Author Topic: Experiência: de volta à Mach 3  (Read 13846 times)

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #15 on: March 08, 2010, 05:48:46 pm »
0
Eu, ainda como utilizador das multi-lâminas (já usei Mach3, Mach3 Turbo), aprendi muitas coisas nos últimos tempos:

- A espuma é super importante, eu cheguei a fazer a barba sem espuma, só com o rosto molhado em água fria  :o Era ao despacha, e obviamente além da lâmina andar a arrancar os pelos, não ficava nada bem. A água quente também é importante. A qualidade da espuma também é muito importante, porque as espumas de lata tem muito ar no meio e aquilo basicamente fica a flutuar acima da barba.
A espuma feita a partir de creme ou sabão é mais espessa, devido a ser feita no momento com humidade, embora devam existir produtos que criam espuma mais espessa do que outros. O creme do Continente que estou a usar cria uma espuma pouco compacta, parece quando as claras ainda não estão em castelo. Ainda tenho que testar cremes de melhor qualidade da Confiança ou Ach Brito (sim, só quero os nacionais  :P)

- Não tentar desfazer logo a barba à primeira numa única passagem. Sempre tive o (mau) hábito de tentar com 1 passagem obter o barbear final, ou quanto muito depois dar uns retoques aqui e ali. É um grande erro, é preferível fazer 2 ou 3 passagens e ir desgastando a barba gradualmente do que tentar fazer logo à primeira. Perde-se um pouco mais de tempo, mas que nem é muito e acaba-se por ter um resultado muito melhor. Além de que a irritação é muito menor, mesmo com uma multilâmina.

Ainda tenho mais que aprender, e quero ver se deixo as multi-lâminas de uma vez por todas. Já deixei de usar as Mach3 há algum tempo, devido ao preço exorbitante, mesmo comprando as recargas online. Neste momento utilizo a Auchan Matrix que foi aquela com as recargas mais acessíveis, por volta de 2,5€ 4 unidades, embora deva dizer que duram menos do que as Mach3, mas mesmo assim compensa.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #16 on: April 13, 2010, 10:09:20 pm »
0
Mais um teste, desta vez com a Contour. O "aparelho" é dos últimos a ser fabricados, semelhante à Gillette Vector que ainda se vende em alguns mercados. Usei duas vezes com lâminas Personna do Continente (depois de remover a faixa lubrificante ;D) e o resultado não foi nada mau. Puxa muito menos que as de 3 ou 4 lâminas, o barbear é razoavelmente apurado em 2 passagens.

Não posso afirmar que seja melhor que a DE, apesar de não ter irritação a pele parece ficar sempre mais seca com as ML. E com uma lâmina DE afiada em 3 passagens acaba por ficar mais apurado. Parece ser uma boa solução para viagem ou em dias com falta de tempo, e a parte mais curiosa é que consegue ser melhor que a M3 por 1/10 do preço...
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #17 on: April 14, 2010, 03:47:58 am »
0
A Contour foi o motivo de eu abandonar a Gillette clássica, muitos anos atrás (1979 ou 1980), e a comprei por acaso quando eu vivia em Portugal!  (E tenho-a ainda.)

   - Murray

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Contour!!
« Reply #18 on: April 14, 2010, 10:28:07 am »
0
Como disse nos post anteriores nutro alguma simpatia pelas twin blades, até à Sensor note-se, já que nunca consegui dar o salto para as Mach3 que também já experimentei (já vos disse que durante uma semana, e na altura do lançamento, dia sim dia não, me caíram 3 cabos na caixa de correio?!) e outras ML.

Mas acho que a Contour consoante o tempo vai passando vai sendo consensual que era uma excelente máquina da sua gama: cabo bem construído (em aluminio preto beringela ou silver), bem equilibrada e as lâminas com bom fio e alinhadas, permitiam um barbear apurado e suave.Gosto muito e ainda hoje usei aliás.

A Contour/Atra (nos EUA) é uma máquina a guardar quem a tiver, parece-me, e enquanto houver laminas deve ser-lhe dada uma oportunidade, porque prestadora de bons serviços e isto, com suavidade.

Paralela a esta estaria também a Tracer FX, que no seu design industrial, a elevou a um ícone e com as mesmas prestações de suavidade.

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
  • Respect: 0
    • Email
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #19 on: January 25, 2012, 01:23:52 am »
0
Resolvi fazer uma queima de estoque das minhas mach3 e outras multilâminas que tinha aqui. Lembrei desse tópico e resolvi usá-las em sequência.

A primeira foram 8 dias consecutivos usando ML. Não tive nenhum problema, o que me leva a crer que o preparo e a utilização de um ótimo creme (Musgo Real) faz  a diferença. Detalhe: 3 passagens em cada barbear, na clássica faço 4.


Depois foram 2 dias de descanso, pois no oitavo já estava ficando com a pele um pouco irritada. Depois do descanso voltei a usar um ML do carrefour. Ainda tenho lâmina para 1 mês. Continuo o teste.



Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #20 on: January 25, 2012, 06:00:06 am »
0
Resolvi fazer uma queima de estoque das minhas mach3 e outras multilâminas que tinha aqui. Lembrei desse tópico e resolvi usá-las em sequência.

A primeira foram 8 dias consecutivos usando ML. Não tive nenhum problema, o que me leva a crer que o preparo e a utilização de um ótimo creme (Musgo Real) faz  a diferença. Detalhe: 3 passagens em cada barbear, na clássica faço 4.


Depois foram 2 dias de descanso, pois no oitavo já estava ficando com a pele um pouco irritada. Depois do descanso voltei a usar um ML do carrefour. Ainda tenho lâmina para 1 mês. Continuo o teste.



:o :o :o Vamos ver no que dá este teste, Caro Firmino!!!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #21 on: January 25, 2012, 09:01:51 am »
0
 :-\

Vou-me confessar.

Na última semana, semana e meia tenho utilizado uma multi-lâmina. A wilkinson quattro titanium. E ainda a máquina eléctrica de barbear...antes disto.

Há duas razões. A primeira é porque estou sem stock de lâminas e ainda não tive oportunidade de as comprar. A segunda porque quero também despachar as lâminas que cá tenho.

Resultado:

- só uma passagem para não massacrar ainda mais a cara.
- sinto sempre ardor no pós-barbear
- o barbear em apurado é sensivelmente o mesmo (para a 1ª passagem)

O certo é que, quando elas acabarem, não volto a trazer nenhumas para casa.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #22 on: January 25, 2012, 10:17:47 am »
0
O que está se abatendo sobre nossos confrades! Que moléstia!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #23 on: January 25, 2012, 10:24:49 am »
0
O que está se abatendo sobre nossos confrades! Que moléstia!

Estou com uns cartuchos de Gillette Fusion no encalhe aqui em casa...nunca mais uso ML!! Era um desespero fazer barba todos os dias...
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #24 on: January 25, 2012, 10:32:15 am »
0
A grande "sacada" do M3 é que não requer prática nem habilidade.

Pelo fato de ter três lâminas cravadas num ângulo correto numa superfície plana, aliada a uma cabeça móvel, o sujeito só se corta se errar feio. É encostar a lâmina na cara e puxar para baixo, nada mais. Só precisa de cuidado para não deslizar na transverval.

A desvantagem é o número de passadas. Para cada passada, rampam-se três vezes uma lâmina no rosto, e muitas vezes sem proteção, pois a primeira das três lâminas já tirou a espuma.

Mas o resultado final é uma apurado igual ou inferior à DE, com maior potencial para irritações.
But the tigers come at night

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #25 on: January 25, 2012, 11:27:36 am »
0
Sinceramente, eu não desgosto das ML. Mas não concordo que quanto mais lâminas, melhor. À exceção da falta de uma lâmina de precisão, na parte traseira da cabeça do aparelho, prefiro a Mach 3 às Fusion (normal, power ou proglide), embora nenhuma dessas supere a Schick Hydro 5, pela maciez que tem.
De fato, como dito por alguns confrades, parece-me que uma ML, se associada a outros elementos do barbear clássico (cremes ou sabões, ao invés de espumas enlatadas, e bons pincéis) proporciona um barbear superior ao que se obtém ordinariamente.
Evidente, entretanto, que é divertido ter a opção de escolher entre diversos safety razors e lâminas, e suar para aprimorar a técnica.

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
  • Respect: 0
    • Email
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #26 on: January 25, 2012, 03:47:03 pm »
0
Por falar em ML estou com vontade de comprar uma chamada King of Shaves de curiosidade, dizem ser bom. Tem 4 lâminas .  :P


Eu me divirto muito mais com as DEs e Navalhas, mas de vez em quando é bom uma ML ... ahahhahahaha....

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #27 on: January 25, 2012, 03:58:24 pm »
0
Por falar em ML estou com vontade de comprar uma chamada King of Shaves de curiosidade, dizem ser bom. Tem 4 lâminas .  :P


Eu me divirto muito mais com as DEs e Navalhas, mas de vez em quando é bom uma ML ... ahahhahahaha....

Ainda não consegui encontrar no BR. Uma época estavam vendendo em uma rede de farmácias de SP, acho que Iguatemi. Mas nunca vi uma ao vivo e em cores.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #28 on: January 25, 2012, 07:14:42 pm »
0
Nunca tive problema com as ML, desde que respeitasse 1 dia de descanso, ou era irritação na certa.

Na verdade, este 1 dia de descanso frequentemente se tornavam 2, 3, 4... Então eu estava sempre com a barba por fazer. hehehe  Acho que a melhor coisa que o barbear clássico me trouxe foi a vontade de me barbear. :)

Ainda tenho o meu Mach3 em casa, apesar deu já estar, na época, precisando comprar lâminas quando migrei definitivamente para a Safety Razor. Então nem tenho como testar com uma lâmina boa atualmente. A verdade é que 1 única lâmina do Mach 3 durava MUITO tempo comigo.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #29 on: January 25, 2012, 07:51:14 pm »
0
...
Ainda tenho o meu Mach3 em casa, apesar deu já estar, na época, precisando comprar lâminas quando migrei definitivamente para a Safety Razor. Então nem tenho como testar com uma lâmina boa atualmente. A verdade é que 1 única lâmina do Mach 3 durava MUITO tempo comigo.

Comigo aconteceu uma coincidência. Meus cartuchos de M3 estavam ao fim quando comecei com o aparelho Super Barba, aí não comprei novos cartuchos.

Porém a Gillette Slim que comprei demorou uma vida para chegar e eu estava de saco cheio do Super Barba e me aguentando para não usar o M3. Até que um dia não aguentei, fui na farmácia e comprei uma embalagem com dois cartuchos.

No dia seguinte fiz a barba com o M3, e na hora do almoço a Slim chegou! Aí estou com dois cartuchos novos na gaveta  :-\
But the tigers come at night

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal