Author Topic: Dúvida sobre o Semogue 830  (Read 2808 times)

Offline dnunes88

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 16
  • Respect: +2
Dúvida sobre o Semogue 830
« on: February 14, 2022, 10:31:47 pm »
0
Boas amigos!

Tenho em minha posse, um Semogue 830 que foi o meu primeiro pincel, um SOC de cerdas e um 1305 (que comprei juntamente com o SOC, mas para oferecer ao meu pai).

Na seguinte foto podem ver em cima, o 1305 a par do SOC e em baixo o 830.



Faltam 2 pincéis na foto, que juntamente com estes vou usando de forma rotativa, mas há algo que me tem deixado algo inquieto...Parece-me que a densidade do 830 está a deixar a desejar. Quando começo a trabalhar a espuma na cara, parece que lhe falta densidade e corpo, ao contrário do 1305, e já nem falo do SOC, porque aí então a diferença é ainda mais notória.
Tendo em conta que o 830 foi o meu primeiro pincel, provavelmente devo ter exagerado nos banhos quentes pré-shave, e eventualmente danifiquei o nó.

Digam de vossa justiça pf.

Um abraço e bons escanhoados.


Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: Dúvida sobre o Semogue 830
« Reply #1 on: February 15, 2022, 05:32:27 pm »
0
Boa tarde.

Curiosamente o tipo de pêlo, medidas (nó é altura) são o mesmo no 830 e 1305. Apenas muda o cabo.

No entanto, cada pincel têm comportamento diferente conforme as utilizações e cuidados em lavagens, secagens e armazenamento.

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Dúvida sobre o Semogue 830
« Reply #2 on: February 16, 2022, 04:56:33 pm »
0
Se quando escreves "falta de densidade", estás a referir que sentes o pincel a abrir mais ou seja com aquela sensação de espanador, então não estragaste nada. Existem muitos relatos nos fóruns acerca dessa característica nos Semogue de cerda.

No meu caso o SOC, tal como o 1305 ou o 2000 também evoluíram nesse sentido. Pouco backbone com um splay exagerado. O pior é quando deixam de fazer espuma.  :-\

Offline dnunes88

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 16
  • Respect: +2
Re: Dúvida sobre o Semogue 830
« Reply #3 on: February 16, 2022, 10:37:07 pm »
0
Se quando escreves "falta de densidade", estás a referir que sentes o pincel a abrir mais ou seja com aquela sensação de espanador, então não estragaste nada. Existem muitos relatos nos fóruns acerca dessa característica nos Semogue de cerda.

No meu caso o SOC, tal como o 1305 ou o 2000 também evoluíram nesse sentido. Pouco backbone com um splay exagerado. O pior é quando deixam de fazer espuma.  :-\

É exatamente isso que eu acho...Fica aberto e depois parece que lhe falta pêlo. Não nego a suavidade do mesmo, mas depois de experimentar o SOC, e sobretudo um Yaqi Texugo de 2 bandas, parece que noto com maior evidência que o 830 não cumpre com aquilo que eu procuro num pincel.

A parte da espuma não tem sido um problema, mas dizem que lavar o pincel com detergente e um bom champô costuma resolver.

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2701
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Dúvida sobre o Semogue 830
« Reply #4 on: February 17, 2022, 01:00:47 pm »
0
É exatamente isso que eu acho...Fica aberto e depois parece que lhe falta pêlo. Não nego a suavidade do mesmo, mas depois de experimentar o SOC, e sobretudo um Yaqi Texugo de 2 bandas, parece que noto com maior evidência que o 830 não cumpre com aquilo que eu procuro num pincel.

A parte da espuma não tem sido um problema, mas dizem que lavar o pincel com detergente e um bom champô costuma resolver.

Desculpa, mas estás aqui a comparar pincéis totalmente diferentes:
- o 830 tem 22 mm de nó de cerdas com 50 mm de altura
- o SOC tem 24 mm e 55 mm de altura e é muito mais denso
- o 2 bandas, se for igual ao meu, tem 24 mm e 50 mm de altura, é mais denso e o pêlo tem mais backbone.

É natural que, depois de usar um dos dois últimos (principalmente o 2 bandas) sintas falta de algo no 830. Apenas estás a chegar à conclusão de que aprecias pincéis com backbone elevado. Não foi o 830 que mudou, foste tu...

Podes aumentar um pouco o backbone dos cerdas se diminuíres o tempo que ficam de molho antes de serem usados. Molhar só as pontas e não mais que 5 minutos. Água mais fria que quente tb ajuda a preservar o backbone sem deixar de hidratar os pêlos.

Agora, diferenças para o 1305 já são mais difíceis de entender...

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Dúvida sobre o Semogue 830
« Reply #5 on: February 22, 2022, 04:10:38 pm »
0
Provavelmente estás a descobrir que preferes pincéis com mais firmeza (backbone).
Assim de repente, não vejo nada de errado com o pincel.

As diferenças para com o 1305 são um pouco mais difíceis de perceber. Mas da minha experiência, (e considerando pincéis com nó semelhante) os pincéis Semogue com cabo acrílico têm maior tendência a abrir que os de cabo madeira.

Noto isso de maneira bastante evidente quando comparo o 730 e o 2015, ambos silvertip, em que o 730 tem bastante mais tendência a abrir.

Claro que não tenho explicação para isto, mas numa das tertúlias chegámos a falar com o Sr. Gomes acerca das diferenças entre o 1305 e o 830, e ele confirmou que os cabos diferentes influenciam - e não é pouco - o comportamento do nó.

Outros factores tal como as variações naturais entre lotes de pelo (o pelo é um produto natural, diferentes lotes podem ter características diferentes) ou, por exemplo, a altura do nó de cola (pode variar um pouco entre diferentes unidades do mesmo modelo) podem influenciar também o desempenho do pincel.

Pessoalmente, se gostas de pincéis de cerda, de firmeza/backbone e de espumar na cara, o que te recomendaria seria algo com um loft mais baixo, como o 620/1438/610/Torga. :)
Ou então, algo com loft de 55mm mas com o pelo mais firme, como o 1250.

 
Desculpa, mas estás aqui a comparar pincéis totalmente diferentes:
- o 830 tem 22 mm de nó de cerdas com 50 mm de altura
- o SOC tem 24 mm e 55 mm de altura e é muito mais denso
[....]

O 830 tem ~55mm de altura de nó, tal como o 1305. :)
« Last Edit: February 22, 2022, 04:13:04 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal