Author Topic: O método Clássico - material e considerações  (Read 34012 times)

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
O método Clássico - material e considerações
« on: December 10, 2009, 09:45:51 pm »
0
[Revisão 01- 2009-12-15]

Pequena grande introdução ao Barbear Tradicional o "Como começar.."

Vais precisar de:
  • um pincel de barbear
  • um sabão ou tubo de creme de barbear
e
(
  • um aparelho de barbear "safety-razor" com uma lâmina double-edge nova
ou
  • uma navalha de barbear
)



Pincel de barbear
Há uma enorme varidade de escolha neste campo. E cada um é que sabe do que gosta mais.
Há pincéis muito macios (pêlo de texugo) e pincéis duros (pêlo de porco).
À parte os gostos, há que elucidar a importância do pincél.
O pincel faz a esfoliação da pele, isto é, remove as camadas de células mortas e massaja a superfície da pele.
Para além disso, quando carregada com o creme, espalha o creme de maneira profunda até dentro dos poros da cara, preparando correctamente a pele para o barbear.
Como pincéis, há muito por onde escolher.. há o português "Semogue", os alemães "Mühle", os Italianos "Omega", ...
Cada uma destas marcas tem as várias categorias de pincel.
É elemento importantíssimo na preparação do barbear



Um sabão ou tubo de creme de barbear (das que têm aspecto de pasta de dentes)
Não menosprezes esta parte. Uma espuma de barbear tradicional é superior a qualquer espuma pressurizada genérica que se encontra no mercado. Para além de ser mais barata também.

Porquê? bem pelo menos aponto duas:
1. há substâncias na espuma tradicional que se torna impossível inserir num lata pressurizada.. simplesmente não iria funcionar
2. na lata podes encontrar tudo o que é necessário para uma pele fresca.. excepto aquela coisa essencial da qual se baseia todo o barbear e hidratação: a água
O creme ou sabão de barbear deve proporcionar boa hidratação e lubrificação.
Sem isto, a lâmina não desliza correctamente nem a pele fica protegida contra as agressões da lâmina.
Para isso é preciso, com a ajuda do pincel desenvolvê-lo bem com água, e  aplicá-lo.

A nível de cremes podes encontrar os:
portugueses: Musgo Real, Veleiro, O melhor, Continente (clássico e marine), ...
Outros: Prorazo, Institut Karité
Todos diferem entre si de textura, cheiro, qualidade de lubrificação, qualidade de hidratação.



Um aparelho de barbear "safety-razor" com uma lâmina double-edge nova
Tanto neste tema como nos anteriores, há muita variedade de escolha...
Os aparelhos existem no mercado para vários preços, vários estilos, vários níveis de agressividade (ângulo de lâmina exposta). Uns têm ajuste de agrissividade, outros não.

mas As lâminas são a coisa mais pessoal.
há algumas que são "pau para toda a obra", são por exemplo as das marca Derby, iridium, astra, personna "red pack", Continente (variação da personna).
Há outras mais agressivas: as Feather Japonesas, também reconhecidas como "sharp as Ninja assassins"(afiadas como assassinos Ninja)
Há outras mais suaves: as BIC (é o caso extremo que conheço de lâmina: ou adoras ou odeias)
As pau para toda a obra são razoavelmente apreciadas no geral... as outras dos dois extremos tendem a somente agradar alguns.
Eu recomendo ....experimentar todas :D mesmo no grupo central, distinguem-se bem as diferenças entre as várias lâminas.



Uma navalha de barbear
por vários "a melhor forma de barbear" por outros nem tanto :D são gostos.
factos:
Precisa de manutenção, a lâmina tem de se manter no ponto e isso exige uma preparação antes de começar a barbear.
Para quem se inicia, vai sentir muito mais controlo na lâmina (isto traduz-se em "cagaço de se cortar todo"), que não é confortável.. a pouco e pouco vais reaprendendo a conhecer a tua cara e os truques para "atacar" cada zona.
A lâmina é muito maior do que qualquer outra que tenham experimentado, o que permite de certa forma um barbear bastante rápido e sem irritações. (é mais rápido.. mas se estiveres com pressa não uses!)


NOTA: A lâminas em geral, são temperamentais, se sentirem um excesso de confiança, a lâmina vai perceber... e dá-te uma dentada para te manteres humilde.


Para já é só .... venham de lá as críticas!!

« Last Edit: December 15, 2009, 12:12:09 pm by nunogrl »

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:O método Clássico - material e considerações
« Reply #1 on: December 10, 2009, 10:46:46 pm »
0
É importante ter em consideração a diferença na escolha de uma DE para uma navalha.
Em termos de longevidade, uma DE dura 2 ou 3 barbas, ao passo que uma navalha dura uma eternidade (tenho uma navalha de 180 anos, por ex.), mas (e há sempre um mas), uma DE não implica um investimento inicial grande - com poucos Euros já se faz a festa, ao passo que o investimento numa navalha é mais superior. Também a manutenção de uma navalha requer material específico a longo prazo - um assentador, uma pedra, etc.

Façam as vossas escolhas e escolham bem!
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:O método Clássico - material e considerações
« Reply #2 on: December 10, 2009, 11:24:28 pm »
0
Um dia destes tenho que colocar aqui um post sobre as lâminas DE disponíveis cá no rectângulo que experimentei ao longo do ano ;D.

Para já, além das Gillette Platinum "Swede" que já não há, a minha preferência vai claramente para as Personna da marca Continente e Via Men (Intermarché). Mas como já foi dito, o melhor é experimentá-las todas. Há quem jure a pés juntos pelas "Red Pack", mas não me convenceram...
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Re:O método Clássico - material e considerações
« Reply #3 on: December 11, 2009, 01:57:51 am »
0
Bem aproveito e deixo a minha achega de novato;  ;D

para quem faz a transição de maquina de barbear, no meu ponto de vista uma qualquer gillete descartável serve para a "cara" se ir habituando ao novo estilo de barbear.

Offline Paulo_s

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 27
  • Respect: 0
    • Email
Re:O método Clássico - material e considerações
« Reply #4 on: December 11, 2009, 10:15:46 am »
0
Bom artigo, óptimo para iniciantes.

Offline lee

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
    • Email
Re:O método Clássico - material e considerações
« Reply #5 on: April 06, 2010, 09:24:30 pm »
0
uma dúvida estúpida de iniciante...

cada lâmina só deve ser usada uma vez certo ?

ou depende do estado de conservação da mesma ?

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:O método Clássico - material e considerações
« Reply #6 on: April 06, 2010, 10:42:53 pm »
0
uma dúvida estúpida de iniciante...

cada lâmina só deve ser usada uma vez certo ?

ou depende do estado de conservação da mesma ?

As lâminas dão para várias vezes. Diria que numa lâmina de qualidade razoável dará para umas 5 vezes, no entanto vai depender de vários factores.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:O método Clássico - material e considerações
« Reply #7 on: April 18, 2010, 11:41:37 pm »
0
Existem muitos factores a considerar no uso da lâmina: água, mais ou menos calcária, tipo de pele, mais dura ou sensível e, principalmente, e aí genético, densidade do pêlo (ou quantos pêlos por mm quadrado de pele, vulgo barba cerrada ou esparsa) e sobretudo diametro do pêlo (ou grossura do pêlo que pode ir da penugem dos 15 anos à verguinha de 6 do velho lobo do mar e onde acende o fósforo para o cachimbo  :D).Dito isto, todas estas variáveis influenciam a longevidade da lâmina, mas como ponto de partida, e sabendo que lâminas rombas cobram à pele o seu tributo, nunca recomendo mais de 3 barbas por lâmina, os dois fios confundidos. Tentar sacar 6 barbas a uma lâmina?! A que preço?! Vermelhidões e outros cortes!? Mas cada um terá de descobrir o seu ritmo, no entanto, até 3 correrá tudo bem...depois daí em diante, correrá ou não.

Offline CrazyMenConnected

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: 0
Re:O método Clássico - material e considerações
« Reply #8 on: June 17, 2010, 03:38:58 pm »
0
Antes de mais devo felicitar pelo óptima introdução à doutrina do barbear clássico.

Estou cada vez mais tentado a experimentar fazer a barba com as lâminas Double Edge da Bic (que as tenho andado a namorar no Jumbo a 1,24 euros) e o creme da Palmolive.
Mas o que não sei o que usar nem onde comprar é o pincél para a barba.

O que recomendam para um curioso. Um pincél de marca branca ou já um pincél de média gama?

Cumprimentos
« Last Edit: June 17, 2010, 04:01:11 pm by CrazyMenConnected »
Keizoku wa chikara nari!

Provérvio japonês que traduzido à letra significa "Perseverança é força!"

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:O método Clássico - material e considerações
« Reply #9 on: June 17, 2010, 04:50:08 pm »
0
Antes de mais devo felicitar pelo óptima introdução à doutrina do barbear clássico.

Isto é mais do que uma doutrina, é toda uma religião com fieis e igrejas, ver liturgia sagrada!! ;D

Estou cada vez mais tentado a experimentar fazer a barba com as lâminas Double Edge da Bic (que as tenho andado a namorar no Jumbo a 1,24 euros) e o creme da Palmolive.

BIC...não gosto pessoalmente, já o creme não deslustra e pode ser uma boa porta de entrada (Claro que existe o portão das Stars e a passadeira vermelha, mas isso era falar no Proraso e nas Derby... :D :D

Mas o que não sei o que usar nem onde comprar é o pincél para a barba.

ESTE HOMEM NÃO É DO NORTE!!!parafraseando o outro... :D O que usar? Pincel 2000/1305/620 entre outros da Semogue e um creme Veleiro. Onde, o que e como? Ir a vendedores, PM ao lamina... ;D

O que recomendam para um curioso. Um pincél de marca branca ou já um pincél de média gama?

Toda a gama Semogue está disponível nesta casa BC.Ver forum Vendedores abaixo...Optar por um médio parece ser a melhor opção.Mais tarde upgrade se se der bem...

Offline demianma

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Demian.
  • Respect: +2
Re:O método Clássico - material e considerações
« Reply #10 on: June 17, 2010, 08:39:15 pm »
0
Sugestão bibliográfica

The art of the straight razor shave
Christopher Moss

Manual em inglês desde a história da navalha ao after-shave.

PDF Download Link:
http://www.shavemyface.com/downloads/The-Straight-Razor-Shave.pdf
Demian Andrade
Florianópolis, SC
Brasil

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:O método Clássico - material e considerações
« Reply #11 on: June 17, 2010, 08:48:21 pm »
0
O seu a seu dono, as lâminas BIC são muito mal vistas deste lado do Atlântico, mas curiosamente bem aceites do outro. O Palmolive é um produto, como direi, "fiel da balança". É um creme de performance média que normalmente uso como base de comparação para outros. O top do que está disponível na loja da esquina em Portugal são sem dúvida os cremes de produção Nacional.

Quanto a pincéis, Semogue é uma boa aposta. É só procurar os vendedores no fórum, eles andem aí ;D.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
O método Clássico - material e considerações
« Reply #12 on: June 29, 2010, 07:27:36 pm »
0

Quanto a pincéis, Semogue é uma boa aposta. É só procurar os vendedores no fórum, eles andem aí ;D.



MMMMmmmm....passo...  :-\   Quem!?   ;D

Offline Orquídea

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 133
  • Respect: 0
    • Orquídea's Lounge
    • Email
Re:O método Clássico - material e considerações
« Reply #13 on: July 31, 2011, 02:37:39 pm »
0
Ontem, numa conversa com o meu pai sobre o barbear clássico (ando tão entusiasmada com isto que mais pareço uma missionária a tentar converter infiéis ;D), ele disse-me que o meu avô não usava sabão ou creme mas sim uns pós, que quando misturados com água faziam a espuma. Como ainda não vi referência a isso, fiquei curiosa e queria saber se ainda existe.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:O método Clássico - material e considerações
« Reply #14 on: July 31, 2011, 02:57:18 pm »
0
Sim, existia o Pó de Sabão Claus Porto, o Leon deve ter uma foto disso mas agora não consigo encontrar.
Até ao recente sabão ABB e à (re)descoberta do antigo stick Musgo Real, era o único tipo de sabão de barbear que conhecia, produzido cá em Portugal.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal