Caríssimos
Em primeiro o meu agradecimento a todos os confrades que ao responderem às minhas questões, me permitiram , e muito, chegar a barbeados com prazer (é o mais importante).
Destaco aqui conselhos que me fazem agora muito sentido:
Dar tempo e não procurar um bbs . Ir com calma que o bbs se tiver de aparecer aparece naturalmente, e assim foi.
Depois da primeira passagem a favor do pêlo, esquecer os cortes contra o pêlo ou a favor do pelo ou através do pelo, como se fossem cortes obrigatoriamente assim. A verdade é que à medida que vamos barbeando se formos sentindo o pêlo retocamos o corte num ou noutro sentido, pois o pêlo cresce nos mais variados sentidos. O importante é sentirmos a direção de crescimento do pêlo na zona em que estamos a cortar, e dar a catanada em conformidade.
PARAR se sentimos a pele a arder, ou existir muitos cortes. Parar quando se torna desconfortável

é fundamental.
O primeiro barbear com uma máquina, diz muito pouco do que iremos obter com essa máquina. São precisos vários barbeares, até ganhar experiência sobre aquele barbear com aquela máquina
Usar SEMPRE uma lâmina tolerante no processo de aprendizagem com uma máquina nova, sobretudo se calhar, para quem, como eu, tem pouca experiência no barbear clássico. Aqui neste fórum parece que as preferências vão para a Derby extra, eu prefiro as voshkod sobretudo porque as acho mais consistentes e sendo suaves cortam mais que as Derby extra. No entanto, haverá certamente outras opções que eu ainda não experimentei ou sequer conheço ( Estou por exemplo a pensar nas Kai e nas Derby premium que tenho em stock e ainda não usei)
Finalmente, encurtando o discurso, é fundamental manter uma rigidez do conjunto que se está usar ( não alterar o tipo e uso de lâmina, o número de passagens, o creme o ASB, o pincel) eu fiz duas alterações propositadas e uma de ajustamento, mas já do meio da experiência para a frente e isso trouxe alterações como poderão verificar.
Então:
Duração da experiência: 5 dias, 1 barbear por dia.
Material:
Merkur 39c
Lâmina voshkod (nova a cada barbear)
Óleo pre-barbear feito em casa com azeite (da minha produção) e óleo de rícino (do celeiro)
Creme palmolive sensitive
Pincel Belmiro
Pedra de Alumínio
Creme pós-barbear Toleriane Ultra
Metodologia:
Aplicação do óleo sobre o rosto seco. Enquanto isso deitava água quente no pincel e caneca.
Fazia a espuma de seguida e aplicava sobre o rosto ( sem molhar o rosto por cima do óleo)
Duas passagens: uma a favor outra contra o pêlo + retoques
Enxaguava com água fria entre as passagens e no fim.
Passagem da pedra de alumínio somente nos cortes.
Finalização aplicando creme Toleriane
Outra nota importante: anteriormente a esta experiência usava com frequência a Merkur 38c
Resultados:
Dia 1 e 2: ficava ainda espantado com a facilidade com que a slant corta, por outro lado não gostei de ser mais leve (comparando sempre com a 38c). O corte é eficaz e nem me passa pela cabeça fazer uma 3.ªpassagem. Sentia muito a lâmina na pele e pensei que regressaria à 38c para ter mais suavidade no corte. Danos visíveis a registar na pele foram no dia 1, algum vermelhão na zona direita do bigode ( é uma zona onde tenho mais sensibilidade). Dia 2, zero de danos. Acabamento no geral bom.
Dia 3: Com o esfriar do tempo a minha pele secou e ficou vermelha, com sensação de calor, como me acontece todos os anos (atenção antes de fazer a barba e não como reação a fazer a barba) Aproveitei por isso e troquei o creme palmolive pelo gel Vichy (é altamente medicado. Tem aspirina, vitamina c, cálcio). Apliquei uma parte à mão outra com pincel. Resultado, o creme não aderiu bem à pele. Não sei se por isso e também por estar com pressa o corte ficou sofrível, pior que no dia 1 e 2. Por outro lado a pele ficou excelente!! Sem vermelhão, sem sensação de calor , liza, bem hidratada.
Dia 4: retirei o óleo pré-barbear. Molhei o rosto com água fria e apliquei novamente o gel Vichy à mão . Resultado, corte apurado bbs ou quase , excelente!! Pele excelente!!
Apercebi-me que tinha deixado de pensar na 38c
Dia 5: voltei à fórmula inicial, isto é, reintroduzi o óleo pré-barbear, o creme palmolive, e o pincel. Alterei a variável lâmina, neste caso continuei com a vorskod mas no segundo uso. Resultado, enorme prazer na aplicação do creme, o pincel parecia seda. Corte com muito mais rapidez, parecia os tipos do YouTube, naturalmente. Tive que insistir mais com a lâmina ( estava nitidamente menos afiada) mas achamento excelente!! (bbs) pele excelente !!!
Para mim qual a melhor máquina? Sem dúvida a 39c é melhor , de longe, que a38c . Para mim só tem um aspecto pior, que é o peso.
Para a 39c penso que encontrarei uma lâmina melhor que a vorskod
Saudações
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk