Author Topic: Mofo no alimentador da caneta de aparo.  (Read 10482 times)

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8210
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« on: January 16, 2016, 01:16:15 pm »
0
Prezados, tem me ocorrido um fato curioso em uma caneta de aparo X450 que uso com certa regularidade.

Uns pequenos pontos de mofo, como que um pequeno, muito pequeno tufo de algodão, no alimentador - na base dele junto a secção e bem abaixo da ponta do aparo.

Enfim, limpo estes pontos e com umas duas semanas eles retornam! Isto começou a ocorrer há um ou dois meses.

Alguém já teve esta estranha ocorrência? Qual seria a causa? O material do alimentador, a tinta (uso as tintas da Sheaffer)?

O que me aconselham a fazer?

PS. É interessante, pois nas que não estou a usar, secas, sem tinta e não ocorre. E nem na outra - uma Sheaffer - que uso por vezes e esta carregada e também não ocorre. Ou seja, só tem ocorrido com a X450.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #1 on: January 16, 2016, 03:03:16 pm »
0
Que situação estranha.

Há quem aconselhe lavar a caneta a cada semana ou 15 dias. Provavelmente, adotando esse procedimento, o problema desaparece. Se for como eu, em que a tinta dura mais tempo que isso, como a caneta não é valiosa e é de fácil substituição, tentaria mergulhar o aparo em álcool ou outro desinfetante.

Offline billmota

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 651
  • Respect: +161
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #2 on: January 16, 2016, 03:05:18 pm »
0
Caro Ulyses, como sugestão:

Desmonta a caneta e lave com água e sabão todas as partes ;
Faça uma solução com bicarbonato de sódio aprox. 50% e deixe as parte na solução por 24h;
Lave com água e deixe secar.

** X450 é uma bela caneta.
*** Boa sorte & abraço

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8210
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #3 on: January 16, 2016, 05:28:34 pm »
0
Que situação estranha. Há quem aconselhe lavar a caneta a cada semana ou 15 dias. Provavelmente, adotando esse procedimento, o problema desaparece. Se for como eu, em que a tinta dura mais tempo que isso, como a caneta não é valiosa e é de fácil substituição, tentaria mergulhar o aparo em álcool ou outro desinfetante.

Obrigado Amigos.
Realmente é um situação deveras estranha.
Em relação a tinta, não costumo encher totalmente o reservatório :)

Vou ver se consigo bater uma foto para que vejam como fica.

Caro Ulyses, como sugestão: Desmonta a caneta e lave com água e sabão todas as partes ; Faça uma solução com bicarbonato de sódio aprox. 50% e deixe as parte na solução por 24h; Lave com água e deixe secar. ** X450 é uma bela caneta. *** Boa sorte & abraço

Oh sim, a x450 é bem bonita :)

Vou tentar as duas soluções indicadas. Farei a do bicabornato e também após secar, limparei a tampa por dentro - com um cotonete - com um desinfetante como o Lisoforme por ex.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #4 on: January 16, 2016, 06:33:03 pm »
0
Baseando-me no artigo do Richard Binder (http://www.richardspens.com/?page=ref/ttp/ick.htm).

O que eu faria:
Deitava a tinta fora, se utilizas-te varias tintas seria todas as tintas, deve estar contaminada.
Desmontava a caneta e limpava e desinfetava (não sei qual será o desinfetante correto), também desmontava e limpava todas as canetas que tiveram em contacto com a tinta.

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8210
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #5 on: January 16, 2016, 07:24:41 pm »
0
Eis a imagem, não está muito nitida devido minha camera não ser das melhores.





Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8210
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #6 on: January 16, 2016, 07:36:24 pm »
0
Baseando-me no artigo do Richard Binder (http://www.richardspens.com/?page=ref/ttp/ick.htm).

O que eu faria:
Deitava a tinta fora, se utilizas-te varias tintas seria todas as tintas, deve estar contaminada.
Desmontava a caneta e limpava e desinfetava (não sei qual será o desinfetante correto), também desmontava e limpava todas as canetas que tiveram em contacto com a tinta.
Opa, obrigado pelo artigo interessante.
Eu usei esta tinta Sheaffer azul  escuro apenas nesta caneta.
A outra tinta Sheaffer - azul real - uso na outra e o problema não ocorreu. Comprei ambas ao mesmo tempo.
Por curiosidade, há um prazo de validade para as tintas em geral?
Estas comprei via web e fica dificil - nas compras web - ver este prazo.
E nas lojas fisicas onde estou, não se encontra tinta para estas canetas. Em várias lojas onde fui, nem sabiam do que eu estava a falar. é triste, mas é a realidade.
Das tintas hoje, qual seria a mais indicada - de baixo custo?
Assim eu poderia ver os preços no BR.
Muito obrigado amigos :)

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8210
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #7 on: January 16, 2016, 10:16:33 pm »
0
Fiz isto.

Desmontei a caneta (não retirei o aparo do alimentador). Deixei-a de molho por 10 minutos em Lysoforrm (Tampa, o corpo, alimentador com aparo e conversor).

Depois lavei, coloquei no vasilhame mais Lysoforrm, encaixei o conversor, puxei e espeli a tinta até limpar todo o residuo de tinta, do conversor e do aparo).

Coloquei mais 10 minutos no Lysoforrm puro. (Os 10 minutos são o recomendado no frasco, para desinfecção).

Lavei em água corrente até elimar o Lysoforrm.

Enxuguei-a, dei leves sacudidas para elimar ao máximo a água das frestas e partes internas.

Deixe a secar.

Após seca, vou deixá-la desmontada por alguns dias e ver se o mofo retorna.

Caso não retorne. Irei montá-la novamente (sem tinta) e depois de uma semana, tirarei a tampa e verei se o mofo retornou ou não.

No caso da tinta, após ler o artigo, fiquei a imaginar e me veio a mente o seguinte.

1-O problema só começou a ocorrer há uns dois ou três meses para cá.

2-A outra tinta que comprei junto, não deu este problema na outra caneta.

3-Lembrei que chegeui a usar esta tinta em outra caneta de aparo - apenas para teste - e dei uma olhada hoje e a caneta esta sem problemas (após o teste a guardei sem tinta).

Então, resolvi fazer um teste com a tinta. Peguei uma caneta - destas BIC comuns - molhei bem a ponta com a tinta suspeita, coloquei a tampa de volta e a guardei no mesmo local onde a outra ficava guardada.

Para isenção de consciência. fiz o mesmo com outra e a guardei em outra caneca (deixo as canetas dentro de canecas).

Vão ficar em observação, o mesmo tempo que a caneta de aparo que estava contaminada.

A composição ativa deste Lysoform é: 0,45% de Cloreto de Benzil Alquil Dimetil Amônio / Cloreto de Didecil Dimetilamônio.

Fiquei com receio que ocorresse algum dano ao revestimento da caneta, o dourado, o brliho do corpo, mecanismo interno, etc.
Aparentemente continuou como estava.

Vamos ver como se comporta.

Caso o mofo retorno, testarei a solução de bicabornato :)

Irei postando aqui os resultados aos nobres amigos.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #8 on: January 17, 2016, 03:53:38 am »
0
Opa, obrigado pelo artigo interessante.
Eu usei esta tinta Sheaffer azul  escuro apenas nesta caneta.
A outra tinta Sheaffer - azul real - uso na outra e o problema não ocorreu. Comprei ambas ao mesmo tempo.
Por curiosidade, há um prazo de validade para as tintas em geral?
Estas comprei via web e fica dificil - nas compras web - ver este prazo.
E nas lojas fisicas onde estou, não se encontra tinta para estas canetas. Em várias lojas onde fui, nem sabiam do que eu estava a falar. é triste, mas é a realidade.
Das tintas hoje, qual seria a mais indicada - de baixo custo?
Assim eu poderia ver os preços no BR.
Muito obrigado amigos :)

Pelo menos a Montblanc coloca validade na tinta, eu nunca me preocupei com isso. Uso tinta com décadas e nunca tive problemas.
Preocupo-me em ver se a tinta não tem sedimentos.
 Já li comentários também se preocupam se a tinta não tem bolor ou cheiro estranho, mas nunca vi tinta com bolor visível na tinta e confesso que nunca cheirei a tinta à procura de cheiros estranhos.


Obrigatório a tinta tem de ser para fountain pen - caneta de tinta perante / caneta tinteiro. Tinta da china entre outras nunca se deve utilizar nas canetas.
Diria qualquer marca famosa, de marcas atualmente em produção utilizo: Parker, Sheaffer, Waterman, Montblanc, Aurora, Pelikan, Diamine.
Da lista apresentada, a Diamine é a única marca que não produz canetas mas é muito famosa no mundo das tintas.

Há tintas que é preciso ter algum cuidado com a manutenção da caneta para esta não entupir exemplo as ferrogálicas ‘iron gall’ ou tintas como alguns pigmentos como a J. Herbin 1670.

Se utilizasses canetas com saco parece que te deves preocupar com o facto de a tinta ser ou não agressiva com os sacos (http://www.richardspens.com/?page=ref/care/inks.htm).

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8210
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #9 on: January 17, 2016, 03:14:55 pm »
0
Pelo menos a Montblanc coloca validade na tinta, eu nunca me preocupei com isso. Uso tinta com décadas e nunca tive problemas.
Preocupo-me em ver se a tinta não tem sedimentos.
 Já li comentários também se preocupam se a tinta não tem bolor ou cheiro estranho, mas nunca vi tinta com bolor visível na tinta e confesso que nunca cheirei a tinta à procura de cheiros estranhos.


Obrigatório a tinta tem de ser para fountain pen - caneta de tinta perante / caneta tinteiro. Tinta da china entre outras nunca se deve utilizar nas canetas.
Diria qualquer marca famosa, de marcas atualmente em produção utilizo: Parker, Sheaffer, Waterman, Montblanc, Aurora, Pelikan, Diamine.
Da lista apresentada, a Diamine é a única marca que não produz canetas mas é muito famosa no mundo das tintas.

Há tintas que é preciso ter algum cuidado com a manutenção da caneta para esta não entupir exemplo as ferrogálicas ‘iron gall’ ou tintas como alguns pigmentos como a J. Herbin 1670.

Se utilizasses canetas com saco parece que te deves preocupar com o facto de a tinta ser ou não agressiva com os sacos (http://www.richardspens.com/?page=ref/care/inks.htm).

Oh sim.

A propósito, fiquei curioso e procurando na web encontrei isto sobre as tintas Sheaffer (eu gosto muito das Sheaffer, pois sempre o que utilizamos em casa).
http://www.fountainpennetwork.com/forum/topic/280582-sheaffer-skrip-slovenia-users-id-love-your-input/
Infelizmente os usuários do forum não chegaram a um "entedimento" ou "bater de martelo" se seria ou não mofo ou apenas sedimento de poeira, dos componentes da tinta etc.
Mas me toquei pela imagens em si e notei que no vidro da tinta azul escuro - que é a que uso nesta caneta em questão estes sedimentos estão na superficie da tinta. e olhando a azul real, que uso na outra e não possui problea,há apenas um misero e único floquinho na superficie da tinta. Mas não há, fora isto, sedimentos grossos de tinta ou cheiro ruim em ambas.
Aqui uma foto do link e os sedimentos que falo e que são parecidos com o que notei da sheaffer azul escuro:
Seria realmente mofo ou apenas sedimentos ou poeira adquirida ao abastecer a caneta com o vidro aberto?




Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #10 on: January 17, 2016, 09:43:19 pm »
0
Oh sim.

A propósito, fiquei curioso e procurando na web encontrei isto sobre as tintas Sheaffer (eu gosto muito das Sheaffer, pois sempre o que utilizamos em casa).
http://www.fountainpennetwork.com/forum/topic/280582-sheaffer-skrip-slovenia-users-id-love-your-input/
Infelizmente os usuários do forum não chegaram a um "entedimento" ou "bater de martelo" se seria ou não mofo ou apenas sedimento de poeira, dos componentes da tinta etc.
Mas me toquei pela imagens em si e notei que no vidro da tinta azul escuro - que é a que uso nesta caneta em questão estes sedimentos estão na superficie da tinta. e olhando a azul real, que uso na outra e não possui problea,há apenas um misero e único floquinho na superficie da tinta. Mas não há, fora isto, sedimentos grossos de tinta ou cheiro ruim em ambas.
Aqui uma foto do link e os sedimentos que falo e que são parecidos com o que notei da sheaffer azul escuro:
Seria realmente mofo ou apenas sedimentos ou poeira adquirida ao abastecer a caneta com o vidro aberto?

(Image removed from quote.)

(Image removed from quote.)
Não faço ideia, nunca tive esse problema de tinta com flocos no topo da tinta.
Mas ambas têm algo a flutuar na tinta?

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8210
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #11 on: January 18, 2016, 02:54:22 pm »
0
A azul black sim.
Poucos flocos, e como se a superficie da tinta estivesse com um engordurado.
Na Royal não.
O interessante é que ao buscar na web, notei que a maior parte dos casos é nas tintas pretas ou azul escuras. Não vi o caso na azuis.

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8210
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #12 on: January 18, 2016, 03:01:17 pm »
0
Se assemelha a esta foto do link


 E depende do angulo o qual se olha, é como se houvesse uma parte "engordurada" na superficie. Não pastosa ou sólida, mas líquida.
A caneta - desde que lavei - parece ainda estar ok.
Vou seguir dexando-a sem tinta por mais uma semana e utilizarei a azul royal, para ver se o mofo ocorre novamente.
Pois aparentemente a royal está livre destes estranhos residuos

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8210
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #13 on: January 18, 2016, 05:02:45 pm »
0
Bati a foto para mostrar a superfície da tinta suspeita que tenho.

Não estão muito nitidas, mas dá para ter uma idéia.





Fica-me outra curiosidade.

O fato de abrir o vidro, retirar a tinta, etc, não favoreceria a contaminação da tinta no sentido inverso também?
P.ex. a caneta estar por algum motivo "contaminada" ao ser inserida na tita a contaminaria.
Então ficou a duvida, se - apesar de eu não gostar da idéia de usar os "cartuchos de tinta" - se os cartuchos não seria mais seguros em relação a isto.
Pois cada cartucho com x quantidade de tinta é teoricamente herméticamente" fechado.
Pega-se um, usa-se e pronto.
Os outros não se contaminariam. Já a tinta de um vidro, se contaminada, contaminaria todas as canetas em uso.
O que pesam a respeito.
Sei que a preferência é a tinta em vidro e eu mesmo acho muito melhor, porém há este caso em si.
« Last Edit: January 18, 2016, 05:09:14 pm by udrako »

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #14 on: January 18, 2016, 05:09:15 pm »
0
Bati a foto para mostrar a superfície da tinta suspeita que tenho.

Não estão muito nitidas, mas dá para ter uma idéia.
(Image removed from quote.)

Fica-me outra curiosidade.

O fato de abrir o vidro, retirar a tinta, etc, não favoreceria a contaminação da tinta no sentido inverso também?
P.ex. a caneta estar por algum motivo "contaminada" ao ser inserida na tita a contaminaria.
Então ficou a duvida, se - apesar de eu não gostar da idéia de usar os "cartuchos de tinta" - se os cartuchos não seria mais seguros em relação a isto.
Pois cada cartucho com x quantidade de tinta é teoricamente herméticamente" fechado.
Pega-se um, usa-se e pronto.
Os outros não se contaminariam. Já a tinta de um vidro, se contaminada, contaminaria todas as canetas em uso.
O que pesam a respeito.
Sei que a preferência é a tinta em vidro e eu mesmo acho muito melhor, porém há este caso em si.

Acho que tens toda a razão. Se a caneta está contaminada, ao carregares no tinteiro correr o risco de contaminar a tinta que lá está.

Concerteza que o uso de cartuchos será mais "higiénico", por assim dizer.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal