Author Topic: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019  (Read 19020 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019
« Reply #135 on: February 11, 2019, 03:45:55 pm »
0
Temos de ser realistas. Antigamente havia muitas marcas portugiesas por causa do proteccionismo fascista/salazarista (a título de exemplo a coca-cola só começou a ser comercializada e produzida em Portugal em 1977). Em meados dos anos 70 aparacem as máquinas descartáveis (já para não falar das eléctricas). Há cerca de 5 anos chegou a moda das barbas crescidas. O mercado comerçou a dimninuir drasticamente, tirando o caso da Ach. Brito (com clara aposta na internacionalização do MR), todas as outras marcas portuguesas estão condenadas; acrescente-se a mania dos portugueses de sobrevalorizarem o que vem de fora. Nas grandes superfícies não se vendem, só no comércio tradicional e/ou nas feiras. A Men´s com uma boa estratégia de marca talvez ainda se aguente por uns tempos.
Verdade.

Mesmo alguma produção portuguesa eram marcas estrangeiras fabricadas cá sob licença.
Isto porque devido ao protecionismo do Estado novo, só podiam ser comercializadas cá se fossem produzidas cá.
Caso da Aqua Velva, creme Gillette, Savane, Gibbs, etc.

Mas eram outros tempos, onde cremes de barbear e afins eram coisas bastante banais que toda a gente comprava, itens de carácter utilitário e de uso generalizado, , e não uma questão “gourmet” como é hoje.

Eu ainda me lembro bem do Vert sauvage, ainda estava disponível quando comecei a barbear-me, mas a generalização das latas de gel e espuma tornou o uso de creme de barbear uma coisa residual, de nicho. E o mercado português não tem, a meu ver, dimensão para sustentar estes pequenos nichos de mercado. Porque é que o Vert Sauvage desapareceu? Provavelmente porque já não vendia em quantidade que justificasse a sua presença no mercado.

Daí que as marcas portuguesas que se aguentam são as que apostam nos mercados externos.

Voltando ao Vert sauvage, era produzido pela Unisol, o mesmo fabricante dos sabonetes Festa e Feno de Portugal, bem como das marcas Super Pop e Javisol. A Colgate/Palmolive adquiriu a Unisol em 1990, e toda a gama Vert Sauvage esteve disponível pelo menos até 2005. Por esta altura deixou de se ver das prateleiras... Uma das últimas referências que tenho é esta, de 2005 (ver pág. 2).

Devo dizer que, na altura dos meus primeiros escanhoados, cheguei a usar o Vert Sauvage, e não me deixou grandes saudades... :P Já na altura achava o Palmolive bem melhor.
« Last Edit: February 11, 2019, 03:47:51 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019
« Reply #136 on: February 11, 2019, 03:53:06 pm »
0
Temos de ser realistas.
Antigamente havia muitas marcas portugiesas por causa do proteccionismo fascista/salazarista (a título de exemplo a coca-cola só começou a ser comercializada e produzida em Portugal em 1977).
Em meados dos anos 70 aparacem as máquinas descartáveis (já para não falar das eléctricas).
Há cerca de 5 anos chegou a moda das barbas crescidas.

O mercado comerçou a dimninuir drasticamente, tirando o caso da Ach. Brito (com clara aposta na internacionalização do MR), todas as outras marcas portuguesas estão condenadas; acrescente-se a mania dos portugueses de sobrevalorizarem o que vem de fora.
Nas grandes superfícies não se vendem, só no comércio tradicional e/ou nas feiras.
A Men´s com uma boa estratégia de marca talvez ainda se aguente por uns tempos.
Claro que sim, mc, No entanto, custa-me entender algumas coisas. Recordo-me, e falo apenas onde conheço, de na minha zona o Veleiro, TS e o Via Men desaparecerem como pão quente, ficando o Palmolive a acumular na estante. Tinha aqui um Spar que esgotava Veleiro e TS numa semana. São estratégias e provavelmente as empresas canalizam noutras direcções, mas não me peçam para aceitar ou concordar. Ainda por cima quando gostamos do produto. :)  Se passo bem sem eles? Até passo. Mas se os tiver não compro Denim, Palmolive e outros estrangeiros. A maioria dos cremes que tenho são nacionais e os estrangeiros foi o meu irmão quem os comprou.
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019
« Reply #137 on: February 11, 2019, 04:01:04 pm »
0
Benoit86, queres a história simplificada?

Na altura, a Colgate-Palmolive detinha as marcas Palmolive e Vert Sauvage.
Numa época em que a venda de cremes de barbear caía todos os anos, sobreviveu a que vendia melhor.
Simples. :)

O Palmolive fica a acumular na estante, mas se fores aos supers, hipers e afins, o Palmolive é o que vende pois é o que está lá disponível. Isto se o de marca branca não estiver a metade do preço do Palmolive, porque senão é esse que vende.
« Last Edit: February 11, 2019, 04:02:50 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019
« Reply #138 on: February 11, 2019, 04:13:26 pm »
0
Benoit86, queres a história simplificada?

Na altura, a Colgate-Palmolive detinha as marcas Palmolive e Vert Sauvage.
Numa época em que a venda de cremes de barbear caía todos os anos, sobreviveu a que vendia melhor.
Simples. :)

O Palmolive fica a acumular na estante, mas se fores aos supers, hipers e afins, o Palmolive é o que vende pois é o que está lá disponível. Isto se o de marca branca não estiver a metade do preço do Palmolive, porque senão é esse que vende.
Obrigado oversaturn.:D :D.
Obviamente que vende e o Palmolive é muito competente. Mas esta é uma história que sempre virá à baila pois há pessoal que não se conforma :) . Continuo a achar que há espaço para uns quanto cremes nacionais. Não em exagero, mas mais do que temos.
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019
« Reply #139 on: February 11, 2019, 04:33:06 pm »
0
Obrigado oversaturn.:D :D.
Obviamente que vende e o Palmolive é muito competente. Mas esta é uma história que sempre virá à baila pois há pessoal que não se conforma :) . Continuo a achar que há espaço para uns quanto cremes nacionais. Não em exagero, mas mais do que temos.

Discordo.
Não há (o MR é outra história), quando muito duas.
Provavelmente a Nally só produz o creme Men´s Estotil 1 semana no ano!

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019
« Reply #140 on: February 11, 2019, 04:36:58 pm »
0
Discordo.
Não há (o MR é outra história), quando muito duas.
Provavelmente a Nally só produz o creme Men´s Estotil 1 semana no ano!
Não sei bem se é assim. Aqui na minha zona o Men's apareceu em força, tal como o Vip ( que é o mesmo). Com a nova gerência acredito que possam existir mudanças e até estranho que não tenham ocorrido.
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019
« Reply #141 on: February 11, 2019, 05:02:19 pm »
0
just my 2 cents: mercado pequeno, seja pela dimensão seja pelo nicho que é (gajos que têm de desfazer a barba mas que viram a luz e disseram não aos enlatados excepto ao Atum Tenório e Minerva), empresas de pequena dimensão e com dificuladades em entrar na grande distribuição.

Acresce que algumas dessas empresas foram compradas por multinacionais...resumindo, o produto até pode desaparecer muito rapidamente mas também porque as quantidades disponiveis são pequenas.

Isto faz-me lembrar as edições livreiras: vai na 107ª edição. Claro, são tirados 10 exemplares de cada vez...

E refiro a grande distribuição pois está bem enraizada nos costumes português e contra mim falo.

Ando nisto há 7 ou 8 meses e apenas 2 ou 3 vezes me dirigi ao chamado comércio tradicional.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019
« Reply #142 on: February 11, 2019, 05:19:17 pm »
0
A Nally, para além do Men’s, também fabrica para outras marcas, geralmente marcas brancas.
Aqui em Lisboa, o Men’s é um creme muito presente e fácil de encontrar no comércio tradicional. E vejo-o a ser usado frequentemente em barbearias. Mas calculo que a produção seja pequena.

Mas basicamente se é para produzir itens para concorrer com as linhas de barbear dos supers, não me parece que as marcas portuguesas tenham grande futuro. Por muito que eu gostasse de ver uma linha acessível 100% portuguesa disponível no mercado (como por exemplo, a La Toja em Espanha), não me parece que conseguissem conquistar mercado por aí. Mesmo que conquistassem algum mercado, acaba por ser um pequeno nicho e não sei se essa opção seria rentável.

A linha mais coerente seria o Veleiro, seria a linha que faria mais sentido massificar, mas não tem força no mercado. Necessitaria de um trabalho de marketing tremendo e dispendioso. O Lavanda será o nome com mais força de mercado, mas não tem uma linha coerente, apenas 3 ou 4 produtos dispersos.
Todos os outros (excepto Musgo Real, O Melhor ou ABB, que se querem posicionar no mercado de luxo) são cremes “avulso” que se vão produzindo…

Ou as marcas portuguesas conseguem criar valor e vender os seus produtos num mercado externo e mais valorizado (é o que MR, O Melhor ou ABB estão a fazer ou a tentar) ou então prevejo dias difíceis, se basearem a sua estratégia apenas no mercado nacional e em produtos acessíveis.

O ideal seria apostarem simultaneamente em duas gamas, uma mais acessível e outra mais valorizada. Apenas vejo a Ach.Brito a seguir uma estratégia assim.
« Last Edit: February 11, 2019, 05:20:56 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019
« Reply #143 on: February 11, 2019, 05:29:13 pm »
0
A Nally, para além do Men’s, também fabrica para outras marcas, geralmente marcas brancas.
Aqui em Lisboa, o Men’s é um creme muito presente e fácil de encontrar no comércio tradicional. E vejo-o a ser usado frequentemente em barbearias. Mas calculo que a produção seja pequena.

Mas basicamente se é para produzir itens para concorrer com as linhas de barbear dos supers, não me parece que as marcas portuguesas tenham grande futuro. Por muito que eu gostasse de ver uma linha acessível 100% portuguesa disponível no mercado (como por exemplo, a La Toja em Espanha), não me parece que conseguissem conquistar mercado por aí. Mesmo que conquistassem algum mercado, acaba por ser um pequeno nicho e não sei se essa opção seria rentável.

A linha mais coerente seria o Veleiro, seria a linha que faria mais sentido massificar, mas não tem força no mercado. Necessitaria de um trabalho de marketing tremendo e dispendioso. O Lavanda será o nome com mais força de mercado, mas não tem uma linha coerente, apenas 3 ou 4 produtos dispersos.
Todos os outros (excepto Musgo Real, O Melhor ou ABB, que se querem posicionar no mercado de luxo) são cremes “avulso” que se vão produzindo…

Ou as marcas portuguesas conseguem criar valor e vender os seus produtos num mercado externo e mais valorizado (é o que MR, O Melhor ou ABB estão a fazer ou a tentar) ou então prevejo dias difíceis, se basearem a sua estratégia apenas no mercado nacional e em produtos acessíveis.

O ideal seria apostarem simultaneamente em duas gamas, uma mais acessível e outra mais valorizada. Apenas vejo a Ach.Brito a seguir uma estratégia assim.
Atenção que isto são apenas anseios e desejos meus :D . Obviamente que as empresas não andam ao sabor de um lote de "desalinhados". Iria mais por esta ideia, sublinhada a negrito. Sempre pensei que a Nally seguisse esse caminho ao colocar o Vips para as barbearias e o Men's Estoril numa linha moderna e virada para o exterior.
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019
« Reply #144 on: February 11, 2019, 05:32:59 pm »
0


Devo dizer que, na altura dos meus primeiros escanhoados, cheguei a usar o Vert Sauvage, e não me deixou grandes saudades... Já na altura achava o Palmolive bem melhor.

Não estou de acordo, acho o Vert Sauvage feno melhor que o Palmolive.


Enviado do meu SM-C115 através do Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019
« Reply #145 on: February 11, 2019, 06:07:36 pm »
0
Bom domingo. (Image removed from quote.)


Quer dizer que te rendeste ao Martinho do Camandro. ;)

Ora conta lá, é mesmo isso tudo o que dizem?

Offline jap314

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 813
  • Respect: +1149
Re: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019
« Reply #146 on: February 11, 2019, 07:58:25 pm »
0
Sábado 9 de fevereiro 2019
Primeiro barbear, depois filosofar.

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1776
  • Respect: +1839
Re: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019
« Reply #147 on: February 11, 2019, 09:05:23 pm »
0
Que dizes do axe black?

Olá Bninho, o Axe black estava arrumado  já há algum tempo porque quando o comprei achei-o muito " floral"? Não sei descrever. No entanto ontem ao usá-lo achei que combinava bem com o Noberu Amalfi e fiquei satisfeito.  Lá está, não nos devemos ficar só pelas primeiras impressões.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019
« Reply #148 on: February 11, 2019, 09:26:26 pm »
0
Olá Bninho, o Axe black estava arrumado  já há algum tempo porque quando o comprei achei-o muito " floral"? Não sei descrever. No entanto ontem ao usá-lo achei que combinava bem com o Noberu Amalfi e fiquei satisfeito.  Lá está, não nos devemos ficar só pelas primeiras impressões.
O aroma eu adoro. Já o tratamento de pele não acho nada de mais. "Felizmente" o meunesta no fim e não voltarei a comprar seguramente...

Para quem gostaz esta a menos de 3€ nas lojas BeautyStores esse e outros aromas.

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Semana de 4 a 10 de Fevereiro de 2019
« Reply #149 on: February 11, 2019, 09:34:31 pm »
0
O aroma eu adoro. Já o tratamento de pele não acho nada de mais. "Felizmente" o meunesta no fim e não voltarei a comprar seguramente...

Para quem gostaz esta a menos de 3€ nas lojas BeautyStores esse e outros aromas.
É o que mais gosto no Axe é a hidratação!! E o volume de álcool

Enviado do meu MYA-L41 através do Tapatalk

"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal