Author Topic: Perdido  (Read 7611 times)

Offline orson

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 3
  • Respect: 0
Perdido
« on: March 13, 2010, 08:03:47 pm »
0
Boa tarde a todos.
Sou novo aqui, acabei de me cadastrar. Hoje mesmo comprei um navalhete de lãmina descartável e resolvi buscar, na internet, informações sobre boas marcas de lâminas. Entrei vocês, que me parecem ser grandes entendedores do assunto.
Contudo, não entendo nada do assunto. Na verdade, já li os tópicos da seção iniciante e percebi que usar a navalha é uma verdadeira arte, cuja existência eu ignorava. Não se trata apenas da lâmina, mas da máquina, do creme e do pincel. Não me condenem, mas uso espuma em lata, lãminas e aparelho muito baratos, nada que possa se comparar aos descritos nesse Fórum.
Assim, gostaria de saber, que lâmina devo usar, pois a que comprei mais parece uma faca sem fio. É áspera.
Já tentei usar a Mach 3, mas meu pescoço fica muito irritado (problema já relatado por alguns aqui).
Uma última coisa: notei que vocês comparam os preços em Euros. Devido a isso e a algumas expressões que li e demorei para compreender, imagino que sejam portugueses, certo? Sou brasileiro, assim algumas marcas que devem haver aí podem não ser fáceis de achar por aqui, mas vou procurar.
Obrigado.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Perdido
« Reply #1 on: March 13, 2010, 09:04:02 pm »
0
Boa tarde a todos.
Sou novo aqui, acabei de me cadastrar. Hoje mesmo comprei um navalhete de lãmina descartável e resolvi buscar, na internet, informações sobre boas marcas de lâminas. Entrei vocês, que me parecem ser grandes entendedores do assunto.
 

Parabéns pela aquisição!
Deve ter sido o primeiro passo na direcção de transformar uma tarefa chata num hobby interessante.

Quote
Contudo, não entendo nada do assunto. Na verdade, já li os tópicos da seção iniciante e percebi que usar a navalha é uma verdadeira arte, cuja existência eu ignorava. Não se trata apenas da lâmina, mas da máquina, do creme e do pincel. Não me condenem, mas uso espuma em lata, lãminas e aparelho muito baratos, nada que possa se comparar aos descritos nesse Fórum.

Ninguém condena ninguém :D até podes fazer a barba com uma lata de sardinhas :D a cara é tua :D
(se fizeres, tira fotos :D)
Isso do "muito baratos" é uma coisa muito relativa.. Verás que os teus produtos se calhar não são tão baratos assim (uma lata mediocre custa 3~4 vezes mais do que um creme e dura muitissimo menos. também há cremes mais caros.. mas são muito superiores a qualquer lata pressurizada!)

Sem querer parecer muito presunçoso, penso que estás no sitio certo para partilhares as tuas dúvidas e possivelmente aprendermos todos mais um pouco

Quote
Assim, gostaria de saber, que lâmina devo usar, pois a que comprei mais parece uma faca sem fio. É áspera.
Não estou por dentro do mercado brasileiro.. estou certo que as próximas mensagens serão mais esclarecedoras.. que marca são as lâminas?

Quote
Já tentei usar a Mach 3, mas meu pescoço fica muito irritado (problema já relatado por alguns aqui).
ehehe!! bem vindo ao "clube"!!

Quote
Uma última coisa: notei que vocês comparam os preços em Euros. Devido a isso e a algumas expressões que li e demorei para compreender, imagino que sejam portugueses, certo? Sou brasileiro, assim algumas marcas que devem haver aí podem não ser fáceis de achar por aqui, mas vou procurar.

Há portugueses e não só... penso que se começou a usar o euro como referencia porque possivelmente foi a primeira moeda que se usou para falar dos preços... e simplifica para comparar os preços.
Há um tópico sobre mercado do brasil. Mas tome o seu tempo a investigar o que melhor se adequa a si, lendo um pouco por aqui

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Perdido
« Reply #2 on: March 13, 2010, 09:48:12 pm »
0
Um conselho que te dou é alterares os teus hábitos de barbear. Começa pelo mais simples, arranja um pincel com alguma qualidade, e deixa a espuma em lata. Fazes a espuma no momento com creme ou sabão de barbear, sai muito mais barato porque um tubo de creme dura-te mais do que uma lata, além de te produzir uma espuma de muito melhor qualidade.
Após isso, com uma boa espuma vais conseguir um barbear melhor, com menor irritação, e já podes pensar em usar outras lâminas.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Perdido
« Reply #3 on: March 13, 2010, 11:47:04 pm »
0
Bem-vindo, orson!

Este fórum se situa em Portugal, mas temos uns quantos membros brasileiros também.  Eu sou dos EUA, mas morei no Brasil e vivi em Portugal há longos anos. ;)  Julgo que eu sou o único membro aqui que não é falante nativo de português (ou do castelhano).  Domino melhor o barbear clássico do que a língua. :(

Muitos começam com aparelho clássico, pincel e sabão/creme de uma vez, mas outros fazem a mudança mais gradativamente.  Pode começar com um novo aparelho primeiro (ou pincel e sabão/creme), para reduzir as incógnitas, e integrar tudo mas tarde.

O meu aparelho mais usado é um Gillette antigo de dois gumes e não tenho experiência com navalha.  Pelo que li até agora, navalhete é até mais difícil e menos perdoador do que a própria navalha.  Você poderia ser melhor servido por um aparelho clássico, tipo dois-gumes ou injector.  Se tem a pele sensível, não recomendo aparelho tipo dois-gumes da marca Merkur, pois são um pouco agressivos.

Esperemos a participação dos membros brasileiros para aconselhar acerca de produtos disponíveis no Brasil.

   - Murray
« Last Edit: March 14, 2010, 03:10:53 am by CMur12 »

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Perdido
« Reply #4 on: March 13, 2010, 11:57:32 pm »
0
Bem-vindo!

Recomendo a leitura do tópico "Dicas do Cegadede para os usuários brasileiros.":

http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=101.0
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Perdido
« Reply #5 on: March 14, 2010, 12:04:27 am »
0
Bem-vindo!

Recomendo a leitura do tópico "Dicas do Cegadede para os usuários brasileiros.":

http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=101.0

Exacto!  Obrigado, brg -

   - Murray

Offline fgabrieljunior

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 145
  • Respect: 0
    • Email
Re:Perdido
« Reply #6 on: March 14, 2010, 02:54:20 am »
0
Bem Vindo Orson!

Eu, junto com o Cegadede e o Barbeiro (perdoem-me se esqueci de alguém) também somos brasileiros e amantes do barbear clássico. A primeira dica que dou e ler atentamente tópico por tópico deste forum e, posteriormente, o blog do Barbeiro que é o único blog brasileiro que trata do assunto. Acredito que com essas leituras você saberá tudo o que precisa sobre o barbear.

O navalhete que adquiriu só se sai bem com boas lâminas. Você ira perceber que as lâminas nacionais são piores que lixo. Um estilete é mais afiado que isso. O navalhete só se dará bem com lâminas importadas (Merkur, BIC, Feather, etc..). Entretanto, e isso você irá ler nos tópicos do forum, o navalhete é o caminho mais difícil para quem deseja inicar na arte do barbear... Adquira um Saefty Razor inicialmente.

Se desejar iniciar na navalha (ótima escolha), compre com o amigo Leon aqui do Fórum. As melhores navalhas são as antigas e ele poderá lhe vender uma top de linha, em bom preço, tirar todas as dúvidas de que precisas e super afiada, pois ele também trabalha com afiação. Eu mesmo comprei uma dele (minha primeira navalha) e valeu cada centavo. Há produtos a venda também e, principalmente os pincéis. www.vintagescent.com

Fuja do Mercado Livre. Em termos de barbear, a coisa só funciona fora do Brasil.

Não se preocupe em ter produtos e aparelhos caros. De fato, uma boa navalha é meio salgada para os padrões brasileiros. Fora a navalha você encontra produtos baratos e bons no mercado e que duram muito mesmo. Aparelhos safety razors podem ser encontrados a bons preços. O blog do barbeiro é referência em produtos baratos e encontrados no mercado nacional. Se tiver algum dinheiro sobrando. pesquise aqui que vais encontrar bastantes lugares para se adquirir produtos.

80% é técnica. Consulte os vídeos do Mantic59 no Youtube. Ele é referência em toda a comunidade de apreciadores do barbear clássico. Se não souber muito inglês não faz mal. Os vídeos são bem intuitivos.

Faço barba há mais de 5 anos com safety rezors e navalhetes, mas, só no final deste ano é que entrei em contato com o imenso mundo do barbear e o segredo é um só. Leitura de tudo que aqui está.

Um abraço e conte comigo para o que precisar.







Francisco Gabriel
Rio de Janeiro - RJ
Brasil

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Perdido
« Reply #7 on: March 14, 2010, 06:36:53 am »
0
Caríssimo, Orson.

Acredito que a grande maioria das suas dúvidas serão solucionadas aqui mesmo no forum. Com certeza todos terão o maior prazer em te ajudar e não fique constrangido em perguntar, ok? Todos ainda estamos aprendendo um pouco mais a cada dia!

Meu blog é somente um conjunto de opiniões pessoais e algumas dicas para nós brasileiros, que como bem demonstrou o Gabriel, estamos sujeitos a produtos de baixa qualidade (mas ainda podemos encontrar alguns "razoáveis"  ;)).

Em todo caso não perca as esperanças! Voce poderá começar a se aprofundar na arte sem precisar de muito dinheiro, pode ter certeza disso.

Qualquer informação, ajuda, dúvida e tudo o mais é só perguntar!

Forte abraço.


-Barbeiro

Offline orson

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 3
  • Respect: 0
Re:Perdido
« Reply #8 on: April 07, 2010, 08:15:46 pm »
0
Muito obrigado por toda atenção que me deram. Certamente será de muita valia.
Vou dar uma olhada nos produtos importados (não sabia que BIC e Merkur eram bons, conhecia apenas a Feather).
A lâmina que estou usando é da Gillette e custa cerca de R$2,00 (menos de 1 euro). Eu sei, deve ser horrível se comparada com as das marcas citadas por vocês, mas já é, pra mim, muito melhor que a Match 3! Por isso estou empolgado para testar lâminas melhores, devem ser incríveis!

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Perdido
« Reply #9 on: April 08, 2010, 07:30:08 pm »
0
Sou brasileiro também e relativamente novo no barbear clássico, mas sinto que estou caminhando a passos largos.

Veja amigo, com pouco tempo e experiência que tenho, já faço a barba diariamente de modo rente e sem nenhuma irritação. Não tenho profundo conhecimento dos produtos importados, mas se parasse de pesquisar hoje, estaria muito mais satisfeito que quando usava mach 3 e espuma pressurizada ou o barbeador elétrico.

É um mundo imenso....entre no www.badgerandblade.com que você vai entender do que estou falando...é realmente insano a quantidade de coisas que se tem para aprender.

Se eu pudesse te dar um conselho de amigo e de iniciante pra iniciante, diria para você esquecer o navalhete para sempre!
Acho que o Gabriel que é defensor, me parece que ele sempre fez a barba com o navalhete (estou errado?)...
Mas minha opnião pessoal: se você quer aprender a fazer a barba com a navalha, compre direto uma navalha, a diferença e imeeensa. Se você quer apenas uma barba bem feita e sem tanto sofrimento no aprendizado, vá de safety razor

Compre um safety razor barato mesmo (tipo o MUNDIAL que o Barbeiro fez o review no blog dele) e umas caixas de lâmina BIC (de fabricação grega)...São importadas, de boa qualidade e fácil de se achar por aqui.

Com relação ao preço, tenha a certeza de uma coisa: com o tempo tudo se paga. A cada vez que tinha que comprar lâmina do mach 3 eu chorava lágrimas de sangue, hoje em dia com metade do valor eu compro uma cartela de lâminas que dá pra quase um ano.

Me desculpem pelo texto, estou com o tempo curto.

Qualquer coisa estou a disposição!!!!

Offline fgabrieljunior

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 145
  • Respect: 0
    • Email
Re:Perdido
« Reply #10 on: April 09, 2010, 05:54:10 am »
0
Hg,

Em verdade, posso dizer que você está "meio certo". Explico.

Não sou um defensor árduo do navalhete. Para dizer a verdade, após ter comprado com o amigo Leon uma navalha, joguei o meu fora! Realmente, e se pesquisar nos tópicos anteriores sobre isso, verá que o navalhete é o caminho mais difícil para se aprender o barbear clássico.

Entretanto, foi através dele que tomei o primeiro contato com o barbear clássico, conheci as variações de lâminas, as diversas técnicas e pude me aprimorar na tão sonhada "bundinha de neném". E isso se deu por alguns motivos:

1. O navalhete, ao contrário das navalhas aqui no Brasil, não apresentam preços tão proibitivos. Uma navalha nova, aqui no Brasil, custa mais de R$ 350,00 e, o pior, até que você tome contato com os fóruns sobre o assunto, você jamais imagina que uma usada pode ser, muitas vezes, 1000 vezes melhor que uma nova. É muito difícil alguém iniciante no barbear clássico investir muito dinheiro logo de início em algo que não sabe se irá se adaptar;

2. Eu sou partidário da opinião que tudo mais difícil é melhor para se aprender. É melhor ter um carro sem direção hidráulica, pois fica mais fácil aprender o mais fácil depois. Entretanto, isso é uma opinião personalíssima e já me tenho como acostumado em ouvir posições divergentes.

3. Os Safety Razors disponíveis aqui no mercado, pelo menos no RJ, são sempre daqueles chineses que só de olhar já desmonta. Isso, por si só, é bastante desmotivador. Eu mesmo, antes de consultar o blog do Barbeiro, nem sabia da existência de um da marca Mundial.

Não obstante, minha recomendação sempre será em paralelo com a tua: Se podes comprar uma navalha no primeiro momento, então compre! É a melhor coisa a se fazer com a mais absoluta certeza.

Um abraço.
Francisco Gabriel
Rio de Janeiro - RJ
Brasil

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Perdido
« Reply #11 on: April 09, 2010, 07:34:30 am »
0
Antes de tudo, só quero deixar claro que não critiquei o estilo de ninguém.  ;D

Agora que estou com mais tempo me explicarei melhor.

1 - O navalhete.
Como foi dito pelo amigo Gabriel, nos tópicos mais antigos foi constatado por ele mesmo, pelo cegadede e pelo Leon que o navalhete é muito menos tolerante a erros que uma navalha de verdade. Concordo com o Gabriel na questão referente ao aprendizado (quem sabe o mais, sabe o menos), ou seja, dominando um navalhete, a navalha será brincadeira de criança.
O navalhete acaba sendo interessante pela questão financeira, é muito mais barato que uma navalha e você pode transitar entre uma infinidade de lâminas, aprender sobre elas e tudo mais. Sobre esse prisma é bastante interessante.
Hoje em dia eu só deixo o navalhete para fazer detalhes.


2 - Safety Razors em geral no Brasil são podres. Digo isso com certa experiência. Quando eu comecei a procurar, ralei pra caramba para achar apenas porcarias. Comprei uma infinidade de safety razors tranqueiras (sekich, super barba, marcas chinesas diversas, glits, Eliane, mundial, etc...).
De fato, o primeiro safety razor decente que comprei foi um Gillette FatBoy do Gabriel.
Hoje em dia eu posso dizer o seguinte: paguei 1,99 no meu primeiro safety razor (sekich), aprendi a usar ele e mesmo sendo um lixo eu coloco uma lâmina boa e faço uma barba bastante confortável.
Acredito que conhecendo seu aparelho e a lâmina que usa, conseguirá bons resultados, independente do preço que pagou por isso.
Mas cabe ressaltar uma coisa: lâminas são específicas para cada pessoa. Por exemplo: eu adoro lâminas BIC, o cegadede parece gostar também. Entretanto, alguns membros do fórum sofrem convulsões só de ver uma.  :o ;D

3 - Seguindo o entendimento anterior, comprar uma boa navalha cedo é o melhor a ser feito. Mas a navalha é muito trabalhosa e com ela vem várias outras coisas para manter sua afiação, acaba ficando caro.

Neste ponto você precisa estudar o seu caso.
Quer aprender o barbear clássico de fato? Sim? Faça o investimento na navalha e em seus acessórios, com certeza vale a pena.

Quer ficar com a barba bonita todos os dias independente do meio? Pesquise um conjunto de "equipamentos" que te satisfaçam, mas que não te deixem quebrado.
Acredito sinceramente que não é preciso gastar fortunas com produtos importados para obter bons resultados. Mas que é muito interessante testá-los e constatar a mediocridade dos nacionais, isso eu concordo  ::)

Seguinte: os meus maiores gastos com o barbear clássico são os decorrentes dos testes dos produtos, e não com o que eu uso diariamente (acho que a maioria é assim).
Assim sendo, não se preocupe com os preços. Procure os produtos nacionais primeiro, se não conseguir o que deseja com as coisas mais simples (ou mesmo se conseguir e tiver curiosidade, como eu), vá em direção aos mais refinados.

Grande abraço a todos!
 

Offline fgabrieljunior

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 145
  • Respect: 0
    • Email
Re:Perdido
« Reply #12 on: April 09, 2010, 06:25:54 pm »
0
Engraçado...

O amigo Hg tocou em um ponto que eu, pelo menos, não havia percebido: O custo alto do barbear clássico se deve mais as várias experiências com vários produtos do que, propriamente dito, com o barbear em si.

Se observarmos mais a fundo, aqui no Fórum existem várias pessoas (e eu me enquadro nelas) que tem como hobby experimentar os vários tipos de cremes, loções, sabões, aparelhos, etc... Para um usuário iniciante pode parecer caro tudo isso, mas com toda a certeza NÃO É NECESSÁRIO que tenha vários produtos em tua prateleira para que possa desfrutar de um barbear agradável.

Eu, por exemplo, tenho estado "mais sossegado" em relação as produtos. Já não compro tanto quanto antes e, finalmente, acho que encontrei meu setup adequado  e que pretendo não mais trocar. Tenho apenas como hobby colecionar Safety Razors e isso inclui qualquer porcaria existente no mercado, sendo que, muitas delas, nem sequer chegou a ser usadas...

Meu conselho é justamente o já proposto pelo Hg: Procure um conjunto de acessórios de alguma qualidade e fique com ele para sempre. Isso inclui um bom pincel, um creme ou sabão, uma navalha e um safety razor.
Após o investimento inicial, você se espantará com o quão barato é fazer barba à antiga.

Abraços a todos.
Francisco Gabriel
Rio de Janeiro - RJ
Brasil

Offline orson

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 3
  • Respect: 0
Re:Perdido
« Reply #13 on: April 18, 2010, 12:38:34 am »
0
Hg, achei muito sensato o que você escreveu. Vou dar uma olhada em alguns safety razors, antes de comprar uma navalha.
É bom saber que não fui o único a começar com o pé esquerdo. ;) Isso me incentiva a ir mais adiante.
Mais uma vez, muito obrigado a todos!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal