Author Topic: Pobreza de aromas no Brasil  (Read 4659 times)

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Pobreza de aromas no Brasil
« on: October 28, 2011, 12:36:44 pm »
0
Aqui no Brasil, se você quer algo melhor, ou diferente, tem que importar.
Se parar para pensar, em termos sabões/cremes e loções/bálsamos, o que existe é uma mesmice.
Aqui não há lavanda, sândalo, bay rum, baunilha, coco, rosas, violeta, nem mesmo o já batido "lima-limão".
Qualquer marca segue, no máximo, a seguinte gama: mentolado - pele sensível - aloe vera - sem aroma.
Alguém discorda?

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Pobreza de aromas no Brasil
« Reply #1 on: October 28, 2011, 01:45:48 pm »
0
Aqui no Brasil, se você quer algo melhor, ou diferente, tem que importar.
Se parar para pensar, em termos sabões/cremes e loções/bálsamos, o que existe é uma mesmice.
Aqui não há lavanda, sândalo, bay rum, baunilha, coco, rosas, violeta, nem mesmo o já batido "lima-limão".
Qualquer marca segue, no máximo, a seguinte gama: mentolado - pele sensível - aloe vera - sem aroma.
Alguém discorda?

Caro Ovomaltine, difícil discordar. Se parar e prestar atenção, somos assim em quase tudo. Temos uma cultura de poucas opções, qualidade mediana e preços altos.

Veja bem, tenho um Peugeot 306 Passion 98/99 argentino. Um carro que nunca foi de luxo, ele é mais para esportivo que para conforto. Outro dia entrei em uma Peugeot e fui ver o grandioso 408 de perto. Um carro de luxo, com preço elevado, fabricado aqui e... me decepcionei! O carro é cru... Não tem metade dos detalhes e cuidados que meu pobre e velho 306 tem.

Agora vejamos por outro lado. Quantos homens brasileiros você conhece que se preocupam com o aroma do creme de barbear? Na verdade, duvido um pouco que a maioria saiba sequer a marca que usa em casa. Assim como em carros, quantas pessoas você conhece que apreciam e querem um carro com 16v e Air-bag e quantas dizem que isso só é mais coisa pra gastar dinheiro quando dá problema?

Temos uma cultura assim. O mercado agradece, pois é mais fácil para ele controlar e quem quer algo melhor um pouco é que sofre. Mas somos minoria, não contamos muito para as empresas.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re:Pobreza de aromas no Brasil
« Reply #2 on: October 28, 2011, 02:18:09 pm »
0
Aqui no Brasil, se você quer algo melhor, ou diferente, tem que importar.
Se parar para pensar, em termos sabões/cremes e loções/bálsamos, o que existe é uma mesmice.
Aqui não há lavanda, sândalo, bay rum, baunilha, coco, rosas, violeta, nem mesmo o já batido "lima-limão".
Qualquer marca segue, no máximo, a seguinte gama: mentolado - pele sensível - aloe vera - sem aroma.
Alguém discorda?

Caro Ovomaltine, difícil discordar. Se parar e prestar atenção, somos assim em quase tudo. Temos uma cultura de poucas opções, qualidade mediana e preços altos.

Veja bem, tenho um Peugeot 306 Passion 98/99 argentino. Um carro que nunca foi de luxo, ele é mais para esportivo que para conforto. Outro dia entrei em uma Peugeot e fui ver o grandioso 408 de perto. Um carro de luxo, com preço elevado, fabricado aqui e... me decepcionei! O carro é cru... Não tem metade dos detalhes e cuidados que meu pobre e velho 306 tem.

Agora vejamos por outro lado. Quantos homens brasileiros você conhece que se preocupam com o aroma do creme de barbear? Na verdade, duvido um pouco que a maioria saiba sequer a marca que usa em casa. Assim como em carros, quantas pessoas você conhece que apreciam e querem um carro com 16v e Air-bag e quantas dizem que isso só é mais coisa pra gastar dinheiro quando dá problema?

Temos uma cultura assim. O mercado agradece, pois é mais fácil para ele controlar e quem quer algo melhor um pouco é que sofre. Mas somos minoria, não contamos muito para as empresas.

Os brasileiros não se preocupam porque não foram acostumados a isso.
Você consome o que há no mercado e ponto. Não há competitividade...
Citando o seu exemplo de carros, basta lembrar que até meados nos anos 90 tínhamos 4 marcas: VW, Ford, Fiat e Chevrolet...
Do mesmo modo, com os produtos de barbear... ninguém se preocupa porque sequer sabe que há opção lá fora. Acostumam com o bozzaninho mentolado ou com um produto de pele sensível (que raramente serve de alguma coisa, aqui no BR) e pronto.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Pobreza de aromas no Brasil
« Reply #3 on: October 28, 2011, 03:03:58 pm »
0
Os brasileiros não se preocupam porque não foram acostumados a isso.
Você consome o que há no mercado e ponto. Não há competitividade...
Citando o seu exemplo de carros, basta lembrar que até meados nos anos 90 tínhamos 4 marcas: VW, Ford, Fiat e Chevrolet...
Do mesmo modo, com os produtos de barbear... ninguém se preocupa porque sequer sabe que há opção lá fora. Acostumam com o bozzaninho mentolado ou com um produto de pele sensível (que raramente serve de alguma coisa, aqui no BR) e pronto.

Bem, pra indústria isso é perfeito, não é? Cabe a nós correr atrás! Sinto falta de lojinhas nacionais pela web importando e vendendo estes produtos. Na verdade, vejo até um nicho de mercado aí: criar samples packs de tudo! Shampoos, condicionadores, cremes etc. Faria até um de lâminas, com 1 ou 2 de cada marca, ao invés destes que vem com uma caixa. Esse tipo de coisa faz a pessoa comparar marcas, qualidades e depois optar pelo que foi melhor para ela. Mas ao invés disso, apenas se empurra uns 3 ou 4 produtos e pronto.

Acho sample packs muito importantes para estes tipos de produto, que dependem mais de combinar com o seu tipo de pele, cabelo etc do que tudo. Dá vontade de sair comprando vários cremes de barbear, potinhos pequenos e ir criando em casa mesmo uns sample packs! :P :P :P  Dá até pra fazer personalizado. A pessoa escolhe os produtos do sample pack e o preço fica relativo ao que foi pedido, para evitar prejuízos também. :P
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Pobreza de aromas no Brasil
« Reply #4 on: October 28, 2011, 07:59:53 pm »
0
Aqui no Brasil, se você quer algo melhor, ou diferente, tem que importar.
Se parar para pensar, em termos sabões/cremes e loções/bálsamos, o que existe é uma mesmice.
Aqui não há lavanda, sândalo, bay rum, baunilha, coco, rosas, violeta, nem mesmo o já batido "lima-limão".
Qualquer marca segue, no máximo, a seguinte gama: mentolado - pele sensível - aloe vera - sem aroma.
Alguém discorda?

Discordar??? Nenhum brasileiro cometeria essa insanidade...
Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Pobreza de aromas no Brasil
« Reply #5 on: December 12, 2012, 02:01:19 pm »
0
Favor confrades não me chamem de coveiro!  ;D
Faço uma pergunta a esse tópico. Creio que no Brasil existe uma gama imensa de aromas e profissionais competentes na área farmacológica. O que poderia fazer emergir os consumidores e agregar os novos?

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Pobreza de aromas no Brasil
« Reply #6 on: December 12, 2012, 05:17:15 pm »
0
Simples: não há pinceis de barbear usáveis no Brasil, então não dá pra se desenvolver um mercado de cremes e sabões de maior qualidade.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Pobreza de aromas no Brasil
« Reply #7 on: December 12, 2012, 05:27:47 pm »
0
Isso é uma questão a ser resolvida. E de maneira simples: como tudo hoje, importando da China. Depois, a empresa monta kits com pré, sabão ou creme e pós. A Empório Body Store faz assim, mas o pincel não é lá essas coisas... Mas empresas mass market, como a Gillette, poderia explorar esse filão.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Pobreza de aromas no Brasil
« Reply #8 on: December 12, 2012, 06:14:36 pm »
0
Simples: não há pinceis de barbear usáveis no Brasil, então não dá pra se desenvolver um mercado de cremes e sabões de maior qualidade.
Isso é uma questão a ser resolvida. E de maneira simples: como tudo hoje, importando da China. Depois, a empresa monta kits com pré, sabão ou creme e pós. A Empório Body Store faz assim, mas o pincel não é lá essas coisas... Mas empresas mass market, como a Gillette, poderia explorar esse filão.
Creio que o pincel não seria problema, pq tudo pode ser importado da China, Índia e sei la mais de onde. O que faz as pessoas (re)usarem as produtos, basta ter disponibilidade no mercado. Exemplo os tablets, que até 3 anos ninguém nem sabia o que era isso e foi só ser lançado no mercado e virou produto líder de venda.
O tradicional ligado ao gourmet por exemplo voltou e esta a mil por hora, bastou estar disponível ao público. Creio que o mesmo pode acontecer ao barbear tradicional. Ontem mesmo tive esse exemplo quando entrei na loja da Granado. Estava simplesmente muito movimentada com consumidores a procura de produtos tradicionais.
Poderia vir como moda, poderia, mas os que realmente gostam iriam se beneficiar com a facilidade de acesso a produtos e até serviços.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Pobreza de aromas no Brasil
« Reply #9 on: December 12, 2012, 06:16:42 pm »
0
E os artesanais?

Sei lá, acho que uma boa forma de movimentar os produtos é mostrando que tem procura. Se artesanais começarem a vender e crescer, quem sabe?
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Pobreza de aromas no Brasil
« Reply #10 on: December 12, 2012, 08:23:39 pm »
0
Estes dias vi na Renner um kit de presente com um pincel e um sabão de barba glicerinado. Custava perto de R$ 20,00.

O sabonete não sei se era bom ou não, mas o pincel era horrivel. Tenho para mim que o sabão não deve ser lá estas coisas.

Aí o efeito será o contrário. Um set inicial deve ser para a pessoa tomar gosto e depois melhorar. Só que quem ganhar o kit, não irá conseguir espumar direito, o pincel vai arranhar o rosto e quebrar (quebrar mesmo, não amaciar) depois de alguns usos e o camarada nunca mais vai querer ver barbear clássico na frente denovo.

Já quanto a aromas e sabãos artesanais, tem aqui um monte. É questão de irmos comprando e postando as análises.

Nem é tãããão caro. O risco é jogar no lixo depois de uns usos, mas por que não tentar?
But the tigers come at night

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Pobreza de aromas no Brasil
« Reply #11 on: December 13, 2012, 05:35:39 am »
0
Simples, os pequenos não arriscam, e aos grandes, não interessa, fazer algo melhor e mais refinado!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Pobreza de aromas no Brasil
« Reply #12 on: December 13, 2012, 11:33:52 am »
0
Acredito que como está na moda o que era bom (e continua bom) voltar, não duvido que o barbear tradicional seja o próximo da fila.

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re:Re: Re:Pobreza de aromas no Brasil
« Reply #13 on: December 13, 2012, 12:58:15 pm »
0


Aí o efeito será o contrário. Um set inicial deve ser para a pessoa tomar gosto e depois melhorar. Só que quem ganhar o kit, não irá conseguir espumar direito, o pincel vai arranhar o rosto e quebrar (quebrar mesmo, não amaciar) depois de alguns usos e o camarada nunca mais vai querer ver barbear clássico na frente de novo.


Foi na ferida!

Enviado de meu Nexus S usando o Tapatalk 2

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Pobreza de aromas no Brasil
« Reply #14 on: December 13, 2012, 01:08:43 pm »
0
Fazer o que? Brasil e o seu coitadismo (os ruins são apoiados e os melhores rejeitados, por serem bons) + ficar satisfeito com qualquer lixo + gostar de pagar absurdamente caro coisas melhores um pouquinho pra provar para terceiros que eles tem dinheiro...
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal