Author Topic: la savonniere du moulin  (Read 10330 times)

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
la savonniere du moulin
« on: September 14, 2015, 09:47:44 pm »
0

A poucos minutos a norte de Domrémy-la-Pucelle, vila que que há 600 anos viu nascer Joana d´Arc, a virgem elevada a santa padroeira da França, as árvores que ladeiam a estrada escondem a saboaria do moinho.

O único sinal da existência desta está numa placa afixada no portão de acesso à quinta. Curiosamente e até aqui não se vislumbram nem os simpáticos equídeos, ícones desta saboaria nem o moinho que lhe dá o nome. Este advinha-se uma azenha pois desde Pagny-sur-Meuse que, paralelo à estrada corre seca uma ribeira.

A paisagem, bucólica e verdejante reveza-se entre campos de pastagem e de flores. Ao portão e após tocarmos à campainha somos alegremente saudados por um terrier velhote que cedo recolhe aos seus afazeres e um cão pastor que me parece australiano. Laurence, a dona sucede-os. Gentilmente aceita as minhas desculpas por me apresentar assim sem aviso prévio e prontamente nos convida para visitar a quinta.

No ar um aroma adocicado, subtil mas indelével revela-se como um prenúncio. A quinta por não ser grande torna-se acolhedora, o caminho à moradia é ladeado por curais. Logo à entrada à esquerda um lama contempla-nos de soslaio com aparente curiosidade, a seguir e também do lado direito vêem-se os primeiros burros. À nossa frente a moradia, construção adjacente à outrora azenha, ergue-se contigua ribeira, do seu lado uma arramada deixa adivinhar tempos idos. É aqui que se dá a ordenha das burras, trabalho moroso e artesanal. No fundo alguns fardos de palha. Uns quadros retirados das alças das colmeias ainda com restos de cera testemunham a existência de apicultura na quinta.

A total ausência de sacas de ração atesta o epíteto anunciado de que o leite é biológico. Existe uma preocupação com a sustentabilidade e qualidade que começa desde logo na alimentação dos animais e estende-se transversalmente a todas as etapas da produção. O mel usado, inclusivamente no sabão de barbear, provem das colmeias da quinta e é colhido pela Laurence e o seu filho. Alguns dos aromas utilizados são extraídos, também por eles, das flores recolhidas nas imediações.

Mas são os burros as estrelas da companhia. Estes, a um simples chamamento da dona, apressam-se a trotear para gáudio dos miúdos. Salvo erro são 17 excluindo um que está 1 mês de nascer. A alegria dos animais ao verem a dona é patente e a sua docilidade só encontra rival no cão que diligentemente está ocupado em ir buscar todos os tipos de objectos que o meu filho mais novo, habituado desde sempre a cães, insiste em atirar.

Com os mais velhos entretidos com os burros e o petiz com os cães e os coelhos, somos encaminhado para uma casa em madeira. No interior, as paredes forradas a prateleiras expõem tal variedade de produtos que sinceramente não estava à espera de encontrar. Bálsamos, champôs, cremes, loções e sabões, muitos sabões, em comum o facto de todos conterem leite de burra.

Expostos, alguns diplomas e licenças atestam as competências da Laurence e do seu filho Mathieu. A conversa recai sobre o sabão de barbear, elogio-lhe a fama conquistada no universo do BC e deixo um alerta às embalagens do mesmo. Para quem não sabe estas são constituídas por uma folha de madeira agravada e embora muito bonitas e rústicas tornam-se inúteis para carregar o pincel. Laurence confidencia-me que está a par dessas queixas e que ainda este mês conta receber saboneteiras em cerâmica.

Não obstante este pormenor, fica evidente na exposição, desde às embalagens aos prospectos, todo um cuidado posto no pormenor. O próprio sabonete de barbear assenta, na embalagem, numa lufa cuja função é permitir que o sabão respire.
Por fim já com as compras feitas despedimos não sem antes a Laurence me oferecer, à laia de brincadeira, uma cria de burro. Estes estão para venda e muito sinceramente não me importaria de ter trazido um pois são extremamente dóceis e brincalhões. Creio que o objectivo passa por, no futuro, dinamizar a saboaria potenciando uma maior interactividade com os burros.

Não sendo isto propriamente uma avaliação do sabão, (não o saberia fazer com a maestria devida), abstenho-me, até pelo preço, de recomendar ou não este sabão aos restantes companheiros. Posso vos no entanto dizer que o aroma é limpo e fresco, floral com um subtil toque adocicado. O que me agrada de sobremaneira é a ausência da pungência dos óleos essenciais. A espuma não vem célere mas uma vez feita é muito boa. Eu diria que o expoente será o deslize que de facto ressalta.

No final retive a dedicação, convicção e empreendedorismo desta mãe e filho.






« Last Edit: August 11, 2017, 06:56:48 pm by PauloF »

Offline Mauricio SuperShaveMan

  • Trade Count: (+10)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1227
  • "Minha força não vem do Sol e sim da Tubaina"
  • Respect: +11
Re: la savonniere du moulin
« Reply #1 on: September 14, 2015, 09:51:45 pm »
0
Eu nunca experimentei mas falam muito bem dele. Está na minha lista.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: la savonniere du moulin
« Reply #2 on: September 14, 2015, 10:00:55 pm »
0
Viva , Paulo
Obrigado pelo relato , magnífico.
Eu nunca conseguiria descrever
a visita á quinta com a tua mestria
Grande abraço.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: la savonniere du moulin
« Reply #3 on: September 14, 2015, 10:22:00 pm »
0
Espectacular! Obrigado pelo relato da visita à quinta. Deve ter sido memorável. :)

Quanto ao sabão, tenho e gosto muito. Um sabão excelente, na linha de outros sabões artesanais franceses, é espectacular. Adoro aquele aroma.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8270
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: la savonniere du moulin
« Reply #4 on: September 14, 2015, 11:03:15 pm »
0
Magnífica descrição !

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: la savonniere du moulin
« Reply #5 on: September 14, 2015, 11:21:16 pm »
0
Gostei.

Obrigado.

Offline Fialho

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 704
  • Brasil - Rio de Janeiro
  • Respect: +20
    • Email
Re: la savonniere du moulin
« Reply #6 on: September 14, 2015, 11:24:02 pm »
0
Dá vontade de conhecer...

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: la savonniere du moulin
« Reply #7 on: September 15, 2015, 12:54:53 am »
0
Tenho uma amostra, e ela "brilha" hoje mesmo usei e repito as suas palavras. Que deslize.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: la savonniere du moulin
« Reply #8 on: September 15, 2015, 02:22:40 am »
0
É de facto um belíssimo sabão, ao nível do melhor que se faz a nível mundial.

Eu já encomendei a nova edição limitada, com taça em madeira à venda na Bullgoose.... Estou ansioso por experimentar!
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Rui Marques

  • Trade Count: (+17)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3134
  • PT - Lisboa
  • Respect: +93
    • Email
Re: la savonniere du moulin
« Reply #9 on: September 15, 2015, 11:06:36 am »
0
É de facto um belíssimo sabão, ao nível do melhor que se faz a nível mundial. Eu já encomendei a nova edição limitada, com taça em madeira à venda na Bullgoose.... Estou ansioso por experimentar!
Essa edição altera a fórmula do sabão ou é apenas a introdução da taça em madeira?

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: la savonniere du moulin
« Reply #10 on: September 15, 2015, 11:27:03 am »
0
Essa edição altera a fórmula do sabão ou é apenas a introdução da taça em madeira?

Julgo que a fórmula base será a mesma, mas já houve quem reportasse um deslize superior. Para além da taça de madeira, o aroma é também diferente.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Rui Marques

  • Trade Count: (+17)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3134
  • PT - Lisboa
  • Respect: +93
    • Email
Re: la savonniere du moulin
« Reply #11 on: September 15, 2015, 05:03:50 pm »
0
Porque encomendaste na Bullgose? Melhor preço?

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: la savonniere du moulin
« Reply #12 on: September 15, 2015, 05:11:22 pm »
0
Estive a ver por alto e parece
que são 53 usd...
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline fsilva9

  • Trade Count: (+5)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 969
  • Respect: +70
Re: la savonniere du moulin
« Reply #13 on: September 15, 2015, 08:15:54 pm »
0
Mas se calhar uma conjunta de França da versão normal fica mais em conta
"Wetshaving is a relaxing, meditative ritual that clears the mind and sends one out into the world a better, not just a better-groomed, person."
Bill Barol

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: la savonniere du moulin
« Reply #14 on: September 15, 2015, 08:47:47 pm »
0
Em franca 1 boião custa 15€
Os portes são 10€. e se não estou em erro (se me lembro bem), a partir de 50€ os portes são gratuitos. 
Eu gostava de experimentar mas não tenho interesse em ficar com um pote inteiro. Se houver alguém interessado em partir a meias eu alinho.

Tags: savonniere moulin 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal