Author Topic: Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather  (Read 6999 times)

Offline Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 34
  • Respect: 0
    • Email
Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather
« on: February 01, 2012, 02:41:33 pm »
0
Boas a todos os membros do Barbear Clássico!

Hoje pela primeira vez na minha vida fiz um barbear com uma lâmina Feather e tenho mais uma vez a dizer coisas boas em relação a este método de barbear que tenho vindo aperfeiçoar com o tempo.

Para todos os iniciantes na matéria e que queiram experimentar uma destas lâminas só tenho uma coisa a dizer: EXPERIMENTEM.

Muitos dos membros mais antigos do forum vão com certeza desaconselhar a utilização destas lâminas sem qualquer dúvida a qualquer iniciante neste bela arte de barbear, mas eu aconselho a experimentarem não apenas esta lâmina obviamente, mas todas as que conseguirem encontrar e a razão é muito simples, a minha barba é extremamente áspera e preciso de uma lâmina que seja uma katana para a cortar decentemente, anteriormente experimentei as lâminas da Wilkinson Sword e faziam um trabalho aceitável, e com dois barbeares as lâminas já não estavam nas melhores condições e como tal desenvolvi este "sonho" de experimentar as lâminas feather e parti para a aventura.

Qualquer iniciante deve primeiro conhecer a sua barba, se ela é uma barba mais áspera, talvez ela tenha características de pelo facial sendo mais suave e não necessitando de uma lâmina tão agressiva, e claro uma barba média que poderá experimentar o melhor dos dois mundos a meu ver.

A máquina que utilizo neste momento é uma Timor Double Edge Safety Razor

Esta máquina é muito boa para iniciantes devido ao factor que não expõe demasiada lâmina à face e como tal protege bem os mais inexperientes. Simples de usar com um peso bastante bom e por um preço bastante agradável e para mim parece-me ser um produto de alta qualidade.

Como espuma de barbear estou a utilizar uma High Precision Shaving Foam da Yves Rocher que deixa bastante a desejar.


A minha próxima compra para melhorar o meu barbear está em estudo graças ao nosso colega Gil(lamina) mas espero encontrar algo de excelente qualidade a um excelente preço!

O meu pincel de barbear é um Raro feito em Portugal que deixou de ser fabricado composto por pelo de cerda que pertencia ao meu avô.

Observação:
Como podem ver não gastei uma quantidade enorme de dinheiro em produtos de barbear para me livrar de quase todos os meus problemas ao barbear. talvez cerca de 25€ pois o verdadeiro gasto que tive até hoje foi a máquina, tendo me sido oferecidas 10 lâminas da Wilkinson, 1 lâmina da Timor e 1 lâmina Feather que vou avaliar hoje.

Cuidados antes de barbear tomados:
Tomei os passos básicos antes de barbear, enchi a minha bacia com agua quente e mergulhei o pincel e a máquina de barbear com a lâmina feather e deixei os estar lá durante uns minutinhos, em seguida molhei a minha cara em abundância com a água quente até ter a cara bem quente e em seguida coloquei um pouco de espuma numa pequena taça para a aplicar mais facilmente antes de todas as passagens necessárias, retirei o pincel da água e tirei o maior excesso de água deixando-o húmido e molhado e com o pincel apliquei a espuma na minha cara.

Durante o barbear:
Durante o barbear fiz quatro passagens com PRESSÃO ZERO, uma a favor do pelo, outra no sentido de 90º graus na direcção da orelha para o nariz, outra na direcção do nariz para as orelhas e finalmente contra o pêlo. Entre passagens removi a espuma restante na cara molhei novamente a cara com água quente e re-apliquei a espuma de barbear. Sempre que fiz retoques na barba apliquei um pouco de espuma de barbear para ajudar no deslize. E no final apliquei água fria na cara para fechar os poros.

Depois do barbear:
Após o barbear notei que a minha cara estava mais sensível devido à lâmina mas cortes ou irritações eram algo que apenas se encontrava em pequenos vestígios mas nada de extremo, tomei um duche quente aplicando água na cara com abundância, lavando a cara com a espuma de banho. Ao sair do banho coloquei água termal anti-irritações e calmante na cara e logo de seguida bálsamo da Giorgio Armani por não conter muito álcool.

Conclusão:
Tive um barbear suave, livre de irritações e sem problemas até ao momento e não me pareça que estes vão aparecer, devido ao facto de ter tomado as precauções necessárias e porque não experimentei uma lâmina sem necessidade pois conhecia as necessidades da minha barba, da minha pele e de quais os métodos que me são favoráveis. Aconselho esta lâmina a quem tem conhecimentos sobre si  e acha apropriada uma lâmina tão afiada quanto esta para o seu barbear, se não tem uma barba muito forte não existe necessidade de experimentar por enquanto esta lâmina pois pode encontrar lâminas mais baratas e com uma lâmina não tão agressiva e que lhe dê um barbear perfeito.

Comentem este tópico com criticas ou então outros métodos para experimentar as lâminas, qualquer coisa ajuda não tenham vergonha!

Bons escanhoados a todos!
« Last Edit: February 02, 2012, 05:00:06 pm by Pacheco »

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather
« Reply #1 on: February 01, 2012, 02:54:55 pm »
0
Boa crónica!

Eu aconselhava-te que investisses num creme de fácil acesso que é certamente melhor que qualquer espuma de lata (digo eu desconhecendo em absoluto essa da Yves Rocher), Palmolive há em todos os supermercados, e se tiveres um Intermarché perto há o Via Men que é ainda melhor e custa apenas 1,5€!

O problema da Feather não é o primeiro uso, em que leste muito sobre o perigo que ela é e estás cauteloso e sem pressas. O problema é que ao fim da primeira vez correr tão bem pensas que és o maior e aí é que os estragos acontecem, experiência própria! Mantém a humildade e não terás problemas, assim que te esqueceres disto... a lâmina lembra-te!  ;) :D ;D
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 34
  • Respect: 0
    • Email
Re:Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather
« Reply #2 on: February 01, 2012, 03:00:03 pm »
0
Boa crónica!

Eu aconselhava-te que investisses num creme de fácil acesso que é certamente melhor que qualquer espuma de lata (digo eu desconhecendo em absoluto essa da Yves Rocher), Palmolive há em todos os supermercados, e se tiveres um Intermarché perto há o Via Men que é ainda melhor e custa apenas 1,5€!

O problema da Feather não é o primeiro uso, em que leste muito sobre o perigo que ela é e estás cauteloso e sem pressas. O problema é que ao fim da primeira vez correr tão bem pensas que és o maior e aí é que os estragos acontecem, experiência própria! Mantém a humildade e não terás problemas, assim que te esqueceres disto... a lâmina lembra-te!  ;) :D ;D

Basicamente é uma lâmina que serve apenas aqueles que realmente a necessitam em poucas palavras é isto o essencial.

Estive a ver de uns sabões e tambem me prendeu o olho recentemente o creme de barbear da Derby mas são tudo escolhas ainda por fazer ja que ainda tenho uma lata inteira de espuma de barbear por utilizar e como não gosto de desperdiçar estou a gastar e depois desta nunca mais quero comprar uma lata de espuma!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather
« Reply #3 on: February 01, 2012, 04:07:26 pm »
0
Grande, Pacheco! Só tenho a mesma ressalva do Renato: a espuma em lata. Tens algum animal de estimação? Deixa essa lata para o banho dele! No mais, admiro a tua coragem de já "partir pro crime", diga-se, usar uma Feather! Para barbas duras, é uma ótima!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 34
  • Respect: 0
    • Email
Re:Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather
« Reply #4 on: February 01, 2012, 07:42:27 pm »
0
Grande, Pacheco! Só tenho a mesma ressalva do Renato: a espuma em lata. Tens algum animal de estimação? Deixa essa lata para o banho dele! No mais, admiro a tua coragem de já "partir pro crime", diga-se, usar uma Feather! Para barbas duras, é uma ótima!

É verdade até eu tenho vergonha de dizer que uso esta espuma, mas não posso desperdiçar assim a lata e já ando de olho em alguns bons produtos para apostar!

Hoje comprei 10 lâminas da Lord por 1€ vou depois dentro de uma semana ou assim fazer outro guia para o pessoal saber o que esperar desta lâmina.

Offline Duolasa

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 14
  • Respect: 0
    • Email
Re:Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather
« Reply #5 on: February 02, 2012, 12:14:15 am »
0
Eu gostava de experimentar as lâminas Feather mas pelo que tenho lido apenas duram 2 barbeares e a 2 euros o pack de 5 lâminas fica demasiado caro.
Por exemplo as laminas continente custam 2 euros 10 laminas ou seja 20 centimos cada uma. Agora estar a pagar 40 centimos por uma lamina Feather que dura metade do tempo não me parece grande opção...

Offline Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 34
  • Respect: 0
    • Email
Re:Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather
« Reply #6 on: February 02, 2012, 01:17:36 am »
0
Eu gostava de experimentar as lâminas Feather mas pelo que tenho lido apenas duram 2 barbeares e a 2 euros o pack de 5 lâminas fica demasiado caro.
Por exemplo as laminas continente custam 2 euros 10 laminas ou seja 20 centimos cada uma. Agora estar a pagar 40 centimos por uma lamina Feather que dura metade do tempo não me parece grande opção...

Compreendo totalmente o problema que apresentas e a solução é simples procurar outras lâminas que ofereçam um barbear semelhante às lâminas Feather e que sejam mais em conta. O que te aconselho é a comprar um sample pack de um dos websites recomendados no forum assim podes experimentar várias lâminas a um preço apelativo ou então deixar as Feather para uma outra altura em que saibas o que realmente necessitas é de uma feather. E não te enganes pelos preços das lâminas pois com o barato se paga caro a longo termo. Ainda esta semana conto fazer outro guia desta vez sobre as lâminas wilkinson que já são um pouco mais baratas, e para a próxima semana irei fazer sobre as lâminas Lord que são bastante baratas ou então sobre as lâminas Timor.

PS. Bem vindo ao forum e bons escanhoados!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather
« Reply #7 on: February 02, 2012, 02:46:13 am »
0
Caro Duolasa,
Comigo, as Feather duram de 4 a 5 utilizações, ficando mais suaves paulatinamente!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Mengao

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 899
  • Respect: +1
Re:Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather
« Reply #8 on: February 02, 2012, 03:20:54 am »
0
Eu gostava de experimentar as lâminas Feather mas pelo que tenho lido apenas duram 2 barbeares e a 2 euros o pack de 5 lâminas fica demasiado caro.
Por exemplo as laminas continente custam 2 euros 10 laminas ou seja 20 centimos cada uma. Agora estar a pagar 40 centimos por uma lamina Feather que dura metade do tempo não me parece grande opção...

Mas se comparar com as laminas mach3 ou fusion? achas baratinho :D
eu uso as feather 3 vezes, mas acho que poderia usar mais, mas respeito o limite que estipulei de 3 barbas por lamina(qualquer marca) que, para mim é quando elas funcionam melhor. Depois disso começa aquela sensação de puxar o fio da barba que eu realmente não gosto.

ps. minha lamina do dia a dia é a shark que são muito baratinhas +ou- 12Euros 100, assim posso usar só 3 vezes sem dor no bolso.
« Last Edit: February 02, 2012, 03:23:37 am by Mengao »
life's too short to shave with poor shaving soap

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather
« Reply #9 on: February 02, 2012, 09:25:18 am »
0
Agora estar a pagar 40 centimos por uma lamina Feather que dura metade do tempo não me parece grande opção...

Tudo depende do objetivo... Para experimentar, não acho caro pagar 40c por uma feather, mas para usar no dia a dia, "ninguém" compra feathers a esse preço... Tens no ebay malta a vender 100 por 20€, já com portes.
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather
« Reply #10 on: February 03, 2012, 07:48:08 pm »
0
Há uma solução para isso e chama-se Perma-Sharp Super :) Mais baratas e com maior longevidade, na minha opinião o poder de corte é comparável.
Agora tudo é relativo: 0.20€ por utilização não conseguia nem quando usava M3 Turbo, vendo por esse ponto de vista até as Feather valem a pena.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 34
  • Respect: 0
    • Email
Re:Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather
« Reply #11 on: February 04, 2012, 01:52:48 am »
0
Há uma solução para isso e chama-se Perma-Sharp Super :) Mais baratas e com maior longevidade, na minha opinião o poder de corte é comparável.
Agora tudo é relativo: 0.20€ por utilização não conseguia nem quando usava M3 Turbo, vendo por esse ponto de vista até as Feather valem a pena.

É um excelente conselho experimentar novas lâminas e todas têm o seu preço e as suas qualidade e defeitos e um dia acredito que o nosso amigo Duolasa vai encontrar a lâmina da vida dele  ;D, até lá é continuar a procurar

Offline Adriano9

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 37
  • Respect: 0
    • Email
Re:Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather
« Reply #12 on: February 26, 2012, 08:11:09 pm »
0
Eu estou no aguardo ansioso de chegarem minhas Feather. Eu tenho a impressão que me darei bem com elas, pois minha barba é dura, ainda que não seja densa, ou seja, não tenho tantos pelos por centímetro quadrado, mas em compensação os pelos são grossos. A olho nú e possível ver que são grossos e possuem uma secção retangular, como se fossem uma fita.

O resultado é que estimo que terei um bom resultado com lâminas bem afiadas, pois isso resultará em menos passadas. Pois o meu calcanhar de aquiles é o número de passadas. Se eu tiver que passar muito, fico todo irritado.

As Gillette Azul disponíveis aqui me provocam isso. São suaves, mas para um barbear rente, preciso de algumas passadas inclusive contra a barba. Resultado: parece um filme de terror.

A tempo: caro Pacheco, parabéns pelos excelentes reviews, cheios de detalhes! Obrigado por compartilhar as experiências conosco.

Abraços!

Adriano
« Last Edit: February 26, 2012, 08:13:24 pm by Adriano9 »

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather
« Reply #13 on: February 26, 2012, 08:16:57 pm »
0
Caro Adriano,
Vais te dar bem com a Feather, justamente pela eficácia dela! 2 passadas mais retoques e era uma vez uma barba! Recomendo com os costumeiros cuidados de sempre!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Adriano9

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 37
  • Respect: 0
    • Email
Re:Guia do Iniciante: Primeira lâmina Feather
« Reply #14 on: February 26, 2012, 08:24:23 pm »
0
 :D

Abraços!

Adriano

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal