse uma vez noutro tópico, se as Parker actualmente não valessem nada, a Vie-Long não tinha feito contrato de rebranding com eles.
Outro dado curioso, as Pearl de abertura de borboleta são feitas totalmente em latão e só depois revestidas. Muito melhor que o Zamak usado nas Merkur.
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: guest5676345 on May 27, 2014, 10:55:21 pm
Entao o que me aconselhavam em vez da compra de EJ Barley mais ou menos pelo mesmo preço / qualidade?
Title: Re: Abandonei as SR
Post by: marcodelima on May 28, 2014, 01:38:06 am
Entao o que me aconselhavam em vez da compra de EJ Barley mais ou menos pelo mesmo preço / qualidade?

Uma máquina "barata" que já ouvi boas opiniões é a "El Gordo" da marca "El Matador", custa uns U$20.
SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal