Há uns tempos atrás, comprei este pincel (Vulfix 2234h em cerda), cujo cabo eu achava belíssimo. No entanto, o respectivo nó, em cerda, nunca me convenceu.
Habituado à firmeza e densidade dos Semogue e dos Omega de cerda, achei este nó em cerda da Vulfix demasiado "frouxo" e sem densidade. Assim, e apesar de reconhecer algumas virtudes neste pincel (fazia espuma rapidamente, a baixa densidade fazia com que não "tragasse" espuma nenhuma e foi facílimo desbravá-lo), nunca apreciei a sensação na cara que oferecia, assim que resolvi retirar-lhe o nó e substituí-lo por um em texugo. Desta maneira, aproveitava este cabo (um dos mais bonitos do universo Simfix, na minha opinião), e ficava com um pincel "construído" por mim. Bom, talvez seja exagero... colado por mim, vá

e talvez (um pouquinho) idealizado por mim tb...

Estava indeciso entre duas opções: um nó em Finest ou outro em Silvertip Grade A. Dizem os entendidos que o Silvertip Grade A tem uma boa quantidade de firmeza, mais que os outros tipos de Silvertip, além de ter as pontas muito suaves. Mas acabei por optar pelo Finest, que também parecia ter boas características, e visualmente ficaria muito bem neste cabo.
Últimas fotos do pincel antes de ser mergulhado em água a ferver e decepado.
Any last words?!? 
Num
tópico do foroafeitado, o Teiste explicava o procedimento que tinha usado para "decapitar" uns Vulfix, mas não percebi aquilo muito bem - o meu domínio da língua castelhana ainda é um pouco limitado. Assim, fiz a coisa de maneira simples: caçoila de água a ferver no fogão, pincel lá para dentro durante uns 10 minutos e quando o retirei, foi só puxar um pouco e o nó saiu inteirinho. O resultado foi este:
Nesta foto, podem ver que ficou uma grande quantidade de cola velha lá dentro, que posteriormente removi com a minidremel.
Pode-se ver que além de cola, existiam também umas enormes bolhas de ar no meio da cola...

Ao remover essa cola velha, uma pequena parte do material interior do cabo em resina também acabou por sair. Ficou um buraco enorme, que no final preenchi com a cola epoxi nova.
Outro problema: o "buraco" original deste cabo tinha apenas 20mm de diâmetro. Ora, o nó que eu queria tinha 22mm de diâmetro, logo havia que alargar o "buraco" um pouco com a minidremel, de modo a acomodar o novo nó de 22mm. Aqui já depois desse trabalho feito, e junto da minidremel e dos acessórios utilizados (LIDL rulezzz

)
O acessório para polir foi para minimizar uns riscos que o meu mau jeito de "noob" nestas andanças acabaram por fazer no cabo (
num habia nexexidade 
), especialmente junto do logo da Vulfix

. Também serviu para apagar as palavras "Pure Bristle". Estou ainda a ponderar apagar o "Handmade in UK", e se calhar o próprio símbolo da Vulfix, mas por enquanto vou deixá-lo como está. A "broca" serviu para desbastar e retirar a cola velha, e o acessório abrasivo para alargar o buraco de forma a acomodar o novo nó.
Por fim, chegou o nó do pincel: um TGN Finest Badger XH, de 22mm. Este tipo de nó pretende ser 20% mais denso que os nós regulares em Finest da TGN. Apenas 5 dias a chegar do Arizona até Portugal. Espectacular!

E pronto, foi só preencher todo aquele espaço com cola epóxi (Araldit FTW

), colar o nó e esperar o tempo de secagem da cola. Colei o nó de modo a que ficasse com uma altura de 51mm. Aqui o pincel após a colagem:
Depois do tempo de secagem, primeira lavagem e espumas (viva o Arko!

) e já começa a dar um ar da sua graça. Um pincel cheio de curvas!

Ainda não fiz um escanhoado com o pincel, mas posso desde já dizer que tem uma suavidade de pontas notável! Não esperava algo assim tão suave, foi uma boa surpresa, e não estou nada arrependido de ter optado por este tipo de pelo. A rigidez parece ser muito boa também, apesar de, numa primeira análise, parecer não estar ao nível do Simfix Grosvenor ou do SOC 2-band. A densidade é superior ao que eu esperava. Mais testes se seguirão.
Características finais:
- Cabo em resina Vulfix 2234h (faux horn)
- nó 22mm TGN Finest Badger XH (bulb shape)
- diâmetro do nó: alargou um bocadito

, 23mm medido com a craveira

- Altura do nó: 51mm
Uma comparação fotográfica com o Simfix Grosvenor Superbadger 2-band. Comparar estes dois é inevitável - e dá que pensar...
Desculpem lá estas últimas fotos, foram tiradas com luz artificial... depois tratarei de tirar outras melhores.
Espero que tenham gostado!
