Author Topic: Equivalência de uma regulável  (Read 1737 times)

Offline mmrmm

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 143
  • Never stop learning!
  • Respect: 0
Equivalência de uma regulável
« on: March 16, 2020, 09:05:16 pm »
0
Boa noite.

Comecei por lançar o tema noutro tópico mas aqui faz mais sentido...

Tenho uma EJ89 e uma Futur. Habituei-me durante algum tempo à EJ89 e estou agora a ver se atino com a Futur.

Qual será o setting mais semelhante da Futur para dar uma experiência semelhante à EJ89 em termos de eficiência (mas também de agressividade)?

A mim parece-me que será à volta do 3, mas li noutros fóruns equiparação à volta do 1,5....

Alguém pode partilhar experiência?

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Equivalência de uma regulável
« Reply #1 on: March 16, 2020, 11:00:21 pm »
0
Não te consigo ajudar, a R89 não é para mim e a Futur sempre foi um bocadinho demais. Ajustável gosto da Progress, 3/3.5, BB base plástico 4/5, Ideal ( ajustável Russa ) 5/6/7.

A Futur era sempre no máximo 2.5/3.
« Last Edit: March 17, 2020, 11:18:41 am by Bninho »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Equivalência de uma regulável
« Reply #2 on: March 17, 2020, 05:27:30 am »
0
Não há comparação possível. A geometria das cabeças é diferente e, mesmo que assim não fosse, a Futur será sempre uma máquina mais agressiva por causa do peso elevado.

A maior eficiência deve ocorrer algures pelos settings intermédios, diria por volta do 3, mas depende da lâmina e da barba de cada um.

Em termos de agressividade, em teoria, diminui assim que nos aproximamos dos extremos da regulação, sendo mais benigna nos settings baixos por causa da menor exposição da lâmina e nos settings altos por causa do ângulo mais perpendicular da lâmina. Nos settings altos, uma lâmina menos afiada pode prender mais na barba, tornando-se mais agressiva do que uma lâmina mais afiada, o inverso ocorre nos settings mais baixos.

A rigidez da lâmina e o tamanho da barba também influenciam nestes parâmetros.

Pode-se dizer que isto é engenharia mecânica e não existe ganha/ganha, é tudo uma questão de compromisso. Daí que pessoas diferentes encontram o equilíbrio em combinações de máquina/lâmina/técnica muito diferentes.

E com isto arrisco-me afirmar que quanta mais técnica se possui mais combinações se consegue usar, mas a Futur não é uma máquina permeável à técnica. O seu peso excessivo não permite grande controlo, resta jogar com os settings e as lâminas.   

Offline mmrmm

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 143
  • Never stop learning!
  • Respect: 0
Re: Equivalência de uma regulável
« Reply #3 on: March 18, 2020, 06:39:08 pm »
0
Obrigado pelas respostas!

Sobre a relação entre a agressividade da máquina e a afiação das lâminas: se a máquina estiver configurada nos settings mais baixos, ou seja com menos exposição de lâmina, então funciona melhor com lâminas afiadas. Nos settings mais altos com mais exposição de lâmina, a mesma fica mais perpendicular ao cabo, por isso pode agredir a pele. Daí ser melhor com lâminas menos afiadas, ou ter cuidado e corrigir o ângulo com a cara, neste caso levantar o cabo em relação à cara.

É isto?   ;D

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Equivalência de uma regulável
« Reply #4 on: March 18, 2020, 07:37:17 pm »
0
Não para mim.
Máquina agressiva - lâmina afiada.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Equivalência de uma regulável
« Reply #5 on: March 18, 2020, 10:54:36 pm »
0
Não para mim.
Máquina agressiva - lâmina afiada.

Eu e o mc costumamos discordar mas realmente esta é a melhor combinação na grande maioria dos casos.

Obrigado pelas respostas!

Sobre a relação entre a agressividade da máquina e a afiação das lâminas: se a máquina estiver configurada nos settings mais baixos, ou seja com menos exposição de lâmina, então funciona melhor com lâminas afiadas. Nos settings mais altos com mais exposição de lâmina, a mesma fica mais perpendicular ao cabo, por isso pode agredir a pele. Daí ser melhor com lâminas menos afiadas, ou ter cuidado e corrigir o ângulo com a cara, neste caso levantar o cabo em relação à cara.

É isto?   ;D

O oposto.

A guarda deve estar sempre em contacto com a cara, não convém levantar o cabo. Se é para fazer isso, mais vale apostar numa navalha ou num navalhete.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal