Author Topic: Navalhas Wade & Butcher  (Read 4444 times)

Offline Elvis Silva

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: 0
Navalhas Wade & Butcher
« on: May 31, 2017, 06:11:07 pm »
0
Boa tarde, senhores. Andei vasculhando o eBay e tive a atenção capturada por alguns exemplares de navalha da manufatura Wade & Butcher. São belas navalhas, de porte bastante avantajado, pelo que notei - algumas medem até uma polegada!

Gostaria de me inteirar da experiência dos proprietários de navalhas dessa marca: como é barbear-se com um artefato desse tamanho? Requer alguma técnica especial? Alguns exemplares têm lâminas em formato de cunha: isso faz alguma diferença no barbear?

Outra coisa que percebi é que muitas apresentam o fio curvo, pelo que, suponho, deve haver dificuldades adicionais para afiá-las. Alguém por aqui já tentou afiar uma peça assim? Há uma técnica específica?

Quanto aos preços, essas me pareceram ser peças relativamente caras. Elas são de fato dispendiosas? Alguém me sugeriria um preço razoável para uma peça em bom estado?

Perdoem-me pela quantidade de perguntas. Eu fiquei bastante curioso pelas W&B e, a depender das informações que eu conseguir por aqui, pode ser que resolva adquirir um exemplar.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Navalhas Wade & Butcher
« Reply #1 on: June 01, 2017, 03:05:34 pm »
0
OK, vamos por partes:

 - Sim, as W&B são relativamente caras quando comparadas com outras marcas vintage. É uma marca muito valorizada pelos seus apreciadores. De boa qualidade, sem dúvida.

 - Além da marca "W&B" ser muito valorizada, os tamanhos grandes também o são. Se juntarmos os 2 factores e se adicionalmente a navalha estiver em bom estado... teremos uma navalha que não será propriamente barata.

 - Nem todas as W&B são de tamanho grande. Eu tenho uma W&B Special que é uma modesta 5/8'' mas que "trabalha" muito bem. Os tamanhos pequenos são menos valorizados mas podem ser óptimos.

 - Tamanhos grandes, tamanhos pequenos, formatos em cunha, diversos tipos de ponta (redonda, francesa, espanhola)... uma modesta navalha 4/8'' poderá barbear tão bem quanto uma 8/8'', no entanto tudo depende das preferências pessoais de cada um. Uma navalha pequena pode ser demasiado leve para o gosto pessoal de determinado utilizador, uma navalha grande poderá não ser tão "ágil" para outro... depende do gosto de cada um. Um tamanho média (6/8'', por exemplo) será um bom ponto de partida para se começar.

 - Cuidado para não confundir "lâmina com formato em cunha" com "lâmina que está tão gasta que ficou com formato de cunha", tirando isso e se gostares de navalhas assim, força.

 - Lá por uma determinada navalha ser grande e cara, não significa que é melhor para ti que uma navalha de um tamanho e preço mais modestos. Mas se é isso que gostas ou queres experimentar, força. :)

 - Quanto a afiar navalhas, não o faço, prefiro confiar essa tarefa a quem sabe. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Elvis Silva

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: 0
Re: Navalhas Wade & Butcher
« Reply #2 on: June 01, 2017, 03:54:05 pm »
0
Agradeço-lhe por sua participação, oversaturn. À guisa de esclarecimento, as lâminas que andei vendo tinham de fato um perfil em cunha. Eram lâminas pouco molestadas, que não me pareceram particularmente gastas.

Se me permite ocupá-lo mais um pouco com esse assunto, você mesmo já chegou a utilizar lâminas "wedge"? Há alguma vantagem intrínseca nesse formato? Em vista de sua experiência, preferes lâminas grandes ou de tamanhos mais modestos?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Navalhas Wade & Butcher
« Reply #3 on: June 01, 2017, 04:39:20 pm »
0
A minha experiência com navalhas não será tão grande quanto a de outros membros.
Mas na minha pequena colecção tenho navalhas que vão desde o 5/8'' (várias) até ao 8/8'' (Filarmonica 14).
também já tive uma Filarmonica 10 (4/8'') mas acabei por vendê-la a um amigo.

O meu tamanho favorito? Talvez 6/8''. Mas tenho algumas 5/8'' e uma 7/8'' de que gosto muito também. Apesar de gostar da minha Filarmonica 14 (8/8''), acabo por preferir tamanhos mais medianos...

Wedge não tenho nem nunca experimentei. O máximo que tenho é uma "quarter hollow".
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Navalhas Wade & Butcher
« Reply #4 on: June 01, 2017, 04:49:34 pm »
0
A minha experiência com navalhas não será tão grande quanto a de outros membros.
Mas na minha pequena colecção tenho navalhas que vão desde o 5/8'' (várias) até ao 8/8'' (Filarmonica 14).
também já tive uma Filarmonica 10 (4/8'') mas acabei por vendê-la a um amigo.

O meu tamanho favorito? Talvez 6/8''. Mas tenho algumas 5/8'' e uma 7/8'' de que gosto muito também. Apesar de gostar da minha Filarmonica 14 (8/8''), acabo por preferir tamanhos mais medianos...

Wedge não tenho nem nunca experimentei. O máximo que tenho é uma "quarter hollow".
As wedge são praticamente eternas, mas também são muito mais difíceis de afiar.
Eu prefiro as 4/8".
Comece por comprar umas navalhas baratas, sugiro mesmo as de aço carbono, para ter a certeza que é isso que pretende e também para aprender a afiar.
Na net aconselho o Ebay francês e o sueco Tradera.

Offline Elvis Silva

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: 0
Re: Navalhas Wade & Butcher
« Reply #5 on: June 01, 2017, 06:32:52 pm »
0
Grato pela sugestão, mc. Na verdade, eu já utilizo um navalhete. Tenho a impressão de que se trata de uma boa introdução à verdadeira navalha, por isso meu pouco receio em adquirir uma. Pela experiência dos senhores, muda muita coisa de um navalhete para uma navalha?

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Navalhas Wade & Butcher
« Reply #6 on: June 01, 2017, 07:06:20 pm »
0
Grato pela sugestão, mc. Na verdade, eu já utilizo um navalhete. Tenho a impressão de que se trata de uma boa introdução à verdadeira navalha, por isso meu pouco receio em adquirir uma. Pela experiência dos senhores, muda muita coisa de um navalhete para uma navalha?
Muda alguma coisa mas o principal, para mim, é a sensação de segurança superior que a navalha oferece, contrariamente ao que se possa pensar.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Navalhas Wade & Butcher
« Reply #7 on: June 01, 2017, 08:14:29 pm »
0
Muda alguma coisa mas o principal, para mim, é a sensação de segurança superior que a navalha oferece, contrariamente ao que se possa pensar.

Muda também o peso.
As shavettes de lâminas longas oferecem maior sensação de segurança que as de lâminas curtas.
« Last Edit: June 01, 2017, 08:16:34 pm by mc »

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Navalhas Wade & Butcher
« Reply #8 on: June 02, 2017, 12:00:17 am »
0
Muda também o peso.
As shavettes de lâminas longas oferecem maior sensação de segurança que as de lâminas curtas.
Sim, o peso. Sem dúvida.
As de lâminas longas nunca funcionaram bem comigo....
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Navalhas Wade & Butcher
« Reply #9 on: June 02, 2017, 08:22:39 am »
0
As de lâminas longas nunca funcionaram bem comigo....

Ma são as mais parecidas com as navalhas do que as de lâminas curtas.

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Navalhas Wade & Butcher
« Reply #10 on: June 02, 2017, 01:20:00 pm »
0
Ma são as mais parecidas com as navalhas do que as de lâminas curtas.
Isso sei eu mas....
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal