O importante é estar satisfeito confrade, e se isto funciona pra ti, fico feliz por ter "se achado".
A espuma que fala é em lata?
- Espuma Bozzano feita com um pincel em um recipiente à parte
Rui, uma coisa eu falo com total convicção; o maior vilão desse barbear moderno, não é nem o aparelho (ainda que o seja para o meio ambiente) e sim a espuma enlatada. Certa vez fui dormir na casa dos meus sogros e esqueci o creme, (mas não o pincel,vejam só...) então usei a lata de Nivea Silver protect espuma, que havia dado ao pai de minha mulher, quando me livrei dessas coisas enlatadas.Mesmo já sendo calejado nessa de barbear clássico,o resultado usando espuma em lata e SR foi uma lastima.Por sinal, as ML trazem uma fita lubrificante justamente para compensar a falta (de) na espuma enlatada.
O Ultragrip descartável é uma versão descartável do Gillette GII.Ele tem a cabeça fixa, mas não possuí fita lubrificante.Há a versão GII Plus que nada mais é o mesmo aparelho com lâmina equipada com fita lubrificante.Talvez se comporte igual ao descartável para você.(Image removed from quote.)
É um milagre entrar no BC e não ser picado pelo bicho da aquisição Por falar nisso vai colocar a SR a venda?
Eu ainda acho que o maior vilão do barbear moderno é a a falta de técnica, ou técnica errada.
Mais uma vez concordo com o confrade e peço licença para pegar um gancho:Como a maioria dos que se iniciam no Barbear Clássico, fui usuário de aparelhos multilâminas por muitos anos, destacando o Mach3. Uma das coisas que me permitiu ir melhorando gradualmente a técnica no BC foi a compreensão da diferença entre os aparelhos multilâminas e os SR. Essa compreensão começa pelo reconhecimento de que, embora não sejam tão prazerosos como os Safety Razors, os aparelhos multilâminas são um primor em ergonomia e design, a começar pela leveza e pela disposição das lâminas, que são praticamente emolduradas em uma cabeça em forma de retângulo, na qual estão precisamente fixadas no ângulo correto. E a cabeça é móvel em relação ao cabo.(Image removed from quote.)Essa configuração permite que as lâminas passem pelo rosto no ângulo certo, pois o formato retangular "plano" da cabeça móvel não permite qualquer outro ângulo com o rosto que não seja o ângulo correto. Outro mérito é que a moldura retangular encosta em nossa pele antes das lâminas, de modo que um pouco mais ou um pouco menos de pressão que se possa aplicar não faz muita diferença. No Mach3 há até um reforço em alumínio nos tramos laterais para esse fim, além de facilitar o deslize, claro. Assim, com o tempo o usuário de aparelhos multilâminas tende a entrar no "piloto automático" e "esquecer" que é necessário um determinado ângulo e uma determinada pressão corretos para que as lâminas cortem os pelos com eficiência e sem lesionar a pele. Já os aparelhos Safety Razor, bem como as Navalhas, exigem do usuário o controle do ângulo e da pressão aplicados à lâmina. Em outras palavras, técnica, que quanto mais se vai apurando, melhores os escanhoados vão ficando. Creio que é justamente a técnica, combinada com as incontáveis variações possíveis de materiais e equipamentos, claro, que tornam o BC atraente a muitos, a ponto até de ser um hobby.
Eu também concordo que o maior ganho é a técnica. Eu utilizo as Ultragrip praticamente da mesma forma que eu utilizava as SR - o que seria impossível se eu estivesse utilizando uma mach3 da vida. Se não fosse o meu longo tempo fazendo a barba diariamente com as SR, eu não conseguiria fazer o que eu faço hoje com as Ultragrip. Em paralelo: acho um defeito muito grande da mach3 a questão de onde a cabeça está. Eu simplesmente não consigo ir contra o pelo na área do bigode porque não tem como. É estranho, a cabeça meio que é reta em relação ao resto, aí fica sem jeito de ir contra o pelo na área do bigode porque o cabo bate no nariz. Não sei se consegui explicar. Ela teria que ser um pouco mais "pontuda" para esse fim, em minha opinião, assim como é a ultragrip. Mas mesmo que este problema fosse solucionado, a cabeça móvel e as três lâminas prejudicam o barbear, em minha opinião.