Author Topic: Tintas para canetas de aparo  (Read 58420 times)

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #105 on: April 10, 2013, 11:40:24 pm »
0

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #106 on: April 10, 2013, 11:52:04 pm »
0
Acho-a um pouco clara! Mas já usei um frasco sem "pruridos"!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #107 on: April 11, 2013, 12:24:14 am »
0
Acho-a um pouco clara! Mas já usei um frasco sem "pruridos"!

Dá a sensação de que com o tempo tenderá para o verde. Estarei certo?  :)

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #108 on: April 11, 2013, 01:14:38 am »
0
Tinta boa e relativamente barata, só a Sheaffer mesmo, né?

Gosto muito deste site que o José Luís indicou, mas um frasco de tinta com o frete acaba ficando um valor meio alto e como já tenho o meu fraco da Sheaffer azul que gosto bem... hehehehe

O único comentário que acho engraçado, quanto mais próximo do fim da tinta, mais escuro vai ficando o azul. Aí carrego novamente o conversor e a tinta volta a ficar azul clara. hahaha
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #109 on: April 11, 2013, 08:02:00 am »
0
Minha gente, acabei escolhendo a Waterman Mysterious Blue (former blue-black) de um outro vendedor. Fiz as contas, e com a inclusão do frasco de tinta, sair-me-ia mais barato do que o primeiro vendedor. E tinha os conversores em stock, o que facilitou o processo. Resumindo, não dá mais para alterar. Agora, só acabando este frasco primeiro para posteriormente experimentar novas marcas.  :D
A Waterman não é uma tinta ruim, mas também não é das melhores. É muito fluida, demora para secar, e tende a clarear.  ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #110 on: April 11, 2013, 11:11:22 am »
0
Eu gosto da Goulet Pens pela variedade. Vejo lá mas já comprei muita tinta no ebay.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Objectos de Escrita

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • Objectos de escrita
Re: Tintas para canetas de aparo
« Reply #111 on: January 16, 2016, 08:24:12 pm »
0
Sei que este tópico está inactivo há bastante tempo... Mas acho que, na verdade, este é um tema que nunca morre.

Houve aqui várias pessoas a referir a tinta da Parker. A tinta que mais uso hoje em dia é Quink Black, como a tinta preta preferida (também gosto muito de uma outra preta, chinesa, baratíssima... mas sobre essa falarei noutra ocasião), a par com o resto da Quink Brown que ainda tenho em stock:


(imagem retirada do meu blog: Objectos de Escrita)

Foi uma tinta muito pouco divulgada e conheço muito poucas pessoas que a tenham usado. Mas é uma tinta escura, sem tons avermelhados (ao contrário da maioria das tintas castanhas disponíveis no mercado) mas por isso mesmo muito difícil de reproduzir em digitalização (como aconteceu na crítica que fiz a esta tinta).

Alguém aqui do fórum usa/usou esta tinta?

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Tintas para canetas de aparo
« Reply #112 on: January 17, 2016, 04:07:34 am »
0
Sei que este tópico está inactivo há bastante tempo... Mas acho que, na verdade, este é um tema que nunca morre.

Houve aqui várias pessoas a referir a tinta da Parker. A tinta que mais uso hoje em dia é Quink Black, como a tinta preta preferida (também gosto muito de uma outra preta, chinesa, baratíssima... mas sobre essa falarei noutra ocasião), a par com o resto da Quink Brown que ainda tenho em stock:

(Image removed from quote.)
(imagem retirada do meu blog: Objectos de Escrita)

Foi uma tinta muito pouco divulgada e conheço muito poucas pessoas que a tenham usado. Mas é uma tinta escura, sem tons avermelhados (ao contrário da maioria das tintas castanhas disponíveis no mercado) mas por isso mesmo muito difícil de reproduzir em digitalização (como aconteceu na crítica que fiz a esta tinta).

Alguém aqui do fórum usa/usou esta tinta?
Essa tinta é de produção recente?
É que parece que é o frasco das tintas quando tinham Solv-X.
Eu tenho essa tinta mas confesso que nunca utilizei.
Na Parker utilizo o Permant Blue com Solv-X

No pretos eu utilizo mais o Pelikan 4001 preto brilhante , por ter muito, mas o meu preto favorito é o Aurora Black.

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8172
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Tintas para canetas de aparo
« Reply #113 on: January 17, 2016, 03:18:22 pm »
0
Buscando uma alternativa as Sheaffer que uso para testar, encontro com mais facilidade e preço em conta no BR - online - as tintas Pelikan, Parker, Cross e Pilot na cor que desejo, que seria equivalente ao azul "royal".
Em termos de qualidade, no sentido de não causar danos a caneta, qual destas seria a melhor ou pior?
Qual poderia ficar, segundo suas experiências em 1º e em ultimo logar no ranking?

Offline Objectos de Escrita

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • Objectos de escrita
Re: Tintas para canetas de aparo
« Reply #114 on: January 17, 2016, 05:21:11 pm »
0
Essa tinta é de produção recente?
É que parece que é o frasco das tintas quando tinham Solv-X.
Eu tenho essa tinta mas confesso que nunca utilizei.
Na Parker utilizo o Permant Blue com Solv-X

No pretos eu utilizo mais o Pelikan 4001 preto brilhante , por ter muito, mas o meu preto favorito é o Aurora Black.
Não,, infelizmente esta não é uma tinta de produção recente. Terá sido descontinuada há uns 10 ou 15 anos. Felizmente tenho ainda mais de uma dezena de tinteiros em stock que vou usando com regularidade. Alguns vão evaporando lentamente mas essa não é uma fonte de preocupação. Quando chega a altura de os usar volto a encher o tinteiro com água destilada e a tinta fica como nova.

Offline Objectos de Escrita

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • Objectos de escrita
Re: Tintas para canetas de aparo
« Reply #115 on: January 17, 2016, 06:21:17 pm »
0
Buscando uma alternativa as Sheaffer que uso para testar, encontro com mais facilidade e preço em conta no BR - online - as tintas Pelikan, Parker, Cross e Pilot na cor que desejo, que seria equivalente ao azul "royal".
Em termos de qualidade, no sentido de não causar danos a caneta, qual destas seria a melhor ou pior?
Qual poderia ficar, segundo suas experiências em 1º e em ultimo logar no ranking?
Na verdade não costumo usar tinta azul (a não ser azul-turquesa para marcação e edição de textos) por isso não serei a melhor ajuda para esclarecer a sua dúvida.
Sei que não gosto do azul da Parker - nunca gostei. Já experimentei (mas já não tenho nenhum exemplar para fazer a crítica) Royal Blue da Montblanc. Esta cor da Montblanc foi um dos azuis que mais gostei de experimentar. Mas os tinteiros são caros.

Da Pilot, experimentei o azul dos cartuchos que acompanham as canetas no momento da compra. Se a tinta do tinteiro for igual a essa posso dizer que é excelente, mesmo superior à da Montblanc, apresentando uma cor bem mais saturada.

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8172
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Tintas para canetas de aparo
« Reply #116 on: January 17, 2016, 07:42:27 pm »
0
Na verdade não costumo usar tinta azul (a não ser azul-turquesa para marcação e edição de textos) por isso não serei a melhor ajuda para esclarecer a sua dúvida.
Sei que não gosto do azul da Parker - nunca gostei. Já experimentei (mas já não tenho nenhum exemplar para fazer a crítica) Royal Blue da Montblanc. Esta cor da Montblanc foi um dos azuis que mais gostei de experimentar. Mas os tinteiros são caros.

Da Pilot, experimentei o azul dos cartuchos que acompanham as canetas no momento da compra. Se a tinta do tinteiro for igual a essa posso dizer que é excelente, mesmo superior à da Montblanc, apresentando uma cor bem mais saturada.
Opa, obrigado :)
A azul da Parker pelo que recordo de quando era garoto, era um pouco "aguada", pouco intensa. Não sei se ainda o é.
Costumo usar a Azul da Sheaffer Skrip e gosto bastante da cor, pois é bem uniforme :)
Vou ver estas da Pilot :)

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Tintas para canetas de aparo
« Reply #117 on: January 17, 2016, 09:33:38 pm »
0
Opa, obrigado :)
A azul da Parker pelo que recordo de quando era garoto, era um pouco "aguada", pouco intensa. Não sei se ainda o é.
Costumo usar a Azul da Sheaffer Skrip e gosto bastante da cor, pois é bem uniforme :)
Vou ver estas da Pilot :)
Aqui aplica-se “Cada cabeça sua sentença”
Uma das coisas que mais gosto de escrever com caneta tinta-permanente / tinteiro é o facto de a escrita ficar cheia de nuances / sombras (shadows), dá uma personalidade à mancha gráfica, não aprecio tinta azul que a cor é constante.
Nos pretos, dependendo de como me sinto, por vezes gosto de preço opaco.
Uma das canetas que tenho com tinta, uma das Parker 51 Vacumatic tem a tinta Parker Permant Blue com Solv-X e parece-me bastante escura e constante, a tinta não é de produção recente, é a caneta que estou a levar para o trabalho. Mas gosto mais do resultado da Parker Parkette que atualmente está com Sheaffer Turquesa, em que o traço fica às manchas, porque a tinta é mais clara e aliado ao facto do aparo ter um pouco de flexibilidade.
 
 
Depende do que queres, se for para uma escrita mais formal não acho que o azul turquesa seja o mais indicado. Também há as ferrogálicas ‘iron gall’ mas começam azul e terminam em preto, ou lá perto.
Rank:
1º - Aurora Blue
2º - Parker Permant Blue com Solv-X (antiga)
3º - Sephens Radiant Washable Blue (mais uma antiga)
4º - Montblanc Royal-Blue (nem me lembro que tenho essa tinta)

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8172
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Tintas para canetas de aparo
« Reply #118 on: January 18, 2016, 03:02:34 pm »
0
Opa, obrigado :)

Offline Cavnet

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 29
  • Respect: 0
    • Email
Re: Tintas para canetas de aparo
« Reply #119 on: October 03, 2016, 03:00:34 pm »
0
Iniciando a prática da escrita com canetas tinteiro, comprei esta tinta azul da Compactor e a Azul royal da Hero mod. 233.
A Hero 233 eu achei a tonalidade um pouco opaca, com aspecto envelhecido. Já a Compactor, tem uma cor bastante viva, bem diferente da 233. 

Um detalhe que tem me chamado a atenção é que após o uso da tinta compactor, tenho notado que constantemente tem apresentado falhas na alimentação, como se a tinta que fica na ponta, de um dia para o outro ficasse "ressecada", obstruindo o fluxo.

Vou fazer a limpeza e voltar para a Hero para confirmar se o problema é da pena ou da tinta realmente.
 





Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal