Ola José.Perdoe a pergunta.Nao gosto do metodo em que se contam o numero de passagens pela pedra. Acredito que usando um microscopio podemos ver o que esta acontecendo. Com o metodo de contar as passagens, podemos nao resolver todos problemas da lamina, ou podemos sobre afiar (over honing) sem precisar.Ou seja, estamos indo as escuras.Fazes um unico bisel (bevel), ou usas mais do que um angulo de afiaçao nas tuas peças?Teoricamente, teu metodo seria parecido com o dilucot das belgas e o progressive. Estou certo?Acredito que todo metodo é interessante para nos dar uma base para desenvolver conhecimento. Depois, a gente acaba variando um pouco.Eu, uso um pouco de progressive, misturado com o unicot.
Du, usas esta pedra como uma coticule? Slurry mais concentrada ou diluida para variar o grau de polimento?Tinha a ideia que estas thuringen eram "apenas" para polimento final e pensava eu que seriam "superiores" à chinesa na finalização.Apenas pergunto para confirmar o que depreendi das tuas impressões, não para as pôr em causa.
Caros senhores,Tenho aprendido demais com vocês, Prof. Jean e Prof. Jose, minhas habilidades com a navalha estão aumentando muito graças as aulas presenciais e virtuais! Vou adquirir sim esta pedra, quem sabe ela ajuda a melhorar ainda mais a afiação?!?! Quanto aos métodos, tenho usado o progressivo com a Norton 4/8k e a Chinesa 12k. Já testei a pirâmide, mas dá muito trabalho, e o resultado é similar!Quanto a você, Mestre Nuno, agradeço por me abrir a porta deste mundo!Muchas gracias a todos!