Author Topic: duvida na tecnica  (Read 121762 times)

Offline Paulo_s

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 27
  • Respect: 0
    • Email
duvida na tecnica
« on: December 10, 2009, 12:58:56 pm »
0
Bem, como já aqui me disseram 50% é tecnica.
Procurei, mas não encontro aqui nenhum post sobre esse assunto.
Será que alguém com experiência poderia fazer um, claro, partindo do principio que é mesmo para iniciados...
Penso que poderia ser util.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:duvida na tecnica
« Reply #1 on: December 10, 2009, 05:20:58 pm »
+2
Olá Paulo,

Não, ainda não há posts sobre o tema, já que o fórum é novinho em folha e precisa de posts de todos os membros e moderadores para se tornar num centro de saber e troca de experiências.
Suponho que estejas a falar da técnica de barbear com navalhas, já que referiste num post que experimentaste, mas sem sucesso.
Eu não me barbeio com lâminas DE, apenas com navalhas, mas as "regras" são as mesmas.

  • A navalha tem que estar pronta a barbear. A maioria das navalhas, quando compradas, não estão prontas a serem usadas. Cortam, mas cortam mal. Contrata um serviço de afilamento.
  • O creme ou sabão de barbear deve proporcionar boa hidratação e lubrificação. Sem isto, a lâmina não desliza correctamente nem a pele fica protegida contra as agressões da lâmina.
  • Com as mãos molhadas, estuda o sentido do crescimento dos pêlos. Vais reparar que há zonas da cara cujos pêlos têm direcções diferentes de outras zonas. Ao barbear, na primeira passagem, corta ao longo da direcção do crescimento do pêlo, nunca contra (o dito "escanhoado"). Nas passagens seguintes, altera o sentido (90 graus e depois quase-180 graus).
  • Usa um pincel de barba. O pincel faz a esfoliação da pele, isto é, remove as camadas de células mortas e massaja a superfície da pele. Para além disso, quando carregada com o creme, espalha o creme de maneira profunda até dentro dos poros da cara, preparando correctamente a pele para o barbear.
  • Ao contrário das multi-lâminas modernas, NÃO USES PRESSÃO ao barbear. Se a lâmina (DE ou navalha) só corta se se pressionar ou fazendo várias passagens, então PÁRA! A lâmina não está em condições para ser utilizada. Uma boa lâmina corta a barba apenas deslizando com praticamente o seu próprio peso sob a cara. Não é preciso pressionar mais que isso, "conduz" apenas a lâmina.
  • Ao barbear, não uses um ângulo muito acentuado. No máximo, usa até 30 graus, imaginando que os 0 graus são a lâmina deitada sobre a cara.
  • Certifica-te que o creme na cara não seca. Se começar a secar, adiciona algumas gotas de água quente e espalha de novo. Depois de acabares a primeira passagem, remove os restos de creme com água quente, pega no pincel e volta a espalhar o creme para a segunda passagem.
  • Não tentes que à primeira passagem, fique tudo barbeado. Tipicamente faz-se 2,3 ou 4 passagens.
  • Não uses a lâmina na mesma área várias vezes na mesma passagem, porque da primeira vez, irás remover o creme nessa zona, o que precisará de novo de creme para barbear, o que só irá acontecer na próxima passagem.
  • Depois da última passagem, tira os restos de creme com água fria. A água fria ajuda a fechar os poros e a acelerar a cicatrização da pele. A água quente abre os poros, a fria fecha.
  • Usa um after-shave para promover a cicatrização. Depois do afters-shave, é também boa ideia colocar um bálsamo para re-hidratar a pele.
« Last Edit: December 10, 2009, 05:23:34 pm by Leon »
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Paulo_s

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 27
  • Respect: 0
    • Email
Re:duvida na tecnica
« Reply #2 on: December 10, 2009, 08:28:51 pm »
0
Obrigado pela explicação Nuno.
Em primeiro lugar tenho que arranjar uma navalha ou fazer uma, e depois passo à parte pratica :)

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:duvida na tecnica
« Reply #3 on: December 10, 2009, 08:34:18 pm »
0
Boas!

Eu sou o Nuno :D  Esse aí de cima é o Bruno (a.k.a. Leon).
Mesmo sem navalha, e caso não uses, podes começar a tentar explorar técnicas de fazer a espuma à tua medida!  Se tiveres problemas/dúvidas em alguma situação dá cá um salto.. tou certo que te respondem na hora (excepto se fizeres perguntas tão vagas como a que gerou este tópico :D )

Mas foi merecido...  Tou a ver se escrevo algo para dar uma base a quem chega e é novo nestas andanças.

abraço
Boa estadia

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:duvida na tecnica
« Reply #4 on: December 10, 2009, 10:39:46 pm »
0
Obrigado pela explicação Nuno.
Em primeiro lugar tenho que arranjar uma navalha ou fazer uma, e depois passo à parte pratica :)

Paulo, podes não te lembrar, mas há quase um ano lancei-te o desafio de fazeres uma navalha de barbear, lembras-te?  ;)
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Paulo_s

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 27
  • Respect: 0
    • Email
Re:duvida na tecnica
« Reply #5 on: December 11, 2009, 10:22:31 am »
0
Obrigado pela explicação Nuno.
Em primeiro lugar tenho que arranjar uma navalha ou fazer uma, e depois passo à parte pratica :)

Paulo, podes não te lembrar, mas há quase um ano lancei-te o desafio de fazeres uma navalha de barbear, lembras-te?  ;)

SIm, claro que me lembro.
Neste forum mas não sabia que eras tu.
A verdade é que ainda não fiz nenhuma por falta de tempo, de facto as encomendas de cutelaria artesanal não tem deixado muito espaço para testes.
No entanto, neste ultimo ano (penso eu) que evolui, quer em experiencia, quer em tecnica.
De qualquer forma a primeira (ou primeiras) irá ser sempre uma experiencia.

Edit: Desculpa ter trocado o nome.

Offline Paulo_s

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 27
  • Respect: 0
    • Email
Re:duvida na tecnica
« Reply #6 on: December 11, 2009, 10:27:12 am »
0
Boas!

Eu sou o Nuno :D  Esse aí de cima é o Bruno (a.k.a. Leon).
Mesmo sem navalha, e caso não uses, podes começar a tentar explorar técnicas de fazer a espuma à tua medida!  Se tiveres problemas/dúvidas em alguma situação dá cá um salto.. tou certo que te respondem na hora (excepto se fizeres perguntas tão vagas como a que gerou este tópico :D )

Mas foi merecido...  Tou a ver se escrevo algo para dar uma base a quem chega e é novo nestas andanças.

abraço
Boa estadia

Obrigado pelas dicas e disponibilidade Nuno.
Repara que a abertura deste tópico não foi com perguntas vagas, mas sim a constatação de que na altura não havia nenhum "tutorial" para iniciados.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:duvida na tecnica
« Reply #7 on: December 15, 2009, 03:29:29 am »
0
Olá

Desculpa o atraso na resposta, não vi mesmo a mensagem por responder
A perguntar é que se aprende!! Afinal é para isso que cá estamos todos :D

Realmente ainda há uma lacuna de informação .. mas penso que estamos no bom caminho para a colmatar!
O fórum é muito recente.. e a adesão tem sido muito boa, pelo que penso será uma questão de tempo até surgirem tópicos mais (in)formativos.

boa estadia :D

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:duvida na tecnica
« Reply #8 on: December 21, 2009, 05:33:31 pm »
0
Prezados,

Uma excelente fonte de recursos visuais, verdadeiras "aulas" de como utilizar safety razos e navalhas é o youtube.

No meu blog sempre indico os videos do MANTIC59. São didáticos e bem interessantes. O problema é que é em lingua inglesa e para muitos isso é uma verdadeira barreira.

Enfim, procurem pelos videos do usuário supracitado que terão boas dicas.

Abraços fraternos.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:duvida na tecnica
« Reply #9 on: December 21, 2009, 06:48:45 pm »
0
Sim, os videos do Mantic são uma referência e recomendo.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Re:duvida na tecnica
« Reply #10 on: December 22, 2009, 04:43:00 pm »
0
Bem acho que o principal no inicio é ir mantendo as mesmas opções enquanto se apura a dita técnica.
Se estivermos sempre a alterar as opções, não vamos dar pelo apuramento da técnica e ver as melhorias no barbear, e acabamos por culpar sempre as escolhas feitas por não serem indicadas para nós.
Aquilo que aconselho os iniciados como eu  ;D é a manterem as mesmas opções (lamina, sabão/creme, pincel etc) e tentarem sempre ir corrigindo e testando novas técnicas de barbear. Umas das coisas que é mais importante no meu ponto de vista, é a qualidade da espuma que criamos, e seguindo uma indicação boa é que creme/sabão nunca é demais!! é um bom ponto de partida.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:duvida na tecnica
« Reply #11 on: December 22, 2009, 05:50:21 pm »
0
A primeira coisa a alterar qdo se vem das ML é de facto abandonar a espuma pressurizada:está gelada dentro da lata por causa do gás e não hidrata nem lubrifica. Um sabão de topo e um bom pincel é de rigor!! Fazendo isto 50% do trabalho está feito...mesmo que se continue com as ML terá havido um incremento substancial no baixar dos níveis de irritação e na qualidade geral.

Os outros 50% que seriam a cereja em cima do bolo virão com uma boa máquina...mas isso é outra história!! ;)

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:duvida na tecnica
« Reply #12 on: December 30, 2009, 01:24:35 am »
0
A primeira coisa a alterar qdo se vem das ML é de facto abandonar a espuma pressurizada:está gelada dentro da lata por causa do gás e não hidrata nem lubrifica. Um sabão de topo e um bom pincel é de rigor!! Fazendo isto 50% do trabalho está feito...mesmo que se continue com as ML terá havido um incremento substancial no baixar dos níveis de irritação e na qualidade geral.

Os outros 50% que seriam a cereja em cima do bolo virão com uma boa máquina...mas isso é outra história!! ;)

Concordo contigo, Lâmina. Tendo um bom creme ou sabão e um bom pincel 50% estará pronto. É um jogo de tentativa e erro...com o tempo vai se aprimorando a técnica, melhorando o tempo e a qualidade do barbear. A coisa se torna um passa tempo...

Outra coisa importante é conhecer as ondulações do rosto e o sentido de crescimento dos pêlos. Sempre me cortava numa parte embaixo do queixo até perceber que o crescimento dos fios por lá é ligeiramente diferente do restante do pescoço. Já vi isso acontecer, em outras pessoas, com o pelos da parte do bigode, por exemplo. Conhecer seu próprio rosto também é importantíssimo...

Abraços fraternos.

Offline Arzo

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 60
  • O que escrevo aqui?
  • Respect: 0
    • Projeto Sonho.com
    • Email
Re:duvida na tecnica
« Reply #13 on: May 25, 2010, 01:11:57 pm »
0
A primeira coisa a alterar qdo se vem das ML é de facto abandonar a espuma pressurizada:está gelada dentro da lata por causa do gás e não hidrata nem lubrifica. Um sabão de topo e um bom pincel é de rigor!! Fazendo isto 50% do trabalho está feito...mesmo que se continue com as ML terá havido um incremento substancial no baixar dos níveis de irritação e na qualidade geral.

Os outros 50% que seriam a cereja em cima do bolo virão com uma boa máquina...mas isso é outra história!! ;)

Ontem fia a minha primeira espuma, densa e cremosa, ajudou a deslizar bem a máquina no rosto. Mas a verdade é que ainda tenho uma espuma nívea excelente (em consistência) em casa. No caso, para eliminar o problema do resfriamento, a aqueci do mesmo modo que as nossas, o famoso banho-maria na pia com agua morna. Creio que tenha dado certo. Para quem ainda tem um espuma de boa qualidade e não deseja se desfazer, fica a dica.
Thiago Oliveira
Teresina-PI
Visitem: www.ProjetoSonho.com
Hardware: SR Merkur 1904, Um navalhete Parker (lâmina descartável) e uma Navalha Dovo Astrale .
Lãminas Chrome Platinum (Bic), Super -max (made in India), Feather e Wilkson.

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:duvida na tecnica
« Reply #14 on: May 26, 2010, 08:42:55 pm »
0
A primeira coisa a alterar qdo se vem das ML é de facto abandonar a espuma pressurizada:está gelada dentro da lata por causa do gás e não hidrata nem lubrifica. Um sabão de topo e um bom pincel é de rigor!! Fazendo isto 50% do trabalho está feito...mesmo que se continue com as ML terá havido um incremento substancial no baixar dos níveis de irritação e na qualidade geral.

Os outros 50% que seriam a cereja em cima do bolo virão com uma boa máquina...mas isso é outra história!! ;)

Ontem fia a minha primeira espuma, densa e cremosa, ajudou a deslizar bem a máquina no rosto. Mas a verdade é que ainda tenho uma espuma nívea excelente (em consistência) em casa. No caso, para eliminar o problema do resfriamento, a aqueci do mesmo modo que as nossas, o famoso banho-maria na pia com agua morna. Creio que tenha dado certo. Para quem ainda tem um espuma de boa qualidade e não deseja se desfazer, fica a dica.

O problema das espumas enlatadas é que elas não deixam a pele hidratada. Em alguns casos ocorre até o contrário: a espuma acaba "sugando" a hidratação da pele.

Algumas espumas enlatadas são até razoáveis. Há uma espuma em gel da Gillette que se feita com água bem quente ainda dá para passar com média 5. Ou seja, fica aceitável.

No mais é isso aí. Banho maria com água morna pode ser uma solução para melhorar um pouco esse tipo de espuma!

-Barbeiro

Tags: lâminas 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal