Author Topic: Alternativas ao pêlo de texugo  (Read 106380 times)

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Alternativas ao pêlo de texugo
« Reply #75 on: February 12, 2013, 10:11:55 am »
0
Mas cada um é livre de fazer o que quiser.
+1!!!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Alternativas ao pêlo de texugo
« Reply #76 on: February 12, 2013, 12:36:24 pm »
0
Existem muuuuitos produtos não testados em animais que se podem usar... Ach. Brito, Kiss My Face, Mitcell's Wool Fat, Institut Karité, Weleda, Speick, só para referir uma mão-cheia deles, além de todos os produtores artesanais ;) E muitos outros que não me vêem à memória de momento.
Muito bom saber isso! Obrigado pelo esclarecimento Confrade oversaturn!
o problema no video não e o abate mas sim a forma que e feita e praticamente um espancamento sou caçador e nunca mataria um animal assim a pancadas  crueldade deu pena das pobres criaturas
Esse é o complicado...mas o que esperar dos chineses que tratam como tratam seus semelhantes de igual maneira, imagine com animais. Eles são bem conhecidos pelos jeitos que tratam não so texugos, mas todo animal.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re:Alternativas ao pêlo de texugo
« Reply #77 on: February 12, 2013, 12:43:10 pm »
0
Existem muuuuitos produtos não testados em animais que se podem usar... Ach. Brito, Kiss My Face, Mitcell's Wool Fat, Institut Karité, Weleda, Speick, só para referir uma mão-cheia deles, além de todos os produtores artesanais ;) E muitos outros que não me vêem à memória de momento.
Muito bom saber isso! Obrigado pelo esclarecimento Confrade oversaturn!
o problema no video não e o abate mas sim a forma que e feita e praticamente um espancamento sou caçador e nunca mataria um animal assim a pancadas  crueldade deu pena das pobres criaturas
Esse é o complicado...mas o que esperar dos chineses que tratam como tratam seus semelhantes de igual maneira, imagine com animais. Eles são bem conhecidos pelos jeitos que tratam não so texugos, mas todo animal.

 Lembro-me de ver um vídeo onde se via matar focas-bébé á paulada :( >:( parece que assim, o pelo não pedia qualidades ???

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Alternativas ao pêlo de texugo
« Reply #78 on: February 12, 2013, 12:47:59 pm »
0
Existem muuuuitos produtos não testados em animais que se podem usar... Ach. Brito, Kiss My Face, Mitcell's Wool Fat, Institut Karité, Weleda, Speick, só para referir uma mão-cheia deles, além de todos os produtores artesanais ;) E muitos outros que não me vêem à memória de momento.
Muito bom saber isso! Obrigado pelo esclarecimento Confrade oversaturn!
o problema no video não e o abate mas sim a forma que e feita e praticamente um espancamento sou caçador e nunca mataria um animal assim a pancadas  crueldade deu pena das pobres criaturas
Esse é o complicado...mas o que esperar dos chineses que tratam como tratam seus semelhantes de igual maneira, imagine com animais. Eles são bem conhecidos pelos jeitos que tratam não so texugos, mas todo animal.

 Lembro-me de ver um vídeo onde se via matar focas-bébé á paulada :( >:( parece que assim, o pelo não pedia qualidades ???

E nem sequer eram chineses. Eram ocidentais mesmo - se calhar os ocidentais também são conhecidos "pelos jeitos que tratam todo animal". ;D

Preconceito é coisa séria...  :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Alternativas ao pêlo de texugo
« Reply #79 on: February 12, 2013, 12:54:04 pm »
0
Vocês já vira como matam bois em frigoríficos?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Alternativas ao pêlo de texugo
« Reply #80 on: February 12, 2013, 03:05:59 pm »
0
Vou ser queimado pelo que vou dizer, mas a mim a única coisa que choca nos vídeos é a falta de habilidade e eficiência dos carrascos. Os métodos não diferem muito dos praticados em Portugal ainda há bem pouco tempo ou mesmo atualmente apesar da legislação mais apertada.

Eu não sou daqueles que pensa que a vaca vem do supermercado, sei perfeitamente que estas, em casa, se matavam à paulada, assim como os coelhos que são seguros pelas pernas e lhes é dada uma paulada na parte de trás da nuca (infelizmente já vi ao vivo alguns a acordar enquanto estavam a ser esfolados), ovelhas e cabritos degolados, assim como as galinhas para aproveitar o sangue que se escoa pelo batimento cardíaco e é tão apreciado na pica no chão ou arroz de cabidela. E quantas vezes as galinhas depois de se esvaírem, assim que o corpo é mergulhado em água a ferver para depenar se levantam e começam a passear sem rumo com a cabeça pendurada. O porco então é dos mais chocantes, todo o processo de o agarrar até ao enfiar a faca direta ao coração é acompanhado de grunhidos que mais parecem suplicas e gritos de desespero.

Não vejo isto como manifestações de barbárie mas de satisfação de necessidades humanas prementes, cujos métodos são os mais eficientes e económicos que determinada comunidade possuí. Infelizmente, por vezes, mesmo uma mão hábil e experiente ocorre em falhas que resultam numa morte mais dolorosa do que a desejada.

Com isto não pretendo defender estas práticas, para mim, a morte necessária de um animal deve ser o menos  dolorosa que os meios humanos disponíveis consigam e, voltando ao caso chinês, é preciso ter em atenção que estamos a falar de pessoas que devem agir como agem por pura necessidade, para terem uma tigela de arroz no final do dia para apaziguarem a fome e não por perversidade.

Bem mais perverso e tipicamente ocidental é, por exemplo, cozinhar lagosta, que vai viva para a panela.

Offline cutkiller

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 197
  • Respect: +3
    • Email
Re:Alternativas ao pêlo de texugo
« Reply #81 on: February 12, 2013, 03:16:11 pm »
0
Lembra-te dessas palavras quando mandares um biqueiro a um cão ou a um gato... ou quando matares uma mosca...

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Alternativas ao pêlo de texugo
« Reply #82 on: February 12, 2013, 03:21:13 pm »
0
@FML: se vais ser queimado, então vamos juntos para a fogueira, pois isso é certamente o que penso. Essas cenas que descreves também eu já as assisti, ao vivo, e bem jovem até, bem como qualquer pessoa que tenha tido contacto com o típico meio rural português. Pois já assitiram alguma vez a esse típico acontecimento da cultura tradicional portuguesa que é a "matança do porco"?

E de forma alguma isto é uma crítica à "ruralidade" ou ao que quer que seja, pois até considero esse modo de vida bastante mais equilibrado e saudável que o meu, que vivo e trabalho num meio citadino.

Certas práticas existiram (e existem) de modo a tirar o máximo partido dos recursos que se tem, e isso não critico de forma alguma, bem pelo contrário: se tem que se abater um animal, então que se aproveite o máximo possível, evitando o desperdício.

Mas é muito fácil apontar os hábitos de outras culturas, enquanto fazemos vista grossa aos nossos hábitos, só porque nos são familiares e os consideramos corriqueiros. Ou fazer alarmismo ao criticar a barbárie da matança, enquanto se vai ao talho comprar um bife...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Alternativas ao pêlo de texugo
« Reply #83 on: February 12, 2013, 04:28:25 pm »
0
Lembra-te dessas palavras quando mandares um biqueiro a um cão ou a um gato... ou quando matares uma mosca...

Também terão a sua finalidade de satisfação de uma necessidade pessoal, quer seja de eliminação de praga (mosca) ou de correção de mau comportamento animal (quando outros meios falharem).

Estas práticas são extremamente subjetivas e conjunturais sendo extremamente fácil criar ultrassensibilidade  a estas questões quando se vive numa redoma inócua da moralidade e do politicamente correto típicos da sociedade cosmopolita e informada atual.

O mesmo vale dizer para as questões ecológicas, tudo muito bonito de ser sufragado, mas na maior parte desprovido de bom senso. Bastava restringir os combustíveis fósseis e consequentemente começasse a faltar o carro para nos deslocar-mos, a distribuição de bens tornar-se insuficiente, a eletricidade faltar, a recolha de lixo falhar... que esses bastiões da ecologia seriam dos primeiros a violar direitos humanos se fosse preciso para continuarem com a sua vida alheia a todos esses problemas.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re:Alternativas ao pêlo de texugo
« Reply #84 on: February 12, 2013, 06:01:36 pm »
0
@FML: se vais ser queimado, então vamos juntos para a fogueira, pois isso é certamente o que penso. Essas cenas que descreves também eu já as assisti, ao vivo, e bem jovem até, bem como qualquer pessoa que tenha tido contacto com o típico meio rural português. Pois já assitiram alguma vez a esse típico acontecimento da cultura tradicional portuguesa que é a "matança do porco"?

E de forma alguma isto é uma crítica à "ruralidade" ou ao que quer que seja, pois até considero esse modo de vida bastante mais equilibrado e saudável que o meu, que vivo e trabalho num meio citadino.

Certas práticas existiram (e existem) de modo a tirar o máximo partido dos recursos que se tem, e isso não critico de forma alguma, bem pelo contrário: se tem que se abater um animal, então que se aproveite o máximo possível, evitando o desperdício.

Mas é muito fácil apontar os hábitos de outras culturas, enquanto fazemos vista grossa aos nossos hábitos, só porque nos são familiares e os consideramos corriqueiros. Ou fazer alarmismo ao criticar a barbárie da matança, enquanto se vai ao talho comprar um bife...

  Tens razão, normalmente as situação descritas pelo FML passam-se nos meios rurais, mas também é verdade que vai muita gente da cidade para essas matanças, portanto estamos a "falar" de uma questão de (nossa) cultura...

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Alternativas ao pêlo de texugo
« Reply #85 on: February 13, 2013, 07:36:29 am »
0
@FML: se vais ser queimado, então vamos juntos para a fogueira, pois isso é certamente o que penso. Essas cenas que descreves também eu já as assisti, ao vivo, e bem jovem até, bem como qualquer pessoa que tenha tido contacto com o típico meio rural português. Pois já assitiram alguma vez a esse típico acontecimento da cultura tradicional portuguesa que é a "matança do porco"?
Vou também, pois penso igual!!!
Eu não só já assisti a tal matança, como já participei. Não esqueço. Se atualmente eu tivesse de matar um porco, seria a tiros!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Marques

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1123
  • Puro carisma!
  • Respect: 0
Re:Alternativas ao pêlo de texugo
« Reply #86 on: February 13, 2013, 07:40:08 am »
0
Isso é verdade, Confrade oversaturn, o sofrimento animal vem do homem em geral, de qualquer nacionalidade. Não sou eco-chato, mas também não fico indiferente em relação a um abate feito de forma não propria. Ja vi animais serem mortos na minha frente (porco e galinha), pode ser hipocrisia minha, mas algumas mortes geram mais sofrimento que outras e com isso me bate o pensamento: Não precisa ser assim. Como disse, pode ser hipocrisia minha, creio até que seja. O Confrade José Luís citou os frigoríficos, tem dois documentários interessantes feitos pelo Instituto Nina Rosa, chamados "A carne é fraca" criticando o consumo animal e "Não matarás" criticando o uso de animais em nome da ciência. Uma coisa é fato, em relação ao ultimo caso, se muitos remédios não fossem testados em animais, não os teriamos e sabe la quantas pessoas morreriam. Apesar da narração algumas vezes apelativa, é importante para sabermos como são as coisas. Não sou contra o consumo proveniente animal, mas acho que como seres pensantes que somos, temos a obrigação de reduzir o sofrimentos dos animais que nos tanto são úteis.

A carne é fraca:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=EvP2Qy4ZEzA" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=EvP2Qy4ZEzA</a>

Não matarás:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=Uxxj9GRbyBE" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=Uxxj9GRbyBE</a>
« Last Edit: February 13, 2013, 07:44:30 am by Marques »

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Alternativas ao pêlo de texugo
« Reply #87 on: February 13, 2013, 04:50:19 pm »
0
Para quem se preocupa em ter produtos não testados em animais, existe este site

http://www.gocrueltyfree.org/shopper

Offline xogul

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 32
  • Respect: 0
Re:Alternativas ao pêlo de texugo
« Reply #88 on: March 28, 2013, 10:31:53 am »
0
estou solidário contigo, egnomestre.
agradeço teres alertado para esta situação e apraz-me verificar que ainda há princípios, até aqui, num fórum dedicado ao barbear puro e duro, de homens de barba rija.

se pelos valores praticados, não coloco em questão a qualidade, estava fora de questão adquirir um, agora tenho a certeza que nunca terei um pincel de texugo.

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Alternativas ao pêlo de texugo
« Reply #89 on: March 28, 2013, 06:43:57 pm »
0
estou solidário contigo, egnomestre.
agradeço teres alertado para esta situação e apraz-me verificar que ainda há princípios, até aqui, num fórum dedicado ao barbear puro e duro, de homens de barba rija.

se pelos valores praticados, não coloco em questão a qualidade, estava fora de questão adquirir um, agora tenho a certeza que nunca terei um pincel de texugo.

É por esse motivo que eu ainda não adquiri um pincel de texugo (sim, tenho o Vulfix 404 que tem texugo. Sim, posso parecer hipócrita mas foi o que escolhi na altura. Hoje já não o faria embora adore o pincel).
Não é que não o quisesse ter (especialmente depois do oversaturn mostrar o Jerusalem TGN), mas não acredito nessa justificação de que "na China comem a carne de texugo" ou "ah e tal é uma praga". Não pode haver tanta gente a consumir assim para a quantidade de pêlo/pele comercializada no resto do mundo. Para mim é algo que os ocidentais dizem para tapar os olhos com a peneira e não verem os horrores que aquela gente provoca por um simples pedaço de lucro.
Dito isto, relembro aos confrades que não querem de todo adquirir algo com pêlo de texugo que têm à disposição pinceis sintéticos (os melhores são da Muhle) e pinceis naturais de pêlo de cavalo como os Vie-Long
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal