Author Topic: Tintas para canetas de aparo  (Read 58674 times)

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #75 on: October 18, 2012, 08:59:43 pm »
0
Bem visto caro Doutor, apesar de tudo não é qualquer tendência política, a favor ou contra :)

Encontrei aqui uma seringa que parece ser ideal, amanhã vou tentar comprar:

http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=4249947&CategoryPath=15&CategoryName=%20&SubCategoryName=&PageIndex=1

Em relação à direita, é a recarga de um Roller da marca Continente (originalmente da marca Rayon):

http://www.allproducts.com/gasta/rayon/01-a412.html

Peguei na última recarga original e lembrei-me de experimentar recarregar a vazia com a tinta Pelikan. À primeira impressão a tinta original parece ser mais fluida, daí dizer que pode correr mal. Tenho sempre curiosidade sobre estas coisas DIY, na pior das hipóteses estrago uma caneta de plástico :)
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #76 on: October 19, 2012, 10:04:31 pm »
0
Muito bem, cá vão as novidades. Fui à procura de uma Wells cá no Continente de Braga, mas não encontrei. Lá sempre teve uma parafarmácia chamada "Espaço Saúde" ou coisa parecida, e entrei para perguntar se tinham seringas de 2.5ml. Comprei uma exactamente igual à colocada em cima, pela módica quantia de 15 cêntimos... O "Ti Belmiro" que vá roubar para a estrada ;D

Tirei cerca de 1ml de tinta Pelikan e procedi à recarga do cartucho Quink Mini sem dificuldade. A seringa permite controlar bem o fluxo de tinta. Depois tirei um pouco mais para recarregar o cartucho da Roller, que ainda foi mais fácil (quanto maior o cartucho, melhor). A única sujidade que sobrou foi onde a agulha pousou no papel. É também trivial lavar a seringa com água após este processo.

Tentei esgotar a tinta do reservatório da Roller, a Esprit já tinha sido previamente lavada conforme instruções dos caros confrades. Como primeira impressão ambas as canetas ficaram a escrever bem. A Roller algo presa ao início. talvez por falta de tinta no sistema mas agora melhorou muito. A Esprit (tal como aconteceu com a Frontier) começou a escrever algo desbotado, mas vai melhorando com o tempo. Será restos de água na caneta? Deixei uns dias a secar, mas será preciso fazer algo mais para secar melhor?

Vou usando as canetas, se houver novidades coloco aqui.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #77 on: October 27, 2012, 10:01:34 pm »
0
Tenho a reportar que o "transplante" de tinta para a Roller correu bem, até prova em contrário. A cor da Pelikan é espectacular, e como é uma tinta menos fluida e de tom mais claro, não marca tanto no verso da folha.
A Quink é uma boa tinta em papel normal, mas parece-me cada vez menos uma todo-o-terreno. Em diferentes postais que escreva nunca fica igual.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #78 on: October 29, 2012, 01:53:02 am »
0
Fiquei viciado em tintas azul-negro. Comprei mais uma. De Atramentis Year of the Dragon.

« Last Edit: October 29, 2012, 01:55:03 am by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #79 on: December 05, 2012, 11:31:34 pm »
0
Tenho a reportar que o "transplante" de tinta para a Roller correu bem, até prova em contrário. A cor da Pelikan é espectacular, e como é uma tinta menos fluida e de tom mais claro, não marca tanto no verso da folha.
A Quink é uma boa tinta em papel normal, mas parece-me cada vez menos uma todo-o-terreno. Em diferentes postais que escreva nunca fica igual.

Depois de gastar uma "recarga" completa na Roller, tenho a dizer que foi um sucesso total. De tal forma que entretanto encontrei recargas oficiais para a caneta aqui perdidas numa gaveta, mas não as vou usar porque a tinta da Pelikan é muito superior.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #80 on: January 06, 2013, 07:00:18 pm »
0
A Quink é uma boa tinta em papel normal, mas parece-me cada vez menos uma todo-o-terreno. Em diferentes postais que escreva nunca fica igual.

Não gostei da Quink azul. É muito inconstante entre tipos diferentes de papel, e até no mesmo papel! Uma carta consegue ficar com tonalidades diferentes de azul entre o início e fim. Estou a apreciar mais a Pelikan nesse aspecto.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Tintas para canetas de aparo
« Reply #81 on: January 06, 2013, 10:22:29 pm »
0

A "Quink" vai dando para o dia-a-dia mas não é nada de "supra-sumo" e então a "Blue-Black Quink"... :P

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #82 on: January 07, 2013, 03:02:20 am »
0

A "Quink" vai dando para o dia-a-dia mas não é nada de "supra-sumo" e então a "Blue-Black Quink"... :P

De blue-black, o que recomendam?  :D

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #83 on: January 07, 2013, 05:51:34 am »
0

A "Quink" vai dando para o dia-a-dia mas não é nada de "supra-sumo" e então a "Blue-Black Quink"... :P

De blue-black, o que recomendam?  :D
Sheaffer Skrip! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #84 on: March 24, 2013, 10:15:39 pm »
0
Reatando a conversa, descobri uma característica da Pelikan (que não devia ser surpresa, mas pronto, andava distraído ;)), que é borrar muito facilmente em contacto com água. Isto para quem escreve em postais e envelopes no Inverno não é uma característica muito útil... Descobri porque por causa disso alguém a quem enviei um postal me disse que não conseguia ver o meu nome. Fillje, Fijje? What? :)

Fui pesquisar, e encontrei este artigo muito interessante:

www.pentrace.net/ink111501_013.html

Achei interessante, porque há por aí muitas listas de tintas à prova de água, mas esta tem a vantagem de alguém que pôs literalmente "as mãos na massa". Neste requisito em particular, a Montblanc Blue-Black parece interessante. Alguma outra sugestão, confrades?


A "Quink" vai dando para o dia-a-dia mas não é nada de "supra-sumo" e então a "Blue-Black Quink"... :P

De blue-black, o que recomendam?  :D
Sheaffer Skrip! ;)

Acabo de ler que esta ficou em 2º lugar no comparativo, assim sendo parece-me um bom equilíbrio entre desempenho e qualidade de escrita.
« Last Edit: March 24, 2013, 10:18:08 pm by brg »
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #85 on: March 25, 2013, 07:51:20 am »
0
Tente a Pelikan Edelstain.

LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #86 on: March 26, 2013, 12:33:19 am »
0
Tente a Pelikan Edelstain.

(Image removed from quote.)

Esses frascos têm muita pinta!
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #87 on: March 26, 2013, 03:22:48 am »
0
Quais os melhores site para se arranjarem tintas em frasco?

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #88 on: March 26, 2013, 06:57:41 am »
0
Quais os melhores site para se arranjarem tintas em frasco?
No ebay tem. :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Tintas para canetas de aparo
« Reply #89 on: March 26, 2013, 10:58:47 am »
0
Goulet Pens. Compre um simples pack e tire suas conclusões acerca da melhor tinta e após a compre em frasco.
« Last Edit: March 26, 2013, 11:00:48 am by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal