Author Topic: Recente Trabalho - "Envelhecimento demográfico em Portugal"  (Read 1907 times)

Offline ruimiguelcunha

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1182
  • E pluribus unum!!!
  • Respect: +39
Recente Trabalho - "Envelhecimento demográfico em Portugal"
« on: March 16, 2011, 12:27:37 pm »
0
Olá a todos,
Embora não tenha a ver com o "Barbear Clássico"... quero partilhar convosco, o meu recente documentário fotográfico "Envelhecimento demográfico em Portugal".

A população portuguesa está a envelhecer e vai diminuir gradualmente nos próximos 50 anos. Provalvelmente 32% da população portuguesa em 2050 será constituida por idosos. Se na década de 60 Portugal era um país jovem na sua demografia, hoje a realidade é outra, apresentando uma estrutura etária muito envelhecida apesar de, na Europa, ocupar ainda um lugar intermédio. O envelhecimento deve-se ao contínuo decréscimo da taxa de natalidade, à redução da taxa de mortalidade e ao aumento da esperança média de vida que está directamente relacionada com o grau de desenvolvimento dos países, o que significa que quanto mais desenvolvido for o país, maior será o número de anos que o indivíduo terá, à nascença, probabilidade de viver. Para além de Portugal também outros países da UE apresentam taxas de crescimento natural com valores negativos. Em consequência do aumento da esperança média de vida, prevê-se que a idade média da população aumente cerca de 2 anos para o sector feminino e 2,5 para o masculino, o que poderá traduzir-se numa esperança média de vida de 84,7 anos para as mulheres e 79 anos para os homens. É este o anuncio prévio de graves problemas, se em Portugal e na Europa nada se fizer para inverter essa tendência.

É um trabalho em curso, ou seja, ainda não está acabado. Pois irei inserir novas imagens assim que se justificar...

Para ver aqui...

Espero que gostem...

Muito obrigado,
Fotografia Documental e Jornalismo
www.ruimiguelcunha.com

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Recente Trabalho - "Envelhecimento demográfico em Portugal"
« Reply #1 on: March 16, 2011, 02:32:20 pm »
0
Bem apanhadas, Rui!

Lembram-me o reclame que passou à uns anos em que apareciam dois idosos na televisão e a senhora dizia com uma voz caquética e um dedo em riste:
"Eu ainda sou do tempo em que um portátil da marca X, com processador intel core i5 com 4 gibabytes de memória e um disco de 500 gigabytes custava apenas ..."
:D :D na altura adorei a publicidade :D

Excelentes fotos Rui! Volto a frisar, muito bem apanhadas.. gostei muito de ver os azulejos como simbolo do antigamente e da base que sustentava as massas.

Abraço
« Last Edit: March 17, 2011, 12:33:56 am by nunogrl »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal