Vamos por partes:
Boas malta,
tenho umas duvidas de iniciante. que talvez me consigam esclarecer.
Quais as diferenças de after shave e água de colonia? Quando se usa um e quando se uso o outro?
Já vi relatos de pessoal que só usam colonia depois de fazer a barba ou usam os dois. Posso usar a colonia em substituição do after Shave?
Colónia é para perfumar, para usar no corpo, etc.
Aftershave é para usar na cara, e pretende tratar e hidratar a pele após o barbear.
Em termos de composição, podem diferir também na percentagem de óleos essenciais e de álcool. Mas ambos têm geralmente uma elevada concentração de álcool (pelo menos nos aftershaves splash com álcool, os bálsamos já são algo diferente) e uma concentração baixa em essências. Os aftershaves geralmente têm outros componentes para tratar/hidratar a pele (como glicerina, hamamelis, alantoína, castor oil ou outros), coisa que as EdC geralmente não têm.
Dito isto, há também as preferências pessoais de cada um, daí que existe quem goste de usar EdC como aftershave.
Não confundir EdC (água de Colónia) com EdT e EdP (Eau de Toilette e Eau de Parfum) que geralmente têm maior concentração de óleos essenciais/fragrâncias. Dar uma olhadela
aqui.
Outra questão é relacionado com o óleo pre shave e o oleo de barbear.
Há oleo de pre shave que se coloca antes de fazer a barbar e que depois de aplicado fico na duvida se se pode fazer a primeira aplicação da espuma de barbear por cima do oleo sem o retirar.
E há o oleo de barbear que não percebo a diferença na qualidade do oleo em comparação com o do preshave.
Depois de aplicar o prebarba (seja em que forma for), geralmente deixa-se lá ficar, aplica-se a espuma por cima e pronto.
No entanto, não tenho muita experiência com óleos de pré-barba, geralmente uso prebarba em forma de creme (Proraso ou algo do género). Já usei o óleo pre-barba da Musgo Real e sinceramente não lhe achei grande piada.
Há quem diga que os óleos pré-barba podem danificar os pelos do pincel ou até prejudicar a espuma, mas isso já é uma discussão à parte.
Um óleo de barbear será para ser usado sozinho para barbear, sem qualquer creme ou espuma, apenas o óleo e água. Não quer dizer que não haja óleos pre-barba que não possam ser usados para barbear e vice versa... dependendo dos gostos e pele de cada um.
Diferenças na qualidade dos óleos... bom, não iremos por aí. Geralmente o que difere são as misturas que formam o óleo. No outro tópico falei-te do TotalShave (o único óleo de barbear de que posso falar com conhecimento de causa, mas que me parece que foi descontinuado) que era uma mistura de uns 4 ou 5 óleos naturais diferentes (não me lembro da mistura mas se quiseres posso procurar por aí, ainda devo ter algo disso algures

). Consoante varia o tipo de óleos que usam na mistura, assim variam as propriedades do produto...
Há também óleos para hidratar a barba (para quem deixa crescer e cuida barba/bigode).