Se reparares os resultados são proporcionais à densidade do pincel, sendo que o Duke 1 em Best tem muitos mais pêlos individuais que um igual em duas bandas (pêlo mais grosso especialmente na base), neste caso o Tulip 2. Mas tirando isso, sim há resultados que me surpreendem deveras!Especialmente o do Wee Scot!
oversaturn, o assassino de tópicos chegou é impossível estar mais respondido que isto, com direito a gráficos e tudo!
A conclusão principal é esta: ter vários pincéis é... uma necessidade, claro. Por motivos de higiene e durabilidade do pincel, lá está.
Pronto, já tenho motivo para encomendar um pincel de Texugo daqui há alguns meses! hahahaha
Ora bem, depois de alguma pesquisa, estava a ver que não encontrava algo que li já faz tempo, e que me impressionou pela abordagem científica feita à coisa.Ora aqui vai: How quickly are badger brushes supposed to dry?O fulano pesou a água residual que ficou em vários pincéis, durante várias horas, durante a secagem, e vários modelos, de texugo e de cerda. Entre os quais o nosso bem conhecido Semogue 830.Aqui vai o gráfico:(Image removed from quote.)Ora, segundo o senso comum, um pincel de cerda demora mais tempo a secar que um de texugo. E um pincel seca mais rápido se estiver pendurado com a rama para baixo.Maaaaaaas... algumas conclusões dele são surpreendentes.Por exemplo, vemos ali um Semogue 830 e um Omega 81052 a secar mais rápido que um Simpson's Duke 1, o que contraria o senso comum;A maioria dos pincéis, mesmo de texugo, demoram entre 36 a mais de 60 horas até ficarem totalmente secos;E se forem cuscos como eu... podem ainda encontrar outras coisas curiosas como esta e esta, das quais se conclui a maioria dos pincéis testados, em geral, secam mais rápido quando estão virados... para cima.E mais umas coisas engraçadas, que podem ver aqui. É só ir carregando para ir avançando nas imagens.Conclusões? 1 - Nem tudo é o que parece, e por vezes o senso comum é um gajo lixado;2 - Um pincel a secar demora tempo pra caraças. Por isso preciso de ter muitos... para ir rodando, e assim evitar que tenham fungos, ou que se degradem com a humidade.
Apesar de ser novo neste mundo, acho que é do conhecimento de todos, que a cerda demora mais tempo a secar que qualquer outro tipo de material para fazer pincéis. E aqui é que aqui que entra o facto de estes estarem virados com o cabo para cima, ajuda a secagem ser mais rápida. No caso dos pincéis de cabe de madeira, provavelmente pode danificar a junção entre o pêlo e o cabo, mas duvido que os resultados demorem pouco tempo a aparecer. Também acho que um pincel com um suporte, fica visualmente mais agradável.
Fiquei impressionado com o tempo de secagem do meu novo pincel, o FS Finest. Demora cerca de 12 horas, enquanto os outros 2 texugos que possuo, o NF 2211 e o Semogue LE2010, cerca de 24 horas. Provavelmente essa diferença se deva à espessura maior do pelo Finest.