Parabéns pelo artigo comparativo destas máquinas. Veio em boa hora porque estava quase a apertar o gatilho num cabeçal Ikon Tech Head mas como diz ser mais agressivo que a R41 já não compro. Tenho a R41 2013 e considero já uma máquina muito agressiva mas utilizável e até numa base diária, com a lâmina certa e mão leve como refere no seu artigo. Pensei na Tech Head porque a X3 Slant que possuo não me satisfez ainda em termos de eficiência porque é muito, muito suave e a barba fica feita mas não como a R41( por exemplo) e depois de almoço já quase que podia fazer a barba novamente. Tinha lido que a Tech Head era mais agressiva e pensei que sera uma boa solução mas assim que li o seu artigo mudei de ideias. Obrigado pelo excelente artigo.
Entre a R41 e a Tech não tenho dúvidas em dizer que prefiro a R41. Aliás, a R41 é provavelmente a minha segunda máquina favorita, apenas atrás da Hone, e porque para o dia a dia não consigo utilizar uma máquina muito agressiva.
A Tech é boa para quem goste de uma safety razor que permita uma boa amplitude de ângulos de corte, e agressiva no sentido de sensação de lâmina. Com a R41 o ângulo de corte é mais intuitivo, na minha opinião.
De todas as Ikon que tenho a que menos gosto é precisamente a X3, não que seja uma máquina má, mas achei-a pouco comunicativa... Das outras três, é apenas uma questão de gosto em termos de agressividade. Aprecio a suavidade da 101, o equilíbrio da 103 e a bruteza da 104.
Se calhar a mais indicada para o que procuras talvez seja mesmo a Short Comb 103, agressiva qb e muito eficaz.