A pedido de algumas famílias, deixo aqui o testemunho de uma experiência que tive oportunidade de concretizar nesta minha última viagem a Barcelona, satisfazendo desta forma um desejo antigo. Depois de vários anos a tentar conseguir uma reserva no El Bulli, a minha alternativa, agora que este fechou, foi experimentar o actual
flagship restaurant dos irmãos Adrià, o 41º Experience. O nome deste restaurante não poderia ter sido mais apropriado, dado que mais do que uma simples refeição, aquilo que nos é apresentado é uma verdadeira experiência gastronómica.
O menu consiste em mais de 40 pratos, acompanhados apropriadamente por alguns cocktails, ou não fosse o 41º originalmente um bar de cocktails. No nosso caso, pedimos também o inevitável
flight de vinhos, seleccianados pela sommelier Cristina Losada, que complementou fantasticamente os pratos apresentados.
De referir ainda que o restaurante tem apenas capacidade para 16 pessoas, e que funciona também como bar de cocktails sensivelmente a partir da meia-noite.
Perdoem a qualidade das fotos que se seguem, mas como vão poder reparar, o ambiente é bastante escuro, o que tornou a refeição ainda mais intimista e confortável, mas dificultou a tarefa de documentar fotograficamente os inúmeros pratos.
Para não se tornar demasiado pesado, optei por dividir a experiência em três partes, as entradas (se é que assim se podem chamar), os pratos principais e as sobremesas.
Algumas primeiras fotos do ambiente:
As "tiras" que se vêem penduradas do tecto são uma peça de arte entitulada
Frosted Rain, do artista Javier Milara, e onde são reflectidas inúmeras imagens ao longo do jantar. Estas imagens são também acompanhadas de vários temas musicais apropriados às respectivas imagens e ao próprio momento da experiência em que nos encontramos.
Vamos lá à comida:
A mesa à chegadaO cocktail inicial da noite, à base de romã, leve e bastante suave, como seria de esperar. As
duas uvas recheadas fazem também parte deste primeiro prato. De referir também o
gelo "41º", que inexplicavelmente aguentou intacto até ao final do cocktail.
O primeiro prato da noite, entitulado Autumn Landscape - atenção que só algumas das "pedras" eram comestíveis
Black Sesame Pearl Infused PearAnchovy Stuffed Olive - as (já) míticas azeitonas criadas por Ferran Adrià, aqui com sabor a anchovas
O segundo cocktail da noite, este um
Vermute de Ameixa, com um sabor delicado e um bom equilíbrio entre o doce e o amargo:
Pickled Mussels and Potatoes with "Espinaler" Sauce PowderTo be continued...