Author Topic: Iniciação -apresentação  (Read 12292 times)

Offline DsSteez

• Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Respect: 0
    • Email
Iniciação -apresentação
« on: February 03, 2012, 07:34:18 pm »
0
Olá a todos.

Meu nome é Pedro, e acabei de iniciar-me no barbear Clássico. Depois de vários anos com a Mach 3 e Fusion, comecei a procurar algo mais viável. Pensei durante muito tempo em adquirir uma boa máquina de Barbear (elétrica) até que deparei-me com o vosso site.
Acompanhei-o várias semanas e li muitos tópicos, acabando por decidir em experimentar o Barbear Clássico.
No entanto a experiência não tem sido muito boa, hoje foi o meu 3º dia e o meu 3º dia de pequenos cortes e pior de tudo irritação (algo que com a Gillete descartável não acontecia).
Estou um pouco apreensivo, de ter feito um investimento já significativo e não me habituar  :-[
Sei que devo estar a fazer vários erros, e espero com o tempo a os vir corrigir e com a vossa ajuda (assim o espero)
Tenho tido grande dificuldade na zona do pescoço. Aqui a lâmina faz-me pequenos cortes por mais cuidado que tenha. Meu pescoço não é muito grosso e a maça de adão é um pouco saliente...

Vou tentar descriminar minha experiência abaixo:

Offline DsSteez

• Maçarico
  • *
    • Email
Re:Iniciação -apresentação
« Reply #1 on: February 03, 2012, 07:34:51 pm »
0
Equipamento:
Máquina Edwin Jagger DE 89L

Sabão Proraso Shaving Soap Bowl
Pincel Semogue 1305
Pedra de Alume Bloc Osma
Lápis Homeostático
Nivea Balsamo Sensitive
Lãminas : Personna Platinum 10 Pack; Astra Platinum 5 Pack; Derby 5 Pack; Timor 10 Pack; Gillette 7 O'Clock Green 5 Pack; Feather 10 Pack; Polisilver 10 Pack.

=========================================
1º Dia 01FEV:  Tentei fazer as 3 passagens, baixo - lado -cima
Lâmina Derby
Alguma dificuldade em fazer uma boa espuma com o sabão. A Lâmina fez-me 2-3 cortes pequenos mas fiquei com a cara muito muito irritada no pescoço.
Tenho o crescimento dos pelos com direção irregular nessa zona e caí no erro de voltar a passar na zona que já não tinha sabão para cortar melhor o pelo.

2º Dia 02FEV:  Tentei fazer as 3 passagens, baixo - lado -cima
Lâmina Derby (2º uso)
Melhorou a espuma. Fiquei um pouco de nada com irritação no pescoço, mas fiz mais cortes que no primeiro dia.

3º Dia 03FEV:  Tentei fazer as 3 passagens, baixo - lado -cima
Lâmina Derby (3º uso)
Espuma ficou (pareceu-me) muito boa, ganhando mais volume que das outras vezes. O corte no rosto tal como nos dias anteriores fica sempre bem. Contudo o pescoço continua a ganhar cortes, e uma vez mais com irritação.

Amanhã vou mudar a lâmina, talvez uma ASTRA e ver se melhora. Sinto que esta Derby me arranhou sempre um pouco a cara mesmo desde o primeiro dia.
Obs. Tentei tal como li aqui muitas vezes não aplicar pressão na máquina e deixar deslizar
« Last Edit: February 03, 2012, 08:09:13 pm by DsSteez »

Offline brg

• Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • Respect: +13
« Reply #2 on: February 03, 2012, 07:52:26 pm »
0
Qual é a lâmina que usaste?

A recomendação é usar pressão zero, evitar passar a máquina em locais onde já não tenha espuma e tentar fazer a primeira passagem no sentido do crescimento do pêlo (nem sempre é de cima para baixo!).
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline henrique

• Numa nice c/ Old Spice
« Reply #3 on: February 03, 2012, 08:01:23 pm »
0
Ora aquela coisa chamada pressão zero para começar :P

Depois, acho que 3 passagens se te estás a dar mal é muito. No pescoço sugiro fazer sempre numa direcção e tentar passar poucas vezes. Não vai ficar excelente no inicio nem coisa que pareça, mas vais evoluindo e vais conseguindo melhorar pouco a pouco ;)

Offline Lusitano

• Moderador Global
  • Lord Sheffield
  • *
  • Respect: +40
« Reply #4 on: February 03, 2012, 08:03:25 pm »
0
Bem-vindo Pedro. As coisas não estão a correr bem porque ainda não desenvolveste técnica.

Offline DsSteez

• Maçarico
  • *
    • Email
« Reply #5 on: February 03, 2012, 08:06:56 pm »
0
O problema é que o meu trabalho obriga-me a uma certa apresentação (Barba), é por isso que tenho insistido nas 3 passagens.

Offline Lusitano

• Moderador Global
  • Lord Sheffield
  • *
« Reply #6 on: February 03, 2012, 08:09:09 pm »
0
Convém verificares no pescoço se não tem zonas com várias direções de crescimento do pelo. Fazer sempre a favor do pelo no pescoço.

Offline Colcurinho

• Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • Respect: +16
« Reply #7 on: February 03, 2012, 08:11:26 pm »
0
Olá Cavalheiro Pedro. Bem vindo!

A minha opinião é a mesma do Henrique e do Lusitano. Três passagens é demasiado para alguém que ainda agora começou, especialmente a passagem de baixo para cima.

O creme é bom, mas devido à tua inexperiência, a espuma poderá não estar "no ponto", e isso faz muita diferença. A minha espuma tem que estar incorporada, cremosa, como natas. Mas não dura.

Não tenhas receio do futuro. O meu passado não foi também simpático, mas não desisti, e estou contente por isso.

Offline DsSteez

• Maçarico
  • *
    • Email
« Reply #8 on: February 03, 2012, 08:13:14 pm »
0
Convém verificares no pescoço se não tem zonas com várias direções de crescimento do pelo. Fazer sempre a favor do pelo no pescoço.

Tenho pois, mas a favor do pelo não consigo cortar bem (não sei até que ponto a lâmina influência também)

Na face tem corrido bem, mesmo lateral ao crescimento, acabando cortando por fim no sentido oposto ao crescimento.

Sem Cortes nem irritação

Offline pgp

• Numa nice c/ Old Spice
« Reply #9 on: February 03, 2012, 08:14:08 pm »
0
Bem-vindo Pedro!

Pois, imagino que depois de fazer esse investimento, estivesses à espera de grandes resultados... Mas eles vão surgir com o tempo e a experiência.

Além das sugestões já dadas, treina a questão da espuma. Não esperes pelo momento de barbear para treinar... não perdes muito sabão, e ganhas a experiência suficiente para eliminar esse ponto do caminho.

Como alguém aqui disse (desculpem, mas não me lembro quem) e eu concordo plenamente: com boa espuma tenho excelentes escanhoados (e não sempre, pois estou ainda a começar), com uma má espuma, nunca corre bem.

Depois é a prática, 0 pressão... se te for possível, tenta barbear de 2 em 2 dias (mas já percebi que não). Assim a pele recupera mais. E nas zonas irritadas, por vezes eu só faço no sentido do pelo e de lado, nunca contra. Assim, no dia a seguir consigo fazer as 3 passagens.

E acima de tudo, não desistir! Mas isso eu sei que não irá acontecer, pois estamos todos a torcer por ti! Certo colegas?  ;D
« Last Edit: February 03, 2012, 09:51:38 pm by pgp »
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline Sebastian

• Numa nice c/ Old Spice
    • Recanto das Letras
    • Email
« Reply #10 on: February 03, 2012, 08:23:25 pm »
0
Seja benvindo, Pedro.

Tens bons equipamentos e os melhores conselhos dos confrades. Um escanhoado decente já se aproxima, acredite.

Um abraço,

Sebastian

Offline Lusitano

• Moderador Global
  • Lord Sheffield
  • *
« Reply #11 on: February 03, 2012, 08:42:00 pm »
0

Tenho pois, mas a favor do pelo não consigo cortar bem (não sei até que ponto a lâmina influência também)

Na face tem corrido bem, mesmo lateral ao crescimento, acabando cortando por fim no sentido oposto ao crescimento.

Sem Cortes nem irritação

Tenta esticar a pele no pescoço, de forma a ficar o mais plana possível. Ajuda bastante.

Offline Francisco Oliveira

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #12 on: February 03, 2012, 08:53:45 pm »
0
Muito Bem-Vindo. Agora com técnica e treino vais lá ;)

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #13 on: February 03, 2012, 08:59:38 pm »
0
Olá, bem-vindo!

O teu principal problema é a técnica. Ainda não desenvolveste a técnica correcta, com pressão zero, usar pequenos movimentos, e essa questão mal resolvida (parece-me) do crescimento dos pelos no pescoço. Também me aconteceu isso no início... :P

A tua busca por um "barbear perfeito", devido ao trabalho, "estar apresentável", etc, tb não ajuda.

Se na face está a correr bem, isso é bom sinal. Já os problemas no pescoço, eu recomendaria que, no início, não fizesses aí a contrapelo. Procura descobrir melhor o sentido do pelo aí, e espera até teres mais prática para avançares aí a contrapelo. E tenta trabalhar bem a espuma, inclusivé "gastar" um pouco de tempo ao aplicar a espuma na cara, isso ajuda a levantar os pêlos. Se fizeres apenas 2-3 passagens no sentido do crescimento do pêlo, decerto a irritação diminuirá bastante. Não ficará um escanhoado perfeito, mas provavelmente ficará apresentável.

Outro problema que vejo é que mudaste tudo de repente. E de repente a coisa está a correr mal, e não sabes a razão. Que tanto pode ser uma, como até várias - estás a mexer em tantas variáveis ao mesmo tempo que é difícil tirar conclusões.
Eu recomendaria uma abordagem por etapas. Primeiro, podes aprender a fazer a espuma. Podes treinar fazer umas espuminhas mesmo que não te vás barbear. E se te dás bem com as descartáveis, continua com elas por mais uns tempos. Assim que dominares o espumar, passas ao próximo passo - a safety-razor.

Eu quando me comecei a barbear, usei sempre pincel e creme, além de uma qualquer lâmina descartável ou cartucho. Depois caí uns anos no no abismo das latas. Quando regressei ao barbear tradicional, fazer a espuma não era propriamente segredo para mim, mas mesmo assim levei uns breves tempos a reapanhar a maneira de fazer a espuma ficar como gosto. Durante esse curto período, usei pincel, creme e a Mach3, e só algum tempo depois avancei com a safety-razor.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline brunofontes

• Affair com uma British Aristocrat
    • Restaurantes no Centro do Rio
« Reply #14 on: February 03, 2012, 09:04:51 pm »
0
Seja bem-vindo!

Se o contra-pelo é onde está tendo cortes, recomendo fazer duas passagens através do pelo (uma em cada direção). Muito provavelmente ficará bem apresentável! Isso ajuda enquanto não pega a técnica!

Uma verdade é que não existe receita de bolo. Cada rosto uma sentença e terás que fazer muitas tentativas até chegar lá.

Outras coisas que pode fazer, é tentar ou esticar bem a pele ou justamente o oposto, esticar apenas o suficiente para passar a lâmina em um local reto, para que as pontas da lâmina não te faças cortes.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal