Da minha parte eu não tenho problemas ideológicos com sls, até usava Lauril no sabonetes de banho que fazia, só digo que não faz o tipo de espuma que quero num sabão de barbear porque conheço a espuma que o Lauril faz, ela é aerada, sem deslize e que resseca, mas com grande volume. Lauril é ideal para sabonetes de banho, não de barbear.
Dá para fazer um bom sabão de barbear com Lauril? Sim, o Portus Cale é mesmo um bom exemplo.
Mas não é à toa que esses são a exceção, não a regra. Sai muito mais barato fazer sabão à base de Lauril...
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Concordo com o Gago essencialmente nesses dois pontos.
SLS não é questão de ideologia. Mas produtos com esse ingrediente tendem a secar mais a pele, de maneiras que prefiro sabões de barba sem esse componente. Um bom sabão de barba, bem formulado, não precisa de SLS para nada para espumar bem. O SLS é um atalho, uma maneira fácil de pegar numa base pouco equilibrada e pô-la a fazer espuma.
Arrisco até dizer que a sensação de "cara lavada" que muitos associam a este sabão tenha mais a ver com a presença de SLS do que com o carvão activado, afinal de contas o SLS é um surfactante (detergente), bem conhecido por secar a pele, natural que tenhas essa sensação.
O propilenoglicol é usado para dar deslize/lubrificação e também alguma hidratação. Mas lá está, é outro atalho. No caso deste sabão, é um dos principais componentes, talvez para contrabalançar a acção do SLS.
O carvão activado acredito ser mais uma maneira de destacar o produto da concorrência do que outra coisa. A cor preta impressiona, e dá um marketing interessante. Mas está longe de ser caso único, há uma data de produtos no mercado (artesanais, até) que usam toda uma panóplia de coisas para se tentarem destacar, desde componentes invulgares até óleos exóticos. Em termos de performance, uns funcionam, outros nem por isso, mas são maneiras de diferenciar o produto.
De qualquer maneira, nada disto é algo que me leve a impedir de experimentar e comprar o produto (este ou qualquer outro, como o ABB ou o Portus Cale). Agora se repito ou não a compra, já são outros quinhentos...
BTW, eu até comprei o Portus Cale. Mas não acho que seja nada do outro mundo. Funciona bem, tem até alguma hifratação adicional quando comparado com o ABB (talvez pela presença de lanolina) mas sinceramente não se destaca em nada - excepto no aroma que é óptimo!
