Author Topic: Apresentação  (Read 4517 times)

Offline jlsaugusto

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: +6
Apresentação
« on: May 20, 2016, 11:08:32 am »
0
Bom dia a todos,

Antes de mais, começo por agradecer a todos os membros do fórum pela quantidade de informação disponibilizada acerca de um tema sobre o qual até há bem pouco tempo eu não dava grande importância, mas que se tornou nos últimos meses num hobbie bastante cativante.

Depois de cerca de 20 anos a utilizar multi-lâminas, principalmente Mach 3 e Fusion, e esporadicamente máquinas elétricas, cansei-me dos preços absurdos das recargas e dos péssimos resultados das elétricas. Lembrei-me de uma gillette velhinha que o meu pai utilizava antes de ele próprio passar para as multi-lâminas, pelo que fui procurá-la, limpei-a, comprei umas lâminas e lá me aventurei. Também utilizava gel de barbear em lata, achava-o melhor que as espumas convencionais, mas achei que já agora devia experimentar também os sabões de barbear. Cremes já tinha experimentado há uns tempos e não achei grande coisa, talvez devido à qualidade do mesmo.

A primeira experiência não foi má, apesar de um ou outro corte e alguma irritação no pescoço achei o resultado final bastante bom. Nas tentativas seguintes os resultados foram melhorando e a irritação e cortes foram diminuindo. Para isso deve também ter contribuído a melhoria nas espumas que fui fazendo, e a clara vantagem na utilização de sabão comparativamente ao gel de lata que utilizava anteriormente. Percebi também que a gillette flaretip de fabrico britânico que foi do meu avô era uma máquina simples, eficaz, e num ponto intermédio entre suavidade e agressividade.

Depois de muita pesquisa neste fórum, no badger&blade e nos vídeos do youtube, decidi comprar a minha primeira máquina, e a escolhida foi a Merkur Progress (sim, também um pouco devido às opiniões do mantic). Depressa percebi que a minha gillette antiga era boa, mas a Progress é de outro campeonato. Para além da óbvia vantagem de ajuste da altura da lâmina, esta máquina consegue ser sempre mais suave, deixar-me a cara menos irritada, praticamente sem aquela sensação de micro-cortes na pele, e os resultados são ainda melhores.

Tenho a barba cerrada sem ser especialmente dura, e pele de sensibilidade média (penso eu). A transição para as double edge já deu para perceber que os pelos encravados praticamente desapareceram, e que agora consigo desfazer a barba dia sim, dia não, algo que para mim era impensável nas multi-lâminas, em que o mínimo era 3 dias entre barbas. Quando o barbear corre mesmo muito bem, a meio do segundo dia até já me apetece novo barbear.

Como é normal, com este novo hobbie vem a vontade de experimentar diversos produtos, como lâminas, sabões e pincéis.

Começando pelos pincéis, já tinha dois, ambos de cerda, com bastantes anos em cima. Decidi arrancar o nó de um que já estava bastante diminuído em termos de densidade, pintei o cabo, comprei um nó de texugo pelo ebay (first class silvertip) e deu o resultado da foto. É agora o meu pincel habitual, e estou a gostar bastante da performance dele. O outro é usado menos vezes, mas também sempre me proporcionou resultados satisfatórios. Já tem muitos anos em cima, tem um autocolante da marca completamente ilegível, pelo que não faço ideia qual seja.

Em termos de sabões, neste momento tenho três que vou alternando. Arko é o que mais utilizo, gosto do cheiro e a performance é excelente. Depois tenho os Proraso verde e vermelho, o verde ainda só usei uma vez e gostei, tenciono usar mais agora quando vier o calor, o vermelho já usei algumas vezes mas ainda não me cativou.

Sobre lâminas também experimentei três marcas até agora. Comecei pelas Derby, que não considero más mas também não me dão resultados por aí além. Pelo preço, menos de seis euros por uma caixa de 100, não me posso queixar e acho que vão durar uns tempos. As Personna azul vieram com a Progress, e até agora foi a lâmina que mais gostei de usar. Suficientemente afiadas, muito suaves, muito pouca irritação. Já as famosas Feather, para mim ainda são um perigo… Tenho de por a Progress no mínimo e mesmo assim parece que corta tudo o que aparece à frente. Cortam obviamente muito bem, talvez bem demais para mim porque deixam-me muito mais pontos de sangue na cara do que com as personna. Provavelmente se tivesse mais tempo e técnica os resultados seriam bem melhores.

Relativamente a after-shaves, tenho vários já com alguns anos mas nunca fui de usar muito. Agora com as double-edge uso sempre o bálsamo do boticário, que me acalma bastante a pele e praticamente não tem cheiro, pontos que valorizo.

E para já é esta a minha experiência no barbear clássico. Objectivos para um futuro próximo: experimentar mais sabões e lâminas. Tenho curiosidade pelos Haslinger, que parece ter uma autêntica legião de fãs no B&B, e pelos TOBS, Tabac, MWF, etc...

Espero que tenham gostado destas breves considerações de um novato nas double-edge sobre alguns produtos já sobejamente conhecidos da maior parte dos utilizadores deste fórum, e claro se tiverem sugestões serão mais que bem vindas.


« Last Edit: May 20, 2016, 12:34:43 pm by jlsaugusto »

Offline billmota

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 651
  • Respect: +161
Re: Apresentação
« Reply #1 on: May 20, 2016, 11:22:42 am »
0
Muito bem-vindo ao BC.

Offline silverhunter

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 36
  • Respect: +3
    • Email
Re: Apresentação
« Reply #2 on: May 20, 2016, 11:22:43 am »
0
Bem-vindo ao fórum.

Offline rveladas

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1609
  • Respect: +603
    • Email
Re: Apresentação
« Reply #3 on: May 20, 2016, 11:52:40 am »
0
Gostei de ler :) muito Bem-vindo 

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk


Offline Filipe

  • Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2062
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
Re: Apresentação
« Reply #4 on: May 20, 2016, 12:10:27 pm »
0
Bom dia Augusto, seja bem vindo ao BC. Gostei muito de ler o seu testemunho sobre a transição para o barbear tradicional, e dou-lhe os parabéns pela compra da Merkur Progress, tenho uma também e é a máquina que utilizo diariamente :)

Quanto a lâminas, eu tenho barba rija e uso as lâminas Gillette 7´O Clock Super Stainless de caixinha verde e são fantásticas. As Feather para mim são agressivas e por isso deixei de as usar.

As Derby e Personna realmente não são das mais afiadas, por isso aconselhava-o a adquirir um pack com lâminas de variadas marcas, a fim de poder experimentar e ver quais as que se dão melhor com a sua pele.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Apresentação
« Reply #5 on: May 20, 2016, 12:16:20 pm »
0
Muito bem vindo!

A fotos não se vê! :)

Offline Altex

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 51
  • Respect: +6
Re: Apresentação
« Reply #6 on: May 20, 2016, 12:30:23 pm »
0
Muito bem vindo

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk


Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Apresentação
« Reply #7 on: May 20, 2016, 01:01:43 pm »
0
Seja bem-vindo.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8230
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Apresentação
« Reply #8 on: May 20, 2016, 01:03:11 pm »
0
Muito bem vindo :)

Offline jlsaugusto

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: +6
Re: Apresentação
« Reply #9 on: May 20, 2016, 01:27:09 pm »
0
Obrigado a todos pelas respostas!

Penso que a imagem já está ok (noobice!).

Offline jlsaugusto

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: +6
Re: Apresentação
« Reply #10 on: May 20, 2016, 01:42:48 pm »
0
Bom dia Augusto, seja bem vindo ao BC. Gostei muito de ler o seu testemunho sobre a transição para o barbear tradicional, e dou-lhe os parabéns pela compra da Merkur Progress, tenho uma também e é a máquina que utilizo diariamente :)

Quanto a lâminas, eu tenho barba rija e uso as lâminas Gillette 7´O Clock Super Stainless de caixinha verde e são fantásticas. As Feather para mim são agressivas e por isso deixei de as usar.

As Derby e Personna realmente não são das mais afiadas, por isso aconselhava-o a adquirir um pack com lâminas de variadas marcas, a fim de poder experimentar e ver quais as que se dão melhor com a sua pele.

Obrigado pelas sugestões Filipe.

As lâminas double edge são tão baratas que os packs de várias marcas parecem-me sempre péssimos negócios! Mas começo a perceber que tenho de dar esse passo, acaba por ser a melhor forma de encontrar a lâmina mais adequada...

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Apresentação
« Reply #11 on: May 20, 2016, 01:55:48 pm »
0
Es de onde, @jlsaugusto?

Se fores aqui de perto, tenho todo o gosto em preparar um pack e entregar em mão! :)

Offline JDan

  • Trade Count: (+2)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 22
  • Respect: 0
    • Email
Re: Apresentação
« Reply #12 on: May 20, 2016, 02:11:36 pm »
0
Muito bem-vindo!

Offline jlsaugusto

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: +6
Re: Apresentação
« Reply #13 on: May 20, 2016, 02:17:22 pm »
0
Es de onde, @jlsaugusto?

Se fores aqui de perto, tenho todo o gosto em preparar um pack e entregar em mão! :)

Muito obrigado Bninho. Sou de Lisboa, ainda é um bocado até Leça da Palmeira...

Que marcas tens e quais as tuas preferidas? Eventualmente poderemos fazer umas trocas.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Apresentação
« Reply #14 on: May 20, 2016, 03:19:33 pm »
0
Muito obrigado Bninho. Sou de Lisboa, ainda é um bocado até Leça da Palmeira...

Que marcas tens e quais as tuas preferidas? Eventualmente poderemos fazer umas trocas.


http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=10191.0

:D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal