Author Topic: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)  (Read 12149 times)

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« on: May 30, 2018, 12:15:36 pm »
0
Adquiri recentemente um SOC 2 bandas em 2ª mão. Pelas fotos, parecia-me um excelente negócio, e já andava a mirar este esplendoroso pincel há algum tempo.
Assim sendo, lá fiz a transação comercial, e aguardei 4 pacificos dias pela sua chegada.

Quando o desembrulho e inspecciono, qual é o meu espanto... bom, isto não vai lá com palavras, vou meter as fotos:



Algo estranho nesta imagem?
Pois, assim parece, mas por via das dúvidas, seguem mais umas abaixo.









Já dá para ver algo de errado com este pincel?
Ok, vamos lá reforçar a coisa recorrendo ao meu amigo Youtube. Sai um video:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=8v9vvoYYrbA" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=8v9vvoYYrbA</a>

Então e agora? Ainda não chega? 

Bom, não tenho mais media, e só posso acrescentar que medi a altura do pêlo em 25mm num lado do pincel, e em 35mm do lado oposto.
Enfim, não consigo sequer conjurar uma teoria para o que se passa com este pincel, só sei que parece uma imitação chinesa mal executada, em que se notam claramente alturas de pêlo variáveis ao longo do nó, resultando numa atrocidade irregular que nunca tinha visto nem sequer nos pincéis de plástico de 1€ das lojas chinesas.

O antigo dono diz que não tinha reparado em nada de errado, mas que também não tinha olhado com atenção, e há algum tempo que não o usava, apenas lavou com shampô antes de o enviar para mim. Seja como for, concordou em devolver-me o dinheiro.

Já li coisas do género de esfregar as pontas em lixa (texugo preto e esses que picam) para o tentar amaciar, mas que nem assim tinham conseguido danificar significativamente o pêlo. Nunca tinha realmente visto uma coisa destas.

Hipóteses, conjunturas, comentários, opiniões?

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #1 on: May 30, 2018, 12:36:28 pm »
0
Na minha opinião, foi uma má utilização do pincel.

O pêlo estar assim parece que esteve repousado um longo tempo em água quente.
« Last Edit: May 30, 2018, 12:38:25 pm by XF-17 »
"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #2 on: May 30, 2018, 12:48:21 pm »
0
Muito estranho mesmo. Eu cá fico com a sensação que o nó parece ter sido colado "torto". Mais cola de um lado da base do nó, do que do outro. Mas, sinceramente, que é estranho é.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #3 on: May 30, 2018, 01:22:36 pm »
0
Muito estranho mesmo. Eu cá fico com a sensação que o nó parece ter sido colado "torto". Mais cola de um lado da base do nó, do que do outro. Mas, sinceramente, que é estranho é.
Também tinha escrito isso, mas editei, pois só vendo o pincel é que podia afirmar.

Enviado do meu SM-C115 através do Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #4 on: May 30, 2018, 01:27:30 pm »
0
Também tinha escrito isso, mas editei, pois só vendo o pincel é que podia afirmar.

Enviado do meu SM-C115 através do Tapatalk
Eu também não afirmo. Fico é com essa sensação.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #5 on: May 30, 2018, 01:47:27 pm »
0
Também foi a minha primeira impressão, mas depois de o analisar melhor, descartei-a, porque o desiquilibrio não é linear.

A mim parece que o pelo mirrou nuns sitios, e cresceu noutros. O que é estranho é ver que a própria banda negra está deslocada, não é só uma questão de pontas.

O dono diz que já o recebeu assim e não achou relevante mencionar no momento da venda. Mas está claramente danificado. Apesar de ele achar que funcionava bem e nunca se preocupou que pudesse ser defeito ou mau estado.

Enfim, alguém sabe se o Sr. Gomes substitui nós em pincéis usados?

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #6 on: May 30, 2018, 02:49:40 pm »
0
O lote de pêlo animal varia de lote para lote.

No entanto,  acho que não deve compensar trocar o nó.

Deduzo que tenham que estragar o cabo. Pois o copo metálico está bem colado na madeira.

Enviado do meu SM-C115 através do Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #7 on: May 30, 2018, 04:52:46 pm »
0
Não consigo perceber se é um defeito no nó do pincel (um pequeno "tufo", uma parte do nó que por alguma razão ficou mais comprido aquando do fabrico, ficando o nó torto), se é algo que possa resultar de uma má utilização ou se são apenas "jeitos" do pelo (por ter secado encostado a algo, por exemplo).

Mas parece-me que está um tanto assimétrico, agora como tal coisa aconteceu, não consigo nem desconfiar.

Já foi "a banhos"? O problema atenua após molhar ou espumar com o pincel?

Por exemplo, um dos que levei para a "tertúlia" chegou lá todo "despenteado" da viagem, parecia assimétrico. Mas assim que o voltei a usar, voltou ao normal.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #8 on: May 30, 2018, 05:16:07 pm »
0
Não consigo perceber se é um defeito no nó do pincel (um pequeno "tufo", uma parte do nó que por alguma razão ficou mais comprido aquando do fabrico, ficando o nó torto), se é algo que possa resultar de uma má utilização ou se são apenas "jeitos" do pelo (por ter secado encostado a algo, por exemplo).
Não me parece que sejam jeitos, medi o comprimento do pêlo, e realmente há uma ponta em que é consideravelmente mais curto. Quase como se fosse formato Fan de um dos lados, bulb do outro. Ainda para mais, no centro está bem alinhado, é só nas pontas que está assim.

Já foi "a banhos"? O problema atenua após molhar ou espumar com o pincel?
Também pensei isso quando o tirei da caixa. Lavei-o logo de seguida, com shampô inclusive, esfreguei com uma escova a anilha de metal para tirar restos de sabão, e sequei-o passando numa toalha. Evidenciou ainda mais aquilo que aparentava com o pêlo semi amarfanhado. 

Por outro lado, acho muito dificil a utilização, por muito má que possa ser, provocar isto. Repara que a banda escura está mesmo desnivelada. Para mim a explicação que mais sentido faz é que o nó tenha sido fabricado assim.

Não sei se o devolva, se fique com ele por um preço ainda mais reduzido (o vendedor já me propôs essa hipótese).

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #9 on: May 30, 2018, 06:18:51 pm »
0
É normal que o pêlo fique mais alto nuns sítios do que nos outros, mesmo em marcas mais caras do que Semogue isso acontece.

Esse ficou um pouco mais acentuado, mas se o abrires bem, não se deve notar tanto.

O pincel deve funcionar bem assim, mas se te incomoda o factor estético e o vendedor te deu a escolha de devolveres, aproveita. Os olhos também comem e por vezes arruínam toda a experiência.

Offline Rpvads

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 27
  • Respect: +6
    • Email
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #10 on: May 31, 2018, 12:41:57 am »
0
É normal que o pêlo fique mais alto nuns sítios do que nos outros, mesmo em marcas mais caras do que Semogue isso acontece.

Esse ficou um pouco mais acentuado, mas se o abrires bem, não se deve notar tanto.

O pincel deve funcionar bem assim, mas se te incomoda o factor estético e o vendedor te deu a escolha de devolveres, aproveita. Os olhos também comem e por vezes arruínam toda a experiência.

Realmente duvido que afecte a performance mas pagar por algo e esperar que esteja num estado e chegar noutro... dói. :/

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #11 on: May 31, 2018, 03:09:32 pm »
0
Realmente parece que o nó foi mal colado. Não deve de afectar o funcionamento mas se não gostas já sabes que vais ficar sempre com essa pulga atrás da orelha.

Não sei se a diferença de preços compensa mas podes sempre equacionar um dos novos pincéis da Semogue. O de mistura ás tantas está pelo valor que deste por esse SOC.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #12 on: June 01, 2018, 02:05:21 pm »
0
Quote
Não me parece que sejam jeitos, medi o comprimento do pêlo, e realmente há uma ponta em que é consideravelmente mais curto. Quase como se fosse formato Fan de um dos lados, bulb do outro. Ainda para mais, no centro está bem alinhado, é só nas pontas que está assim.

Já foi "a banhos"? O problema atenua após molhar ou espumar com o pincel?
Também pensei isso quando o tirei da caixa. Lavei-o logo de seguida, com shampô inclusive, esfreguei com uma escova a anilha de metal para tirar restos de sabão, e sequei-o passando numa toalha. Evidenciou ainda mais aquilo que aparentava com o pêlo semi amarfanhado.

Por outro lado, acho muito dificil a utilização, por muito má que possa ser, provocar isto. Repara que a banda escura está mesmo desnivelada. Para mim a explicação que mais sentido faz é que o nó tenha sido fabricado assim.

Não sei se o devolva, se fique com ele por um preço ainda mais reduzido (o vendedor já me propôs essa hipótese).

Por um lado, é uma particularidade que não deve afectar o desempenho do pincel. Pensando bem, tens um pincel único, diferente de todos os outros :D
Por outro lado, o factor estético também conta, e aí as expectativas eram certamente outras...
Boa sorte, qualquer que seja a decisão que tomares.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Ivan Reis

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 233
  • Respect: +520
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #13 on: June 01, 2018, 02:17:53 pm »
0
Eu apostaria que foi o nó colado errado.

Se fosse meu eu ficaria com o pincel, retiraria o nó, e colaria novamente de forma alinhada


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #14 on: June 01, 2018, 02:25:57 pm »
0
Eu apostaria que foi o nó colado errado.

Se fosse meu eu ficaria com o pincel, retiraria o nó, e colaria novamente de forma alinhada


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
Não funcionaria e estragaria o pêlo...

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal