Olá a todos! Adquiri a pouco tempo atrás uma navalha Filarmonica Double temple nº 12, usada, em bom estado de conservação, no entanto, como não fiquei muito contente com o resultado, da primeira vez que me servi dela, achei que precisava melhorar o fio... desde então me propus ao desafio de afiá-la. Para isso, arranjei em um antiquário um assentador bastante antigo, mas sem uso, feito de um pedaço de madeira com um "couro de anta" colado em uma das superfícies e uma camurça fina no outro lado, consegui também uma pasta pra afiação sobre couro. Eis que minha dúvida, é qual o lado devo utilizar primeiramente, imagino que deva usar o couro de anta que é bem espesso e liso com a pasta, em seguida a camurça pra polir o fio, porém como estou descubrindo agora estas coisas tenho receio de fazer com alguma bobagem, por isso, peço um conselho aos mais experientes!Grato!Luiz Castro
Sua impressão está correta. Só um detalhe: estas pastas para assentador são para navalhas que estão afiadas mas quase perdendo o fio e não para as que estão já com o fio cego.
a pasta que adquiri junto com a navalha é a Josmon, não sei se alguem aqui a conhece?
Quote from: Castro on March 10, 2010, 12:50:14 ama pasta que adquiri junto com a navalha é a Josmon, não sei se alguem aqui a conhece? A Josmon é a pasta do JOSé MONserrat, o famoso senhor que fabricava as navalhas Filarmonica.Por isso, estás bem servido
Bruno, é muito bom saber disso! vou experimentar fazer o acerto do fio da navalha com esta pasta usando o assentador, assim que tiver um tempo, logo então comentarei aqui sobre o resultado!
Atenção, não coloques a pasta no assentador, se não tiveres mais nenhum.Coloca-a noutro assentador e mantêm o teu assentador "principal" limpo de qualquer pasta.Tenta 30x no assentador com pasta e depois 60 ou mais no assentador "normal".
Leon, ao examinar com atenção o meu assentador, notei que o couro está em parte ressecado, levemente, num dos lados ( o outro está perfeito); consequencia da ação natural do tempo, uma vez que se trata de uma peça antiga, no entanto, vou tentar recuperá-lo passando um óleo hidratante para couro, antes de usá-lo pela primeira vez. Sobre o uso de madeira balsa, como base pra assentar, estou bastante curioso!! Vi exemplos de uso com óxido de cromo, pode no entanto ser usado com a mesma pasta que se usa sobre couro? Luiz Castro
Castro,A madeira de balsa com óxido de crômio já me foi indicada pelo Leon. Eu adquiri há pouco tempo. Não a usei pois ainda não tive a necessidade. Qualquer dica para comprar, avisa.Abraços
Só não sei se tenho necessidade em adquirir o oxido de cromio, uma vez que disponho de uma certa quantidade de pasta Josmon, da qual não encontrei muita informação a respeito, além da qual testemunhou o Leon, neste tópico, como sendo uma pasta vintage de uso recomendado pela marca Filarmonica... sei que há pastas com diferentes níveis de abrasividade, por isso, será que o uso combinado desta com o óxido de crômio traz alguma vantagem? (Leon, pode me ajudar nessa?)