Barbear Clássico

Café Central => Cerveja, tremoços e amendoins => Topic started by: Gago on November 30, 2014, 08:15:24 pm

Title: Hoje sim!
Post by: Gago on November 30, 2014, 08:15:24 pm
Depois de 23 anos, Rubens Barrichello foi campeão de alguma coisa. Da Stock Car brasileira, com uma corrida segura, onde poderia chegar em quarto mas foi terceiro.

Aqui temos o defeito de sermos muito pouco incentivadores do esporte, principalmente do automobilismo, mas acharmos que todo brasileiro que NÃO chega em primeiro, não presta. Ao invés e incentivarmos, gozamos deles.

Rubens não é um piloto "qualquer". Ninguém com o recorde de participações de alguma coisa, é "medíocre". Mas, ele teve uma sorte "danada" parece que quase sempre esteve no lugar errado, na hora errada. No auge, teve de dividir a equipe com o maior piloto de F1 de todos os tempos ( ao menos em números). Saiu, apostou num projeto da Honda que era bonito mas não valia nada, e quando esta virou a Brawn e dominou a categoria, teve de dividir os louros, novamente, com um piloto mais talentoso.

É isto que não perdoavam em Rubens; que ele não fosse "o melhor". Jogamos a "responsa" de ser nosso ídolo da F1, após a morte de Senna, num jovem que mal havia saído da F-3, e sacaneamos o rapaz sempre que ele não correspondia à expectativa.

Hoje, apenas em sua segunda temporada da Stock, Rubens finalmente gritou "campeão" outra vez. Parabéns Rubinho! não é qualquer um que sai da F1, especialmente depois de tantos anos, e encontra a motivação para correr numa categoria inferior. Tomara que agora as pessoas lhe deem o devido respeito e dimensão de seu talento.

(http://flaviogomes.grandepremio.uol.com.br/wp-content/uploads/2014/11/rbcampeaocuritiba-1024x682.jpg)
Title: Re: Hoje sim!
Post by: JLTG on November 30, 2014, 08:53:10 pm
Esse grito de "-Campeão!" devia estar engasgado há muito tempo!
Ainda acho que o problema nem foi ter dividido a equipe com Schummy mas sim vir depois do imortal Ayrton Senna da Silva, como ídolo brasileiro no esporte! Todos serão "uns nadas" depois do Ayrton! Sempre haverá a comparação! Não importa o quão diferente a F1 tenha se tornado! É o mesmo que compararmos o recorde nos 100 metros rasos de 100 anos com o atual! Não tem comparação mas se insiste em fazê-lo!
Para mim, a motivação é acelerar! Em alto nível! E ganhando muito dinheiro! Que é o maior motivador do mundo! Peça para alguém fazer algo! Provavelmente não fará! Agora, pague bem! A resposta será um SIM bem grande!
Title: Re: Hoje sim!
Post by: carraro on December 01, 2014, 11:20:14 am
Os verdadeiros fãs de automobilismo no Brasil, quero dizer, quem acompanha o esporte a sério e não apenas liga a TV na hora da corrida de F1, são, também, admiradores do Rubinho. No resto do mundo, então, nem se fala: ele é uma sumidade reconhecida por todos profissionais e torcedores do ramo.

Rubinho é, fora de dúvida, um dos pilotos que mais entende de F1 e de carros de corrida em geral; ninguém é tão assertivo e eficiente na construção e ajustes de um automóvel de competição quanto ele. Provas? Estruturou a Brawn GP; reergueu a Willians tecnicamente; estruturou a Medley e quebrou uma hegemonia de anos na Stock.

E, sinceramente, não acho que Jenson Button fosse melhor piloto que o Rúbens. O título mundial daquele ano não é prova disso de modo algum.
Title: Re: Hoje sim!
Post by: Mauricio SuperShaveMan on December 01, 2014, 11:38:16 am
Quem conhece ele, diz que é super gente fina, fora que a maioria que o critica aqui no Brasil não ganhou nem em sonho a grana que ele ganhou na F1, muito menos tem a admiração de varias pessoas como ele tem, é muita dor no cotovelo Gelol resolve.
Title: Re: Hoje sim!
Post by: Danilo on December 02, 2014, 07:44:28 pm
Pouco conheco de carro, muito menos de F1. Lembro que em um GP que fui (o unico) ele quebrou bem em nossa frente e foi muito aplaudido. (isso deve ter uns 16 anos). POrem, trabalhei com um louco pelo assunto e até poster do rubinho o mesmo tinha. Me contava varias historias do rubinho no "kart" e como ele lá dominava, inclussive sob todos os outros. Até onde me contou, rubinho é quem ajustava o carro e o alemão so copiava.. infelizmente na F1 nunca "vingou" como campeao, mas tem todos os seus meritos. por mim é força rubinho e se nao fosse corinthiano, talvez tivesse sido campeao.
Title: Re: Hoje sim!
Post by: Moreira on December 02, 2014, 07:58:40 pm
Hahahahaha, muito bom o título gago!
Title: Re: Hoje sim!
Post by: edulpj on December 03, 2014, 09:33:16 am
Conheci Rubens Barrichello quando era apenas um garoto no longínquo ano de 1984... Na época, seu material rodante consistia de DOIS chassis de kart, três motores e dez pneus, sendo dois conjuntos completos (um em cada chassi) e mais dois pneus (um dianteiro e um traseiro) de reserva. Para transportar a tralha, tinha o velho Rubão, seu pai, que tinha uma Chevrolet Opala Caravan. Um dos chassis ia no porta malas e outro no rack sobre o teto. Rubão aliás, além de motorista, era também o mecânico... Os três motores aliás, nunca estavam juntos... Tinha um em cada chassi e um SEMPRE no preparador (o lendário Passoca, de Bauru - SP), pois pela idade avançada dos motores, sempre tinha um no médico...

Outro garoto talentoso, um certo CHRISTIAN FITTIPALDI, parava no box do lado seu CAMINHÃO... Um Mercedes Benz 1313 trucado com carroceria baú... Lá dentro, tinha DEZ CHASSIS, 25 motores Parilla e os pneus nunca consegui contar, pois REVESTIAM as duas paredes laterais do baú por dentro... Havia pelo menos três mecânicos na equipe...

Apesar das diferenças, Rubinho triunfava...

Em todas as categorias onde pilotou, seu NÍVEL TÉCNICO sempre foi superlativo. As causas de seu aparente insucesso na F1, são mais do que conhecidas por quem realmente acompanha a F1 e não se limita a pensar do jeito que a midia quer...

Quanto a ser Corinthiano, talvez seja uma de suas principais virtudes, assim como também eram Corinthianos, Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna da Silva. No Estado de São Paulo e mais especificamente na capital, ser Corinthiano, não é defeito, é VIRTUDE!!! Faz parte da filosofia Paulistana de não ser conduzido e sim conduzir ("NON DVCOR DVCO"). O único caso curioso, é do fluminense/brasiliense Nelson Piquet, que por ser vascaíno, talvez tivesse ficado apenas nos VICE campeonatos, mas foi tricampeão...
Title: Re: Hoje sim!
Post by: edulpj on December 03, 2014, 09:46:22 am
Esse grito de "-Campeão!" devia estar engasgado há muito tempo!
Ainda acho que o problema nem foi ter dividido a equipe com Schummy mas sim vir depois do imortal Ayrton Senna da Silva, como ídolo brasileiro no esporte! Todos serão "uns nadas" depois do Ayrton! Sempre haverá a comparação! Não importa o quão diferente a F1 tenha se tornado! É o mesmo que compararmos o recorde nos 100 metros rasos de 100 anos com o atual! Não tem comparação mas se insiste em fazê-lo!
Para mim, a motivação é acelerar! Em alto nível! E ganhando muito dinheiro! Que é o maior motivador do mundo! Peça para alguém fazer algo! Provavelmente não fará! Agora, pague bem! A resposta será um SIM bem grande!

Senna foi grande, mas não foi dois... Acompanho a F1 desde 1967 e imortal na F1 mesmo, só Jim Clark. Nunca, ninguém na F1 conseguiu superar DIFERENÇA DE CILINDRADA no braço. Clark com sua Lotus Climax motor 2.0, em várias ocasiões superou Denis Hulme e Jack Brabham com sua Brabham Repco motor 3.0... No braço...

No atletismo, vale o cronômetro... Não se compara de fato um campeão dos 100 metros de 30 anos atrás com os de hoje... Na F1, o cronômetro só manda nos treinos...
Title: Re: Hoje sim!
Post by: carraro on December 03, 2014, 11:06:20 am
No atletismo, vale o cronômetro... Não se compara de fato um campeão dos 100 metros de 30 anos atrás com os de hoje... Na F1, o cronômetro só manda nos treinos...

Infelizmente, o fator braço perdeu muito de sua importância.
Title: Re: Hoje sim!
Post by: Gago on December 03, 2014, 12:11:05 pm
Conheci Rubens Barrichello quando era apenas um garoto no longínquo ano de 1984... Na época, seu material rodante consistia de DOIS chassis de kart, três motores e dez pneus, sendo dois conjuntos completos (um em cada chassi) e mais dois pneus (um dianteiro e um traseiro) de reserva. Para transportar a tralha, tinha o velho Rubão, seu pai, que tinha uma Chevrolet Opala Caravan. Um dos chassis ia no porta malas e outro no rack sobre o teto. Rubão aliás, além de motorista, era também o mecânico... Os três motores aliás, nunca estavam juntos... Tinha um em cada chassi e um SEMPRE no preparador (o lendário Passoca, de Bauru - SP), pois pela idade avançada dos motores, sempre tinha um no médico...

Outro garoto talentoso, um certo CHRISTIAN FITTIPALDI, parava no box do lado seu CAMINHÃO... Um Mercedes Benz 1313 trucado com carroceria baú... Lá dentro, tinha DEZ CHASSIS, 25 motores Parilla e os pneus nunca consegui contar, pois REVESTIAM as duas paredes laterais do baú por dentro... Havia pelo menos três mecânicos na equipe...

Apesar das diferenças, Rubinho triunfava...

Em todas as categorias onde pilotou, seu NÍVEL TÉCNICO sempre foi superlativo. As causas de seu aparente insucesso na F1, são mais do que conhecidas por quem realmente acompanha a F1 e não se limita a pensar do jeito que a midia quer...

Quanto a ser Corinthiano, talvez seja uma de suas principais virtudes, assim como também eram Corinthianos, Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna da Silva. No Estado de São Paulo e mais especificamente na capital, ser Corinthiano, não é defeito, é VIRTUDE!!! Faz parte da filosofia Paulistana de não ser conduzido e sim conduzir ("NON DVCOR DVCO"). O único caso curioso, é do fluminense/brasiliense Nelson Piquet, que por ser vascaíno, talvez tivesse ficado apenas nos VICE campeonatos, mas foi tricampeão...


O Vasco da Gama, no que se refere à vice-campeonatos, é apenas o quinto colocado num ranking de quinze, sendo "superado" por Inter, Sport, Galo e Cruzeiro, os times modinha do momento.

http://estadiovip.com.br/futebol/ranking/os-maiores-vice-campeoes-do-futebol-brasileiro/cruzeiro-6

No entanto,quem leva a fama somos nós. Qual a coerência?

E por sinal, vice campeonato não é algo ruim,é sinônimo de que fostes melhor que todos os outros exceto um. Mas, como disse lá em cima, para o brasileiro, só o primeiro presta....
Title: Re: Hoje sim!
Post by: edulpj on December 03, 2014, 02:47:05 pm

O Vasco da Gama, no que se refere à vice-campeonatos, é apenas o quinto colocado num ranking de quinze, sendo "superado" por Inter, Sport, Galo e Cruzeiro, os times modinha do momento.

http://estadiovip.com.br/futebol/ranking/os-maiores-vice-campeoes-do-futebol-brasileiro/cruzeiro-6

No entanto,quem leva a fama somos nós. Qual a coerência?

E por sinal, vice campeonato não é algo ruim,é sinônimo de que fostes melhor que todos os outros exceto um. Mas, como disse lá em cima, para o brasileiro, só o primeiro presta....

"O segundo colocado, é o primeiro dos últimos"   Ayrton Senna da Silva

Mas fica frio, professor... Nessa eu não concordo com o Senna... Emerson Fittipaldi, quando mencionava seu currículo, afirmava sempre de cabeça erguida: 14 vitórias, dois campeonatos e dois vice-campeonatos...
Title: Re: Hoje sim!
Post by: JLTG on December 03, 2014, 03:11:34 pm
Lembro do Senna guiando um Toleman muito inferior aos outros carros e, em Mônaco, barbarizando! Não ganhou lá por pouco! Era muito braço!
Title: Re: Hoje sim!
Post by: Gago on December 03, 2014, 04:05:20 pm
"O segundo colocado, é o primeiro dos últimos"   Ayrton Senna da Silva

Mas fica frio, professor... Nessa eu não concordo com o Senna... Emerson Fittipaldi, quando mencionava seu currículo, afirmava sempre de cabeça erguida: 14 vitórias, dois campeonatos e dois vice-campeonatos...


Isso é muito bonito quando você é o favorito. Guiando uma Mclaren-Honda claramente superior à qualquer outro carro, realmente, o segundo é o primeiro dos últimos.

Agora, guiando uma Toleman-Hart, chegar em segundo, é um feito. E algo que ele sempre se orgulhou,e com toda justiça.

Portanto é uma questão de perspectiva e coerência, no meu entender.
Title: Re: Hoje sim!
Post by: edulpj on December 03, 2014, 05:33:20 pm

Isso é muito bonito quando você é o favorito. Guiando uma Mclaren-Honda claramente superior à qualquer outro carro, realmente, o segundo é o primeiro dos últimos.

Agora, guiando uma Toleman-Hart, chegar em segundo, é um feito. E algo que ele sempre se orgulhou,e com toda justiça.

Portanto é uma questão de perspectiva e coerência, no meu entender.

Acho que nem assim... Afinal, a outra McLaren Honda, era pilotada por um cara que foi campeão QUATRO vezes. Foi na verdade a última época na F1 onde havia competição de verdade. Hoje, é uma ENCENAÇÃO. Há tempos não perco mais tempo assistindo às corridas.

Por falar em campeão quatro vezes, "Le Professeur" seria campeão CINCO vezes se ao invés de ficar em segundo com aquela Tolemann, Senna tivesse GANHO a corrida...
Title: Re: Hoje sim!
Post by: carraro on December 03, 2014, 06:39:57 pm
Como pode ser pejorativamente chamado "modinha" um clube que é o atual bicampeão brasileiro (dois títulos inapeláveis, aliás); que já venceu o mesmo campeonato outras duas vezes; que tem quatro Copas do Brasil e duas Libertadores; e, diferentemente do Vasco, jamais disputou uma partida sequer da Segunda Divisão?

Modinha, junto com Atlético e Inter, porque estão fora do eixo RJ-SP?
Title: Re: Hoje sim!
Post by: Ovomaltine on December 03, 2014, 06:50:38 pm
Não acho o Rubens Barrichello tão injustiçado assim. Não estou dizendo que o cara não é gente fina ou que é um fracassado... longe disso... Mas compreendo (e até certo ponto compartilho) a decepção que os brasileiros tiveram com ele. Basta lembrar da frase que dá título ao tópico. "Hoje não, hoje sim" foi a narração de uma ultrapassagem permitida pelo Barrichello em favor do Schumacher, a metros da linha de chegada. Não sou ingênuo de pensar que essas combinações não acontecem na F1 e até por isso não aprecio o esporte em questão, mas é realmente decepcionante. Imagine ver essa corrida ao lado de um filho, sobrinho ou outra criança qualquer? Como explicar essa conduta sem desconstituir valores morais?
Title: Re: Hoje sim!
Post by: Dude on December 03, 2014, 07:07:11 pm
Sempre que o alemão saía da corrida, Barrichello brilhava. Havia, sem dúvida alguma, um certo favorecimento naquela equipe, não era apenas superioridade técnica do alemão.

E, francamente, um piloto que ganha um campeonato batendo seu carro propositalmente no adversário não deveria ser endeusado.  Foi contra o Damon Hill, quem lembra? (nessa mesma corrida, Barrichello, com um carro medíocre, passou várias voltas segurando Mansell em quarto)
Title: Re: Hoje sim!
Post by: Gago on December 03, 2014, 07:20:14 pm
Não acho o Rubens Barrichello tão injustiçado assim. Não estou dizendo que o cara não é gente fina ou que é um fracassado... longe disso... Mas compreendo (e até certo ponto compartilho) a decepção que os brasileiros tiveram com ele. Basta lembrar da frase que dá título ao tópico. "Hoje não, hoje sim" foi a narração de uma ultrapassagem permitida pelo Barrichello em favor do Schumacher, a metros da linha de chegada. Não sou ingênuo de pensar que essas combinações não acontecem na F1 e até por isso não aprecio o esporte em questão, mas é realmente decepcionante. Imagine ver essa corrida ao lado de um filho, sobrinho ou outra criança qualquer? Como explicar essa conduta sem desconstituir valores morais?

Acontecem até hoje, com certeza! E o "Alonso is faster than you"?

 A FIA inclusive está cada vez MAIS caxias com as mensagens de rádio e monitora a parada toda justamente para tentar coagir isso. Tudo bem que é meio besta, porque você pode combinar com o piloto coisas esdrúxulas como " O lince está no desfiladeiro" previamente, que o piloto vai saber o que fazer. Bastava PUNIR, enfiar uma trosoba gigantesca na Ferrari naquela época, e a partir de então a coisa seria diferente.

O problema no papo do "Hoje não", ao meu ver, é este; A gente fica chateado com o Rubens porque cedeu a vitória que ele merecia, e não com a FERRARI, que é a verdadeira culpada, ou com o Schumacher que aceitou isso!

Eu não sou hipócrita e dizer que eu NÃO faria a mesma coisa. Se eu estou pilotando na Ferrari, na crista da onda, ganhando meus milhões, e me mandam deixar o Schumi passar... sei não em? A gente não sabe o que acontece com contratos e o que mais nos bastidores... e numa questão de segundos o cara tomou uma decisão, talvez com medo de se dar mal com seu empregador. Embora eu concorde que este seja o ponto baixo da carreira do Rubens, certamente invertemos totalmente os valores do problema ao longo dos anos, e escolhemos fazer chacota da vítima e não do réu.

E por sinal acho que fui o único, ao longo dos anos, que pensa que no meio disto tudo o Barrichello ainda sacaneou todo mundo, freando bruscamente para o alemão passar e escancarando a situação para quem quisesse ver.


Sempre que o alemão saía da corrida, Barrichello brilhava. Havia, sem dúvida alguma, um certo favorecimento naquela equipe, não era apenas superioridade técnica do alemão.

E, francamente, um piloto que ganha um campeonato batendo seu carro propositalmente no adversário não deveria ser endeusado.  Foi contra o Damon Hill, quem lembra? (nessa mesma corrida, Barrichello, com um carro medíocre, passou várias voltas segurando Mansell em quarto)

Eu não acho que a Ferrari necessariamente sacaneava deliberadamente o Rubens e ajudava o alemão. Não faz sentido você pagar um piloto do calibre que o Rubens já tinha, só para fazer pouco caso dele. Aí mais valia contratar um zé-mané qualquer para ocupar o segundo carro.
Para mim a coisa é mais simples; na dúvida apostavam no cara que já era campeão.

E sobre o lance do jogar o carro em cima, Schumi não fez isso apenas com Hill, mas com Villeneuve também. em Jerez/97. Só que nesta ele se deu mal; foi parar na brita e de lá não saiu, já Jacques seguiu em frente e chegou em terceiro.

http://www.youtube.com/watch?v=jJJZBgNK7FA

Mas também não podemos ser bobos. Ayrton ganhou um título mundial jogando a Mclaren pra cima da Ferrari de Prost, que dois anos antes colidiu num lance altamente polêmico com Ayrton numa chicane de Suzuka e faturou o título.

Esporte de competição é isso; não tem só momentos bonitos e de fair-play.

Title: Re: Hoje sim!
Post by: carraro on December 03, 2014, 07:35:40 pm
O que Senna fez com Prost foi, simplesmente, dar o troco na mesma moeda; e o fez acintosamente, para que todos vissem e não tivessem dúvida do seu intento.

O dia do "hoje não, hoje sim" é um dia maldito na F1, que eu gostaria de esquecer. O Gago tem razão: claro que havia cláusula contratual obrigando a Ferrari e o Rubinho a assegurarem a preferência absoluta do Schumacher em tudo, até para beber o copo d'água mais gelado. Se a Ferrari não concordasse, o maior ganhador de títulos de todos os tempos iria para outro time e levaria consigo milhões de dólares em patrocínios. Se o Rúbens não aceitasse, não seria contratado pela Ferrari. Simples.

E, sim, o Rubinho entregou a posição através de uma manobra acintosa, para deixar claro que ele venceu a corrida e que foi obrigado a ceder a posição. Aquilo foi uma grande desmoralização para a equipe e para o beneficiário. Foi o único ato de resistência e dignidade que cabia à vítima. Bem... ele poderia desobedecer.. e sepultar sua carreira.
Title: Re: Hoje sim!
Post by: JLTG on December 03, 2014, 07:45:34 pm
Uma pane no rádio bem que poderia ter ocorrido!
Title: Re: Hoje sim!
Post by: edulpj on December 03, 2014, 07:57:54 pm
...........................
Eu não acho que a Ferrari necessariamente sacaneava deliberadamente o Rubens e ajudava o alemão. Não faz sentido você pagar um piloto do calibre que o Rubens já tinha, só para fazer pouco caso dele. Aí mais valia contratar um zé-mané qualquer para ocupar o segundo carro.
Para mim a coisa é mais simples; na dúvida apostavam no cara que já era campeão.
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A Ferrari já havia tentado a fórmula do ZéMané antes... E o zémané tinha nome... Era o irlandês Eddie Irvine , que algum tempo antes (1999) quase foi campeão quando Schumacher quebrou a perna no acidente em Silverstone. Com Schumacher no estaleiro, Irvine tornou-se o primeiro piloto "de facto" na Ferrari. Na última prova do campeonato, Schumacher ainda tentou ajudá-lo, mas a incompetência do irlandês era tão grande que ele acabou vice.

A contratação de Barrichello pela Ferrari, foi obra do próprio alemão, principalmente depois de tomar a histórica tesoura em Magny-Cours também no ano de 1999, quando Barrichello ao volante da fraca Stewart, conseguiu retomar uma posição que Schumacher havia acabado de adquirir. Uma das melhores maneiras de neutralizar um adversário na F1, é trazê-lo para a sua equipe e torná-lo seu segundo piloto.

Essa manobra, funcionou perfeitamente na Ferrari, que nunca teve a capacidade de gerenciar a competição entre seus dois pilotos como a McLaren, a Williams e hoje a Red Bull fizeram/fazem. Equipes do tipo da Ferrari, sempre serão um palco onde há um protagonista e um coadjuvante-escada pra poder montar a pantomima...
Title: Re: Hoje sim!
Post by: edulpj on December 03, 2014, 08:02:08 pm
Não acho o Rubens Barrichello tão injustiçado assim. Não estou dizendo que o cara não é gente fina ou que é um fracassado... longe disso... Mas compreendo (e até certo ponto compartilho) a decepção que os brasileiros tiveram com ele. Basta lembrar da frase que dá título ao tópico. "Hoje não, hoje sim" foi a narração de uma ultrapassagem permitida pelo Barrichello em favor do Schumacher, a metros da linha de chegada. Não sou ingênuo de pensar que essas combinações não acontecem na F1 e até por isso não aprecio o esporte em questão, mas é realmente decepcionante. Imagine ver essa corrida ao lado de um filho, sobrinho ou outra criança qualquer? Como explicar essa conduta sem desconstituir valores morais?

Eu não imagino... Eu assisti a essa corrida junto com meus filhos, que tinham na época 11 e 7 anos... O mais velho, que amava F1, ficou TRÊS ANOS sem assistir às corridas... O mais novo, diz até hoje que começou a entender o mundo como ele é, naquela corrida...
Title: Re: Hoje sim!
Post by: carraro on December 04, 2014, 10:54:13 am
Já que o tema são as vigarices da F1, vamos recordar o "acidente" do Nelsinho Piquet, que rendeu punição violenta para todos, menos para o beneficiário, que saiu do episódio ileso e quase oculto.
Title: Re: Hoje sim!
Post by: JLTG on December 04, 2014, 11:46:58 am
A punição do Nelsinho foi ter sua carreira acabada na F1. Para sempre! Alonso e Renault saíram de boa! É pouco ou querem mais?
Title: Re: Hoje sim!
Post by: carraro on December 04, 2014, 12:31:07 pm
Alonso não sofreu, sequer, uma contestação moral.
Title: Re: Hoje sim!
Post by: edulpj on December 04, 2014, 12:31:47 pm
Costumo dizer, que F1 não é concurso de caráter... Se fosse, não seria necessário colocar os carros na pista...

Mas fico profundamente chateado, quando um mau-caráter como Fernando Alonso triunfa na F1. Quando um mau-caráter triunfa no esporte, ele EMPUTECE o esporte.

Não existe um bom-caráter completo, afinal, são seres humanos... Mas gente que não tem freios morais para - por exemplo - arremessar seu veículo contra o adversário na intenção de tirá-lo do combate, não deveria nunca, de forma alguma ser merecedor de um triunfo...

Title: Re: Hoje sim!
Post by: Gago on December 04, 2014, 03:54:42 pm
Alonso não sofreu, sequer, uma contestação moral.

Pois é!!!

Alonso é bom piloto, disso não é preciso discutir. Mas não é nada de mais! É um cara "bom" que sempre teve um baita empresário por trás. Quando teve um carro superior à qualquer outro naquela Renault, ganhou. E de lá pra cá? Bota esse espanhol na dificuldade e ele some, inventa as mais mirabolantes desculpas...

E no episódio "Singapuragate" só o nelsinho se f¨%$#@!. Ou seja; tal como foi com o Rubens, a vítima ficou com todos os ônus, mas os mandantes do crime escaparam ilesos!

Costumo dizer, que F1 não é concurso de caráter... Se fosse, não seria necessário colocar os carros na pista...

Mas fico profundamente chateado, quando um mau-caráter como Fernando Alonso triunfa na F1. Quando um mau-caráter triunfa no esporte, ele EMPUTECE o esporte.

Não existe um bom-caráter completo, afinal, são seres humanos... Mas gente que não tem freios morais para - por exemplo - arremessar seu veículo contra o adversário na intenção de tirá-lo do combate, não deveria nunca, de forma alguma ser merecedor de um triunfo...



Subscrevo!
Title: Re: Hoje sim!
Post by: carraro on December 04, 2014, 06:31:37 pm
Não considero que Nelsinho seja vítima naquilo. Foi tão mau-caráter quanto o Alonso. Causar um "acidente" para encerrar a prova é diferente de ceder posição em jogo de equipe; primeiro porque arrisca a vida e a saúde de todos os pilotos, trabalhadores e espectadores que  estão no autódromo; segundo porque impede o adversário de disputar. Quero dizer: não adianta Schumacher e Rúbens combinarem qual deles será o vencedor, se Hamilton correr mais que ambos; enfim, o adversário só depende de si para sobressair-se ao jogo de equipe. Mas, se fecham a pista, estão matando a disputa.

E o Nelsinho não só podia, como devia, recusar-se a participar de tal empreitada, além de denunciá-la às autoridades do esporte. 
Title: Re: Hoje sim!
Post by: JLTG on December 04, 2014, 06:38:57 pm
E o Nelsinho não só podia, como devia, recusar-se a participar de tal empreitada, além de denunciá-la às autoridades do esporte.

O que terá passado na cabecinha oca desse guri de m&%$@? Não julgo a pessoa mas a atitude foi de muita imaturidade! Se tivesse consultado o pai, a coisa tinha fervido! Ah, tinha!
Title: Re: Hoje sim!
Post by: cegadede on December 04, 2014, 09:56:35 pm
O que terá passado na cabecinha oca desse guri de m&%$@? Não julgo a pessoa mas a atitude foi de muita imaturidade! Se tivesse consultado o pai, a coisa tinha fervido! Ah, tinha!
Definitivamente não conheces o caráter do pai.
Title: Re: Hoje sim!
Post by: edulpj on December 05, 2014, 09:58:39 am
Definitivamente não conheces o caráter do pai.

Foi o que eu pensei... Mas comecei a recapitular a carreira de Nelson Piquet e lembrei de um detalhe interessante... Nos bastidores, ele usou e abusou de manobras que seriam consideradas basicamente anti-esportivas (caso do papel higiênico que ele escondia de Mansell...)... Mas nas pistas, a conduta dele sempre foi correta. Não me recordo de episódios onde ele tenha jogado alguém pra fora da pista... Aliás, Piquet fez aquela que foi considerada a melhor ultrapassagem de todos os tempos na F1, derrapando com os quatro pneus sem sequer tocar no carro do adversário... A vítima??? Ayrton Senna da Silva...
Title: Re: Hoje sim!
Post by: carraro on December 05, 2014, 10:49:23 am
Acredito que o Piquet não concordaria com aquilo por uma razão muito simples: nenhum pai permitiria que seu filho batesse um carro de F1, deliberadamente, a 200 km/h.
Title: Re: Hoje sim!
Post by: JLTG on December 05, 2014, 11:45:31 am
Definitivamente não conheces o caráter do pai.

O Piquet sempre foi um piloto arrojado, rápido! Pode ter feito brincadeiras como a citada com o Mansell, que não considero anti-deportiva, apenas travessura paa descontrair! Mas participar de uma pantomima como a do filho? Jamais! E o caráter de um homem é muito mais que ele demonstra em seu trabalho! Posso avaliar como o Piquet foi como piloto, por ver suas corridas! Mas avaliar o caráter por isso?!
Vamos ao caso do Senna. Sempre se fala que era um baita piloto, arrojado, etc e tal. Tinha aquela aura de bom moço mas aposto que um francês o julga desonesto quando atirou o carro contra o do Prost! "O ponto de vista depende da vista do ponto. E vice versa!"
Title: Re: Hoje sim!
Post by: MotaJV on December 05, 2014, 01:37:08 pm
Voltando ao Rubinho, o cara está embolsando uma grana em cima desta fama de lento dele.

Já viram o comercial do 3G da Vivo?
Title: Re: Hoje sim!
Post by: JLTG on December 05, 2014, 01:48:51 pm
Pelo menos, algo tinha que ganhar!
Title: Re: Hoje sim!
Post by: Gago on December 05, 2014, 04:30:39 pm
Voltando ao Rubinho, o cara está embolsando uma grana em cima desta fama de lento dele.

Já viram o comercial do 3G da Vivo?

Tá certo ele!!!

Tantos anos sendo achincalhado sem razão, injustiçado, agora está faturando em cima da fama que criaram para ele.
Quem ri por último...
Title: Re: Hoje sim!
Post by: Danilo on December 05, 2014, 04:48:19 pm
Tá certo ele!!!

Tantos anos sendo achincalhado sem razão, injustiçado, agora está faturando em cima da fama que criaram para ele.
Quem ri por último...

Rindo esteve sempre. Lembro de uma reportagem que alguem questionou "porque ainda corre?" a resposta foi rapida "porque eu amo oque faço e ganho muito MUITO bem para isso. porque pararia?"
Title: Re: Hoje sim!
Post by: Gago on December 05, 2014, 05:03:46 pm
Rindo esteve sempre. Lembro de uma reportagem que alguem questionou "porque ainda corre?" a resposta foi rapida "porque eu amo oque faço e ganho muito MUITO bem para isso. porque pararia?"

Exatamente.

Title: Re: Hoje sim!
Post by: edulpj on December 05, 2014, 05:21:16 pm
O Piquet sempre foi um piloto arrojado, rápido! Pode ter feito brincadeiras como a citada com o Mansell, que não considero anti-deportiva, apenas travessura paa descontrair!.....................

No  caso, não foi brincadeira pra descontrair... Enquanto Sir Frank Williams estava saudável, Piquet tinha tratamento de primeiro piloto, pois afinal ela ERA o primeiro piloto, por contrato. Com o acidente que resultou na paraplegia de Sir Williams, os resultados "do nada" começaram a mudar... No período em que Sir Williams ficou internado, o carro de Piquet começou a apresentar problemas "inexplicáveis" que não aconteciam no carro de Mansell...

Na verdade, estava acontecendo uma "patriotada" dentro da equipe... Piquet sentiu que se não fizesse algo urgentemente, o título escaparia de suas mãos. Se não era possível fazer algo dentro das pistas, algo teria de ser feito fora... Começou então a campanha de desestabilização emocional de Mansell...

Numa entrevista, um repórter britânico perguntou a Piquet que tipo de mulher ele preferia... Piquet disse que sendo bonita, qualquer uma estava de bom tamanho, diferentemente de seu colega de equipe que preferia as feias... Depois veio o episódio do sumiço do papel higiênico... Foram dois meses infernizando Mansell de todos os jeitos possíveis. Um erro grave, era questão de tempo e ele aconteceu...

Piquet costuma dizer que se não fosse o acidente de Frank Williams, ele teria ganho mais três títulos, 88, 89 e 90...

PESSOALMENTE, considero Piquet o melhor piloto brasileiro que a F1 já viu. Também o piloto com o melhor conhecimento de mecânica de toda a história da F1.

Três mostras de sua genialidade e criatividade na aplicação de seu conhecimento de mecânica:

1. Em 1981, a FIA  proibiu as minissaias móveis das laterais dos carros de efeito solo. Piquet mandou o projetista da Brabham colocar minissaias fixas... Todos riram, pois minissaias fixas eram inúteis, pois não encostariam no solo... Mas Piquet sugeriu uma suspensão HIDROPNEUMÁTICA, que poderia abaixar em movimento, de forma que as minissaias encostassem no chão. Tentaram alegar que isso não funcionaria... Mas Piquet antes da corrida, alterava o ajuste das válvulas de compensação da suspensão... Na primeira freada o carro abaixava e assim continuava o resto da corrida...

2. Anos após, Piquet inventou o sistema de refrigeração de freios a água... Na verdade era um sistema combinado ar/água... O ar, refrigerava os freios... A água era injetada durante a prova. 10 litros de água no reservatório eram jogados fora para "refrigerar" os freios... E o carro ficava 10 kg mais leve...

3. Nos rigores do frio que sempre acontecia em Silverstone, o carro perdia demaisadamente o rendimento após uma troca de pneus, pois os pneus eram postos frios nos carros e levavam várias voltas para atingir uma temperatura razoável... Piquet foi a uma loja de enxovais e trouxe QUATRO COBERTORES ELÉTRICOS que deveriam ser usados para manter os pneus aquecidos nos boxes até serem colocados nos carros... Hoje todas as equipes usam o "equipamento"...
Title: Re: Hoje sim!
Post by: Gago on December 05, 2014, 05:33:03 pm

PESSOALMENTE, considero Piquet o melhor piloto brasileiro que a F1 já viu. Também o piloto com o melhor conhecimento de mecânica de toda a história da F1.

Piquet foi um gênio absolutamente... genial. Maior conhecimento de mecânica, não há dúvida. Mais talentoso...não sei. Ponho-o no mesmo patamar de Ayrton por exemplo.

E ele tem outra grande qualidade, que é ser vascaíno.  :D
Title: Re: Hoje sim!
Post by: edulpj on December 05, 2014, 07:29:15 pm
Senna teve um marketing muito mais eficiente que Piquet. Principalmente no tocante à imagem de bom moço.

Conheci um velho veterano da 2a. Guerra Mundial, que sobreviveu ao inferno de Montese... Ele costumava dizer, que herói é quem vai pra guerra, cumpre com a missão e volta vivo... Quem cumpre com a missão e morre no teatro de batalha, não é herói, é mártir...

Tanto Senna quanto Piquet, passaram pelo teste do muro do Tamburello... Só Piquet sobreviveu pra contar a história... Anos mais tarde, revelou algo que ninguém ficou sabendo naquele momento... O acidente lesionou sua visão de maneira importante, reduzindo seu ângulo de visão. Qualquer piloto "normal", teria abandonado a carreira... Piquet ainda conseguiu terminar o campeonato em primeiro lugar...

Quanto a torcer pro vice da gama... Bem... Ninguém é perfeito ;)
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