Author Topic: Aprendendo a afiar uma navalha  (Read 89492 times)

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
    • Email
Aprendendo a afiar uma navalha
« on: June 30, 2011, 01:48:01 am »
no seguimento deste tópico, em que o du212 teve a amabilidade de me sugerir uma pedra para manter as minhas parcas navalhas sempre prontas: Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)



Hoje adquiri duas folhas de lixa, de grãos 600 e 1200.
Isto pela desconfiança de que a pedra poderia não estar tão direita como aparentava, e realmente num dos extremos da peça havia um ligeiro alto.
A de 1200 por ser tão fina, deixei-a de parte, ou então estaria imenso tempo a acertar a pedra.

Já voltei a colocar a lamina na pedra.. mas tá complicado de lá chegar. Já consegui pô-la a cortar pêlo.. mas o fio não ficou uniforme. Mais desenvolvimentos virão :)


Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #1 on: June 30, 2011, 02:26:12 am »
Caro Nuno,
Se já conseguiste cortar pelo, tens uma ótima evolução!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Vitor

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 641
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #2 on: June 30, 2011, 02:37:59 am »
Isso vai devagar, tranquilo que vais lá chegar com certeza. ;D ;D

Offline cskalash

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #3 on: July 03, 2011, 03:37:06 am »
Mas Nuno, ao usares uma lixa sobre a pedra não irás alterar as propriedades desta?
ou seja não lhe vais alterar o "grão"?

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #4 on: July 03, 2011, 04:42:23 am »
Caro cskalash,
É claro que não irá alterar! Irá apenas aplainar e retirar irregularidades da superfície, não mexendo nas características do material de que a pedra é feita. Veja os tópicos Acertando uma pedra torta e Acertando uma pedra torta 2.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #5 on: July 04, 2011, 10:20:51 am »
Mas Nuno, ao usares uma lixa sobre a pedra não irás alterar as propriedades desta?
ou seja não lhe vais alterar o "grão"?
Olá cskalash, obrigado pela força ;)
A pedra é toda ela feita do mesmo grão, a lixa irá desbastar as zonas mais salientes.

Não coloquei mais informação, mas realmente falta submeter o processo em que me inspirei para aplainar a pedra. Bastará ver as imagens para perceber o processo :)
StraightRazorPlace -> Forum -> Maintenance, Repair, and Restoration -> Honing -> Hone lapping 101

Após alguma frustração de pedra e navalha na mão, após a conversa de ontem com o confrade Islander, hoje de manhã consegui chegar a um resultado :D :D

Passo a publicar o vídeo que o Islander escolheu para mim e  que me mostrou a luz:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=wXkjXfuNbpg" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=wXkjXfuNbpg</a>
O problema é que estava a ser muito meiguinho com a navalha, e nesta fase isto requer algum vigor para se obter resultados visíveis!
Mas como só uso uma pedra para tudo, é necessário fazer uma papa consistente de slurry antes de passar a navalha, para que as passagens façam o efeito pretendido.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #6 on: July 04, 2011, 02:02:36 pm »
Uma coisa me chama a atenção.
PAra definir perfil de fio, acho importante usar uma pedra com grao mais grosso, e dpois progredir para uma  mais fina para diminuir os microdentes.
Vejo os amantes de coticule conversando que chegam a enferrujar a lamina trabalhando numa coticule.
Imagino o tempo de trabalho. Convenhamos, é trabalho perdido.
para cada função, uma ferramenta, chave d fenda nao é talhadeira e alicate nao émartelo.
Tenho pedras mais grossas, por onde inicio. tanto uma japonesa com agua e slurry, como as arkansas mais grossas com oleo. E dependendo do caso, uso as diamantadas,
Conversava com o TCBlades sobre isto. AS pessoas nao dao a devida importancia a formacao do perfil de fio. DEVEMOS usar pedras mais baixas em grao.
MAs cadum cadum.. tem gent e que curte levar porrada enquato faz sexo..
 :P
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #7 on: July 05, 2011, 10:49:03 am »
Qto a enferrujar, sim, ate o Bart do Coticule falou sobre isto.
Sim, ja vi varios videos. Acho que prefiro o dilucot. Sou coticuleiro..
Mas é como na educação, gosto de Vygtsky, so nao me engesso a ele. Vago por varios estilos, conforme for necessario naquele instante.
Por exemplo, aquela balela de tantas passadas assim, tantas assado, é pra quem nao sabe nem engatinhar.
Como vou dar uma receita de tantas passadas, se nao conheco o estado do fio?
Se for levado em consideracao que o fio ta destruido, qdo eu for fazer o mesmo com uma peca em bom estado, vou ao overhoning. Nao que isto va acabar com a lamina, mas é desgaste desnecessario da lamina, da pedra e do afiador.
Sou adepto da "gambiarra", como falam aqui deste lado do atlantico. Sim. Mas minha formaçao é na area das politecnicas. Assim sendo, so uso arame pra prender cano de escapamento quando nao tenho como parar numa oficina pra arrumar. Pois o arame vai acabar caindo e o dano sera maior que antes.
Amigo, so fico me ralando horas numa pedra pra afiar uma faca, se estiver num mato sem cachorro..
Senao, vou pra lixadeira e faço em poucos segundos.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #8 on: July 05, 2011, 11:42:24 am »
Caros confrades,
O callega já estabeleceu o fio da minha Filarmónica dessa maneira que descreveu, na lixadeira! Ficou muito bem! Depois foi às pedras! Agora é só manter!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #9 on: July 05, 2011, 12:58:26 pm »
Isso de pancada no sexo, eu sempre ouvi dizer que se deve bater quando o ferro tá quente! ;)

Em relação à pedra, eu comecei com esta mesmo.. :( estive escolhendo um tempão até que o du212 me sugeriu esta.
Estou bastante satisfeito, e ganhei alguma sensibilidade ao metal da navalha, que é macio, mas não tão macio como me faziam crer, que basta encostar para formar o fio.
encostar ao de leve é na cara, na pedra é encostar sem medo, mas com algum bom senso :D

Em relação à pedra mais grossa, concordo plenamente! para já faço uma primeira passagem em lixa 1200. Mas mais novidades virão nas próximas mensagens!
Obrigado a todos pela força! e a ti callega pela crítica construtiva ;) Sinto-me no bom caminho, porém longe de dominar a arte!

Offline Vitor

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 641
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #10 on: July 05, 2011, 01:45:32 pm »
Era uma lamina dessas da snake razor que eu queria mesmo. Onde eu posso arranjar uma dessas?
Abraço

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #11 on: July 05, 2011, 02:05:52 pm »
Era uma lamina dessas da snake razor que eu queria mesmo. Onde eu posso arranjar uma dessas?
Abraço

http://www.coltellerielivi.com/

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #12 on: July 05, 2011, 04:20:11 pm »
Callega, na lixadeira? Queres dizer usar folha de lixa ou uma lixadeira mesmo?
Usar uma lixa de +1000 de grão já me ocorreu e até já tinha perguntado por aqui mas toda a gente achou mal...

Caro Islander,
Na lixadeira mesmo! Aquelas que usam fitas de lixa de formato anelar!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #13 on: July 05, 2011, 04:37:43 pm »
É minha lixadeira para cutelaria.
La posso usar lixas de grao 24 para cima. Minhas lixas param numa norax, que se nao me engano, equivale a grao 600/1200.
Nao me pergunte exatamente. È outro tipo de marcacao de grao.
Sugiro as trizact da 3m que sao otimas, mas muuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito caras.
Logico, depende da lamina.
Pedras diamantadas, da DMT, sao ótimas.
As tenho, e algumas gerber, xingling, etc..
Excelentes, rapidas, mas ja falei qeu pra mim, pedra é natural. O resto, é resto. Da muita diferenca no acabamento do fio..
Nuno, verdade absoluta nao existe, e toda unanimidade é burra.
Assim, sempre sou critico. Olho, penso e vejo se faz sentido Se fizer, testo. Ai, é questao de aprimorar o metodo..
Abrassom
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #14 on: July 05, 2011, 04:41:34 pm »
Si isquici..
Ninguem domina nada nesta vida.
 ::)
Quem realmente se apriofunda em algo, compreende que nada sabe sobre o oobjeto de studo. Ate pode saber mais que os outros, mas tudo, nunca..
Afiação é igual andar de bicicleta. Se nao tentar, nu nca aprende, por mais que alguem diga como fazer.
Nuno, compre um daqueles microscopios baratos de 100 a 200x que vendem nos ebay da vida. Pequenos, com iluminaçaõ propria. Vais aprender mto.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal