Author Topic: Pogonotomia - Artigo Interessante  (Read 5141 times)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Pogonotomia - Artigo Interessante
« on: July 28, 2011, 01:01:13 am »
0
Vale dar uma olhadela em Pogonotomia: sabe o que é?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Pogonotomia - Artigo Interessante
« Reply #1 on: July 28, 2011, 07:27:32 am »
0
Vale dar uma olhadela em Pogonotomia: sabe o que é?
Muito bom, obrigado, Caro Doutor;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Pogonotomia - Artigo Interessante
« Reply #2 on: July 28, 2011, 09:22:13 am »
0
Quote
As vezes é conve niente barbear-se com movimen tos circulares, porque em certas áreas os pêlos crescem em direcções diferentes.

Ainda não me tinha ocorrido esta técnica.  :)

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Pogonotomia - Artigo Interessante
« Reply #3 on: July 28, 2011, 05:39:56 pm »
0
Quote
As vezes é conve niente barbear-se com movimen tos circulares, porque em certas áreas os pêlos crescem em direcções diferentes.

Ainda não me tinha ocorrido esta técnica.  :)

Aqui neste vídeo podemos encontrar a descrição de uma técnica de movimentos semi-circulares, chamada de J-Hook
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=TQco5PWc2JU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=TQco5PWc2JU</a>
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Pogonotomia - Artigo Interessante
« Reply #4 on: July 29, 2011, 06:43:14 am »
0
Aqui neste vídeo podemos encontrar a descrição de uma técnica de movimentos semi-circulares, chamada de J-Hook
Parabéns pelo vídeo, Caro Flório;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Pogonotomia - Artigo Interessante
« Reply #5 on: July 29, 2011, 11:49:28 am »
0
esse J-hook, só fiz uma vez :S e nunca mais me atrevi a repetir.

Merkur 33c + Personna linha branca.
Possivelmente foi uma combinaçao muito agressiva para primeira tentativa, em todo o caso não penso repetir :)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Pogonotomia - Artigo Interessante
« Reply #6 on: July 29, 2011, 04:22:41 pm »
0
O J-Hook funciona em mim para a área da linha da mandíbula, tirando aqueles pelos rebeldes.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Pogonotomia - Artigo Interessante
« Reply #7 on: July 29, 2011, 06:04:07 pm »
0
Hoje testei essa técnica, J-Hook. Não fiquei fã.  ::)

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Pogonotomia - Artigo Interessante
« Reply #8 on: July 29, 2011, 08:24:58 pm »
0
O J-Hook funciona em mim para a área da linha da mandíbula, tirando aqueles pelos rebeldes.
É justamente nesta área que vejo o sentido da técnica, porém no sentido contrário ao demonstrado no vídeo. Demorei para pegar o jeito, mas agora se tornou parte do hábito.
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
  • Respect: 0
    • Email
Re:Pogonotomia - Artigo Interessante
« Reply #9 on: July 29, 2011, 08:59:53 pm »
0
Não gosto desse negócio de imitar a técnica dos outros, na maioria das vezes não deu certo, o melhor barbear com certeza virá com uma técnica própria, individual. Já tentei essas técnicas todas de vídeos, inclusive essa do mantic, depois que comecei a desenvolver minha própria técnica adaptada a minha individualidade, só tive excelentes resultados. Quando comecei tentava ficar imitando as técnicas desses vídeos do mantic, era difícil ter bons resultados, depois abdiquei dos vídeos e desenvolvi uma técnica própria.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Pogonotomia - Artigo Interessante
« Reply #10 on: July 29, 2011, 09:43:25 pm »
0
Caro Firmino,
Nunca ouviste falar do ditado: "Nada se cria, tudo se copia"? Temos que ter professores pra tudo! Aprendemos primeiro por imitação, depois por racionalização e finalmente adaptação!
Concordo em parte com tuas afirmações, há que ter adaptação, mas o original vem de algum lugar! E cada barbear é absolutamente único!!!
Pega uma navalha e começa a te barbear sem ter visto alguém fazer antes ou pelo menos ler algo sobre o assunto!
Depois não esquece de passar lá no hospital pra eu costurar os talhos!!!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
« Last Edit: July 29, 2011, 09:47:34 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
  • Respect: 0
    • Email
Re:Pogonotomia - Artigo Interessante
« Reply #11 on: July 29, 2011, 10:04:58 pm »
0
Caro Firmino,
Nunca ouviste falar do ditado: "Nada se cria, tudo se copia"? Temos que ter professores pra tudo! Aprendemos primeiro por imitação, depois por racionalização e finalmente adaptação!
Concordo em parte com tuas afirmações, há que ter adaptação, mas o original vem de algum lugar! E cada barbear é absolutamente único!!!
Pega uma navalha e começa a te barbear sem ter visto alguém fazer antes ou pelo menos ler algo sobre o assunto!
Depois não esquece de passar lá no hospital pra eu costurar os talhos!!!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D


Sim, concordo, quando eu digo a "própria técnica", significa adaptar aquilo que vemos nos vídeos à nossa própria barba, não fazer exatamente igual aos vídeos, por exemplo, no início eu fazia as passadas exatamente da mesma forma que o mantic faz, mas descobri depois que devia respeitar o sentido do crescimento dos meus fios ( pois nos vídeos ele segue o crescimento dos fios dele), outro exemplo, as passadas dele são bem maiores que as minhas, porque pelo vídeo dá para ver que a barba dele não é metade da minha em termos de volume (e dureza também, pelo menos parece), fazendo a passada na mesma extensão que ele, eu me cortava todo. No final das contas se eu fizer um vídeo, vai dá para ver claramente, que a forma de barbear é totalmente diferente. Outro rapaz que faz vídeos, o geofatboy, cara se eu fizer a barba como ele faz eu me lasco todo, começando da forma que ele gosta da espuma às infinitas passadas no mesmo lugar sem proteção alguma. Eu faço a barba com a DE na mão e o pincel na outra, sempre que repito no mesmo lugar dou uma passadinha de espuma. Resumindo, os vídeos são bem instrutivos para se ter uma noção e a partir dessa noção fazer aquilo que melhor se adequará a cada um. Só para terminar , já vi muitos vídeos de navalhetes no youtube, mas antes de ver esses vídeos já usei navalhete por um bom tempo, no início cortava-me todo, mas depois desenvolvi um jeito de usá-lo que em nada se parece com os dos vídeos (neste caso eu criei mesmo esse meu jeito) que dá certo, mas se tivesse visto esses vídeos antes, com certeza evitaria a sangria do início. Quanto à navalha já vi inúmeros vídeos, bem só estou esperando ela chegar e ver como faço a adaptação.


Abraço!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Pogonotomia - Artigo Interessante
« Reply #12 on: July 29, 2011, 10:11:23 pm »
0
Que bom chegarmos a um consenso, caro amigo Firmino! Desculpe-me se criei alguma polêmica ou desconforto!
« Last Edit: July 29, 2011, 10:12:58 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
  • Respect: 0
    • Email
Re:Pogonotomia - Artigo Interessante
« Reply #13 on: July 29, 2011, 10:42:53 pm »
0
Que bom chegarmos a um consenso, caro amigo Firmino! Desculpe-me se criei alguma polêmica ou desconforto!

Que isso confrade, imagina   ;D. Grande abraço!

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: 0
    • Email
Re:Pogonotomia - Artigo Interessante
« Reply #14 on: July 29, 2011, 11:28:57 pm »
0
Fiz a barba nos primeiros minutos do dia entre ontem e hoje e não é que a coisa funcina melhor mesmo?!
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal