Author Topic: Dicas para quem ainda não comprou no exterior  (Read 26936 times)

Offline fgabrieljunior

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 145
  • Respect: 0
    • Email
Dicas para quem ainda não comprou no exterior
« on: March 23, 2010, 12:39:37 am »
0
Amigos Confrades do Barbear,

Alguns amigos do fórum tem me perguntado por PVT sobre como comprar no exterior, lojas, dicas, etc. Penso eu que tais dicas possam ser aproveitadas por todos e, por isso, coloco aqui algumas dias de como comprar no exterior sem medo. Deixando claro que todas as informações aqui colocadas representam, nada mais do que minha experiência pessoal, não tendo eu nenhum vínculo com quaisquer empresas aqui citadas.

Antes de mais nada, gostaria de mencionar que o medo comum dos brasileiros de comprarem lá fora é porque, infelizmente, no Brasil, somos muito enganados em compras na internet. Por esta razão, posso dizer-lhes que a principal dificuldade de quem ainda não comprou no exterior é achar que lá fora também tem brasileiros! rsrs Os estrangeiros trabalham muito na base da confiança e alguns hábitos deles são estranhos para nós Brasileiros. Já me aconteceu, nas primeiras compras, de eu ter que cancelar meu cartão internacional e o vendedor que estava me vendendo uma flauta de USD 400 no Canadá me enviar com a promessa de que quando meu cartão chegar, eu efetuaria o pagamento. Como assim? Pensei eu.
Pois é. É a forma de viver dos povos dos outros países e que não somos acostumados. Por isso, sempre temos o receio de que outras pessoas “nos passem a perna”, pois estamos familiarizados com os golpes brasileiros. É triste dizer isso, ainda mais em um Fórum estrangeiro, mas é a mais pura verdade e todos aqui que residem no Brasil sabem muito bem que é isso...

Tenho por hobby o cachimbo, instrumentos musicais e, mais recentemente, o barbear. Em todas essas três atividades, freqüentemente adquiro produtos no exterior. Há quase 10 anos compro produtos do exterior sem ter tido quaisquer problemas com entrega, pagamento, clonagem, etc, ao contrário do Brasil, sobretudo no Mercado Livre, onde tive poucos, mas alguns problemas de não ter recebido exatamente o que adquiri.


1.Crie uma conta no PayPal: O PayPal seria uma espécie de administradora de pagamentos entre pessoas de países diferentes ou mesmo país. Todos tem seu e-mail cadastrado e com um simples procedimento você envia valores a outras pessoas e realiza pagamentos em site. Tudo isso é feito debitando no seu cartão de crédito que deverá ser previamente cadastrado. É hoje a forma mais segura de transação pela internet, pois nos sites de compras que aceitam este sistema (cerca de 80% deles) você não coloca os dados de seu cartão (apenas dá a ordem de envio do dinheiro) e o pagamento é recebido na hora pelo credor.
Acho que todos os sites mencionados aqui no Forum aceitam Paypal, incluindo o ebay, onde, em minha opinião, ainda é o melhor mercado para se adquirir em bons preços safety razors antigas e, quando se conhece, navalhas, pincéis e outros acessórios de barbear.
Para realizar o seu cadastro você coloca seus dados de cartão de crédito, o PayPal enviará para a administradora do cartão uma cobrança de USD 1,95 , seguido de um código ao lado da descrição da despesa. Com este código em mãos você ativa sua conta para transações. É um procedimento, embora chato, seguro para confirmar seus dados corretamente e se o cartão é realmente seu, pois só você em tese, saberá os dados constantes em sua fatura. www.paypal.com.br

2.O problema do inglês : A maioria as pessoas não compram do exterior, pois não sabem falar o inglês. Isso não é problema algum, pois hoje, na internet, existem diversos tradutores on-line onde podes inserir sua frase completa e sua tradução sairá. É bem verdade, tenho visto, que a tradução não é assim bem correta, mas certamente o estrangeiro saberá entender o que precisa. Se alguém diz: “Mim quer compra maquina barba modelo X”, embora no péssimo vernáculo, você consegue transmitir a sua mensagem adequadamente. O mesmo serve para as respostas em inglês, você pode inseri-la no tradutor que obterá a tradução imediata.
A compra em si é bem intuitiva, pois todos os sites se parecem muito com os sites de compra nacionais. Não há erros.


3.Os tipos de frete e o prazo de entrega: Basicamente, sem querer me estender muito neste tópico, nos EUA há dois tipos de frete para o Brasil, o PRIORITY MAIL e o STANDARD MAIL. A principal diferença é o tempo de chegada de um para outro. O PM é mais rápido e bem mais caro. O SM é mais em conta e demora um pouco mais. Existem ainda outros, mas não são tão praticados assim, salvo alguns poucos sites.
Contudo, pela minha experiência, posso dizer que não faz a menor diferença entre as duas modalidades, uma vez que a que demora mesmo são os procedimentos alfandegários no Brasil. Quanto sua encomenda chega no Brasil é imediatamente encaminhada ao setor alfandegário e lá será inspecionada para, só então, ser liberada para a continuidade do seu trânsito até suas mãos. Uma regra a ser seguida por todos que compram no exterior NÃO TENHA PRESSA. Uma encomenda, dependendo da localização do destinatário (se nas regiões S, NE, N) pode demorar até 90 dias!!! Isso tudo pela falha no sistema alfandegário do Brasil, que é de longe considerado um dos piores do mundo (ref. Revista Time, jan 2007)
Voltando ao frete... Por esta razão, seja no EBAY, seja nos sites de compras, exija sempre o frete MAIS BARATO (Standard Mail) quando houver esta opção, pois o prazo de entrega é praticamente o mesmo em se tratando de Brasil. Os americanos tendem a sempre calcular as encomendas com o frete mais caro, pois é um hábito local deles receber sempre bem mais rápido tudo, mas, se você disser que não tem pressa e que prefere a opção mais em conta, você ganha aí uma boa margem de desconto para não pagar imposto.
Um outro alerta é que na maioria dos sites de venda dos EUA, o custo do frete se baseia no sistema S&H (shipping and handling, que, traduzindo, seria despesas de envio, mais embalagem, etc...). Por isso, pesquise sempre em vários sites os produtos que deseja comprar, pois em alguns deles o S&H é muito maior que no outro. Às vezes a diferença pode ser superior a 100%. Fique atento!

4.O problema do imposto: Para qualquer compra efetuada no Brasil acima de USD 50 é cobrado 60% de imposto sobre o valor total do pedido. Por exemplo, se você comprou USD 60 (cerca de R$ 110,00, pagará R$ 110,00 + R$ 66,00 a título de imposto de importação, totalizando R$ 176,00).
Caso o seu produto não esteja na faixa de imposto, você o receberá em casa; Caso seja cobrado algum valor, sua encomenda seguirá para a agência dos Correios mais próxima e você receberá um aviso de chegada e deverá retirar seu produto nesta agência, mediante o pagamento do imposto devido.
Estão vedadas a impostação de vários produtos como tabaco e derivados, armas de fogo e brancas, ainda que decorativas, bebidas, munições, etc, mas artigos de barbear no geral tem a importação 100% liberada
Apenas a título de curiosidade, se algo for proibido, a Receita Federal devolve para o remetente e lhe envia um telegrama informando.
O macete, ao longo do tempo, que encontrei para driblar esse imposto foi fazer pedidos pequenos. Dependendo do que se pede e do valor do frete, você pode fazer pedidos de, no máximo, USD 49 e não pagar nada de imposto, mas, isso, você tem que avaliar, em cada caso concreto, qual será a sua melhor escolha do ponto de vista matemático.
Hoje, com meus variados passatempos, quase toda semana recebo pedidos do exterior, pois faço inúmeras compras toda a semana de artigos de barbear, peças de reparo dos meus instrumentos, cachimbos, etc...


5.Indicação de Sites: O sites aqui indicados representam apenas minha experiência pessoal de compra. Em todos eles fui muito bem atendido, recebi meu produto adequadamente como anunciado e, até hoje, mantenho relações de compra com os mesmos. Deixo aqui minha proposta para os demais confrades acrescentarem outras lojas as quais, como eu, também adquiriram produtos e estão satisfeitos.

www.vintagescent.com
Bom site do nosso amigo Bruno aqui do Fórum. Sempre sou muito bem atendido e já vou para meu 3 ou 4 pedido dele. São ótimos produtos. Encontram-se praticamente tudo sobre barbear, em especial boas navalhas e pincéis Semogue (meus preferidos). Aceita cartões variados e PayPal.

www.thegentlemansquarter.com
Excelente site. Todos os produtos são fabricados por uma só pessoa. Colleen Hurley. Ela mesmo que atende e tira os pedidos, além de ser super simpática e atenciosa. Os produtos são muito bem falados em qualquer fórum. Recomendo-os fortemente. Aceita cartões e PayPal

www.bondsoflondon.com
Site inglês com algumas opções de Safety Razors Merkur e navalhas novas Dove. Excelente atendimento. Estavam em promoção dos Merkur e acabei adquirindo um DE e lâminas. Pretendo adquirir uma navalha Dove dentro em breve.

www.fragancex.com
Hoje a melhor opção para que gosta de after shaves perfumados e produtos TABAC. O frete é grátis o que compensa MUITO. Dá para fazer vários pedidos pequenos, todos isentos de impostos se você mantiver o valo inferior a USD 50. A única desvantagem é que ele usam o tipo de frete WO-5, que é um frete especialíssimo que demora semanas para ser liberado. Nesse tipo de frete eles acumulam um numero X de pedidos e só depois despacham. Por esta razão uma encomenda deles demoram 3 meses me média para chegar, mas, como eu disse anteriormente, NÃO TENHA PRESSA.

http://www.straightrazordesigns.com/
Site com muita variedade e muito bem indicado pelo amigo Cegadede aqui do Fórum.

http://westcoastshaving.com/
Site com muita variedade. Excelente. Pessoalmente ainda não comprei, mas foi muito bem indicado pelo pessoal aqui do Fórum.

Abraços a todos e espero que este singelo tutorial auxilie aqueles que desejam entrar no mundo do barbear.
Francisco Gabriel
Rio de Janeiro - RJ
Brasil

Offline Castro

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
  • Respect: 0
    • Email
Re:Dicas para quem ainda não comprou no exterior
« Reply #1 on: March 23, 2010, 02:06:37 am »
0
Francisco, excelente post!!

Bastante exclarecedor, pois tinha algumas dúvidas com relaçao a importações via net, voce as resolveu todas. Obrigado!

Quanto a dizer, que em nosso país há muitos enganadores, concordo plenamente... Mas devo acrescentar a todos que leem este forum, que, aqui não há só corruptos e golpistas, mas  muita gente honesta, trabalhadora e de caráter integro... e ser honesto, trabalhador e íntegro, vivendo em meio a um mar de corrupção é uma tarefa árdua e penosa que só os muito honestos, trabalhadores e íntegros resistem, sem cair na tentação. Por isso, nós brasileiros honestos, trabalhadores e íntegros temos muito mérito no que somos,  justo, por ter tais virtudes sendo postas a prova todos os dias...

 Não quero contradizê-lo, o que seria um absurdo,  seu comentário foi realista, porém estou só complementando um ponto de vista.

Grande abraço.


Offline fgabrieljunior

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 145
  • Respect: 0
    • Email
Re:Dicas para quem ainda não comprou no exterior
« Reply #2 on: March 23, 2010, 03:04:57 am »
0
Amigo Castro,

Obrigado pelo elogio. Sinto-me na obrigação de explicar aos amigos aquilo no qual tenho mais experiência e absorver as informações em assuntos os quais ainda engatinho.

Teu ponto de vista é um ponto de vista o qual compartilho plenamente, embora não tenha colocado-o expressamente em meu post, até porque, por razões várias, o fórum não comporta debates acerca deste tema.

Entretanto, sempre animo-me com discussões acerca do meu país. Sempre que quiser debater, estou a sua inteira disposição!

Saudações.

Francisco Gabriel
Rio de Janeiro - RJ
Brasil

Offline Castro

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 49
  • Respect: 0
    • Email
Re:Dicas para quem ainda não comprou no exterior
« Reply #3 on: March 23, 2010, 12:22:38 pm »
0
É isso aí, Francisco ], estamos de acordo! ... eu compro muita coisa via net aqui no Brasil mesmo, na base da confiança, nunca tive problemas! Sorte ou não, é necessário ser cuidadoso, fazer as escolhas certas, felizmente, como a internet é democrática, não é  difícil avaliar a reputação de uma pessoa ou loja que vende no e-commerce,  logo vc vai selecionando os bons dos maus.

Do exterior nunca comprei nada, mas pretendo iniciar logo, pois assim como vc tenho meus hobbys também, e sempre estu precisando de coisas que nem sempre são fáceis de conseguir no mercado nacional!
Sendo assim, mais uma vez obrigado pelas dicas!

Luiz

Offline Vinicius

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
    • Email
Re:Dicas para quem ainda não comprou no exterior
« Reply #4 on: May 22, 2010, 04:14:54 am »
0
Francisco,

Muito esclarecedor o seu tópico. Parabéns. Isso, com certeza, auxiliará aos novatos a terem uma básica visão de como funciona o processo nos exteriores quanto no Brasil.

Mais uma vez, muito obrigado por repassar a sua experiência para nós. É de grande valia.

Um abraço,
Vinicius.

Offline demianma

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Demian.
  • Respect: +2
Re:Dicas para quem ainda não comprou no exterior
« Reply #5 on: June 30, 2010, 01:47:39 pm »
0
Muito bom post, com bastante detalhes!

Só faço um acrescentamento que faltou. Mais uma facada do governo: IOF.

Se comprar com cartão de crédito no exterior, terá mais 2,38% de IOF sobre o valor.

Ex.
Se sua compra custou os R$ 110,00 do exemplo do fgabrieljunior, terá 2,38% sobre esse valor, ou seja, R$ 2,62. Total da compra: 112,62.

Observe que este imposto é apenas sobre o valor da compra e frete, diretamente na fatura do cartão de crédito. Não se aplica imposto sobre imposto.

Se por ventura você conseguir comprar a débito no exterior, será aplicada a mesma alíquota. É uma alíquota "pequena", mas é mais uma... Deve-se verificar se o seu cartão cobra uma taxa por compras em dólares também.

Demian
Demian Andrade
Florianópolis, SC
Brasil

Offline cegadede

  • Moderador Local
  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Dicas para quem ainda não comprou no exterior
« Reply #6 on: June 30, 2010, 06:12:07 pm »
0
Se pagar pelo paypal e mandar eles debitarem diretamente em R$ você evita o IOF.
Muito bom post, com bastante detalhes!

Só faço um acrescentamento que faltou. Mais uma facada do governo: IOF.

Se comprar com cartão de crédito no exterior, terá mais 2,38% de IOF sobre o valor.

Ex.
Se sua compra custou os R$ 110,00 do exemplo do fgabrieljunior, terá 2,38% sobre esse valor, ou seja, R$ 2,62. Total da compra: 112,62.

Observe que este imposto é apenas sobre o valor da compra e frete, diretamente na fatura do cartão de crédito. Não se aplica imposto sobre imposto.



Se por ventura você conseguir comprar a débito no exterior, será aplicada a mesma alíquota. É uma alíquota "pequena", mas é mais uma... Deve-se verificar se o seu cartão cobra uma taxa por compras em dólares também.

Demian

Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline demianma

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Demian.
  • Respect: +2
Re:Dicas para quem ainda não comprou no exterior
« Reply #7 on: July 12, 2010, 09:49:26 pm »
0
Cara, isso é uma "roda da fortuna"... Para algumas pessoas a cobrança é aceita diretamente em Reais. Para mim, foi feita reconversão para Dólares e novamente para Reais sob o Dólar do fechamento do cartão...  >:(

Ao que li por aí, alguns bancos não aceitam cobrança em Reais e alguns aceitam. Dos que aceitam, pode acontecer as duas coisas, sabe-se lá por quê.

Algumas pessoas concluíram que é cobrado sempre em dólar para cartões que acumulam milhas, pois são em US$. Mas são apenas suposições...

O meu cartão acumula milha e é do banco Real. Fui cobrado em dólares, mesmo o paypal cobrando em reais.  :-\

Tanto uma cobrança quando a outra podem ser boas ou ruins, depende da variação do Dólar, mas o IOF sairia no caso de Reais.
Demian Andrade
Florianópolis, SC
Brasil

Offline gallop

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 217
  • Com a barba de molho
  • Respect: 0
    • Email
Re:Dicas para quem ainda não comprou no exterior
« Reply #8 on: July 24, 2010, 03:39:22 pm »
0
Excelente post.

Desde que me iniciei no ritual do barbear "decente", tenho comprado boa parte dos produtos necessários de vendedores do ebay e da Westcoast Shaving. No geral, tranquilidade plena. Tive um único problema com uma encomenda: fiz pedido em época de Natal e selecionei o Standard Mail. O resultado foi uma espera de três meses. Todavia, em outras compras o prazo foi de duas semanas, sendo que minha primeira compra na WCS chegou em 8 (oito!) dias.

Pela economia e qualidade dos produtos, considero que a espera vale a pena. Os vendedores são geralmente honestos e eficientes. Nunca deixei de receber qualquer produto ao longo de alguns anos comprando produtos importados, não só de barba, por meio da internet.

Hoje mesmo um vendendor do ebay, indiano, enviou-me creme de barbear Godrej. A previsão é de 15 dias. Quando chegar, posto aqui minhas impressões. Paguei US$12,00 por três tubos de 50ml - frete incluso. Considero ótimo negócio.

Saudações!
- Paulo.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Dicas para quem ainda não comprou no exterior
« Reply #9 on: July 24, 2010, 04:39:37 pm »
0


 Paguei US$12,00 por três tubos de 50ml - frete incluso. Considero ótimo negócio.




150 ml a € 9,30 com frete está mesmo popular sim!

Offline nmuaddib

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
  • De carbono, para silver, um dia, damascus
  • Respect: 0
Re:Dicas para quem ainda não comprou no exterior
« Reply #10 on: October 18, 2010, 07:10:33 pm »
0
Caríssimos, algumas experiências do seu amigo brasileiro,

Primeiramente, parabéns ao Gabriel pelo excelente relato.

Já fiz quatro compras na faixa acima de 100 dólares (uma na verdade com o Leon/Bruno, de 180 euros), estou aguardando uma quinta e sexta compras (uma da www.theperfectedge.com, já liberada pela receita, e outra da www.shaving-shack.com, do Reino Unido), e as que já chegaram até minha porta, vieram sem nenhuma cobrança adicional de impostos. Moro em Vila-Velha, no ES, a média para recebimento das mercadorias foi de 30 dias+/-. As três que chegaram sem problemas, fora a navalha e pincel comprados com o Leon, fiz na www.classicshaving.com, incluindo pedras para afiação, safety razors, lâminas, shavettes. Dificilmente, caso comprem produtos em pequena quantidade, e em pacotes variando entre 100 e 250 dólares, somente itens para barbear, terão qualquer problema com a Receita Federal. Relembrando os sites que confio:

www.theperfectedge.com - Americano, especializado em pedras para afiação, produtos reconhecidos e ótimo preço.
www.shaving-shack.com - Inglês, compras em libras, frete padrão no valor de 11 libras, não importando o número de itens.
www.classicshaving.com - Bom catálogo de produtos, embora frete e preço não sejam os melhores. Vale para coisas não encontradas em outros sites.

E por último, mas não menor, comprem sem medo do nosso amigo Leon/Bruno da www.vintagescent.com, não vão encontrar navalhas com melhor metal e forma (e por isso ele recomenda as antigas, ainda que usadas), indicadas segundo as suas necessidades específicas, e por um preço melhor.

Ah, sem esquecer: sempre uso o Paypal, tenho uma conta já faz algum tempo, quando ainda não tinha no Brasil, antes disso, sempre fiz compras usando cartão internacional, e fora as minhas compras de itens para barbear, que são recentes, eu compro na Internet desde 1996 (nos primordios, comprava CDs na CDNOW). Já completei com sucesso centenas de transações, inúmeras no Brasil, muitas no mercado livre inclusive, pagando adiantado, e se tivermos cuidado (tentando achar boas referências dos vendedores antes de qualquer ação) acredito que não seja uma questão de sorte, eu nunca tomei um calote, e poucas vezes recebi mercadorias com problemas.

é isso, grande abraço,

Nelson
« Last Edit: October 19, 2010, 11:43:13 am by nmuaddib »
Favoritos:
Navalha Boker King Cutter 11/16 1930, Pincel Semogue 2040HD
Creme Musgo Real, Balm L'occitane BAVX
--------------------------------------------------------------------
Contra o fio, devagar e sempre...

ouriço

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re:Dicas para quem ainda não comprou no exterior
« Reply #11 on: October 19, 2010, 09:41:49 am »
0
Aqui em Portugal, se parar na alfândega, pagamos sensivelmente 30% sobre o valor da compra, mais portes.
Encomendas abaixo dos 45 € regra geral passam directo.
Agora se já acho 30% um roubo, aí no Brasil 60% é um autêntico assalto :o.

O Paypal ainda tem a vantagem de que caso a coisa corra mal, pode-se sempre reclamar do vendedor, e com um bocadinho de sorte recuperar o dinheiro. Já me aconteceu isso com um vendedor Alemão.
Apesar de com um cartão de crédito também ser possível recuperar o dinheiro, o processo já é mais burocrático e demora mais tempo.

Fora isso acho que é tudo uma questão de senso comum.
Já fiz uma quantidade enorme de encomendas pela Net, e com uma única excepção nunca tive problemas.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Dicas para quem ainda não comprou no exterior
« Reply #12 on: April 10, 2011, 08:54:30 am »
0
Caros confrades, só li seus posts hoje, mas agradeço imensamente que os tenham escrito, foram-me muito elucidativos.
Obrigado.
Abraços.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Dicas para quem ainda não comprou no exterior
« Reply #13 on: April 10, 2011, 02:36:03 pm »
0
De fato esse post acrescenta muito e nos informa muito bem!

O gabriel era uma ótima pessoa, pena nos ter deixado!

Abraços!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Dicas para quem ainda não comprou no exterior
« Reply #14 on: April 10, 2011, 03:05:46 pm »
0

O gabriel era uma ótima pessoa, pena nos ter deixado!


O fgabrieljunior faleceu? Depois de ler o teu post, hg.neto, fiquei com essa impressão!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal